desviador xt 9 vel para 8 vel

gotak

New Member
boas BTTistas

tenho uma pequena grande dúvida..
é o seguinte é possivel por um desviador xt de 9vel numa bike so com 8vel ?

cumps
 

klaser

Well-Known Member
É só meter,ajustar os limites e tá andar..qual a dúvida ? dá na boa só pra 8 velocidades,desde que tenha um shifter de 8 velocidades também..Tenho um colega com uma Mérida e tem 8 velocidades e um XT atrás....
 

gotak

New Member
bem vou tentar, mas eu pensei que tivesse de "anular" a 1ª mudança ou a 8ª como aquilo é de 9vel
 

klaser

Well-Known Member
Não,quem "manda" nesse caso é o shifter no guiador,se for de 8 velocidades como a cassete que tens,funciona 5 estrelas....
 

kdcmar

New Member
Atenção que o trigger que te falaram não serve para esse desviador, os trigger's sram apenas funcionam com desviadores shimano, no caso de estarmos a falar no desviador da frente que tem o mesmo funcionamento que o sram. No desviador de traz, já o funcionamento de sram para shimano é diferente, o sram funciona de 1:1 e o shimano de 2:1 (se não estou enganado).
Poderás colocar sem qualquer problema um desviador de 9v a trabalhar numa cassete de 8v, no entanto, para isso terás de utilizar um manipulo de 8v preferencialmente shimano (tens o sram atack por exemplo http://www.sram.com/en/srammountain/compatibleshifters/attack/index.php)
É facil perceber o porque de tudo isto. A cassete de 8 ou 9v tem a mesma largura, o cepo da roda é o mesmo, logo no espaço de 8v, é colocada uma cassete de 9v. Sendo assim o espaço dado no manipulo para passar cada uma das mudanças é diferente das 8 para as 9v :tungas:
A questão que colocavas de "anular" uma mudança, apenas é possível quando colocas um manipulo de 8 numa cassete de 7v, porque ai o espaçamento entre os carretos já é igual, mas a largura total da cassete de 7v é menos (menos um carreto), assim como o cepo da roda terá de ser mais estreito para poder albergar uma cassete mais pequena.
[[]]'s
 

klaser

Well-Known Member
Bem lembrado,eu estou a imaginar que ele já tenha na bike uma cassete 8v e um shifter também de 8,provavelmte um alívio da shimano,mas sempre compatível,e queira meter um desviador atrás melhor como o XT,mas é sempre melhor esclarecer todos os detalhes...
 

kdcmar

New Member
gotak said:
é exactamente isso que tu disseste klaser, tenho uma cassete de 8v e um shifter também de 8v..

Então sendo assim, não tens qualquer problema, dantes tinha manipulos e cassete XT de 8v com um desviador XTR de 9v e nunca tive problemas ;)
 

klaudio_f

Member
kdcmar said:
Atenção que o trigger que te falaram não serve para esse desviador, os trigger's sram apenas funcionam com desviadores shimano, no caso de estarmos a falar no desviador da frente que tem o mesmo funcionamento que o sram. No desviador de traz, já o funcionamento de sram para shimano é diferente, o sram funciona de 1:1 e o shimano de 2:1 (se não estou enganado).
Poderás colocar sem qualquer problema um desviador de 9v a trabalhar numa cassete de 8v, no entanto, para isso terás de utilizar um manipulo de 8v preferencialmente shimano (tens o sram atack por exemplo http://www.sram.com/en/srammountain/compatibleshifters/attack/index.php)
É facil perceber o porque de tudo isto. A cassete de 8 ou 9v tem a mesma largura, o cepo da roda é o mesmo, logo no espaço de 8v, é colocada uma cassete de 9v. Sendo assim o espaço dado no manipulo para passar cada uma das mudanças é diferente das 8 para as 9v :tungas:
A questão que colocavas de "anular" uma mudança, apenas é possível quando colocas um manipulo de 8 numa cassete de 7v, porque ai o espaçamento entre os carretos já é igual, mas a largura total da cassete de 7v é menos (menos um carreto), assim como o cepo da roda terá de ser mais estreito para poder albergar uma cassete mais pequena.
[[]]'s

tens razão, não sei porque associei a um desviador Sram X9 por isso ter sugerido o Trigger de 8V da Sram
desculpem a confusão :mrgreen:
 
Top