O meu contributo...
Os passos que sigo são normalmente estes:
- Antes de tudo, coloco a corrente na talega e no carreto maior da cassete de forma a que fique mais exposta. Com um pincel e petróleo (do que se compra nos "supers") limpo a cassete e a corrente. Normalmente, coloco em contacto o pincel - embebido com petróleo - e a cassete e limito-me a girar os cranques. Se vir que há muita sujidade, limpo o pincel com água, volto a embebe-lo com petróleo e aí pincelo a corrente e cassete. Aqui é necessária atenção para o petróleo não entrar em contacto com o cubo.
Depois disso, com um pano molhado, passo nos retentores da suspensão.
- Deixo a coisa a actuar enquanto preparo a máquina de pressão. Quando estiver tudo pronto, pressão máxima directamente na cassete. Sempre de cima para baixo, nunca "de lado", novamente por causa do cubo. O mesmo procedimento na corrente. Fica nova.
Depois disso, afasto-me da bike 2/3m (ou a distancia que for necessária) e novamente, pressão máxima. A esta distância só lá chegam as gotículas. Creio que nesta fase e, como estamos a falar de gotículas que chegam à bike já com pouca pressão, o problema dos cubos não se põe.
Quanto aos retentores, tiro a lança á maquina e aponto para as pernas ou para a coroa da mesma. A água acaba sempre por escorrer para os retentores.
Deito um pouco de produto com que costumo lavar o carro na respectiva esponja e esfrego a bike toda.
Repito o processo descrito acima, para enxaguar a bike.
- Limpo tudo com um pano e com um pouco de papel higiénico, a corrente. Deixo secar a sombra algumas gotas de água em zonas difíceis de alcançar.
Depois de toda seca aplico, na bike inteira, spray limpa-tablier e esfrego com um pano. Fica com uns aspecto brilhante, melhor do que aquele tinha quando saiu da loja, acreditem.
Aplico tb, e com especial ênfase, nas pernas e retentores da suspensão. Dou umas bombadas e a sujidade que restava, acaba por ficar nas pernas. Passo o pano nessas zonas e fica, literalmente, como nova.
- Quanto á lubrificação e, como não uso spray, deito um pouco de óleo num pouco de papel higiénico de forma a formar uma pequena "poça". Coloco em contacto com a corrente e giro os cranques. Vou renovando o óleo sempre que ache por bem e aplicando, ora nas laterais ora nas partes de cima e de baixo.