Desviadores Dianteiros/Traseiros

claudiof

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Viva,

A minha Hardrock de 2007 começa a dar alguns sinais de desgaste lol (também só agora voltei novamente a andar à séria).
Uma das coisas que vou ter mesmo que mudar é os desviadores, e não, mudar bike está fora de questão pois não há orçamento e até acho que tenho um quadro bom.

A minha questão é, sem ser a gama XT não existe nada ligeiramente mais barato e razoavelmente bom?

Abraço,
 

jmdcfigueiredo

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Concordo com o mais leve, agora com o mais barato e menos resistente não.
Além disso se fala num XT é porque deve ter shifters Shimano, portanto passar para Sram comporta mais uma despesa...

Ligeiramente mais barato que XT dentro da Shimano é o SLX!
 

Marco Nunes

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Boas.
Dentro da Shimano, na frente podes montar um Deore e atrás um Deore também (o modelo Deore está 5 ***** para quem quer boa fiabilidade a preço acessivél) ou então um pouco melhor tens o SLX. Na SRAM, com o X7 na frente e X7 ou X9 atrás também ficas bem servido. Se os manipulos forem Shimano o melhor será optares pela mesma marca pois a relação de movimento é a mesma, ou então terás que comprar uns manipulos de mudanças SRAM para que o conjunto fique acertado. Sei que para a Shimano a SRAM tem material compativél, agora no caso contrário não sei.

Fica bem.
 

claudiof

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E em relacao as velocidades? I'd meus shifters actuais sao de 8v. Nao ha stress em meter um desviador de 9v?
 

claudiof

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Certo e para uma cassete de 8v. Ja agora outra pergunta, ao mudar desviadores convem mudar id cabos? Se sim... e tudo igual ou ha diferencas na qualidade?
 

jmdcfigueiredo

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Dependendo do uso que dás à bike é conveniente para aí de 2 em 2 anos substituir cabos e bichas, mesmo que não tenham partido entretanto.

Quanto ao ser tudo igual não é verdade, há diferenças entre eles...
Tens cabos de aço (os mais baratos), até cabo de aço revestidos a teflon(mais caros) e cabo inteiramente em teflon(ainda mais caro!).
Quanto às bichas a história é a mesma...

Aquilo que te aconselho é que passes por uma oficina de mecânica e compres uns 1,5 metros de bicha(acho que foi isso que comprei para a minha HT, mas mede os que já tens) e respectivos cabos para os desviadores do mais barato que lá houver, assim como os terminais de bicha e cabo, não esquecer!

Nesse tipo de coisas acho que é preferível comprar barato e trocar com frequencia do que caro e nunca trocar...

Outra coisa, não caias na asneira de lubrificar as bichas por dentro... Ao inicio trabalha que é uma beleza mas vai apanhando pó e ficas com uma massa nojenta dentro da bicha que compromete e muito a fluidez da transmissão!
 

claudiof

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Dentro do mesmo assunto, mas agora o orçamento deu para esticar tou a pensar mudar praticamente a transmissão toda, mas tenho dúvidas... muitas dúvidas.

Estou a pensar meter tudo Deore como foi já aconselhado aqui, mas os meus desviadores são de 8V e na verdade nem preciso de mais velocidades e até me dava jeito não trocar os shifters (guito essencialmente).

Já vi que é muito dificil encontrar agora material para 8V, então a dúvida é 9V acaba por servidor? Se sim a 100% ou com falhas?

Pelo que vi os Desviadores Dianteiros não têm esse tipo de diferenciação e até aqui tudo bem.
As pedaleiras, nas fichas técnicas umas indicam o factor 9V outras não, a que estou a pensar é a Shimano Deore Kurbel FC-M590, que aparentemente não tem diferença, ainda que exista a questão do número de dentes da pedaleira (?) devo optar pelo mais pequeno?
A cassete é tambem onde estou a ter muitos problemas, não encontro simplesmente 8V... é muito dificil encontrar... posso meter uma de 9V e ignorar o último apenas pelo "curso" que o shifter neste caso não fará?

Ou devo simplesmente trocar mesmo... tudo incluindo shifters e assunto arrumado?

será que vai haver alguém com paciência para responder a isto tudo? lol

Thanks!
 

jmdcfigueiredo

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Boas, vamos lá então!

Não, cassete de 9 velocidades com shifter de 8 vai dar buraco, pois o que comanda quanto cabo é puxado são os shifters.
Sendo que as cassetes de 9 tens as cremalheiras mais próximas umas das outras uns shifters de 8 mesmo bem afinados não vão resultar a 100%.

O desviador dianteiro sendo que apenas arrasta a corrente de um lado para outro também é compactivel com 8 e 9.

A pedaleira é a mesma história, e quanto ao numero de dentes escolhe 22-32-44(relação mais habitual)

Quanto à cassete ainda se encontram cassetes de 8 velocidades com facilidade, seja em loja fisica quer on-line.
EXEMPLO de cassete de 8 velocidades!

Eu no teu caso trocava apenas o que for estritamente necessário, e parece-me ser cassete, corrente, pedaleira, bichas e cabos!

Qualquer coisa apita!
 

claudiof

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Pois acho que vou seguir o teu conselho, acabo por mudar cassete (barata), corrente (ainda na duvida se vale a pena ir para gama deores e afins), pedaleira deore, bichas e cabos..

Por estar mesmo lixada tenho que mudar o desviador da frente, mas como não interfere na questão 8v/9v fico mais descansado.

So mais uma duvida, na minha bicicleta, o cabo para o desviador dianteiro, puxa por baixo, por isso é o desviador "down swing" certo?
 

jmdcfigueiredo

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Errado!

É bottom pull, mas a grande maioria dos desviadores hoje em dia é dual pull.
Top Swing ou down swing é contigo, eu prefiro Top Swing e se a bike for HT leva qualquer um dos dois. Se for FS têm atenção onde o desviador aperta no quadro.
 

paff

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Boas pessoal,

Resolvi pegar neste tópico para colocar a minha questão.

Tenho uma Rockrider 8.2 com desviadores X9. Acontece que já têm 5400Km e já troquei (há pouco tempo) a K7, a corrente (por uma auto-lubrificada que não me convence muito) e o prato menor e médio da pedaleira.

Ultimamente tenho tido dificuldade em que, ambos os desviadores, recolham a mudança. Ou seja, o de trás fica preso nas mudanças mais leves e não solta o cabo para as mais pesadas, e o da frente não recolhe para os pratos inferiores.

Já lubrifiquei, afinei e troquei os cabos por jagwire mas basta vai dar ao mesmo.

Será que as molas estão a dar o berro? 5400 Km desde 2008 (com quase 3 anos parada pelo meio) chegam para rebentar desviadores X9?

Posto isto, e pensando na troca, não posso gastar muito dinheiro. Pensei na combinação desviador traseiro SLX e dianteiro Deore. É uma boa aposta em fiabilidade e durabilidade? Ou o deore é fraco?

Aguardo as vossas opiniões! Obrigado!
 

abelha2

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Esses 3 anos parado foram com os desviadores na posição de repouso? (mudança mais pesada atras e mais leve à frente)? senao foi, pode tar aí a explicaçao
 

paff

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Aí é que está... de certeza que não foi.. na melhor das hipóteses o desviador de trás pode ter ficado, mas não sei.

Para levar a bike novamente ao mecânico e gastar dinheiro em lubrificações extra e afinações em vão, optei por trocar mesmo os dois desviadores.

Fiquei com as seguintes possibilidades online e descontos dia do pai:

Conjunto X9 trás/frente: 77.56

Conjunto X7 trás/frente: 62.75

Conjunto SLX/Deore: 61.83

Sinceramente gostava de manter os X9 (até porque não quero incompatibilidades com os shifters também X9) mas não sei se a diferença de preço compensa.
De referir que já excluí a hipótese dos SLX/deore com receio de incompatibilidades e por os X7 seres apenas 1eur mais caro.

O que achas? X9 ou X7?
 

paff

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Também posso fazer X9 trás X7 frente e fica por 72.01 eur... já dá para os portes ;)

Mas por 5 eur.. fica full X9 :p

Deve ser já da hora tardia que fico ainda mais baralhado :p
 

paff

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Pronto, já me decidi:

X9 trás e frente por 83.55€ com portes.

Parece-me uma boa compra.

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