Falta de respeito e de civismo

jv-

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Essa das passadeiras é hilariante!

Quando te aproximas de uma via que cruza o teu caminho e não tens prioridade não abrandas? A passadeira é exactamente a mesma coisa, se não teve tempo para travar é culpa do próprio, independentemente do peão de mandar, jogar, ou atirar para a estrada! O veículo ali não tem prioridade, portanto deverá tomar as precauções suficientes para garantir que não infringe essa regra. Podia ser mais simples? Eu acho que não.
 

jv-

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Dou-te razão, mas acho ridículo existir uma regra nesse sentido, dado que tal como as bicicletas, os peões acabam por sair sempre prejudicados por um código que não defende a sustentabilidade.
 

abelha2

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Já referi noutro tópico mas como vi de novo isso aqui, vou voltar a dizer, não que circule à noite de bike, mas como automobilista.

Mais importante que um corta vento ou camisola às cores, é nas pernas umas calças ou algo do genero reflector. Quando conduzem reparem para onde apontam os farois do vosso carro. A não ser que estejam em máximos, os faróis e a vossa atenção está dirigida mais para baixo, por isso o mais importante é ter um reflector nas pernas do que no corpo.

Confesso que uso roupa escura (tirando no verão uma t-shirt branca) mas como não ando de noite não me parece grave.


Quanto às lycras e a outras coisas. Já fiz tambem referência a isso no referido tópico, mas acho que se enquadra aqui.

Se eu uso lycras, e jerseys com cores estranhas? Não não uso, e em alguns casos não percebo a razão da sua utilização, mas cada um sabe de si, e como é assunto deste tópico devemos respeitar isso. Eu não concordo com algumas das coisas que a igreja defende, mas não vou apedrejar os católicos. Não sou homosexual, mas também não os vou impedir de serem.

Outra coisa também perigosa e com a qual devemos ter muito cuidado quer no btt quer em todo o lado é com as generalizações. Dizerem que todos os ciclistas andam a par, ou que passam nos vermelhos, ou que todos os camionistas acham que são os reis da estrada (certamente ha menos maus camionistas que maus condutores) é generalizar e consequentemente errar.

Ainda à dias caí nesse erro. Vi um rapaz vestido de lycra, avanço virado ao contrário, sem camelback a subir um estradão com a bike à mão e o pneu furado. Antes de oferecer ajuda pensei cá para mim, deve ser um "pró" que lhe estraga a performance se trouxer uma camara de ar suplente. Lá ofereci ajuda, mas o problema dele não era nenhum desses, apenas tinha perdido o adaptador da valvula. Lá resolvemos o problema e acabei por dar a minha volta na companhia dele, já que ele não conhecia aqueles trilhos e fomos sempre ora devagar ora devagarinho (a subir não tenho pernas e a descer nao tenho bike)...

Em resumo, 99% das vezes generalizar=errar.

Respeitem ou ignorem sempre os outros, mesmo que eles não respeitem a vocês.
 
T

Tokkan

Guest
A discussão não seria inútil, eu conheço uma pessoa que chumbou no exame de condução porque um peão se encontrava a conversar ao pé da passadeira com outra pessoa, de repente os dois decidiram atravessar a passadeira e nem sequer olharam para ver se podiam atravessar... Isto numa estrada de sentido único! Não se deram ao trabalho olhar... A condutora que estava em exame travou a fundo, chegando a derrapar um pouco.
Apesar de todo o exame ter corrido 5* ela foi chumbada e teve de repetir o exame de condução por causa do que aconteceu.

Na passada 5a feira, eu fui alegremente atropelado por um BMW 520d. Numa estrada com duas faixas de rodagem em cada sentido e sem nenhum transito esta besta ambulante conseguiu fazer a proeza de me atropelar de lado.
Obviamente eu cai, mas o condutor nem se preocupou em verificar se eu estava magoado. Quando me levantei ele estava parado a minha frente ainda dentro do carro e abriu o vidro do lado do passageiro, eu cheguei ao pé do vidro a pensar que ele iria-me pedir desculpa mas o que ele disse foi:
"Eu ali a frente já vejo como e que tenho o carro, se tiver algum risco nem sabes o que e que te faço!"
As pessoas que me conhecem sabem que a pior coisa que me podem fazer e ameaçar, ele parou mais a frente no meio de uma rotunda... Besta atómica parar no meio de uma rotunda doh
Continuando... Ele sai do carro e eu sai da bicicleta, sem mais demora encosto-me a ele e pergunto-lhe o que e que ele me iria fazer agora? Não reagiu.
Acabei por pegar na bicicleta e continuar a minha vida...
 

jv-

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Pois, isto é tudo uma hipocrisia de primeira! A cena do andar a par é outra que para mim não faz sentido nenhum. Ainda outro dia ia na avenida de Berna em Lisboa (que tem 4 faixas para cada lado) e dei comigo a pensar qual é o sentido de não poderem andar 2, 3 ou 4 bicicletas a par na mesma faixa, mas poderem andar 4 carros a par a ocupar 4 faixas....

Como utilizador de bicicleta, esse Carlos Barbosa não me incomoda muito, é apenas mais um gajo burro como muitos, agora como automobilista que também sou sinto-me indignado desse esterco supostamente representar esta classe e também supostamente, defender os meus direitos. Eu como automobilista não quero ser um imbecil que se incompatibiliza com os outros transportes, mas esse senhor quer que sejamos assim...
 

mataburacos

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Todos sabemos que ha boas e más pessoas em todo o lado e todos temos bons exemplos de ambos os casos.
Quando estava a fazer exame de conduçao aconteceu-me uma situaçao igual. Duas miudas no passeio (com passadeira) mandaram-se para a frente do carro sem mais nem menos. A minha sorte foi que o carro n derrapou. Provavelmente se tivesse tb me tinha lixado, apesar da lei ser clara nesses casos.

Os peoes muitas vezes abusam, seja ao pensarem que a passadeira e um tapete vermelho, a circular nas ciclovias ou a circularem no meio da estrada
 
A minha teoria enquanto peão sempre foi mt simples, "Eu estou na passadeira eu tenho razão! Mas ele está dentro de um invólucro de metal e eu não quero levar com 1300kg em cima."
Agora que existe mt gente parva existe, a pé, de bicicleta, de carro, de camião, de autocarro. Enfim...
 

Mach 4

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O problema é muitos automobilistas nem sequer repararem que antes de uma passadeira existe um sinal quadrado azul de informação a avisar que uns metros mais á frente EXISTE uma passadeira. Tenho um caso desses mesmo aqui ao pé da porta onde trabalho - uma grande recta onde os carros vem sempre tudo a abrir e depois travam a fundo mesmo junto ao zebrado. Batidelas nas traseiras e atropelamentos é uma constante.
É como aqueles que passam em zonas escolares, onde se tem OBRIGATÓRIAMENTE de circular a 30 ou 40kmh e eles pensam que estão numa auto-estrada.

Meus amigos...em Portugal não se sabe conduzir porque as pessoas só estudam o código e decoram os sinais para apanharem a carta na mão. Depois a teoria que se lixe, quando a prática mais comum é a de colocarem umas vendas de lado (como naqueles animais de 4 patas que todos conhecemos). Civismo e respeito é distribuido á nascença e nunca em doses iguais para toda a gente. Depois há os azelhas, os nervosos, os arrogantes, os "ursos", as bestas (como esse do BMW) e os "inteligentes".

O problema é que nas bicicletas também.

Agora se Lisboa não tem condições para se andar de bicicleta....então o que dizer de outros países bem mais populosos e com desnivéis bem mais acentuados que a nossa capital. E o Porto então? Lisboa á beira do Porto é uma planicíe.
 
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ernez

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O problema em Portugal, amigo Mach 4, não é o pessoal apenas decorar o código, porque aulas de condução não te ensinam a ter condução defensiva, ou pagas alas extras, ou então aprendes por ti próprio, e isso não é fácil, como podes depreender e todos nos depreendemos num contexto meramente cultural, acontece também que o comum mortal não sabe que, um carro a circular a 30km/h pode e por norma, efectua uma travagem de mais de 17m podendo mesmo ir até aos 25m conforme o carro/modelo, ora se não sabemos, então não é fácil também aprender a ser civilizado, e então anda tudo à lá República das Bananas, :D, abraço.
 
Concordo plenamente quando referes a condução defensiva, a norma é não dar a distancia devida ao carro da frente, andar em excesso de velocidade, etc.
Quanto ao espaço de travagem para mim é demasiado subjectivo, depende de demasiadas coisas, se os pneus são novos, estado do piso, peso no carro, do próprio carro.
O que as pessoas não se deviam esquecer é que 50km/h parece mt devagar, mas estão a fazer 13.8888m por segundo, ora tendo em conta que o tempo de reacção do ser humano é de 1s (pode ser menos). Se vamos numa localidade a 50km/h e alguem se atira para a nossa frente passam quase 14metros até estarmos a acionar o travão.
Bastava as vezes as pessoas pensarem nisto para terem um pouco mais de cuidado, o mesmo se aplica nas AE, 120km/h parece uma velocidade razoavel até pensarmos em 33.33...metros por segundo.
 

mataburacos

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n me venham com tretas e moralismos...
o problema aqui é um e apenas um: mentalidades
sejam peoes, automobilistas, ciclistas, etc...

os peoes n respeitam nada nem ninguem. circulam pelas ciclovias como se fosse um real tapete vermelho, circulam pelo meio da estrada pq a calçada aleija os pés, mandam-se para a estrada pq acham que uma passadeira é o santo grall dos tapetes

os automibilistas não respeitam o codigo, n respeitam distancias de segurança, fazem uso de velocidade excessiva, usam o carro para ir ao outro lado da rua, usam o passeio para estacionar...

os ciclistas pensam que são automoveis e que a estrada é deles, querem direitos mas n querem deveres, querem que o enlatado respeite a bicicleta, mas n respeitam o enlatado

isto é tudo muito bonito qd se tem consciencia, de resto estamos entregues aos bichos
pq o problema não é não se ter razão, é não a ter e achar que sim
 

Mach 4

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Um sinal de Stop para mim nada tem de moralista. Eu que até ás vezes passo vermelhos também nada tenho de moralista, por isso não sou eu com certeza que ando aqui com falsos moralismos.
Quanto á razão...- Que razão??
A minha razão pode ser muito diferente da do individuo que vai ao meu lado. Será a razão das escolas de condução que temos, que tal como a maior parte das faculdades, a sua primeira e maior prioridades são obter inscrições? E o resto?

Os portugueses até tem fama de serem muito pacientes, muito coerentes e acima de tudo muito acolhedores, mas ao que parece na estrada somos todos uns bichos. Porque será?
Afinal é mais um problema de consciência...ou será antes um problema de mentalidades e de cultura?
Em que é que ficámos?

Generalizações á muitas, como em tudo que vemos ou fazemos nesta vida, mas o nosso maior erro é cair nas mesmas como o user abelha2 muito bem o disse.

E que tal focarmo-nos antes em duas coisas que estão, há muitos anos, a faltar neste país?

- Escolas com ensino mais rigoroso e com uma supervisão semestral de uma entidade reguladora para monitorizar se os professores estão a ensinar CONVENIENTEMENTE os seus instruendos.

- Reciclagem obrigatória de 1 mês para quem cometesse uma infração grave, com testes e punição para faltas de presença.

Aqui (e agora mais do que nunca), o que importa é a caça á multa. O resto não dá dinheiro ao estado.

Tudo o resto é com as autoridades e com o assumir da responsabilidade de cada um, mas nunca se esqueçam que o melhor remédio nunca foi o de se remediar, foi sempre o da prevenção, e a prevenção TEM de começar desde logo nas escolas.
Quantos de nós fomos tirar as nossas cartas e até só fomos ás aulas porque eram obrigatórias?
Quantas pessoas acham que estudar o CE e olhar para sinais é uma grande seca?
Quantos é que não se concentram e ouvem com atenção a matéria que se dá nas salas de aulas?

Se os professores fossem mais entusiastas, um pouco mais profissionais, acredito que conseguiriam cativar e ensinar muitos mais alunos a superarem as suas dificuldades, tanto teóricas como práticas.

Disso não tenho razão...tenho a certeza.

Jocas22 > :cheers:
 
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mataburacos

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o problema é que cada um molda o mundo à sua maneira
por mim tudo bem, desde que não interfira com o meu "molde", já que eu tento não interferir no de ninguem
 

Mach 4

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Tudo muito certo, mas na estrada só existe um molde a seguir.
Se insistires em seguires sempre o teu pode ser que um dia o "molde" de outra pessoa choque com o teu e nessa altura ambos os moldes terão de levar a sua avante baseando-se no molde que realmente importa > aquele que dita as regras.

O problema não será antes o de as pessoas, na maior parte das vezes, não quererem ASSUMIR o mal que fizeram?

Eu acho que é mais isso, e é raro eu ver alguém que faz ***da da grossa na estrada a ser o primeiro a assumir de imediato as culpas do sucedido. Aquele caso do gajo do BMW descreve exactamente isso. Além de não querer assumir que fez asneira ainda se põe por cima da vitima a dizer que ia ver se o seu carro tinha riscos. Isso é colocar o material á frente das pessoas, o problema é que riscos em chapa saem com polish e riscos nas pessoas ficam para toda a vida (cicatrizes).

Querem um bom exemplo de como as pessoas não sabem conduzir em Portugal?
Até vos dou 2 :

- Ponham-se sentados a admirar o trânsito numa rotunda com bastante movimento durante 1 hora...
- Façam a mesma coisa num cruzamento que de repente fique com os semáforos avariados.

Depois contem o que viram.
 

Mach 4

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"About 70 percent of traffic signs are ignored by drivers".

Esta frase retirada dessa noticia diz tudo o que eu tenho vindo a dizer.
As pessoas pensam que conduzir é só andar a passear com as mãos no volante. Saem das escolas e começam a usar as tais palas nos olhos como os burros. Agora gostava mesmo era de ver Lisboa ou Porto sem sinais....ia ser bonito ia.

O que também se está a estudar é a supressão dos semáforos, colocando no interior dos carros um aviso ao condutor (como no visor do GPS) em que os informa se vai passar algum carro no cruzamento em que nos estamos a aproximar. Atempadamente somos informados se podemos avançar livremente ou se é melhor começarmos a abrandar ou mesmo travar. Aqueles segundos obrigatórios de paragem em vermelhos ficariam assim obsoletos.
 
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