29er Focus Raven - Projecto e Análise

hugo_frade

New Member
Boas,
Eu sou um membro assíduo do fórum, mas são muito mais as horas que passo a ler do que a escrever… Para inverter essa lógica e partilhar mais abertamente conhecimentos, resolvi criar este tópico.

A bike que venho apresentar é a minha recente Focus Raven 29er.

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Comprei em finais de Agosto e desde então que a mais velhinha Specialized Stumpjumper HT (2006-20XX) não voltou a sair da garagem. Para esta montagem de roda grande, migrei a transmissão XTR que estava como nova, e mais umas coisinhas para ter todo o potencial na nova montada. Todos os restantes componentes foram escolhidos a dedo, e do modelo Focus original só ficou o quadro e suspensão.

Deixo só umas imagens da Stumpjumper para contextualizar um pouco o meu background e matar saudades dela:

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Fazendo agora uma pequena análise ao material da Raven 29er:

Rodas:
A compra da bike foi tomada depois de ver e me apaixonar pela bike de testes que o importador Focus tinha na loja. Aquela combinação de quadro e rodas deixaram-me mais do que convencido! E assim foi: Mavic SLR que até agora têm aguentado bem os meus 95kg e só precisaram de corrigir tensões nos raios e ligeiro aperto de folga (normal dos primeiros km’s).
São robustas, muito leves, com um rolar fantástico, e com um cepo que embora silencioso, me dá muito gosto ouvir!

Em relação a pneus, montei uns WTB Nano Race 2.1 por conselho da loja e estou muito satisfeito. Ao início estava reticente pois só confiava em pneus 100% tubeless e estes são tubeless ready com peso a rondar as 560gr. Isto não eram bons indícios para quem quer andar descansado, mas até agora apenas tive um furo “a sério” e um furo lento, por isso não comprometem. Têm uma tracção fenomenal em piso seco e solto. São também muito rolantes e aguentam bem em alcatrão. Agora no inverno têm sido um pouco mais complicados, mas vou tentar manter até gastarem por completo.

As chavetas são umas KCNC vermelhas com veio em titânio, leves e funcionais.

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Suspensão:
A suspensão é a que vinha de origem: Fox Float RL da série Evolution. Muito progressiva, com boa rigidez lateral, mas um peso que podia ser mais comedido. O bloqueio na coroa funciona bem, embora julgue que o gatilho no volante pudesse ser uma mais-valia. Neste capitulo tenho pouco mais a dizer porque há muitos anos que uso Fox e a satisfação é plena. Basta afinar a pressão a gosto, o rebound a meio caminho e temos uma suspensão irrepreensível!

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Travões:
São uns Hope Race X2 que comprei usados, mas tendo em conta o bom feedback que tinha deles e a mais do que reconhecida qualidade da marca, resolvi arriscar. Já tive problemas num pistão que não recuava, mas felizmente era só sujidade. Estão a funcionar com pastilhas semi-metálicas à frente e a trás com discos Alligator Aries de 160mm. São uns travões muito progressivos e previsíveis, mas acho que lhes falta um pouco de potência extra. Talvez deva experimentar um disco de 180 à frente ou flutuantes.


Transmissão:
Ainda com a 26”, surgiu um bom negócio e avancei para a compra do atual grupo XTR 10v que funciona muitíssimo bem. Confesso que um grupo XT estaria mais ao nível do meu andamento/utilização garantindo a mesma qualidade, e podendo poupar alguns €. Mas não estou arrependido, e com quase 2000km posso dizer que gosto imenso do grupo. Poderão achar que as relações são exageradas pois tenho prato triplo com 24t e cassete 11-36, mas gosto de polivalência e com roda 29” nas subidas íngremes, dá sempre jeito.

A pedaleira já teve alguns encontros com pedra da dura e julgo que se tivesse braços de carbono, eu teria parado com receio de estragos maiores. Mas com braços em alumínio forjado, é uma verdadeira peça de guerra, com um bom peso, e boa estética. As desvantagens que lhe vejo são a falta de BB30 (e aqui perco essa vantagem do quadro) e a dificuldade futura em arranjar pratos que “casem” ali bem.
O desviador da frente e os manípulos são daqueles componentes que funcionam bem em qualquer gama, por isso apenas posso dizer que trabalham com grande precisão, em pleno com o restante grupo.
O desviador de trás já conta com algumas mazelas pois quando parti o drop-out na Stumpjumper ficou um pouco empenado. Com receio de o partir a corrigir esse empeno, compensei no novo drop-out e tem-se safado. É uma peça um pouco sensível, mas que em conjunto com a cassete, tem um trabalhar muito suave.

A cassete XTR tem-se portado muito bem e espero que o investimento compense comparativamente a uma XT. Terá de fazer mais alguns milhares de km’s para me convencer a 100%, mas até agora a sua suavidade e velocidade a trocar de mudança é excelente!

A corrente XT partiu um elo com cerca de 500km na lamaçenta maratona dos 5cumes, mas nada que me possa queixar, por isso mantenho plena confiança.

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Pedais:
Junto com a transmissão vieram uns pedais XTR. Estava algo receoso pois tinha ouvido falar de problemas com esta nova série dos XTR, mas até agora: zero chatices! Sempre com bom encaixe, bom apoio do pé e nada problemáticos na lama. Não têm um peso que faça brilhar os olhos dos WW, mas é daquelas peças que vale pela fiabilidade.


Selim:
Resolvi manter a escolha que já tinha na Stumpjumper e veio um SLR XC Gel Flow do qual gosto muito e ainda se apresenta como novo. Anatomicamente encaixa muito bem, é muito flexível, relativamente leve (180gr) e bonito! Tenho tido um ranger no encaixe dos carris que teima em desaparecer, mas nada de especial…

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Periféricos:
O espigão foi escolhido por exclusão de partes: teria de ser carbono para melhorar o conforto, recuado para que os meus 1,95m encaixassem bem na bike, e de 400mm para garantir a inserção mínima numa altura adequada. A escolha foi este OnOff Carbon UD 1-R com 214gr e um preço razoável. Em termos estéticos está de acordo com o quadro, tem um aperto de selim simples e eficaz, e uma flexibilidade notória que se traduz diretamente em conforto!

O “trambolho” que faz o aperto de espigão (e se vê nas fotos) foi trocado por um Massi em carbono com 10gr apenas por questões estéticas e que aperta sem deixar escorregar.

O guiador 3T Xida Team foi escolhido por ser de 64cm, por ser recto apenas com ligeira excentricidade do oversize e por encaixar bem na estética da bike. É rígido, muito direto e leve.
Para completar o cockpit veio um avanço 3T ARX-Pro de 120mm que não compromete e faz conjunto com o guiador. Também uns punhos Esi com o conforto já mais do que reconhecido e aos quais já estava habituado.

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Quadro:
Devido à minha altura, o tamanho do quadro foi um critério fundamental na escolha. Este modelo apenas é disponibilizado em 3 tamanhos: S, M e L. Isto deixou-me preocupado pois vinha de um XL com 530mm de altura e 625mm de comprimento efetivo. Comparando com a geometria deste L, a altura estava cumprida, mas o comprimento era um pouco problemático. Assim, a loja disponibilizou-me um quadro L para ver como me sentia antes de tomar a decisão. Achei que a diferença era mínima e tentei compensar com o espigão recuado, avanço de 120 e guiador recto. Tudo combinado resultou num comprimento ligeiramente inferior ao da 26”, mas muito aceitável.

Este Raven 29er foi buscar inspiração no irmão de 26” e adicionou-lhe uns pormenores deliciosos, principalmente nas escoras superiores. Aquela secção achatada é marcante na geometria, mas o seu efeito de amortecimento é discutível. Para mim que venho de uma bike de alumínio em roda 26, as diferenças são muitas e torna-se difícil perceber o que provoca o quê. Sei sim que a bike é super confortável, rígida e muito direta na pedalada.

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Para rematar a análise do quadro, falta dizer que tem PF BB30 (embora o meu pedaleiro XTR não tire partido), caixa de direção cónica, passagem interior dos cabos, travão dentro das escoras, não tem ponte nas escoras superiores, etc etc… Os pormenores são fantásticos! Só vendo ao vivo se tem noção!

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Sei que há por aqui muitos apaixonados por este quadro, e tenho a dizer: é fantástico!
Não sei se será melhor que outros porque infelizmente não testei todos, mas só pelo atendimento que tive aquando da compra, digo que a Focus é uma marca muito séria e que tem muitas cartas a dar! E este modelo em particular tem tudo para estar no topo das vossas escolhas!

O peso da bike está ligeiramente acima dos 10kg, mas em breve vou confirmar, até porque gostaria de atingir o sub-10.
Deixo a lista de componentes:

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Cumprimentos e boas pedaladas!
 

commendatore

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Boas. Antes de dizer algo acerca dos teus componentes ou do que quer que seja, quero dar-te os parabéns pela forma como apresentas a tua bicicleta, o modo como justificas e apresentas a tua experiência com este ou aquele componente.

De facto está pensada ao pormenor e a escolha dos componentes (cor incluida) tornam-na bastante homogenea e simplesmente fantástica.
Esse quadro é muito bonito. Tanto pela cor como pelos pormenores que apresenta. Nunca vi nenhum ao vivo, mas é por estas e por outras que a FOCUS para mim apresenta decorações sempre espectaculares, e ao vivo deve ter um impacto completamente diferente.

Se tivesse no teu lugar teria optado também pelos punhos em preto. Assim não desviam o olhar do "centro" da bicicleta e têm sempre a praticalidade de estarem sempre "limpos" ou menos "sujos" que as demais cores.
Pena (na minha modesta opinião) é essa fox ter um acabamento semi.brilhante e não totalmente brilhante o que a faz parecer "antiga" ao lado do resto. Mas isso é um detalhe da treta que nada importa a não ser esteticamente e aos meus olhos.

Parabéns pelo projecto. Está um mimo.

PS: Perdoa a ignorância, mas presumo que aquelas réguas desenhadas no quadro atrás, sejam indicadores de que este quadro permite montar roda 26 ou é só impressão minha?
 
Last edited:

jpgcastro

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Muito boa analise. Quanto a bike é espectacular é um dos quadros que mais me atrai, equipamento muito bem escolhido, o volante é igual ao meu e as rodas ficavam bem na minha ;)

Boa sorte.
 

hugo_frade

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Obrigado pelos comentários :D

Como tive oportunidade de escolher os componentes logo em nova, optei por material que mais tarde ou mais cedo iria querer.
Tive alguma preocupação com os pesos, mas não foi o critério principal. Tentei sempre combinar as características técnicas com a qualidade, estética, peso e preço...
Para baixar ao sub-10 talvez consiga com algumas trocas simples, veremos...

A cor da suspensão não é brilhante, mas assim fica a combinar com o espigão e avanço que também são preto mate ;)

Quanto à escala nas escoras, é apenas um pormenor de decoração. Montar roda 26 neste quadro iria baixar demasiado o centro pedaleiro ao ponto de bater em tudo o que aparecesse.
 

HR

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Mais uma Belissima Focus 29er! Parabéns pela apresentação da mesma e também pelo bom gosto em todos os detalhes.

Um detalhe que "saltou à vista" foi o aspecto geral da mesma pois para além da beleza estética tem uma excelente equilibrio para uma 29" motivado pelo tamanho do quadro, gosto!

Entretanto vai dando o feedback e a evolução da mesma...

Muitas e boas pedaladas...
HR
 

hugo_frade

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Depois de um "passeio" hoje no PNSAC:
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A roda 29 continua a surpreender-me... O percurso de hoje ainda não o tinha feito com esta bike, e consigo ter muito mais gozo e confiança para arriscar! O conforto, a tracção, e a capacidade de transpor tudo o que lhe aparece à frente é fantástico!
O material esteve todo a funcionar em pleno...
 

desbravar mato

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Caro fox77,
O sloping do teu quadro eventualmente será mais acentuado pois o tamanho do teu quadro não deve ser um L, certo?
Tenho uma FOCUS Raven 29er 1.0, modelo 2012, tamanho S e sem dúvida que o do meu quadro é muito mais acentuado que este, mas tem tudo a ver com o tamanho do quadro.
Estas máquinas são fantásticas, quer esteticamente, quer no seu comportamento.

Caro Hugo Frade,
PNSAC??? Então é de perto de Leiria? Aqui por esta zona já se vão vendo muitas bikes destas graças ao representante local (Palco da Aventura) que tem feito um excelente trabalho na venda destas bikes.
 
Grande máquina!! Gosto bastante! Parabéns!
O quadro é muito bonito, os travões são da minha marca predilecta, as rodas são o que todos sabemos e a transmissão igual! O cockpit com 3T ficou muito bonito!
Vou ficar atento ao desenrolar do projecto!
Aparece por cá, Hugo!!
Grande abraço!
 

hugo_frade

New Member
Obrigado pelos comentários :D

fox77, a questão do sloping depende mesmo do tamanho do quadro... Este é um L com geometria idêntica ao XL de muitas outras marcas (540 de Seat Tube).
Em tamanho S, como será o caso do colega desbravar mato, o sloping é tanto que até parece fazer ângulo ao contrário... O mais harmonioso será um M como o teu, mas este até "disfarça" bem... :)

desbravar mato, eu neste momento estou a viver em Braga, mas sou de perto da Batalha (Maceira), por isso conheço relativamente bem o PNSAC do lado de Porto de Mós, Alqueidão, São Mamede... Estive aí nas 2 últimas semanas e aproveitei para mostrar alguns trilhos à Raven ;)
O Palco Aventura parece estar a fazer um bom trabalho com a Focus! Mas a minha foi comprada aqui em Braga, no importador nacional FirstBike-Tecnocycle...

Bruno Gomes, não há quem saiba de ti... loool
Temos mesmo de combinar uma voltinha em FZZ! Eu sei que estou a falhar, mas não está esquecido e conto aparecer aí um dia destes para conhecer esses trilhos... Este projecto não segue uma vertente WW como o teu e é mais comedido nas escolhas, mas estou super satisfeito com todos os componentes!
Que discos usas com os teus Hope? São os Hope flutuantes?
Abraço!
 
Hugo, tens que aparecer!!!
Sim, utilizo os Hope flutuantes e são do meu agrado!
A minha bike está parada em matéria de upgrades, o que não me custa, pois está no ponto para mim! :)
Agora é dar-lhe quilómetros, então se for no PNSAC, óptimo!! :)
Abraço,
 

Carnivore

New Member
Grande Hugo, em tempos que já lá vão lembro-me de pedalar ctg nos passeios da Maceirinha e da Maceira. A tua Stump. tinha um tamanho descomunal, mas para ti estava tipo luva.
Mas isso é passado e no presente posso-te dizer que fizeste uma escolha brutal, e essa máquina deve encaixar na perfeição.
A lista de componentes é inquestionável. Não há lugar a um único componente que possa dar problemas.
Eu, tal como tu, estou maravilhado com a aquisição que fiz. Só tenho pena de não o ter feito à mais tempo.

Em relação aos travões, como te dás com os hope? Sem discos flutuantes? Eu tenho 160 em ambas as rodas e penso que talvez precise de um pouco mais de poder de travagem.
Qunado vieres novamente à santa terrinha vê lá se trazes o maquinão para marcarmos um encontro. Ainda não contei, mas deve dar para as duas dezenas de Ravens.

Abraço
 

hugo_frade

New Member
Carnivore, depois de espreitar o teu site vejo que de facto te conheço de algum lado... loool Já nos devemos ter cruzado muitas vezes em BTT's na zona de Leiria...
Quanto aos trilhos da Maceirinha, continuam espetaculares! Muitos deles de cara lavada, mas sempre muito divertidos! A 1ª edição do passeio BTT já foi em 2001, vê lá... Bons tempos ;)

A StumpJumper foi sendo renovada ao longo dos anos para continuar a servir como uma luva e confesso que aqueles milimetros que ela tem a mais de comprimento ficariam bem nesta Raven, mas em tudo o resto estou rendido!
Sempre olhei com maus olhos para as bikes de roda 26" em tamanhos XL muito desproporcionados... Agora com a chegada em força das 29er, toda a geometria faz muito mais sentido!

Em relação aos travões, são um dos poucos pontos que penso mudar... Tal como disse na apresentação, gostaria que tivessem uma travagem um pouco mais agressiva e potente... Não sei se será dos 160mm, se da pista de travagem, ou qualquer outra coisa... Tenho pensado em algumas soluções:
- Discos flutuantes Hope como o Bruno Gomes (e tantos outros utilizadores de travões Hope) aconselham
- Discos flutuantes tipo Avid HSX, XLC BR-X50 ou os novos Ashima
- Discos "convencionais" tipo Avid HS1 ou Shimano Ice-tech
- Disco de 180mm à frente

Isto não é um problema em absoluto, mas é um ponto a melhorar (sem trocar de travões, pois gosto muito do tacto e da sensação de "saber com o que contar" destes Hope)...
Agora se tu usas hope flutuantes e sentes o mesmo que eu, fico preocupado... :s
O que pensas fazer para conseguir um pouco mais de potência?

Quando voltar com a bike eu aviso e juntamos aí os fãs das Raven 29er ;)
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro hugo_frade

Até hoje só vi umas quatro ou cinco bikes 29" que me agradaram à vista, e esta é sem dúvida uma delas (não pela decoração mas pela forma/proporção).

Já agora; és menino para que altura?

Um abraço

ny12xx
 

hugo_frade

New Member
desbravar mato, grandes trilhos e grandes máquinas! Isto é na zona do Olival?
Se soubesse também tinha aparecido ;)

Os discos são mesmo um ponto que quero mudar... E aproveito para dizer que a cor preta no centro destes Alligator saltou toda fora...
Resta saber qual a melhor opção... Os hope flutuantes não têm tido alguns problemas de folga nos cravos?

ny12xx, eu tenho 1,98m... Se pesquisares por 29er's em tamanho XL vais encontrar a proporcionalidade que aprecias em várias marcas/modelos. É como se pegasses numa 26 tamanho M e lhe fizesses um scale geral ;)
 
Hugo, eu não tenho tido problemas com folgas nos discos!
Não sei é se consegues a tal travagem brusca! Eu como gosto bastante da progressividade, não me vejo a trocar nada! Para mim, é o tipo de travão que adoro!
A suavidade é muito grande, parece a de um carro!
Eu tenho 74 kgs e não preciso de maior poder de travagem do que aquele que tenho!
Como estás na zona centro, facilmente arranjas algum colega (malta ligada à Btterra, como eu) para experimentar! Quando vieres cá, já sabes!!
Entretanto e talvez ainda este mês vou à PNSAC, se tiveres por cá, também podes experimentar! Agora, a bike é é pequena para ti! :p
Abraço,
 
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