Boas!
Já tenho alguma experiências em questões de patrocínios pois já fui patrocionador tanto de um atleta a nível individual (dos melhores nacionais de ori-btt) como também de uma equipa de BTT que participava nas provas da Taça de Portugal de XCO, e agora como Director de Escola Liberty Seguros ADSL, que, como o nome indica temos o patrocínio da Liberty Seguros, como outros.
Cada vez mais me convenço que o importante para se angariar um (bom)patrocínio, é estar ligado ao Ciclismo para Todos ou de Lazer em vez da competição. Pensem que para um patrocionador é mais importante ser divulgado num evento com 2000 pessoas do que um evento onde estão 300 atletas mais o staff das equipas e um pouco de público, que é a situação actual do Cross Country e um pouco também das maratonas de Competição. Agora se um Clube com uma equipa de Competição apresentar um projecto bem delineado onde conste todas as actividades (eventos) que vão realizar (se possível o mais próximo da área de influência do patrocionador), for proactivo e aproveitar os atletas e staff da equipa para realizar outro tipos de actividades que possam de alguma forma beneficiar a região ( formações em escolas, fomentar o Desporto Escolar, passeios de solidariedade,etc) e que de alguma forma possam ser noticiados, as probabilidades de sucesso aumentam.
Se querem um exemplo, vejam o Blog da minha escola
http://bttadsl.com/, onde podem verificar todas as actividades que realizamos, incluíndo a competição. Com isto, conseguimos assegurar o patrocínio da Liberty por mais um ano, como também, 2 novos patrocionadores.
Temos é de ser muito activos em mostrar os patrocionadores. Não chega aparecerem na camisola....
João Santos
Correntes