sem querer ser chico esperto... tal como as designações indicam as diferenças são os diâmetros do eixos e os respectivos comprimentos. Quanto maior o diâmetro do eixo maior a rigidez do cubo da roda e do conjunto. A largura prende-se com o tamanho que esse quadro permitirá montar em termos de pneu pelo que será provavelmente um quadro/rodas para AM/FR/DH ao invés de XC.
miguelcarromeu possivelmente tem uma roda de 12 (?) Que quer dizer com melhor em tudo? Compensa mudar? Isto porque tenho uma roda com eixo de 9 mas é compatível com 12.
A roda pode ser compatível (a minha também é) mas os dropouts do quadro poderão não ser. Tem de se verificar essa situação. À partida dará. Mas estou a falar APENAS do eixo de 9mm vs. 12mm. A distância entre dropouts (135 ou 142) já é outro assunto.
A superioridade é na rigidez do conjunto. Além de mais resistente, é menos dado a torções, o que melhora a condução e é mais eficaz em carga.
142+, pelo que sei, é medida "proprietária" da Specialized. Chama-se 142+ e as rodas 142+ da S apenas servem em quadros 142+. Por outro lado, qualquer cubo de 142 cabe nos quadros 142+ da S.
Uma vez que esta temática não é de todo exclusiva das bicicletas com roda 29, o presente tópico será movido para secção de questões técnicas e mecânica.
FMCurto pois podes meter uma roda com adaptador de 9 e já serve no quadro mas o contrário já não essa era a minha duvida. Ou seja num quadro de 9 nunca consegues usar uma roda de 12 sem usar o devido adaptador para a converter para 9 xD Não há nada que converta o quadro para 12 bem dizendo !