Dicas de manutenção

lmam

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Boas,

Que tal limpar a bike toda exepto os travões com Parafina e depois lubrificar com oleo a transmissão.

Depois de ler tudo o que foi escrito fiquei com uma dúvida.
Como lubrificam os braços da suspensão?

Um Abraço,

Lmam
 
Boas,

Eu não faço isso, no entanto no DH usava produtos à base de silicone em spray, para reduzir o atrito entre as bainhas e os copos, e o funcionamento era mais natural e suave. Contudo não sei se isto é aplicável no XC.

Cumprimentos,
Jorge Marinho
 

muzter

New Member
Boas a todos,

Alguém daqui guarda a bike dentro no apartamento? eu guardo. Não há garagem, não há arrecadação, nada. Ora a questão é a seguinte. Da vossa experiência, quando a volta foi longa e a bike vem um bocado mais suja, como fazem para a limpar? Quem me dera ter um quintal e uma mangueira :p

Tenho sempre a hipótese de passar pela estação de serviço antes de ir para casa. E acabar os retoques em casa, mas mm assim... Parece eu que já tou a ouvir a minha Maria a disparar um ralhete :p

Que costuma fazer, voces, os que têm apartamentos e estão na mm situação?

Cumps,
 

Jo@o

New Member
muzter , estou na mesma situação que estás, e o que faço é passar por uma bomba de gasolina e dar uma mangueirada na bina na zona ar/agua, mesmo para tirar aquela lama/terra maior, dou uma volta até casa e so entro quando tenho a bina mesmo seca, se não estar dou mais umas voltas.

Isto normalmente faço no sabado, ao domingo, pego na bina e vou para a varanda munido de agua e lavo a bike com pulverizadores e baldes de agua em cima, fico todo enojado de terra e oleo mas fica um brinco apra voltar para dentro de casa.
 

PedroTenreiro

Active Member
O meu contributo...

Os passos que sigo são normalmente estes:

- Antes de tudo, coloco a corrente na talega e no carreto maior da cassete de forma a que fique mais exposta. Com um pincel e petróleo (do que se compra nos "supers") limpo a cassete e a corrente. Normalmente, coloco em contacto o pincel - embebido com petróleo - e a cassete e limito-me a girar os cranques. Se vir que há muita sujidade, limpo o pincel com água, volto a embebe-lo com petróleo e aí pincelo a corrente e cassete. Aqui é necessária atenção para o petróleo não entrar em contacto com o cubo.
Depois disso, com um pano molhado, passo nos retentores da suspensão.

- Deixo a coisa a actuar enquanto preparo a máquina de pressão. Quando estiver tudo pronto, pressão máxima directamente na cassete. Sempre de cima para baixo, nunca "de lado", novamente por causa do cubo. O mesmo procedimento na corrente. Fica nova.
Depois disso, afasto-me da bike 2/3m (ou a distancia que for necessária) e novamente, pressão máxima. A esta distância só lá chegam as gotículas. Creio que nesta fase e, como estamos a falar de gotículas que chegam à bike já com pouca pressão, o problema dos cubos não se põe.
Quanto aos retentores, tiro a lança á maquina e aponto para as pernas ou para a coroa da mesma. A água acaba sempre por escorrer para os retentores.
Deito um pouco de produto com que costumo lavar o carro na respectiva esponja e esfrego a bike toda.
Repito o processo descrito acima, para enxaguar a bike.

- Limpo tudo com um pano e com um pouco de papel higiénico, a corrente. Deixo secar a sombra algumas gotas de água em zonas difíceis de alcançar.
Depois de toda seca aplico, na bike inteira, spray limpa-tablier e esfrego com um pano. Fica com uns aspecto brilhante, melhor do que aquele tinha quando saiu da loja, acreditem.
Aplico tb, e com especial ênfase, nas pernas e retentores da suspensão. Dou umas bombadas e a sujidade que restava, acaba por ficar nas pernas. Passo o pano nessas zonas e fica, literalmente, como nova.

- Quanto á lubrificação e, como não uso spray, deito um pouco de óleo num pouco de papel higiénico de forma a formar uma pequena "poça". Coloco em contacto com a corrente e giro os cranques. Vou renovando o óleo sempre que ache por bem e aplicando, ora nas laterais ora nas partes de cima e de baixo.
 
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