Festival Bike 2013

FiCaçador

Elos Rápidos
Foi no CNEMA, em Santarém, nos passados dias 18, 19 e 12 de Outubro que decorreu a maior feira/exposição de bicicleta e respectivos acessórios de Portugal.

Eu estive por lá.
Fica aqui o vídeo que fiz da exposição, para quem foi rever e quem não foi ficar com uma ideia do que perdeu.

[video=vimeo;77344291]https://vimeo.com/77344291[/video]


Curioso que os dois maiores produtores de bikes do mundo não estavam presentes, Giant e Merida. Nem a Cannondale, que o ano passado tinha uma das melhores exposições. Nem a Canyon, Orbea, BH, GT, ...
Quando se pede uma exorbitância pelos metros quadrados de área de exposição e ainda se cobra 6€ por um bilhete de um dia, não é de admirar que nem todos estejam interessados.

O que acharam do Festival Bike deste ano?
 

Manchanegra

New Member
Boas!
Foi a primeira vez que lá fui pois só recentemente me envolvi nesta actividade mais a sério.
Saimos da zona oriental de Lisboa de BTT e fizemos o percurso ida e volta por alcatrão. Serviu essencialmente para fazer uma avaliação de mim proprio, e, apesar de no regresso as coisas terem custado um pouco, no geral considero positivo. Abre a porta a outras possibilidades.
Falando na feira propriamente dita, como foi a primeira vez que fui não tenho termo de comparação. 6€, tendo em conta a actual conjuntura do país, acho caro. De qualquer maneira, está em linha com os preços de outras feiras que se praticam por ai.
Apesar de alguns gigantes da industria não estarem representados (gostava de ter visto lá a GT e a sua Fury por exemplo) notou-se que algumas marcas como a Specialized, KTM, Pinarello e Cube, só para cita algumas, apostaram em força. Gostei de ver por lá a Orbita e a Jorbi. Gostaria de ter visto mais marcas portuguesas a apostar no sector.
O resto resume-se a expositores de material e suplementos. Estavam por lá a Cofides, Onda, Spiuk, Shimano, Ekoi, GoldNutrition, Rollei Action Cam, etc...
De salientar tambem a participação de algumas equipas de ciclismo como a Efapel ou a LA Aluminios.
No geral acho que mesmo sem algumas das marcas mais importantes a nivel mundial (Giant, Merida, Canondale) e outras com bastante peso em Portugal (Canyon) a feira estava bem composta e havia lá maquinas muito interessantes (haja dinheiro para investir).
Como iamos regressar a pedalar fizemos uma visita rápida aos pavilhões, comemos qualquer coisa rápida, demos uma vista de olhos ao pessoal do freestyle, e, ao fim de 2 horas saimos. Não deu para ver muito mais, mas, como não ia com ideias de comprar nada não dou por perdido o tempo (ainda andei a namorar uns pedais de encaixe mas acho que vou optar mesmo pelos SPD).
Foi um dia interessante.
Quem já visitou os outros certames terá certamente uma visão diferente.
 
Boas

Achei fraco, poucas marcas, maioria dos produtos sem preço, o que detesto.
Os que tinham, pouco ou nada com preço de feira. Desiludido por nao ver uma unica Cannondale.
Outra curiosidade roda 26 esta mesmo em extincao...

Cumps
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Não fui, e pelo que vejo não perdi nada. Fui lá 2 vezes (vivo a 50km a norte do Porto), é MUITO longe. Fui lá em 2006, e no ano passado. Em 2006 quando entrei neste mundo do BTT, queria fazer a compra da minha 1ª bike "a sério", queria ver as novidades..... e fui ano passado por que estava novamente interessado em comprar nova montada..... fui para ver as 29er, pois queria comprar uma, nada como vê-las "ao vivo e a cores" (certamente só lá voltarei quando quiser comprar outra). ;)

....quanto ao não reaparecimento de algumas marcas, para além do preço pago para expor lá (hade ser ELEVADÍSSIMO), há as despesas que englobam a montagem/desmontagem, pagamentos ao pessoal, etc... etc..., há a falta de algo novo para mostrar. Ano passado havia necessidade de mostrar o que se mostrou (os novos modelos 29er), este ano alteraram as cores, nada de novo/diferente, digamos que o interesse em lá ir seria nulo (é a minha maneira de ver esta falta de algumas marcas). De qualquer forma é pena que assim seja, há malta que se guarda para esta exposição para poder ver diversas bikes "ao vivo e a cores" para daí fazerem a decisão final, chegam e nada...... mas... é o que temos (é a crise). ;)
 

MiGuEl_82

Active Member
Tb fui lá dar uma vista de olhos. 6 Euros, para o que vi, pareceu-me exagerado mas pronto.

Tb concordo com o Topus-man, a ausência de preços, em especial nas peças e acessórios, é no minimo irritante. Na KTM por exemplo, disseram-me directamente q n tinha nd para venda, apenas exposição. Ou a "vida" corre mt bem à KTM, ou então n se compreende... esta feira parece-me uma excelente oportunidade para as marcas aumentarem as suas vendas, isto pq há spr quem tenha uns trocos para gastar!

Em relação às 26er, de facto poucas se viram... se estão em extinção? Duvido... não são neste momento aposta em termos comerciais mas duvido que algum dia desapareçam, a n ser que dê uma loucura colectiva a tds os possuidores de 26ers e estes desatem a comprar 29 e/ou 27,5. Cmg n contem para isso... a n ser que ganhe o Euromilhões e me apeteça comprar uma bike para rolar em estradão ;)
 

JoaoPeixe

New Member
De ano para ano cada vez mais Santarém começa a deixar de ser a "MECA" do mundo da bicicleta!!!
Quem tem a perder com isto é o Ciclismo/BTT!
Se não fosse os atletas que participam na maratona terem direito ao bilhete a maratona e a feira já tinham acabado à muito tempo!!!
 

Meko

New Member
A exposição foi um pouco fraquinha, embora melhor que no ano passado que nem conseguiram encher um dos dois pavilhões.

Em relação a este ano, bastante fraca com ausência de grandes marcas como a Cannondale e da Merida, embora algumas aumentaram o espaço como foi o caso da Specialized.
O mercado português é um mercado que não atrai muito as marcas e as organizações pedem muito dinheiro por metro quadrado, levando a pensar ser um investimento sem retorno.
Para além já referenciado, produtos sem preços e até os próprios catálogos das marcas não dizem os preços.
O mais grave é a fraca qualidade dos donos/empregados, onde acham que fazer marketing é andar de fato e gravata e reencaminhar as pessoas para o site da marca para saber dos preços, fraca interacção entre o consumidor e a marca, pouca simpatia e para não falar da incapacidade de fazer vender o seu produto.

Eu tinha alguma expectativa sobre a feira porque andava de olho em algumas bicicletas, acabei por ficar na mesma como tivesse feito uma pesquisa na internet e meter "Bike 2014".
 

Ismas

Member
Eu nunca tinha lá ido e fiquei muito desiludido, a maior parte não vendíam, apenas indicavam representantes, e o que lá havia para venda os preços eram os praticados nas lojas normais.
 

ktm excr

New Member
Fui pela 1ª vez, pois também só a partir de Abril, despertei para este modalidade.
Apesar de fã KTM, não acho que tenham acertado com a maioria dos grafismos de 2014, mas têm que agradar a gregos e troianos, pelo que... por aqui me fico.
Não gostei, falta de preços e pesos, alguns expositores de peças, não saberem indicar onde se poderá adquir material exposto e fraca apresentação. Soube que o aluguer de espaços também estava com uma fasquia muito alta.
Gostei, produtos da Pinarello, simplesmente, FANTÁSTICO, para quem pouco percebe disto, como eu, só posso dizer, Design e apresentação fantástica.
As sandes de presunto com queijo, também.:)
 
ja fui la duas vezes, e o ano passado foi uma delas e achei muito sinceramente que não ía outra vez nos proximos tempos, acho que andava a descer de qualidade e por várias coisas que ja muitos de voçês disseram.
Pelos vistos tinha razão em não ir lá tão depressa.
De qualquer das formas acho que quem nunca foi deva ir la ver.
 

Kumbaiala

New Member
Vou há vários anos à exposição do FestivalBike com passe incluindo na participação da meia-maratona. Este ano achei que exposição estava melhor do que a do ano passado em termos de expositores presentes. No ano passado havia grandes "buracos" numa das naves. Pelo lado positivo vi que houve um ligeiro aumento do número de bicicletas urbanas, eléctricas e respectivos acessórios relativamente a outras edições. Julgo que este é o segmento que, neste momento de crise, poderá crescer mais. Pelo lado negativo acho que faltaram algumas marcas importantes que já estiveram em edições anteriores: Cannodale, Merida,... A Canyon só esteve uma vez e nunca mais voltou, apesar da implantação que tem no nosso mercado. No Domingo só encontrei bicicletas Trek para fazer test drive. Normalmente também havia bicicletas Specialized, mas não este ano. Relativamente aos preços e compras, são duas coisas distintas. Na KTM, por exemplo, disseram-me o preço dos produtos sempre que solicitei (o das bicicletas estavam marcados), mas é claro que a maioria dos expositores que ali estão não são para vender bicicletas ou acessórios, uma vez que se trata de importadores e não de lojas. A exposição é, em grande parte, para dar a conhecer os produtos aos lojistas e não para vender ao público. Ainda assim fiz mais compras desta vez que nas edições anteriores. Comprei um kit de limpeza da bicicleta e um câmara Ego, Liquid Image por menos 20% do que o preço na loja.
 
Last edited:

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Kumbalaia, por acaso tens razão, e a malta deve ter reparado, pelo menos quem lá esteve a ver as bikes.

No que respeita a pessoal, este 2013 esteve mais malta, no entanto os preços cada vez vão ser maiores :(

As marcas presentes, algumas novas (penso eu), estiveram com bikes bastante bonitas, quase todos os vendedores os conheço, uns amigos outros apenas pelo telemóvel, desde a Scott pela BZ, a Focus pela empresa de Braga/Gualtar que vende a Cervelo, a Jorbi (nacional), a MMR (espanhola), entre outras, a KTM é a única que não aprecio muito, a Coluer tinha bons preços, a Spec. tinha bonitas bikes...

Com o devido respeito pelas senhoras, meninas "descascadas" apenas vi uma, de chapeu de cowboy logo á entrada, de calção curto, outra menina do lado contrário, mais tapada, de calça azul escura bem justa ao corpo, com as curvas todas no sitio, e no piso de cima, no almoço, uma cota de calça cabedal preta bem justa, tambem :)

Apenas gastei em 2 bidons de 5€ que trazia barras e géis, de uma empresa (vermelha e branca) e uma outra que tinha um isotónico de laranja/manga brutal, que se vende naquelas lojas S.Z, chegou!!
 

the_bike_guy

New Member
Estive lá a dar uma ajuda a uns colegas, vi bastante material a preço de feira, só que estava mal publicitado, só soube porque perguntei.

E sim, ter lá um espaço não é barato, e ainda se paga toda a electricidade que se usa.

Estou também a preparar um video, só cheguei ontem de madrugada a casa, 300km pela nacional e alguns erros pelo caminho dão nisto :p
 

jpgcastro

Member
Também estive presente... Não consigo evitar. Alem do que disseram o que me saltou à vista, foi certas marcas com produtos bastante aliciantes e a preços muito a baixo das propostas por exemplo pela Scott e principalmente Specialized, esta ultima com preços cada vez mais fora do contexto. Nessa linha de raciocínio gostei em relação preço/equipamento/estética da Bergamont revox, ktm myroon, cube reaction gtc slt29 e por ultimo adorei a olympia cls- x two.
Atenção que isto não é um ataque as marcas que referi até porque tenho Specialized e Scott mas realmente principalmente a Specialized anda a praticar preços à rico!!!

Foquei bem impressionado com o trabalho do Nuno Duarte em relação as suspensões com o sistema de ar que transforma uma reba numa suspensão com peso pluma, a trabalhar com o sistema parecido com o Brain ou terralogic.

De resto o costume, entrada cara, comida um autentico escândalo de roubalheira, pagei por um folhado de salsicha 2,70€, ainda dizem que as bicicletas estão caras!!!
 

petiagos

New Member
Desde a miséria que presenciei na edição anterior, que disse para mim mesmo: ir de lisboa para ver a feira de santarém: nunca mais !!! Fraco, fraco...espaços vazios a dar com um pau... Fiquei vacinado.
 
Ola
Vinha dar o meu agradecimento a quem colocou o vídeo ou futuros vídeos pois por motivos profissionais não foi ao invento
Mas vejo que não perdi muito
Obrigado
 
Top