hugo_frade
New Member
Boas,
Eu sou um membro assíduo do fórum, mas são muito mais as horas que passo a ler do que a escrever… Para inverter essa lógica e partilhar mais abertamente conhecimentos, resolvi criar este tópico.
A bike que venho apresentar é a minha recente Focus Raven 29er.
Comprei em finais de Agosto e desde então que a mais velhinha Specialized Stumpjumper HT (2006-20XX) não voltou a sair da garagem. Para esta montagem de roda grande, migrei a transmissão XTR que estava como nova, e mais umas coisinhas para ter todo o potencial na nova montada. Todos os restantes componentes foram escolhidos a dedo, e do modelo Focus original só ficou o quadro e suspensão.
Deixo só umas imagens da Stumpjumper para contextualizar um pouco o meu background e matar saudades dela:
Fazendo agora uma pequena análise ao material da Raven 29er:
A compra da bike foi tomada depois de ver e me apaixonar pela bike de testes que o importador Focus tinha na loja. Aquela combinação de quadro e rodas deixaram-me mais do que convencido! E assim foi: Mavic SLR que até agora têm aguentado bem os meus 95kg e só precisaram de corrigir tensões nos raios e ligeiro aperto de folga (normal dos primeiros km’s).
São robustas, muito leves, com um rolar fantástico, e com um cepo que embora silencioso, me dá muito gosto ouvir!
Em relação a pneus, montei uns WTB Nano Race 2.1 por conselho da loja e estou muito satisfeito. Ao início estava reticente pois só confiava em pneus 100% tubeless e estes são tubeless ready com peso a rondar as 560gr. Isto não eram bons indícios para quem quer andar descansado, mas até agora apenas tive um furo “a sério” e um furo lento, por isso não comprometem. Têm uma tracção fenomenal em piso seco e solto. São também muito rolantes e aguentam bem em alcatrão. Agora no inverno têm sido um pouco mais complicados, mas vou tentar manter até gastarem por completo.
As chavetas são umas KCNC vermelhas com veio em titânio, leves e funcionais.
A suspensão é a que vinha de origem: Fox Float RL da série Evolution. Muito progressiva, com boa rigidez lateral, mas um peso que podia ser mais comedido. O bloqueio na coroa funciona bem, embora julgue que o gatilho no volante pudesse ser uma mais-valia. Neste capitulo tenho pouco mais a dizer porque há muitos anos que uso Fox e a satisfação é plena. Basta afinar a pressão a gosto, o rebound a meio caminho e temos uma suspensão irrepreensível!
São uns Hope Race X2 que comprei usados, mas tendo em conta o bom feedback que tinha deles e a mais do que reconhecida qualidade da marca, resolvi arriscar. Já tive problemas num pistão que não recuava, mas felizmente era só sujidade. Estão a funcionar com pastilhas semi-metálicas à frente e a trás com discos Alligator Aries de 160mm. São uns travões muito progressivos e previsíveis, mas acho que lhes falta um pouco de potência extra. Talvez deva experimentar um disco de 180 à frente ou flutuantes.
Ainda com a 26”, surgiu um bom negócio e avancei para a compra do atual grupo XTR 10v que funciona muitíssimo bem. Confesso que um grupo XT estaria mais ao nível do meu andamento/utilização garantindo a mesma qualidade, e podendo poupar alguns €. Mas não estou arrependido, e com quase 2000km posso dizer que gosto imenso do grupo. Poderão achar que as relações são exageradas pois tenho prato triplo com 24t e cassete 11-36, mas gosto de polivalência e com roda 29” nas subidas íngremes, dá sempre jeito.
A pedaleira já teve alguns encontros com pedra da dura e julgo que se tivesse braços de carbono, eu teria parado com receio de estragos maiores. Mas com braços em alumínio forjado, é uma verdadeira peça de guerra, com um bom peso, e boa estética. As desvantagens que lhe vejo são a falta de BB30 (e aqui perco essa vantagem do quadro) e a dificuldade futura em arranjar pratos que “casem” ali bem.
O desviador da frente e os manípulos são daqueles componentes que funcionam bem em qualquer gama, por isso apenas posso dizer que trabalham com grande precisão, em pleno com o restante grupo.
O desviador de trás já conta com algumas mazelas pois quando parti o drop-out na Stumpjumper ficou um pouco empenado. Com receio de o partir a corrigir esse empeno, compensei no novo drop-out e tem-se safado. É uma peça um pouco sensível, mas que em conjunto com a cassete, tem um trabalhar muito suave.
A cassete XTR tem-se portado muito bem e espero que o investimento compense comparativamente a uma XT. Terá de fazer mais alguns milhares de km’s para me convencer a 100%, mas até agora a sua suavidade e velocidade a trocar de mudança é excelente!
A corrente XT partiu um elo com cerca de 500km na lamaçenta maratona dos 5cumes, mas nada que me possa queixar, por isso mantenho plena confiança.
Junto com a transmissão vieram uns pedais XTR. Estava algo receoso pois tinha ouvido falar de problemas com esta nova série dos XTR, mas até agora: zero chatices! Sempre com bom encaixe, bom apoio do pé e nada problemáticos na lama. Não têm um peso que faça brilhar os olhos dos WW, mas é daquelas peças que vale pela fiabilidade.
Resolvi manter a escolha que já tinha na Stumpjumper e veio um SLR XC Gel Flow do qual gosto muito e ainda se apresenta como novo. Anatomicamente encaixa muito bem, é muito flexível, relativamente leve (180gr) e bonito! Tenho tido um ranger no encaixe dos carris que teima em desaparecer, mas nada de especial…
O espigão foi escolhido por exclusão de partes: teria de ser carbono para melhorar o conforto, recuado para que os meus 1,95m encaixassem bem na bike, e de 400mm para garantir a inserção mínima numa altura adequada. A escolha foi este OnOff Carbon UD 1-R com 214gr e um preço razoável. Em termos estéticos está de acordo com o quadro, tem um aperto de selim simples e eficaz, e uma flexibilidade notória que se traduz diretamente em conforto!
O “trambolho” que faz o aperto de espigão (e se vê nas fotos) foi trocado por um Massi em carbono com 10gr apenas por questões estéticas e que aperta sem deixar escorregar.
O guiador 3T Xida Team foi escolhido por ser de 64cm, por ser recto apenas com ligeira excentricidade do oversize e por encaixar bem na estética da bike. É rígido, muito direto e leve.
Para completar o cockpit veio um avanço 3T ARX-Pro de 120mm que não compromete e faz conjunto com o guiador. Também uns punhos Esi com o conforto já mais do que reconhecido e aos quais já estava habituado.
Devido à minha altura, o tamanho do quadro foi um critério fundamental na escolha. Este modelo apenas é disponibilizado em 3 tamanhos: S, M e L. Isto deixou-me preocupado pois vinha de um XL com 530mm de altura e 625mm de comprimento efetivo. Comparando com a geometria deste L, a altura estava cumprida, mas o comprimento era um pouco problemático. Assim, a loja disponibilizou-me um quadro L para ver como me sentia antes de tomar a decisão. Achei que a diferença era mínima e tentei compensar com o espigão recuado, avanço de 120 e guiador recto. Tudo combinado resultou num comprimento ligeiramente inferior ao da 26”, mas muito aceitável.
Este Raven 29er foi buscar inspiração no irmão de 26” e adicionou-lhe uns pormenores deliciosos, principalmente nas escoras superiores. Aquela secção achatada é marcante na geometria, mas o seu efeito de amortecimento é discutível. Para mim que venho de uma bike de alumínio em roda 26, as diferenças são muitas e torna-se difícil perceber o que provoca o quê. Sei sim que a bike é super confortável, rígida e muito direta na pedalada.
Para rematar a análise do quadro, falta dizer que tem PF BB30 (embora o meu pedaleiro XTR não tire partido), caixa de direção cónica, passagem interior dos cabos, travão dentro das escoras, não tem ponte nas escoras superiores, etc etc… Os pormenores são fantásticos! Só vendo ao vivo se tem noção!
Sei que há por aqui muitos apaixonados por este quadro, e tenho a dizer: é fantástico!
Não sei se será melhor que outros porque infelizmente não testei todos, mas só pelo atendimento que tive aquando da compra, digo que a Focus é uma marca muito séria e que tem muitas cartas a dar! E este modelo em particular tem tudo para estar no topo das vossas escolhas!
O peso da bike está ligeiramente acima dos 10kg, mas em breve vou confirmar, até porque gostaria de atingir o sub-10.
Deixo a lista de componentes:
Cumprimentos e boas pedaladas!
Eu sou um membro assíduo do fórum, mas são muito mais as horas que passo a ler do que a escrever… Para inverter essa lógica e partilhar mais abertamente conhecimentos, resolvi criar este tópico.
A bike que venho apresentar é a minha recente Focus Raven 29er.
Comprei em finais de Agosto e desde então que a mais velhinha Specialized Stumpjumper HT (2006-20XX) não voltou a sair da garagem. Para esta montagem de roda grande, migrei a transmissão XTR que estava como nova, e mais umas coisinhas para ter todo o potencial na nova montada. Todos os restantes componentes foram escolhidos a dedo, e do modelo Focus original só ficou o quadro e suspensão.
Deixo só umas imagens da Stumpjumper para contextualizar um pouco o meu background e matar saudades dela:
Fazendo agora uma pequena análise ao material da Raven 29er:
Rodas:A compra da bike foi tomada depois de ver e me apaixonar pela bike de testes que o importador Focus tinha na loja. Aquela combinação de quadro e rodas deixaram-me mais do que convencido! E assim foi: Mavic SLR que até agora têm aguentado bem os meus 95kg e só precisaram de corrigir tensões nos raios e ligeiro aperto de folga (normal dos primeiros km’s).
São robustas, muito leves, com um rolar fantástico, e com um cepo que embora silencioso, me dá muito gosto ouvir!
Em relação a pneus, montei uns WTB Nano Race 2.1 por conselho da loja e estou muito satisfeito. Ao início estava reticente pois só confiava em pneus 100% tubeless e estes são tubeless ready com peso a rondar as 560gr. Isto não eram bons indícios para quem quer andar descansado, mas até agora apenas tive um furo “a sério” e um furo lento, por isso não comprometem. Têm uma tracção fenomenal em piso seco e solto. São também muito rolantes e aguentam bem em alcatrão. Agora no inverno têm sido um pouco mais complicados, mas vou tentar manter até gastarem por completo.
As chavetas são umas KCNC vermelhas com veio em titânio, leves e funcionais.
Suspensão:A suspensão é a que vinha de origem: Fox Float RL da série Evolution. Muito progressiva, com boa rigidez lateral, mas um peso que podia ser mais comedido. O bloqueio na coroa funciona bem, embora julgue que o gatilho no volante pudesse ser uma mais-valia. Neste capitulo tenho pouco mais a dizer porque há muitos anos que uso Fox e a satisfação é plena. Basta afinar a pressão a gosto, o rebound a meio caminho e temos uma suspensão irrepreensível!
Travões:São uns Hope Race X2 que comprei usados, mas tendo em conta o bom feedback que tinha deles e a mais do que reconhecida qualidade da marca, resolvi arriscar. Já tive problemas num pistão que não recuava, mas felizmente era só sujidade. Estão a funcionar com pastilhas semi-metálicas à frente e a trás com discos Alligator Aries de 160mm. São uns travões muito progressivos e previsíveis, mas acho que lhes falta um pouco de potência extra. Talvez deva experimentar um disco de 180 à frente ou flutuantes.
Transmissão:Ainda com a 26”, surgiu um bom negócio e avancei para a compra do atual grupo XTR 10v que funciona muitíssimo bem. Confesso que um grupo XT estaria mais ao nível do meu andamento/utilização garantindo a mesma qualidade, e podendo poupar alguns €. Mas não estou arrependido, e com quase 2000km posso dizer que gosto imenso do grupo. Poderão achar que as relações são exageradas pois tenho prato triplo com 24t e cassete 11-36, mas gosto de polivalência e com roda 29” nas subidas íngremes, dá sempre jeito.
A pedaleira já teve alguns encontros com pedra da dura e julgo que se tivesse braços de carbono, eu teria parado com receio de estragos maiores. Mas com braços em alumínio forjado, é uma verdadeira peça de guerra, com um bom peso, e boa estética. As desvantagens que lhe vejo são a falta de BB30 (e aqui perco essa vantagem do quadro) e a dificuldade futura em arranjar pratos que “casem” ali bem.
O desviador da frente e os manípulos são daqueles componentes que funcionam bem em qualquer gama, por isso apenas posso dizer que trabalham com grande precisão, em pleno com o restante grupo.
O desviador de trás já conta com algumas mazelas pois quando parti o drop-out na Stumpjumper ficou um pouco empenado. Com receio de o partir a corrigir esse empeno, compensei no novo drop-out e tem-se safado. É uma peça um pouco sensível, mas que em conjunto com a cassete, tem um trabalhar muito suave.
A cassete XTR tem-se portado muito bem e espero que o investimento compense comparativamente a uma XT. Terá de fazer mais alguns milhares de km’s para me convencer a 100%, mas até agora a sua suavidade e velocidade a trocar de mudança é excelente!
A corrente XT partiu um elo com cerca de 500km na lamaçenta maratona dos 5cumes, mas nada que me possa queixar, por isso mantenho plena confiança.
Pedais:Junto com a transmissão vieram uns pedais XTR. Estava algo receoso pois tinha ouvido falar de problemas com esta nova série dos XTR, mas até agora: zero chatices! Sempre com bom encaixe, bom apoio do pé e nada problemáticos na lama. Não têm um peso que faça brilhar os olhos dos WW, mas é daquelas peças que vale pela fiabilidade.
Selim:Resolvi manter a escolha que já tinha na Stumpjumper e veio um SLR XC Gel Flow do qual gosto muito e ainda se apresenta como novo. Anatomicamente encaixa muito bem, é muito flexível, relativamente leve (180gr) e bonito! Tenho tido um ranger no encaixe dos carris que teima em desaparecer, mas nada de especial…
Periféricos:O espigão foi escolhido por exclusão de partes: teria de ser carbono para melhorar o conforto, recuado para que os meus 1,95m encaixassem bem na bike, e de 400mm para garantir a inserção mínima numa altura adequada. A escolha foi este OnOff Carbon UD 1-R com 214gr e um preço razoável. Em termos estéticos está de acordo com o quadro, tem um aperto de selim simples e eficaz, e uma flexibilidade notória que se traduz diretamente em conforto!
O “trambolho” que faz o aperto de espigão (e se vê nas fotos) foi trocado por um Massi em carbono com 10gr apenas por questões estéticas e que aperta sem deixar escorregar.
O guiador 3T Xida Team foi escolhido por ser de 64cm, por ser recto apenas com ligeira excentricidade do oversize e por encaixar bem na estética da bike. É rígido, muito direto e leve.
Para completar o cockpit veio um avanço 3T ARX-Pro de 120mm que não compromete e faz conjunto com o guiador. Também uns punhos Esi com o conforto já mais do que reconhecido e aos quais já estava habituado.
Quadro:Devido à minha altura, o tamanho do quadro foi um critério fundamental na escolha. Este modelo apenas é disponibilizado em 3 tamanhos: S, M e L. Isto deixou-me preocupado pois vinha de um XL com 530mm de altura e 625mm de comprimento efetivo. Comparando com a geometria deste L, a altura estava cumprida, mas o comprimento era um pouco problemático. Assim, a loja disponibilizou-me um quadro L para ver como me sentia antes de tomar a decisão. Achei que a diferença era mínima e tentei compensar com o espigão recuado, avanço de 120 e guiador recto. Tudo combinado resultou num comprimento ligeiramente inferior ao da 26”, mas muito aceitável.
Este Raven 29er foi buscar inspiração no irmão de 26” e adicionou-lhe uns pormenores deliciosos, principalmente nas escoras superiores. Aquela secção achatada é marcante na geometria, mas o seu efeito de amortecimento é discutível. Para mim que venho de uma bike de alumínio em roda 26, as diferenças são muitas e torna-se difícil perceber o que provoca o quê. Sei sim que a bike é super confortável, rígida e muito direta na pedalada.
Para rematar a análise do quadro, falta dizer que tem PF BB30 (embora o meu pedaleiro XTR não tire partido), caixa de direção cónica, passagem interior dos cabos, travão dentro das escoras, não tem ponte nas escoras superiores, etc etc… Os pormenores são fantásticos! Só vendo ao vivo se tem noção!
Sei que há por aqui muitos apaixonados por este quadro, e tenho a dizer: é fantástico!
Não sei se será melhor que outros porque infelizmente não testei todos, mas só pelo atendimento que tive aquando da compra, digo que a Focus é uma marca muito séria e que tem muitas cartas a dar! E este modelo em particular tem tudo para estar no topo das vossas escolhas!
O peso da bike está ligeiramente acima dos 10kg, mas em breve vou confirmar, até porque gostaria de atingir o sub-10.
Deixo a lista de componentes:
Cumprimentos e boas pedaladas!