De duas biclas, fazer uma

Boas,

Tenho uma Santa Cruz Superlight equipada a rigor, e agora comprei uma Airborne Lancaster (titânio) também muito bem equipada.


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Quando comprei a SC, estive indeciso entre a mesma e uma bicicleta de Ti, mas acabei por ir para a SC e na altura não me arrependi. Hoje em dia, pedalo com muito mais calma e vou-me desfazer da SC. Mas vou misturar os componentes, pois há muita coisa que prefiro no material que tenho na SC, outras estou na dúvida entre o que escolho. Mas vamos por partes...

O que vou escolher sem dúvida:

Guiador em titânio Magura WonderBar, em vez do Scott Pilot Pro1 que vinha da Airborne.
Avanço RaceFace System, muito mais bonito que o FSA XC115, embora este segundo seja mais leve
Selim Selle Italia Trans-Am Titânio, em vez do Specialized que vinha na Airborne
Cranks XTR, em vez dos XT que tinha da SC
Pedais Time ATAC, em vez dos M540 que vinham na Airborne
Os pneus fico com todos, até gastar :p

Agora onde tenho dúvidas é aqui:

1 - Rodas Mavic CrossMax (modelo original) vs. Rodas XT (WH-M765)
(aqui estou mesmo divido... as Mavic são robustas, mas as XT mais leves, embora embirre com o raio dos discos CenterLock - esteticamente gosto das duas)

2 - Suspensão Pace RC36ProClass2 vs. Rock Shox SID Race
(estou mais tentado em manter a Pace, por ser uma suspensão a óleo/molas e pesar apenas 1.5Kg, a SID tem lock out e será marginalmente mais leve)

3 - Manípulos e desviadores XTR M952 + travões Magura Louise vs. XTR Dual Control completo (M965, com desviador invertido, discos XTR, etc)
(já andei a experimentar o manípulos/manetes Dual Control, e embora estranhe de início, até simpatizo com a coisa... mas tenho receio de não me adaptar mesmo, ainda para mais quando uso outras bicicletas com desviadores normais - aqui a escolha também irá estar um pouco complicada, pois se ficar com o Magura Louise e rodas XT, tenho de arranjar adaptadores CenterLock para os discos - mas se pelo contrário ficar com o set Dual Control XTR, e com as Mavic, vou ter de arranjar uns discos compatíveis... enfim...)

4 -Espigão de selim Thomson Elite vs. PMP titânio
(o Thomson fica mais bonito, muito robusto, e com um sistema de regulação fantástico... o PMP é muito mais leve, não tenho referência da sua robustez, e tenho algum receio pois já ouvi relatos de "união" entre componentes de titânio (neste caso, com o quadro de Ti)

Gostava de ouvir feedback de quem conheça estes componentes (já todos relativamente vintage, embora tudo top), para me ajudar a decidir... Obrigado! :cool:
 

Jepas

Super Moderador
1 - CrossMax, a estética é melhor conseguida, usa discos IS e até deve ser mais fácil encontrar "spares" para Mavic do que para rodas Shimano.
2 - RockShox SID race, pelo mesmo motivo, apesar de ser ainda o modelo de 28mm, creio que a nível de fiabilidade/assistência seja mais fiável que a Pace.
3 - XTR 952 + Louise, embora considere os Louise inferiores aos XTR em termos de travagem, o sistema Dual Control nunca vingou e isso irá traduzir-se em escassez de peças no futuro, aliado à união fixa de manípulo e travão, acho que a a combinação manípulo solto com manete solta dá mais liberdade num futuro upgrade de travões/transmissão. Além de que não requer desviadores invertidos (outra raridade).
4 - Thomson - Embora já tenha usado um PMP Ti igual a esse há uns anos sem problema, creio que não são tão fiáveis nem tão resistentes como os Thomson. Atenção que devem ter "setbacks" diferentes.

Quanto às rodas/discos, poderá ser testado sem problemas, mas creio que será possível usar os discos magura nos travões Shimano e vice-versa, por isso se a opção for manter as CrossMax e o XTR961, creio que se podem manter os discos Magura sem problemas.
 
Obrigado Jepas,

Curiosamente, como sempre tive as CrossMax e estou tão habituado a elas, acho as Shimano XT mais giras.

Obrigado pelo teu ponto de vista sobre os restantes componentes - nada como novas perspectivas para nos trocar as voltas ;-)

Quanto aos discos e travões... pelo menos os rotores XTR não são compatíveis com os travões Magura, pois as pastilhas dos Louise são bem maiores que a superficie de travagem dos XTR. No sentido contrário, os rotores XTR são muito mais fininhos que os Magura, e ficam demasiado justos nos calipers XTR :-S

Obrigado! Venham mais ideiais e opiniões!
 

ignite

Member
qual o curso da PACE?
a sid parece 100mm

e qual a mais rígida?
sei que essas SID's vergam um bocado com travagens a fundo em travão de disco... :x
 
Aproveitei e pesei a Pace:

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A coluna tem 18cm, e ainda tem o sensor da Cateye... limpa e sem sensor, deve ter 1450gr.

Neste momento estou quase convencido em manter o material que já tinha: CrossMax, Pace, Magura e Thomson... vamos ver...
 
Bem, acabei por vender as CrossMax, pelo que fiquei com as rodas XT... agora tenho de arranjar os malfadados adaptadores CentreLock->6furos

Tenho neste momento o quadro Airborne todo desmontado, e comecei a passar-lhe com ScotchBrite industrial (vermelho) para lhe dar o aspecto quase novo! (vantagens do titânio)

Já experimentei a Pace, e se estava com receio por a coluna de direcção ser ligeiramente mais curta que a SID (foi cortada com 18.5cm e a SID tem 19.3cm), bastou tirar um anel entre o avanço e a caixa de direcção para ficar impecável.

Agora aos pouco vou montando isto!
 
Et voilá... só falta arranjar uns zip ties para prender melhor as mangueiras dos travões, e vou ter de substituir/reparar um rolamento do eixo pedaleiro que reparei ontem está todo perro.

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Já agora, alguém sabe onde arranjar destes clips plásticos (para prender as mangueiras dos travões, em vez de utilizar zip ties?

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