Escolha medida de Avanço - [ajuda]

Olá a todos!

Pesquisei aqui no forum e não encontrei nada que me pudesse esclarecer nesta minha dúvida..

Então, é assim, existe alguma maneira de calcular o comprimento ideal do avanço da bicicleta de BTT?
Andei a pesquisar na internet e encontrei uma Formula para ciclismo de estrada, mas não me parece que sirva para o BTT.


# Ciclismo de Estrada

"1º Medes (descanço e encostado a uma parede) a distancia do chao ao inicio do externo (a parte mole no pescoço onde se costumam fazer as traqueostomias)
2º Medes a altura do cavalo (distancia do chão à zona perienal (zona que acenta no selim)
3ª Medes, com os braços esticados na horizontal a distancia desde o sovaco a meio da palma da mão
4ª Aplicas a seguinte formula [(1º passo - 2º passo + 3º passo)/2] + 4 = xxx cm

Esta medida xxx cm é a distancia desde o eixo do espigão ao eixo do guiador com esta medida jogas com o tamanho do avanço pra teres o quadro ideal pra ti."

in ForumCiclismo


Portanto, existe alguma maneira de fazer estas contas, mas para BTT??
Eu sei que tenho um avanço um pouco comprido e estou a pensar trocar por um de 90mm, mas gostaria de confirmar se essa será a medida mais indicada.


Obrigadus!


Saudações Cubistas
 

marcoalmeida18

New Member
Influencia da medida do avanço na estabilidade traseira

Boas a todos...aproveito este topico para colocar uma questão à qual ja procuro resposta há algum tempo...
É o seguinte...O tamanho do avanço tem influencia no comportamento da roda traseira???
É que quando desço coisa mais ingremes onde outros colegas passam, noto a roda traseira a levantar...hoje até deu pra uma queda aparatosa...lol
Fico a pensar porque será que ela é tao instavel a trás...ou sera do proprio quadro (Felt Q800, medida 19,5, e avanço 110/120mm)???, já agora quem a monta:)...eu...1,83m..
Agradecia a ajuda..

cumps
 

rafael_silva

New Member
Boas marco, pelo que li no teu post, e da minha pouca experiência em geometrias e coisas afins, talvez o facto de a tua roda levantar se deve a teres um avanço demasiadamente longo, o que faz com que o teu peso tenha a componente vertical numa posição muito "abaixo" daquilo que seria o ideal..tens muito peso na frente e pouco na traseira, o que poderá dar insegurança devido a tarem os pesos muito longo do centro de gravidade ideal.. Experimenta , antes de trocares peças, reduzir um pouco a pressão do pneu traseiro, inverter o avanço para cima, caso ainda não esteja, ou então subir o mesmo jogando com as anilhas espaçadoras..Caso nada disto resolva,epá,um avanço de 100 ou 90 talvez ajude... E experimenta sentar te na roda traseira,mas sem tocar nela lol ;)
 

marcoalmeida18

New Member
Boas...Obrigado pelas dicas...
Acho que vou experimentar um avanço mais curto para ver se resolve, pois em relação à pressão do pneu de tras, normalmente anda um pouco baixa para ter melhor aderencia...em relação a chegar-me para tras a descer tambem é o normal quando desço...
Penso que será mesmo da medida do avanço pois até ja puxei os cleats dos sapatos mais para a frente para me puder chegar mais a tras a descer, mas mesmo assim perco aderencia e a roda levanta, em sitios em que outros colegar passam com muito mais facilidade...com um avanço mais pequeno, aí 100mm penso que já me conseguirei chegar mais a tras....

Obrigado pela ajuda...se houver mais opiniões disponham--
mais um vez obrigado pessoal bttista
 
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