Enduro Sworks 2009

diogomota

Member
Ricardo, não sabes arranjar "aparelhos" como deve ser :p A ti o Strava mete tempo, a mim retira... É tudo uma questão de arranjares um gps que "roube" a teu favor :mrgreen: hehehe

Ps: kapinha já voltaste à lycra?!! hehehe
 

tinric

Super Moderador
Uma peligrafias no estado atual...

Já recebi a guia tipo "bionic" ... mas estou à espera do pedaleiro XT para testar montar a guia BB Mount a ver se sempre é do pedaleiro XTR ter o prato pequeno mais afastado.








 

tinric

Super Moderador
Esperemos que seja... mas seja que não seja, logo já saberei :D

E em principio será, pelo seguinte:

Com o pedaleiro que X5 o prato 22 ficava tipo 2 mm em cima do movimento (tá bem que era GXP e este é Shimano), mas...
Com o pedaleiro XTR, o prato 22 fica uns 5 ou 6 mm em cima do movimento, (entenda-se a reentrancia do prato em relação ao movimento)

Se for do pedaleiro, ou posição do prato bom... leva um BB directo... senão leva um bionico... ou então... não leva nada :) eheheh

Em relação aos pedais... agora que reparo nisso... nos últimos dois Domingos fomos para as Cesaredas (em que alguém tem arranjado desculpas para não ir, né MOX!? :D )

No outro Domingo levei os PD M530, e neste os XTR... agora que me lembro e reparo nisso... não notei qualquer diferença :) ... apenas que são 150gr a menos ...
 

humanista

New Member
Os xtr são 150 gr a menos... e 150 euros a mais a mandar porrada no calhau :)

Para mim a principal vantagem dos M530 é mesmo a resistência às pancadas, pois em termos de plataforma não se nota grande diferença.
 

diogomota

Member
Em relação ao guia de corrente nem sei porque andas com esse trabalho todo, quando tu próprio disseste que a corrente nunca te saltou!!
Tomara eu estar nessa situação, no meu caso, mesmo com guia a corrente ainda consegue saltar para fora dos pratos!!
 

tinric

Super Moderador
Ya Humanista... no meio encontraremos a "virtude"... uns XT destes como os 530 serão o ideal... (se fosse hoje teria comprado esses) um dia destes logo os compro.

Mota... isso tem solução... :D anda mais devagar que a corrente não salta tanto :D ahahah

Corrente a saltar para fora dos pratos... temos que "perder/investir" aí 5 ou 10 minutos da próxima vez antes de arrancar para a volta que se dá aí uma martelada ou duas a isso a ver se deixa de saltar...

Uma boa solução se salta para fora do grande... é começares a descer no pequeno... (o bash também ajuda nesse ponto... no outro dia vi que tenho o meu bem coçado por dentro... da corrente andar a tentar galgar de la para fora...)

Se sai no prato pequeno para dentro... começas a descer no grande... também não sei para que queres 2 pratos... :) para ti um 30/32 chegava muito bem... :D
 

miguelcarromeu

Active Member
Por isso perguntei se desciam no grande. No prato grande a minha também tem tendência para saltar (para o pequeno e não para fora). Mas geralmente consegue-se controlar isso com o desviador e o limite exterior.
 

diogomota

Member
A minha salta do grande para fora. Não sei se será do desviador ser de 3 e a pedaleira ser de 2 pratos.
Tenho o gajo bem afinado, mas devido a ser de 3 pratos fica sempre um bocado mais afastado do prato maior que é de 38!! Em relação ao bash, sendo a pedaleira de 2 velocidades, dá para colocar?
 

tinric

Super Moderador
Dar dá... mas...

Eu mandei vir uma igual à tua mas de 3 pratos por causa disso mesmo...

as 2 pratos trazem a parte de fora meio arredondada e meio maricas para o acabamento ficar bonito... mas não dá para meter lá um prato ou neste caso bash... pois o afastamento é maior que o que seria "normal" e mesmo o encaixe não ficaria perfeito...

ou seja... dar dá.... mas teria eventualmente que se meter a lima ou dremel ou assim a trabalhar...

Se não a tiveres já todas descascada :) e sei que não... que está quase nova... o que não deve faltar para aí é malta que as tem de 3 e queria trocar para 2 pratos... é questão de trocares e ficam todos mais contentes.

Mais logo já mostro como ficou a minha com 2 pratos e bash...pois também estou curioso devido ao acabamento da mesma.

Até mais logo
 

miguelcarromeu

Active Member
O problema está nesse afastamento do desviador ao prato 38, por ser de 3 pratos. Um de 2 não ficaria tão afastado, logo, não deixaria a corrente cair para fora.
 

Arraçario

New Member
Boas Ricardo,

Isso resolve-se bem tiras tudo e metes só um prato...

GOPR2566_zps8dad2f5c.jpg


Problema resolvido ;)

Abraço e boas rides
Nuno
 

tinric

Super Moderador
Um "pequeno" pormenor no outro pedaleiro... ditou a "ordem" de devolução



Os homens tinham na descrição 104/64 BCD quando afinal é 96/64

Por isso foi para trás e em conversa descobri um amigo que tinha para vender este





Cuja cor, não era a que queria, mas depois de ver o tratamento que o Chaves deu a uns crancks dele... se não me habituar à ideia de ter uns cranks desta cor... levarão o mesmo tratamento.



Depois outra coisa


Um bocado de chapa de aluminio, um molde original, uma roldana de uma guia velha... um tubo oco de 8 mm por fora e 6 por dento para fazer a redução do eixo dos rolamentos... e ...











No fim de montado com o pedaleiro XT... tchanãaaa... m#"$% igual ao de origem que já tinha testado com o pedaleiro XTR... ora bolas... o MOX tinha razão :) ahahha

Vi logo que sim, ao desmontar o XTR medi a distancia do prato ao movimento... ao montar o XT (sem guia ficava exatamente igual)

Solução:
Duas pequenas "vincadelas" (não quinagens... pois o aluminio parte as ligações... quinar... deveria tirar a vida útil em 90%) ... mas uma pequena vincadela em superficie arredondada, para dentro logo junto ao movimento... outra semelhante (para endireitar/alinhar) para o lado de fora 2 cm mais "à frente" ... e "vuálá" :)

Uma guia perfeita a funcionar perfeito, silenciosa e a fazer o seu serviço como se quer




Isto tudo depois de já ter isto como recurso secundário, caso a solução acima não funcionasse:






Também andava um zip-tie a segurar a espiral do selim...



Este, assim montadinho ao contrário... perfeito.


Como o pneu de trás andava a meter ferro...






Um Nic 2.4... que se revela talvez até mais fino que o Hans 2.35 ... falamos de 1 ou 2 mm isto não conta nada...

Mas c'um caneco... haja pneu... agora estou para ver é como é isto a subir... haja pernas para puxar o trator....


Tudo isto... e projecto assim a puxar para o estagnado...

deu isto



Ainda sem o NIC montado... (que é mais leve que o que lá está)






É isto... agora é ver se lhe monto o pneu um dia destes e se o testo no terreno.
 
Top