Folga caixa de direcção

dand25

Active Member
Pessoal ja nao que fazer á bike, apos notar uma ligeira folga na suspensao e notar que a parte de cima da caixa de direcçao rodava (aquela que fica junto as anilhas espaçadoras) resolvi meter maos a obra e tentar resolver, agora ao fim de montar tudo e apertar tudo bem a folga parece que duplicou, no entanto tenho feito tudo como descrevem aqui no forum e pelo que ja vi em filmes no youtube, do que sera?

tirei fotos para ver se acham algo de anormal






neste momento com a roda travada sinto mesmo o tubo da suspensao a abanar la dentro
 

dand25

Active Member
é isso mesmo que sinto. aquelas anilhas se as empurrar bem para baixo com força a folga desaparece, no entanto assim que vou encaixando tudo o resto ate ao avanço é o suficiente para as anilhas parecer que saiem do sitio e la fica a folga outra vez. Ja montei tudo algumas 5 vezes e nada.

os rolamento vendem-se a parte?

Resumindo a caixa de direcçao parece que ja nao fecha tao bem como dantes ficando uma fissura aberto sendo o suficiemnte para as anilhas da caixa sairem do sitio.
 

miguelcarromeu

Active Member
Mas espera:

- parti do principio que sabes tirar a folga à suspensão, certo? Ou seja, ANTES de apertares o avanço, deves apertar, lentamente, com calma e forma progressiva, o parafuso da aranha (aquele que fica no topo da coluna); à medida que vais apertando, vais travando o da frente e tentado oscilar a coluna até que fique com zero folga. No final, apertas o avanço no sítio.

Fizeste assim?
 

TeZz

New Member
aquelas anilhas se as empurrar bem para baixo com força a folga desaparece, no entanto assim que vou encaixando tudo o resto ate ao avanço é o suficiente para as anilhas parecer que saiem do sitio e la fica a folga outra vez.

espera la amigo nao percebi bem, com as fotos assim , é normal que isso abane tudo como uma dançarina do hula!
tem que por o avanço!! mas nao o apertes logo! primeiro tens que apertar a aranha!! como o miguel disse!! so ao apertares a aranha, selas a caixa de direcçao! depois ao apertar a aranha defines o aperto que queres! ai é que ela fica tesa, nao apertes demais tambem tem atençao, no fim apertas o avanço e isso fica tudo selado como deve ser!
 

dand25

Active Member
Miguelcarromeu, saber ate sei, nao tem é resultado, monto tudo, no fim coloco o avanço para fazer pressao e aperto a aranha, no fim ao apertar tudo sente-se o tubo da suspensao a abanar la dentro e nota-se que o topo da caixa de direcção nao fica totalmente encostado á testa do quadro quando dantes ficava.

Tezz, fiz isso mesmo tudo que descreves e no fim abana tudo na mesma, e no entanto agora nas ultimas tentativas ao virar ja notava tipo um roçar la dentro, tipo o roçar de terra, resumindo ja a tenho na mala da carrinha para a deixar na bikezone agora de manha que hoje ja tenho volta combinada, mas fico lixado quando nao consigo eu resolver as coisas.

Aquelas anilhas que têm massa parece que nao estao a segurar bem, porque pelo que percebi sao elas que tambem metem o tubo no seu lugar.
 
Last edited:

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Esta peça é o "anel de compressão". Caso esteja bem instalado, à partida resolve o teu problema:

knf4.jpg


O anel tem que ficar perfeitamente nivelado com o rolamento superior.

Com a "ajuda" das anilhas espaçadoras podes tentar colocar bem o anel.

Tenta e depois dá-nos feedback.

Um abraço e boa sorte

ny12xx
 

dand25

Active Member
Pois, eu reparei nesse anel, e colocava-o sempre a fazer pressao e quando o metia a folga do tubo desaparecia, no entanto ao montar tudo o resto aquilo saia sempre do sitio porque a "tampa" da caixa de direcção parecia nao fazer a pressao correcta para colocar tudo no sitio, no entanto tambem nao ajudou muito de ceretza o facto de estar a fazer isto com a bike no chão.

Mas o que ja nao me estava a agradar muito é que no fim de apertar tudo virava a direcção e ouvia/sentia um raspar la dentro tipo terra e como nao tenho massa em casa para limpar tudo e lubrificar lembrei-me de hoje passar na bikezone e ao menos fica tudo impecavel.

esperemos é que os rolamentos estejam bons ainda.
 

zykon

Super Moderador
Alguns rolamentos tem sentido de encaixe, vê se esses não têm. podem ter e estar ao contrário
 

commendatore

New Member
Eu acho que tás a fazer tudo certo... Apenas tens pouco jeito. O anel de compressão salta ou custa a "ficar no sítio" porque não tens o tubo da suspensão perfeitamente concentrico com o tubo do quadro. Isso com calma, usas o travão da frente para ir auxiliando até ficar alinhado e depois é seguir os procedimentos acima descritos. É das coisas mais simples que se podem fazer numa bicicleta.

Depois dá notícias
 

dand25

Active Member
Eu acho exactamente que é o que o commendatore diz, e como a bicicleta estava no chão mechia sempre e saia do sitio, o ideal era um apoio que deixasse a bike no ar, entretanto como achei que o ideal era colocar massa nova uma vez que começei a achar um barulho estranho ao virar ja a deixei agora na bikezone e logo ja a vou buscar que hoje ja tenho volta combinada.
 

commendatore

New Member
Com ela no suporte ainda é mais complicado garantires que deixa de haver folgas. Podes fazê-lo com ela no châo. Com a roda da frente assente é o ideal. Tens é de ter cuidado com pequenas variações, mas costuma dar para fazer sem qualquer problemas.
Ou montaste algo mal, ou é mesmo a falta de alinhamento/movimento enquanto estás a fazer o aperto.
 

dand25

Active Member
Ja me telefonaram da bikezone e esta tudo ok, ou seja hoje vai para o mato ainda. Quer dizer que foi da minha habilidade ou falta dela.

No entanto chamaram-me a atenção que do avanço ate a tampa de direcçao vai cerca de 1 milimetro o que nao pode acontecer e entao vao cortar um bocado ao tubo da suspensao.
 

ny12xx

Super Moderador
...chamaram-me a atenção que do avanço ate a tampa de direcçao vai cerca de 1 milimetro o que nao pode acontecer e entao vao cortar um bocado ao tubo da suspensao.

Companheiro

Possivelmente, não era falta de jeito, era mesmo falta de anilhas...

Retiraste alguma?

Um abraço

ny12xx
 

dand25

Active Member
O estranho é que ja anda assim á bastante tempo e ate agora nao tinha folga. Na altura que montei a suspa tinha 3 anilhas mas ficou so duas na bike.
 

dand25

Active Member
Mas como aquilo ficou uma fissura de no maximo 2 milimetros nunca pensei que tivesse problema, no entanto ja andou assim uns tempos e nao tinha folga pelos que eu tenha visto.

Cheguei agora de uma volta e esta novamente 5*, pelo menos de folgas na suspensao.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Lolol... este post lembra-me um pouco o que passei esta semana.
Desmontei a caxa de direcção e removi a suspensão.
Voltei a montar.... ***** que ficava com folga, e/ ou quando partava a aranha ao máximo... ficava tudo muito justo e a direcção "presa".
Montava, desmontava, apertava, desapertava, nada.
Ontem voltei a desmontar tudo. e fui à net ver um video (outravez)... e tirei a dúvida.
não é que tinha montado os rolamentos ao contrario (são de esferas abertas)!!!
Já está fino!!!
 

TeZz

New Member
ate agora nao tinha folga. Na altura que montei a suspa tinha 3 anilhas mas ficou so duas na bike.

:fpalm::fpalm:

mas porque que fizeste isso?
não tinha folga porque o avanço devia estar bem apertado, mas isso com o tempo se nao tiver a aranha a agarrar em cima acaba por ir cedendo e ganhando folga
 
Top