Discos a roçar nas pastilhas (?)

svitj

New Member
Boa noite,

Depois das mudanças de casa, decidi voltar a montar a bicicleta. A roda de trás custou um pouco a entrar, tive mesmo que fazer força para que o disco entrasse no espaço entre as pastilhas, achei estranho e reparei que a roda não girava livremente, ficando o disco a roçar nas pastilhas.

Sangrei travões, tirei pastilhas, limpei todo o lixo que havia entre os bombitos e pastilhas. Com o parafuso da manete do líquido hidráulico desapertado tentei forçar os bombitos a ir mais para dentro (nunca fiz isto, pareceu-me não ter tido muito sucessor), voltei a montar tudo, mas continua tudo na mesma!

Já não sei para onde mais me hei-de virar... Que poderá ser? Ajuda e sugestões, por favor!
 
Se a tinhas desmontada, possivelmente alguém tocou na manete e travou sem a roda no local.
Acho que a solução é mesmo forçar os bombitos para dentro, verifica como fizeste e se não pode ter falhado nada. Olhando de cima (ou de baixo, ou de lado, ou de onde der mais jeito no caso da tua), sem travar, entre o disco e as pastilhas deve haver um pequeno espaço.
 

svitj

New Member
Sim, com as voltas todas é bastante provável, ainda mais porque pelo caminho perdi as peças que deveriam ficar a travar as pastilhas. E esse espaço não existe, ficam sempre a tocar no disco...

Para obrigar os bombitos a recolher é suposto fazer muita força? O parafuso da manete deve estar desapertado de modo a que a pressão do líquido seja menor?

Obrigado pelas dicas.
 
Não sou grande mecânico de bikes, pelo que certeza não te sei dar.
Mas imagino que com alguma alavanca não precises de grande força para os repor. Um desmonta dos pneus, por exemplo.
Sugiro que tires as pastilhas e empurres o bombito em si, para não danificar as pastilhas.
 

mack1

Active Member
Sugiro o seguinte, desaperta os suportes das maxilas dos travoes, trava e volta a apertar os suportes devagar e uniformemente entre os 2 parafusos, e só quando estiver apertado solta os travões. Isso no mínimo vai centrar o disco e as pinças, dá umas voltas para que o oleo, pincas e tudo "ganhe cama". Se não ficar centrado à primeira é normal, tenta duas ou 3 vezes e pelo meio dá uma voltas para tentar levar os travões ao funcionamento normal.
 

svitj

New Member
Seguem então as fotografias que consegui tirar à pouco.

U8c6X2


U8c6sp


U8c5UR


U8c58F


(como não sei se fica a funcionar, surge apenas um "?",aqui ficam os links)

https://flic.kr/p/U8c58F

https://flic.kr/p/U8c5UR

https://flic.kr/p/U8c6sp

https://flic.kr/p/U8c6X2


Mack1, já fiz isso e não tive resultados. Ou então não fiz bem! Mas mesmo sem pressão nenhuma no sistema de travões, continua a roçar. O bombito parece que sem óleo recua se o forçar, mas volta sempre aquela posição, que faz a pastilha ficar a tocar no disco.
 
Top