empenador de tubos de selim

kamuf

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ora entao eu tenho neste momento dois espigoes de selim ( seatback ), mas o problema é que foi eu que fiz e sem dar qualquer pancada ou queda. como posso resolver este problema pois o ultimo tubo do selim apenas fez cerca 190 km, antes de empenar. aceitam-se solucões válidas. caso não percebas do assunto tambem podes opinar.

obrigado e continuem a divertir-se
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

andas a empenar espigões? Quanto pesas? Que espigões eram? Talvez usares modelos mais resistentes, qual é a medida?

Jepas
 

kamuf

New Member
ora entao boas tardes

e digo: nao utilizo os espigoes acima do limite, peso 84 KG, o ultimo da BBB top post (acho eu)., e agora pergunto será que um thomson seat back me resolve o problema ?
 

MrOrbea

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Sinceramente o que vai resolver o teu problema é um quadro novo, em que o espigão tenha de ser 31.6 e não da grossura de um esparguete como era o teu, logo muito propicio a entortar(não estou a falar de tortas dan cake não).

Ou tens outra opção, metes um tubo de ferro dentro do espigão :mrgreen:
 

sabino

New Member
olá, o facto de ser fino nao quer dizer que seja mais fragil. por ter mais diametro nao se torna necessariamente mais resistente. Ha espigoes maiores pois ha quadros com os tubos com maior diametro e tem que haver espigoes para esses mesmos quadros, nao por serem mais resistentes. Tal como um guiador normal não é mais fragil que um oversize so por ser mais fino. Os tubos mais largos podem ter (e normalmente têm) as paredes mais finas, logo nao sao mais resistentes que os outros. No meu ponto de vista a solução passa por respeitares os limites de altura do espigão e se ja respeitas, investir num espigão bom. Como ja foi dito tens a hipotesse do carbono que nao empena (parte :twisted:). Eu pessoalmente prefiro um bom espigão de aluminio como Roox ou Thomson mas gostos nao se discutem.
 

jpsantos

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Boas,

Acho muito difícil entortares um thomson seat back com 27.2 mesmo com o teu peso, no entanto tudo é possível... :roll:

Eu já tive esse problema e foi resolvido com um thomson 27.2 x 410mm e na altura pesava cerca de 84Kg

João Santos
 

kamuf

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propicio a entortar(não estou a falar de tortas dan cake não).
é pena pois a esta hora marchava lol

Eu já tive esse problema e foi resolvido com um thomson 27.2 x 410mm e na altura pesava cerca de 84Kg

João Santos
pois entao se calhar vou arriscar em um thomson mas dos direitinhos ( rectos como o bura ) xd, e logo vemos o que dá
 

ruiabreu

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Já tive um Tuvativ XR e também me aconteceu o mesmo. Um amigo com um igual também lhe aconteceu.

Depois disso só tive mais dois modelos. Dois Race Face Evolve DH e o actual Thomson Setback.
E são os dois muito bons. Nunca tive problemas. Inclusivé usei o RaceFace para fazer duas vezes os Caminhos de Santiago com um suporte de malas que só agarra no espigão (+ 10kg a puxar o espigão para trás!!!) e nem 1 milímetro empenou.

Entre os dois o RaceFace é mais pesado mas também é mais barato. O Thomson marca sempre a diferença e claro que o preço é sempre mais carote.
 

MrOverclock

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Quando desces degraus ou quando passas por buracos levantas-te? ou continuas sempre sentado???

com 80kg levantar o cú do selim num buraco faz toda a diferença :wink:
 

kamuf

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boas tardes em relação a levantar o befe nao reparo nisso mas... na maioria das vezes sim até posso dizer que o tubo que a bike trazia era um msc mirage e impecável e só empenou em um salto com toda a razao e o tubo empenou ficou naquela posição e ainda hoje assim permanece. e este ultimo tubo nao empenou a seguir ao quadro mas sim mais junto do selim, mas tem uma curva bonita. continuem bem
 

kuko

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boas, como foi dito ai atrás que a medida do espigão não aumenta a resistência, porque tem as paredes mais finas! Não é bem assim, pois com o aumento de diâmetro, aumenta muito mais resistência ao corte no tubo do o aumento da espessura das paredes. Pois o núcleo interno num tubo aumenta em muito pouco a sua resistência, dai os tubos serem vazados.
outra propriedade que um espigão de maior diâmetro tem, é ter uma maior área em contacto com o quadro evitando mais escorregar ou seja baixar.

Agora sim que o tipo de material influencia em muito a resistência do espigão sim, originando a espigões com mais ou menos resistência dentro do mesmo diâmetro.


contudo o KAMUF, mete um espigão mais resistente ficando com mesmo quadro ou então troca de quadro aumentando o diâmetro do espigão.
 
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