Espigão colado

gonber

New Member
Viva!

Gostava de saber se alguém tem experiência de levar quadros de alumínio a quente para conseguir descolar o espigão umas vez que os métodos tradicionais não funcionam!

Infelizmente a minha rígida total passou tempo a mais ao lado do mar enquanto eu passeava acompanhado! :cry:

Abraço,
Gonçalo
 

chupa cabras

New Member
Não tenho experiência no uso de calor, mas sei isto:
1- pode-se usar um secador de cabelo ou um isqueiro/maçarico mantendo uma boa distância entre a chama e o quadro.
2- existe o risco de a tinta do quadro estalar.
3- o princípio baseia-se obviamente em aquecer o tubo do quadro antes que o espigão aqueça também, pois se ambos se expandem fica tudo na mesma (colado).
4- se o espigão é de alumínio e por acaso o quadro é de aço, o truque de aquecer não funciona, porque as ligas de alumínio expandem-se mais rapidamente sob calor do que os aços.

Antes do truque de aquecer, eu experimentava fazer várias aplicações de amónia na junção entre os tubos. A amónia dissolve o alumínio oxidado, que pelos vistos é o caso.

good night, and good luck :wink:
 

gtid10

New Member
Fácil :

WD-40 e um martelo. Deixa o WD infiltrar-se entre o espigão e o tubo do selim. Poe bastante e deixa ficar. Passado um bocado, com um martelo com cabeça de borracha, das umas pancadas de lado no espigão a toda a volta (mas não abuses da força). Depois tentas rodar o selim com as mãos e se não der, das com martelo no selim pra empurrar o espigão pra baixo. Se isso esta mesmo mau, faz varias vezes, mas isso acaba por sair.

Boas marteladas.

RN
 

CMSR

New Member
acho q o wd40 é uma boa solução. se calhar só usava o maço de borracha em ultima hipotese.
 

Zé Furas

New Member
Existe um produto da Wurth que se chama Rost Off e é capaz de resolver o problema. É feito para desenferrujar e para quando o alumínio fica calcinado (colado), que parece ser o teu problema. :wink:

Abraço
 

Pax

New Member
E que tal usar o frio em vez de aquecer o material?

Se forem de ligas diferentes, provavalmente a contracção será diferente...

É apenas uma modesta opinião de quem não pesca nada do assunto...


Cumps e boas marteladas (dessas e das outras :mrgreen: )
Pax_Eco
 

elv1s

Member
E então como foi resolvido o problema?

É que tenho aqui um problema semelhante com a bicla do meu cunhado...

Já dei spray lubrificante tipo o wd-40 várias vezes há 5 dias com várias tentativas... já dei marteladas, já peguei em chaves de tubos e tentei fazer rodar o espigão, já andei às marteladas de baixo para cima para tentar que ele se mexa... mas nada, não se mexe... nem roda nem nada...

A bike no geral ainda está operacional para uns bons kilómetros, mas o selim está um pouco baixo e não mexe de posição. Alguém dá ideias?
 

coelhone

New Member
Mete um bocado de cartão nos mordentes de um torno de bancada, colocas a bike apertada ao torno pelo espigão (atenção só até prender, não é para esmagar o tubo) e vai rodando para um lado e para o outro que ele deve descolar. Foi assim que fiz depois de tentar tudo e mais alguma coisa numa bike que esteve ao tempo +/-7 anos e resultou
 

ary_a

New Member
boas

coelhone ao utilizar o torno e o cartão se não for bem apertado rodará o conjunto todo á mesma, continua com o wd-40 e com o maço de borracha, isto ajudará o espigão e o quadro a vibrarem sendo o mais provável descolarem passado algumas tentativas, basta paciência :wink:
 

elv1s

Member
ainda não tive oportunidade de ir a um sítio com um torno bem firme. entretanto já dei muitas mocadas inclusive com martelo para aumentar as vibrações para tentar descolar. O estragar do espigão não é problema, pois tenho outro.

Já temos ido andar de bike, sem o aperto sequer do espigão, e não descola por nada.... todos os dias leva mais umas marteladas eheheh

Ah e já o tentei rodar com uma chave de tubos e começou a amassar o tubo e rodar... nada... suponho que se o levar ao torno aconteça o mesmo...

Estou a considerar uma marreta e umas pancadas na vertical para ver se descola, o pior é que se o estragar com a marreta, e não sair, aí é que a bike fica sem uso...
 

duchene

New Member
Se entrares em desespero de causa:

Corta o espigão o mais rente possível sem apanhar o tubo vertical.
picture15wc5.png


Depois com uma folha de serra (sem o arco, claro) cortas um rasgo vertical na parede interior do tubo do espigão.
picture16uo8.png


Finalmente com uma chave de fenda vais levantando as margens desse rasgo para que o tubo do espigão possa apertar para o centro e o possas assim remover.
picture17bv3.png


Os esquemas foram feitos meio à pressa mas dão para perceber.

Espero é que tenhas pouco espigão no interior do tubo vertical :mrgreen:

Boa sorte!
 

kamikazzz

New Member
Boas!

A sugestão que te vou deixar pode parecer absurda, mas foi um mecânico de automóveis que me ensinou e realmente funciona. Tenta deitar coca-cola na união entre as duas peças. Costuma ser bastante eficaz em peças presas por ferrugem e calcinadas.

Abraço
 

Kraliv

Member
Boas,


Se estragrar o espigão do selim não é problema :shock:

Cá vai mais uma idéia (aproveitando o desenho do duchene )


Em vez de fazeres força com o selim...furas o espigão, inseres um ferro e já podes rodar fazendo mais força :D

picture15wc5fv5.png
 

duchene

New Member
Boa ideia kraliv!

Essa era a técnica que eu utilizava para tirar os filtros de óleo que alguns mecânicos mais artistas apertavam com a chave de filtros...
 

elv1s

Member
esta última tb me parece bem, mas n sei se irá resultar, pois já fiz muita força mesmo com uma chave de tubos, e o tubo amassou, logo ao furar o tubo, mesmo numa zona ainda não amassada, com o furo, vou criar mais fragilidade, e com o ferro, o tubo é bem capaz de "rasgar"... e depois continua lá agarrado... lembrei-me agora de outra, se calhar tem mais resistência se depois de furar, o puxar mesmo para fora, com auxilio de um esticador... ou um cadanal.... hmmm

depois das tentativas mais agressivas, conto no que deu...
 
Hey!
Se estes metodos mecanicos nao funcionarem , mesmo os mais agressivos, experimente os quimicos como o rost-off (para o caso melhor que wd-40) e algums acidos mais fracos como o caso da coca-cola; fazendo com um plastico colado com adesivo ao quadro, poe-se um pouco de coca cola e prende se a parte de cima do plastico tambem com fita ao espigao, para que a ranhura entre o espigao e o quadro fique emerssa por coca cola, assim ela ira penetrar aos poucos entre os dois ferros e corroer a oxidaçao
Espero que ajude!
ps. cuidado com as marteladas no espigao porque ele pode soltar se e aos poucos ir para baixo e no entanto nao voltar para cima!
 

elv1s

Member
Bem... ao tempo que não via este post...

Só para dizer que entretanto não cheguei a experimentar a técnica da coca-cola, nem o rust off.

Desisti do quadro, quando já depois de assumir que o espigão era para o lixo, de lhe dar umas marretadas a ver se descolava... nem para dentro foi...

Entretanto, passei as peças em conjunto com outras para um quadro um pouco mais leve, em aluminio. E lá dá para rolar ocasionalmente quando aparece alguém com a desculpa que não anda pq não tem bike. ehehehe
 
Top