Forqueta rígida

Baba

Member
Baixo peso, simplicidade de utilização, ausencia de manutenção de suspenção, direção mais rápida e precisa, e mais algumas que agora não me lembro. Isto com custos óbvios a nível do conforto. Acho piada ao conceito mas pessoalmente gosto muito das minhas "molinhas" á frente.
Abraço
 

PMAT

Member
Na minha opinião, as forquetas rígidas até podem ser boa opção para quem gosta de rolar em estradões /ciclovias ou uphills, e claro, tirar umas belas gramas à bike.

Fora isso, só lhes vejo desvantagens..
 

Markulino

Member
Boas malta!

Eu comprei agora uma forqueta rigida para montar num quadro rr 8.1.
A ideia é montar um bicho para brincar um bocado.

Quanto ao tema, parece-me ser malta numa onda mais "Purista", actuamente há montes de malta a apostar em single speed's e fixies.
É uma maneira nova de brincar.

1 abraço
 

HR

New Member
Boas,

Sou utilizador de forqueta à uns 3 anos e tenho-as nas minhas 2 bikes (26" e 29" como poderão ver no link do primeiro post), já tive várias suspensões desde as mais endureiras Fox Talas de 140mm e de 150mm montada, numa Santa Cruz Blur LT, até às mais leves e de menor curso como Magura Durin SL, Magura Durin Race, Fox F100 RL e Manitou R7 MRD Absolute montadas em quadros rigidos e uma Lefty numa Scalpel de 2012 e de uma coisa tenho a certeza, neste momento não pondero a utilização de suspensão.

A unica desvantagem que me ocorre é ser mais agressivo para o "cabedal" e isso é 100% de certeza, de resto gosto mais em tudo...direcção mais rápida e directa, peso baixo, manutenção ausente e estética.

Desço onde os outros descem, mais rápido que alguns (em suspensões totais inclusive) e mais lento que outros...é uma questão de jeito, ou não. Faço percursos maioritáriamente no Norte do País, desde passeios de Domingo com os amigos, passeios BTT organizados dos últimos menciono o JiPaços BTT em Paços de Ferreira e o Passeio BTT de Lousada, etapas do circuito NGPS (várias) até aos "extremes" de 2 dias como o de Esposende e o Who`s Back... acreditem que de ciclovias e estradões não têm muito...

É daquelas coisas que resolvi experimentar e a partir de aí fiquei "agarrado"... como já o disse várias vezes "primeiro estranha-se, depois entranha-se."

Deixo 2 fotos das minhas RT`s

mltl.jpg


lyzm.jpg


Muitas e boas pedaladas...de forqueta ou suspensão!
HR
 

Baba

Member
Como mencionei anteriormente, gosto muito das minhas molinhas à frente, mas a optar por uma forqueta seria ou uma niner como essa ou então a on-one da planet X, a nível de design qualquer uma das duas são lindíssimas.
Abraço
 
Nunca tinha visto uma Cube de forqueta rígida, está brutal parabéns!
Eu nem sequer pondero ter uma coisas dessas, gosto muito do conforto nos meus braços mas admiro o pessoal que consegue ser bem mais rápido que eu em certos trilhos mesmo em cavalos "de pau" :D
 
Duas bikes espectaculares, mas subscrevo o que FabioSalvador afirmou a CUBE está brutal, embora não seja a primeira que vi de forqueta !

Parabéns HR tens duas belas máquinas :p
 

RTC

Super Moderador
Este fds já volto a montar a minha! :p

dsc0015mm.jpg


cimg4288m.jpg


Claro que não é como uma suspensão mas com um pneu da frente com um bom balão, pressão certa e uns bons punhos, na maior parte das vezes nem sentes falta a suspensão.
Faço o mesmo do que tivesse suspensão mas é óbvio que a segurança não é a mesma. É necessário apenas ter mais atenção, optar bem pelas trajectórias e trabalhar bem com os braços de forma a absorver da melhor maneira os impactos mais fortes.
De qualquer forma para mim não é solução para todo o ano.
Monto-a mais no inverno quando o terreno está mais macio ou lamacento e garanto que dá um gozo do caraças. A sensação que se fica com o aumento da rapidez da bicicleta principalmente em arranque (devido ao peso retirado) é muito boa. ;)
Este ano fiz 3 provas de XCO bastantes difíceis tecnicamente e o SRP160 com ela e estou aqui para contar a história. :)
 

edununo

Well-Known Member
Eu ainda fiz uns kms de forqueta rigida na minha antiga Cube, antes de a passar exclusivamente para estrada.



É algo estranho.
 

HR

New Member
Obrigado pessoal!

O que eu costumo dizer a que pensa montar uma forqueta, é que é necessário reaprender a andar de bicicleta. Como o RTC disse, as trajectórias têm que ser melhor escolhidas, a atenção redobrada e em jeito de brincadeira, digo que tenho 100mm de suspensão nos braços.
Uma curiosidade que senti foi que ao fim de 2 a 3 meses seguidos de KTM 26" quando peguei na Scalpel parecia que as descidas tinham diminuído de dificuldade e a velocidade era superior, isto porque acabamos que ter que apurar mais a técnica e claro, a tal melhor escolha de trajectórias faz também a diferença...

Muitas e boas pedaladas...
HR
 

edununo

Well-Known Member
A água lava.

Eu já tive uma BTT com forqueta mas só a usava em estrada ou fora de estrada ligeiro. E gostava bastante.
Para caminhos mais complicados gosto da suspensão.
 

balkaum

Member
Sim, reconheço vantagem da susp. na poupança de ombros e nas travagens em descidas mais agressivas em que a roda da frente facilmente resvala.
 
Top