El Reto del Quetzal - Guatemala - João Marinho e José Silva

ICC

New Member
As melhoras para o João, mas atenção que não aceitamos nada mais que outra vitória amanha... :mrgreen: :mrgreen:
A sério, força aí pessoal, o people continua aqui a babar-se todo!

João, as melhoras! José e João, boa sorte para amanhã! :wink:

Abraço,

César Bernardo
 

wenning1982

New Member
sai de manha (hora do almoço) de casa, e só cheguei agora. O pensamento esteve sempre, neste 2 GRANDES SENHORES! :) cheguei, a casa e pensei, bem, vou ver quantos minutos mais eles deram aos outros que lá andam tb... :lol: :lol: :lol: :lol:

Já vi as fotos também que a JUBAS teve a gentileza de meter aqui. Obrigado. ;) poupa sempre trabalho (preguiçoso) ! :mrgreen:


AOS Homens da Jersey Amarela, PARABÉNS ;) Keep the good work. You deserve it!!

As melhoras ao João, espero que amanha esteja bem.

Grande Abraço.
 

2W

New Member
Parabéns pela vossa vitoria nas duas etapas.

Obviamente que todos gostaríamos que ganhassem também a 3ª etapa, boa sorte.

Para o João votos de rápidas melhoras e que recupere rapidamente.

Á organização parabéns também pela rápida e pronta assistência dada aos atletas.
 

Leonix

New Member
Espero que o João já esteja 100% para a última etapa!

O pessoal de Guatemala parece ser 5*

Força falta 1!!!

Abraço
Rui
 

Rogério Matos

New Member
Eles são GRANDES!! :D

Parabéns por mais uma grande etapa!

Quanto ao João... com a massagista no quarto, de certeza que vai ficar bom rápidamente... :mrgreen: :wink:

Força nas canetas para o ultimo dia!
 

João Marinho

New Member
Olá a todos,

Será difícil descrever as ultimas horas, houve um misto de tudo..felicidades, sofrimento, dores indescritíveis, paisagens, pessoas, amigos...cada um com o seu papel. Mas vamos por partes:

O dia começou bem, na subida inicial de 8km em asfalto conseguimos ganhar algum tempo aos então segundos classificados, a equipa Guatemalteca composta pelo actual campeão nacional de contra-relógio. Apertamos o nosso andamento sempre que podíamos para ganhar uma margem suficiente para nos precavermos para a etapa de amanhã.

O percurso era um misto de trilhos isolados no meio dos frondosos bosques mas também com várias aldeias pelo caminho que ajudava a nos motivar tal era a força que as aldeões nos davam.

É impressionante a simplicidade destas pessoas que vivem nestas aldeias, isoladas do mundo. O momento que mais me tocou foi quando me cruzei com uma septuagenária que ia caminhando descalça pelo caminho, coberta por uma manta muito característica daqui e que me deixou a pensar...estas pessoas são felizes, sem materialismos, sem exibicionismos de materiais, apenas a humidade latente nas pessoas e convívio com a família e com os vizinhos as torna assim.

Todo a percurso da prova é sempre carregado com historia que remonta a uma passado bastante remoto dos tempos do cultura Maia e dos descobrimentos dos colonizadores espanhóis. Na etapa de hoje, percorremos um desses caminhos centenários usados pelos espanhóis para transportar materiais até à costa.

A beleza era indescritível, o sentimento de nos regozijarmos a cada momento era extremo e isso foi mesmo alvo de comentários por parte do Staff, questionando o porquê do nosso sorriso.

Tal como a altimetría indicava, as subidas intermináveis ao longo da selva equatorial estivem em grande força. Batemos o nosso record de altitude atingida, 3050m acima do nível do mar. É algo digno de registo, que o diga o Zé que a partir de dada altura começou a sentir tonturas e as pernas doridas devido à falta de oxigenação do sangue.

Durante a etapa fizemos talvez os melhores Single Tracks da nossa vida que puseram à prova a nossa técnica e agilidade em cima da bicicleta, bosques fechados onde quase não entra a luz solar, as vistas para os vulcões quando o nevoeiro o permitia..sem palavras.

Perante isto a vitoria ficou relegada para segundo lugar. Foi bom ganhar mas mesmo antes de cortar a linha de meta em Xela já tinhamos ganho uma experiência memorável.

Memorável foi o após meta. Comecei a sentir-me mal e sempre a piorar. Desloquei-me rapidamente para o hotel porque além das dores de estômago estava a ficar congelado devido ao frio e chuva normais numa cidade situada a 2300m

Após o banho as dores acentuaram-se, a febre apareceu e passado pouco tempo estava a vomitar. Prontamente fui assistido pelo Médico da prova e pelo restante staff.
A preocupação comigo e com a minha recuperação foi notável. Nisto fui assistido com soro para anular os efeitos da desidratação e da diarreia que também fui brindado.

Depois disto pensei que o pior havia passado. Fui entretanto massajado no quarto e até me trouxeram uma refeição leve que me aconselharam. Qualquer coisa leve do tipo sopa de legumes e assim foi. Mas então as dores voltaram a aparecer e quando bebia o sumo de papaia comecei a sentir novamente vómitos e num ápice estava a vomitar tudo e a sujar o que apareceu à minha frente até chegar à sanita.

Razões para isto há várias, desde alguma coisa estragada ao pequeno almoço, a altitude, alguma bactéria que saltou para o bidon, não sei..só quero é ficar bem rapidamente.

Estava sem forças, pensando no dia de amanhã e como as ia buscar...agora sinto-me bem melhor e estou novamente ligado ao soro. Amanhã será certamente um longo dia para mim...

Várias pessoas visitaram-me entretanto inclusive vários adversários, dando animo e força para o derradeiro dia.

Uma equipa participa, não o João & José e nisto tenho que fazer uma vénia ao meu amigo.

Quero deixar uma mensagem aos meus colegas do ISEP que estão a cobrir a minha ausência numa período complicado devido à sobrecarga de trabalho

Hasta mañana

PS. Desculpem o testamento

15iav5x.jpg


2akg9c.jpg


2q2mmav.jpg


30wm5h1.jpg


13yntic.jpg
 

vaitu63

Member
Força João .. esperamos que melhores a tempo para a última etapa .. mas a tua saúde está primeiro, estas coisas acontecem.

E mais uma vez parabéns pela vitória na segunda etapa ... :#1:

Boas pedaladas
João Vaitu63
 

Nobrega

New Member
João e José
Como não podia deixar de ser, os meus parabens pelo vosso GRANDE feito. :D
Tenho acompanhado as vossas aventuras e esta tem sido aquela que mais gozo me tem dado ao lê-la. As vossas palavras espelham bem o vosso sentimento de alegria pelas vitorias aí conquistadas, mas também o forte humanismo que está presente nas vossas pessoas... Olhem só para as fotos...
Fantástico...
Parabéns mais uma vez e tragam o caneco! :wink:
 

wenning1982

New Member
João, só posso desejar-te as rápidas melhoras :) é o que mais desejamos!

Os teus testamentos são sempre bem vindos, e estamos sempre á espera de mais um ;)

Estou é a ver que andas com ideias de levares o soro pendurado na bike. :lol: :p

Vá rápidas melhoras.

Grande abraço.
 

vascompsousa

New Member
Boas. O percurso da 3º etapa parece que foi feito a pensar no João. Aparentemente, e pelos sintomas, o João após a 2ª etapa, desidratou (vómitos e diarreia). Uma etapa de grande dificuldade física, de grandes subidas, no dia seguinte pode causar mossa a quem está a sair de um problema como o referido. Todos sabemos a força de vontade que caracteriza a dupla de Amarante, a garra e a luta até ao limite, a experiência de participação em inúmeras provas no estrangeiro. Sendo tendencialmente a descer , o João e o Zé com a sua excelente técnica na descida, e em trilhos técnicos, podem controlar a concorrência e usufruir das sensações que os mesmos lhes vão proporcionar.

Força e tragam a taça


eheheheeheheheh


vasco
 

varadero

New Member
Olá João,

Espero sinceramente que recuperes rapidamente.

Vais ver que o José te vai dar força para tudo.....

Vocês são mais fortes que as bactérias!!! :mrgreen:
 
Top