Escolha de travões para AM

synclever

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Estou com uma duvida em relação ao tamanho dos discos para uma bike que vou montar.
O quadro será igual ao da foto. A Suspensão será uma FOX VAN 140mm. Os travões serão uns Formula RX.
A minha duvida é em relação ao tamanho dos discos. O que escolher entre 180/160 180/180 203/180?

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Nimrod

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Por experiência, no máximo mete 180/160. Atrás com um disco de 180, kualker coisita a roda bloqueia e derrapa, 160 chega pra o tipo de travagem k deves de fazer numa bike dessas, além de k poupas uns gramas...
 

jv-

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LLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLL

Então e as pessoas que andam com com 180 atrás são o quê? Xungas da derrapagem e dos cavalinhos? E com 203?

Que parvoíce pegada.

synclever existem duas variáveis importantes na tua escolha:

-Peso total Ciclista + Bike + Equipamento;
-Duração e inclinação das descidas que fazes.

Os discos maiores são melhores dissipadores de calor pois tens uma superfície de travagem mais extensa, expandindo o atrito da travagem por uma área maior. Como tal os travões terão menos fadiga e aquecimento, promovendo um funcionar destes mais equilibrado durante as descidas.

Como tal tens de ser tu próprio a fazer as escolhas. Eu pessoalmente sou leve e não abdico de discos com pelo menos 180mm de diâmetro, seja atrás ou à frente, parecendo-me a melhor escolha 203fr e 180tr, pois o acrescento de peso não é assim tão significativo, e é massa que tens ali a mais que é sempre usada, não está em demasia.

Mas podes sempre começar com uns discos pequenos e consoante as tuas necessidades evoluíres para uns maiores. A potência geral é aumentada com o volume dos rotores, mas esses travões já são bastante satisfatórios, portanto deverás ver se nas tuas descidas habituais chegas lá abaixo com necessidade de mais disponibilidade do travão, ou se está bom assim.
 

danielsilva

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Em principio 180/160 ou 180/180 deverá ser mais que suficiente a não ser que sejas bastante pesado ou andes sempre a arrastar os travões nas descidas.
 

Medroso#78

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Boas caros camaradas do pedal :)

Tenho 180/160 na minha stumpjumper fsr (os travões são uns Magura Marta). Se os que pensa comprar tiverem um comportamento identico, pode por 180/160 à minha confiança, garanto lhe que não precisará de mais. Travam mesmo!!!!!!!! ;)
 

Nimrod

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@JV-Epa já se sabe k existem discos de 203mm mas julgo pra k o tipo de bike se trata de um abuso e por experiência 180mm, atrás, pra mim era um abuso, os pneus ao fim de 500km já não tinham metade dos dentes de a roda andar sempre a derrapar... E tendo já lido k esses travões tinham alguma potência, dai serem indicados pra all-mountain, com um disco de 180mm, kuanto mais uns 203, e a não ser k keira parar a bike em descidas de 89º de inclinação, torna-se estupidez no meu ver. K eu saiba isto é pra expressar opiniões e foi o k fiz, outros expressaram as suas opiniões sem kualker tipo de desrespeito ou tentativa frustrada de revelar superioridade. Hj em dia já existem alguns downhillers de topo k chegam a usar discos de 180 nas suas bikes em tracks menos complicadas e inclinadas, e k eu saiba não estamos a falar de downhill. Adoro malta k não sabe ler as coisas, "por experiência" o k julgas k ker dizer? É a minha opinião e pra o tipo de tracks k tenho na minha zona dá perfeitamente, já se sabe k se for fazer downhill pra a serra da estrela ou pra o alto da senhora da graça, secalhar preciso de levar 203/203 ou 203/180.
@synclever-Já agora synclever kuanto pesas, k tipo de tracks costumas andar e kuanto pesa a tua bike, assim torna-se mais facil dar uma opinião mais justa e mais util em vez de suposições e experiencias pessoais k podem ou não adaptar-se ao k keres e necessitas.
 
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synclever

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Obrigado pelos comentários.
Peso 80Kg e a bike no final da montagem deverá ficar com uns 14Kg.
Vai ser a minha all-round, sítios onde costumo andar: Arrábida, Monsanto, Sintra, Serra da Estrela, Serra de Monchique.
Se conseguir arranjar uma semana de férias este ano vai também ao Alpes de França.

EDIT: Estou a pensar em comprar 180/180 com FCS (Feeling Control System)
 

Nimrod

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Então nesse caso sim, tendo em conta o teu peso e da tua bike, e tendo em conta esse tipo de terreno, comprar 180/180 com FCS é a solução mais acertada
 

sadclown

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Meu caro,

Eu ia para 180/180. A questão de bloquear a roda de trás é uma falsa questão: os travões que falas, bem como de outras marcas e dentro da mesma gama, são progressivos e têm tacto suficiente para só bloqueares a roda quando quiseres.

Obviamente que os 160 atrás deverão chegar para 90% das situações mas, por meia dúzia de gramas, e uma vez que vais comprar material novo, considero os 180 melhor opção.

Cumps,
 

abelha2

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Concordo em absoluto como que isse o JV.

O bloquear a roda de trás qualquer travão bloqueia, mesmo os v-brakes mais manhosos que existam ( e que eu tenho) em terra bloqueia até a travar com o pé.

O essensial é conseguir aguentar longas descidas a travar (sem bloquear, que bloqueado nao aquece), e aí depende se andas pelo monte ao pé de casa, ou por serras que têm grandes descidas longas.

Não te preocupes com o peso, que assim dá mais embalo nas descidas, e mais tracção nas subidas :D
 

synclever

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10sadclown said:
Já agora, qual é o curso desse quadro?

135mm

17abelha2 said:
Não te preocupes com o peso, que assim dá mais embalo nas descidas, e mais tracção nas subidas

Eu não me preocupo com o meu peso, ando sempre entre 75 e 82Kg, dependendo do estilo de vida e deporto (se estou numa de atletismo ou numa de ginásio). ;)

180/180 será. Obrigado pelas opiniões.
 
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