Discos a roçar nas pastilhas

o_jakin

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Travões Formula R1 a roçar nos discos

Boas,

Estive a montar uns formula R1 mas estou a ver que o material é uma boa porcaria. :fpalm:
Tentei acertar a bomba com os discos da melhor maneira mas as pastilhas não devem retrair bem e estão sempre a roçar nos discos, o de trás roça mais. A manete de trás custa mais a recuperar que a da frente daí que o de trás roce mais talvez.
O que é que se pode fazer quanto a este problema?

cumps
 

Marreiros

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Sacas as pastilhas (que é muito fácil, só precisas de uma chave torx) e lixas um pouco a sua superficie de contacto.
 

SURFAS

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Sacas as pastilhas (que é muito fácil, só precisas de uma chave torx) e lixas um pouco a sua superficie de contacto.

É uma solução!!

Eu tenho os R1 com os discos flutuantes desde Julho 2009 e 0 problemas, já mudei para 180mm + adaptador e 0 problemas. Atenção em usar material sem ser de origem, pode provocar problemas.
 

o_jakin

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Comprei os discos a um vendedor do ebay. Os rotores são os originais dos R1 de 160mm.

Seria uma boa ideia Marreiros, mas não sei se lixar as pastilhas irá resolver porque como os travões são auto ajustáveis, a distancia entre as pastilhas deve ficar a mesma. Mas vou testar a hipótese. Vou experimentar também dar uma lubrificação aos pistons a ver se recuperam melhor.
 
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serrano+1

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Travão de disco roça nos calços

Antes de mais nada peço desculpa se já existia algum tópico a falar neste problema. Pesquisei e não encontrei.

Tenho uma Rockrider 8.1 do ano passado. Aconteçe que é dificil colocar a roda de trás sem que o disco de travão fique a roçar nos calços.
Sempre que tiro a roda é uma carga de trabalhos para a colocar na posição ideal. Ora eu penso que deveria ser só encaixá-la e apertá-la.
Dá-me a impressão que o disco não roça todo, mas só uma parte. mas não o vejo empenado ou então é uma coisa mínima.

Há alguma forma de alargar um pouco os calços?

Agradeço possíveis soluções.

Obrigado:)
 

telmo zt

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boas bem se o disco so toca numa parte do disco , ou ele esta empenado e isso pode ser mínimo , pois folga do disco e a pastilha é milímetros ai tens de trocar o disco , ou tipo podes desafinar o travão , tipo normalmente tem um afinador de desgaste da pastilha tipo em vez de afinares para resolver o desgaste da pastilha desafinas e aumentes a folga entre o disco e a pastilha mas isso não, é solução , mas sempre podes experimentar .
 

Brunocec

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Só uma pergunta..quando se mete a roda tem de se centrar?..ela fica lgo no sitio certo....certo?...
Cumprimentos.
 

clms

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boas

a resposta é não,
nunca consegues dar o mesmo aperto, por isso, fica sempre a roçar qualquer coisa, pois a distância entre discos e pastilhas, é de milimetros, logo deve ser desapertado e centrado novamente, desapertas os parafusos, apertas o travão e com ele apertado apertas os parafuso e deve ficar bom

cump
 

Batas

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...Atenção em usar material sem ser de origem, pode provocar problemas.

Hein? Se for metido ao contrário... É capaz.:)

1-Tirar a roda
2-Tirar as pastilhas
3-Verificar que um pistão está mais saído que outro
4-Dar umas bombadas suaves para os pistões saírem (sem desmontar tudo, claro)
5-Lubrificar um pouco os pistões
Empurrar tudo para o sítio. Repetir. Durante este procedimento abrir o parafuso de purga da manete para evitar pressões desnecessárias
6-Montar pastilhas.
7-Descentrar exageradamente a pinça de forma que a pastilha que não retraia fique em contacto com o disco.
8-Apertar pinça e dar umas bombadas na manete
9-Centrar a pinça de forma a que as pastilhas não toquem no disco.
10-Verificar níveis de óleo.

Recomendo comprar uma seringa (das normais) e óleo dot 4 ou dot 5.1 ANTES do procedimento...

Comigo funcionou!

Edit: Ah! Passei a parte do desempeno dos discos. Com estes travões eles têm de estar "perfeitos".
 
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o_jakin

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Por acaso ontem saquei os bombitos e as pastilhas para ver se conseguia fazer alguma coisa.
Com o bombito e as pastilhas fora dei várias bombadas na manete para o piston sair o máximo possível, limpei, lubrifiquei e o problema da retracção da manete do travão de trás ficou resolvido. Agora recupera bem como a da frente, mas ainda tenho os discos a roçar...
Verifiquei que um dos pistons sai mais que outro, isto é normal? Pela lógica deveriam sair os dois ao mesmo tempo.

Realmente a distancia das pastilhas para os discos é de cagagésimos! o mínimo empeno nos discos e lá estão eles a roçar nas pastilhas.

Batas vou experimentar fazer como disseste antes de deitar os travões fora.

Obrigado pelas dicas



boas pedaladas
 

serrano+1

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Ainda não resolvi o problema.
Ainda agora vim de dar uma volta.
Já pensei tirar os calços para ver o que se passa.
Como se tiram os calços dos travões?
 

telmo zt

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boas
tenta desafinar um pouco o travão no lado contrario a bomba o cabo no disco , ha um parafuso que afasta a afasta a ou aproxima a pastilha tipo o que vai acontecer é aumentar o espaço entre o disco e a pastilha assim não roça , mas sempre podes ver onde rosa tipo o espaço é mínimo , de se o disco esta empenado
 

serrano+1

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boas
tenta desafinar um pouco o travão no lado contrario a bomba o cabo no disco , ha um parafuso que afasta a afasta a ou aproxima a pastilha tipo o que vai acontecer é aumentar o espaço entre o disco e a pastilha assim não roça , mas sempre podes ver onde rosa tipo o espaço é mínimo , de se o disco esta empenado

Antes de mais, obrigado.

Não estou a ver esse parafuso.
Os travões são marca Juicy
 

telmo zt

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boas tipo nao conheço marcas nem modelos mas quase todos os sirtemas teem serve para quando a pastilha se vai desgastando aparta se para aproximar a pastilha ao disco , tu queres o contrario afastar


ve este tópico onde esta a falar de todas as peças da bicicleta na parte dos travões esta la nao se percebe bem mas da para veres o funcionamento

http://www.forumbtt.net/showthread.php/4003-Glossário-de-BTT



pera estou a ver se o travão for hidráulico não sei se tem esse parafuso , tipo não sei se isso já tem tecnologia para isso mas os carros tipo teem um auto afinador onde a pastilha é afinada consoante o desgaste não sei a minha ideia na tua situação era mesmo desafinar o travão ficava a travar mais no fundo mas não rodava
em fim teen ajudar boas pedaladas
 
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rucaf3

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Desaperta os bombitos aperta o travão e volta a apertar se não ficar bom tiras o bombito fora empurras os embolos para dentro voltas a montar sem apertar e pões de um lado e do outro do disco uma pequena pelicula ou folha de papel dobrada apertas a manete até apertar as pastilhas e por fim apertas os parafusos...
Se desmontas a roda várias vezes para pores no carro por exemplo terás sempre de aquando montares a roda ou vais de encontro ao aperto com a chaveta ou desapertas sempre o bombito apertas a manete e por fim os parafusos...

Fui...
 

Famel Zundapp

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Boas!

Eu ando com o mesmo problema.
Tenho os Avid Elixir 5, com 300 km feitos, e a roda de trás continua a roçar nos calços.
Já desmontei o travão, limpei as pastinhas e o disco com alcool isopropilico volto a colocar o travão apertando a manete antes de apertar os parafusos de fixação, e mesmo assim a roda de trás não roda livremente.
O disco não está empenado porque o roçar das pastilhas é uniforme em todo o perímetro do disco.

Pergunto se este problema é comum nos Elixir 5?

Porque se é, vou já comprar outros travões.
 

Masil_93

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Eu montei uns Elixir 5 à 1 semana, e logo após montar havia o tal roçar. Uma afinaçãozita e após 50km está impecável, nem um ruidinho.
 

serrano+1

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Desaperta os bombitos aperta o travão e volta a apertar se não ficar bom tiras o bombito fora empurras os embolos para dentro voltas a montar sem apertar e pões de um lado e do outro do disco uma pequena pelicula ou folha de papel dobrada apertas a manete até apertar as pastilhas e por fim apertas os parafusos...
Se desmontas a roda várias vezes para pores no carro por exemplo terás sempre de aquando montares a roda ou vais de encontro ao aperto com a chaveta ou desapertas sempre o bombito apertas a manete e por fim os parafusos...

Fui...
Desculpem lá, mas não percebo nada de travões de disco. Expliquem-me como se eu fosse loiro:(
Com se desaperta o bombito? Ou melhor, antes de mais, o que é o bombito propriamente dito? Já andei a mexer em alguns parafusos e tive que os apertar imediatamente pois começava a sair o óleo.
Não vou mexer mais senão estrago algo.


Os travões são uns Juicy Three hidraulicos.
 
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