Desviador Traseiro Shimano Alivio 9v vs Deore

SeteGu

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http://img854.imageshack.us/img854/7393/75539346.jpg

http://img3.imageshack.us/img3/8665/46491984.jpg


O desviador Alivio 9v parece ter apenas um pivot (se é que assim lhe posso chamar) enquanto que do Deore para cima têm 2 pivots. Há alguma influencia a nível prático?

Para além do peso e das 10v do Deore, há mais alguma vantagem do Deore para o Alivio?

Alívio 9v:
Sprocket: 11T-34T
Front Difference: 22T
Total Capacity: 45T

Deore:
Sprocket: 11T-36T
Front Difference: 18T
Total Capacity: 43T

Porque é que o Alivio tem uma capacidade total superior?

Front difference:
Pedaleira Alivio 9v:
Sprocket: 22T-44T
Difference: 22T

Pedaleira Alivio 9v:
Sprocket: 24T-42T
Difference: 18T

Porque é que a gama Alivio 9v é superior neste aspeto?
 

PDRO

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O Deore não tem menos capacidade, o que acontece é que com 10v não é necessário uma diferença tão grande no numero de dentes dos pratos da frente.

Eu penso que o numero de pivots tambem são iguais, porque o 'pivot' que aparafusa ao quadro acaba por ficar fixo.
 

SeteGu

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Certo mas repara:

Configuração "mais leve":
Alivio 9v: 34T / 22T
Deore: 36T / 24T

Assumo que será mais ou menos a mesma coisa...

Configuração "mais pesada":
Alivio 9v: 11T / 44T
Deore: 11T / 42T

Aqui o Alivio "ganha".

Quanto aos "pivots": então qual é a vantagem? Peso? É que até a gama Alivio são todos como o Alivio 9v e a partir daí são todos como o Deore. É só uma curiosidade mas alguma vantagem deve haver (digo eu...).
 

PDRO

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Os novos pivots apareceram quando a shimano mudou o sistema de cabo, se reparares o sitio onde o cabo prende é diferente.

Se dividires o numero de pratos numa relação vais ver que é quase igual 34/22 ~= 36/24


Não conheço a diferença em termos de peso, a maior é mesmo o caminho do cabo que no novo está muito mais pratico e o desviador fica mais escondido.
 

Marco Nunes

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Boas

Por acaso o modelo anterior do Deore e o Alivio que apresentas têm muitas semelhanças, claro que o Deore há-de ter algo melhor nem que seja a qualidade de construção e peso. Acho que não se devem comparar desviadores para diferentes numeros de velocidades, e ainda menos entre modelos de anos diferentes, porque alguma diferença têm que ter. Claro que o alivio é sempre mais barato que o Deore e tem vindo a ter uma boa evolução, tanto a nivél estético como funcional. Acredito que o Alivio seja porreiro, mas claro que o Deore já entra numa gama superior. Uma grande vantagem de ter 10 velocidades na cassete é teres um carrete máximo de 36 dentes (34 dentes nas 9 vel.) e poderes utilizar 2 pratos pedaleiros, caso seja tenhas essa alteração em mente (claro que também utiliza-se com 3 pratos pedaleiros). Acredito que, com uma relação de 3x10 fiques com uma relação de mudanças mais "leves" para as serras/subidas mais duras (no caso dos 3 pratos da pedaleira), mas acredita que com 3x9 com uma cassete de 11-34 a coisa fica 5 *****. Também tenho ouvido bons feedbacks das relações de 2x10 visto que a pedaleira terá menos dentes e facilita o trabalho com a cassete. Tudo são opções e objectivos de cada um ............. e gostos, claro.

Fica bem.
 

edununo

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Voçes estão a fazer confusão.

O Deore ao qual chamaram "antigo" é o RD-M591. É um desviador "normal". O Deore RD-M592 é o Shadow. Já existe há alguns anos em 9V. Penso de desde 2009.

RD-592 GS ou SGS Shadow 9V
http://img580.imageshack.us/img580/7079/29304shimanodrailleurar.jpg
RD-M591 de 9V.
http://img804.imageshack.us/img804/2471/1184400y.jpg


Com a passagem a 10V da gama Deore, a gama Alivio passou para as 9V e de facto o Alivio RD-M430 é muito parecido com o Deore RD-M591 de 9V.


O Deore de 10V tem a referencia RD-M593 ;)

http://img826.imageshack.us/img826/2715/74768shimanoderailleura.jpg

E tal como o 592 de 9V tem o sistema Shadow.

Quanto ao facto das pedaleiras terem passado de 22/32/44 para 24/32/42 tem a ver com a passagem para o sistema Dynasys. O de )V é o Mega 9.

http://bike.shimano.com/publish/content/global_cycle/en/us/index/products/dynasys.html
 

SeteGu

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:bompost:

Resumindo, no caso do "Dyna-Sys" (segundo a Shimano):

Pedaleira: os pratos estão mais "perto" uns dos outros para aumentar a suavidade quando se muda de prato
Cassete: o perfil dos dentes da cassete foi melhorado. Optou-se por 10v (mais uma vez) para aumentar a suavidade entre trocas de carretos permitindo ainda colocar um prato maior: 36T
Corrente: design aprimorado para lidar com a lama. Pinos ocos (suponho que principalmente por questões de peso). Optimiza as mudanças de velocidade (mudança de prato/carreto)

-Reduz a tensão da corrente (numa bicicleta de suspensão total)
-Menos energia perdida através do bombear da suspensão-Grande estabilidade
 

SeteGu

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Esqueci-me de perguntar: o que é o "Shadow" edununo (esse sim verdadeiramente a ver com os desviadores)? O Alivio 9v não tem este sistema, correto?



PDRO said:
Se dividires o numero de pratos numa relação vais ver que é quase igual 34/22 ~= 36/24

Certo. Eu mesmo referi isso. No entanto, 11/44 é diferente de 11/42 (a favor do Alivio 9v).

Marco Nunes said:
Claro que o alivio é sempre mais barato que o Deore e tem vindo a ter uma boa evolução, tanto a nivél estético como funcional.
...
Uma grande vantagem de ter 10 velocidades na cassete é teres um carrete máximo de 36 dentes (34 dentes nas 9 vel.) e poderes utilizar 2 pratos pedaleiros, caso seja tenhas essa alteração em mente (...)
Não creio que seja assim. Com certeza que o primeiro Deore não será melhor que o atual Alivio 9v, por exemplo... Isto porque tudo evolui! Mal seria se todas as gamas não evoluíssem. ;)
Quanto à cassete ter 36 dentes ser melhor para quem utiliza apenas 2 pratos, concordo plenamente. Ainda assim, pessoalmente é algo que não me atraí minimamente (logo, para mim acaba por não ser uma vantagem :p).
 

SeteGu

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Pois... passado tanto tempo também já não dá para editar... (se os moderadores entenderem unam este e o último post)

PDRO said:
Não conheço a diferença em termos de peso, a maior é mesmo o caminho do cabo que no novo está muito mais pratico e o desviador fica mais escondido.
Não sei se há diferença de peso mas suponho que sim... :roll:
Então a tal questão acerca dos pivot´s é meramente uma questão estética?
 

PDRO

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Eu neste momento ando em 2x9, retirei a talega(44d) por raramente utilizar.
A questão do numero de dentes depende muito do estilo de cada um.
 

PDRO

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Não acredito que mudassem a localização dos pivots só por ficar mais bonito, deve ter alguma influencia.
Mas como não foi a única mudança é complicado saber os benefícios só de isso.
 

SeteGu

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Mas já experimentaste ambas as gamas (ou pelo menos ambos os desviadores)? Notam-se assim tantas diferenças (na prática)?
 

PDRO

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Não experimentei os novos, tenho um XT com o mesmo sistema do alivio e trabalha 5*****
Mas também ja pensei em trocar para um slx novo mais por causa do cabo. Mas só depois do actual morrer
 

SeteGu

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Pois... agora estive a ver e o sistema Dyna-Sys só vem na gama SLX e Deore XT. A gama Deore (aparentemente) fica de fora.

Parece que a principal diferença (relativamente ao titulo do tópico) é o tal sistema Shadow e (se é que não está relacionado) a tal questão dos "pivot´s".
 

SeteGu

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Esclarecido! :bompost:

Portanto (esquecendo o peso e o nr de velocidades):

Alivio 9v vs. Deore -> Shadow
Deore vs. SLX -> Dyna-Sys

Sim... nem todos os Deore têm o "Shadow" e nem todos os SLX têm o "Dyna-Sys"...
 
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