De 26 HT para 29 FS, favorece os joelhos?

dahon

Member
Boas a todos.

Só para situar.

Há uns anos comprei uma Breg para me iniciar no btt, depois à medida que fui evoluindo fui comprando uns upgrades não só para melhoria de performance mas também para melhorar a postura pois o quadro é um 19 e eu tenho 1.89m de altura.
No inicio deste ano juntei-me a uma malta e comecei a dar umas voltas com mais kms, ir a mais passeios organizados. No entanto começaram a surgir umas dores das quais não padecia. A principal é nos joelhos, digamos que gosto de descidas e na zona da beira alta há muita pedra o que com uma HT levo muita "porrada" e ao fim de algumas descidas fico com algumas dores nos joelhos que se prolongam até ao final do passeio, isto com a agravante de quando era puto ter tido esta doença (Osgood-Schlatter) que deixa sempre algumas mazelas nos joelhos.

Então pensando no bem estar dos joelhos e depois de ler muita coisa sobre tamanhos de rodas e suspensões totais cheguei à conclusão que o ideal seria comprar uma Bike FS de roda 29.
Como por exemplo esta canyon neuron al 6.9:
https://www.canyon.com/pt/mtb/neuron/neuron-al-6-9.html

Isto seria uma mudança radical e por isso gostaria de saber se acham uma opção lógica ou não para poupar os joelhos.:confused:
 

SeteGu

Active Member
Boa noite

Estará o selim com a altura mais correta? E os cleats bem posicionados? É daquelas coisas que facilmente também provocam dores nos joelhos.

Só a passagem de HT para FS é outro mundo... mas não sei se ajudará a diminuir as dores nos joelhos porque não costumo ter.
 

dahon

Member
Sim a altura do selim penso que esteja correcta pois quando ponho o calcanhar no pedal a perna fica esticada, logo quando encaixado a perna não estica completamente fica sempre com alguma flexão. Quanto aos cleats eu uso com as molas os mais soft possível para ter alguma liberdade na posição do pé.

O meu problema é não ter experiencia com FS. Teóricamente penso que iria poupar os joelhos mas na pratica não sei pois só experimentei FS uma vez e como foi uma curta distância não deu para tirar grandes ilações.
Esta ideia da FS com roda 29 surgiu pois são evidentes as suas vantagens na transposição das irregularidades do terreno face á roda 26 em HT.
 

Hardskin

Well-Known Member
digamos que gosto de descidas e na zona da beira alta há muita pedra o que com uma HT levo muita "porrada" e ao fim de algumas descidas fico com algumas dores nos joelhos que se prolongam até ao final do passeio
Estou como o SeteGu, e se pedalares com a perna demasiado esticada é pior. É dor na certa e acontece a qualquer um mas é mais na lateral da dobra da perna.
Tenta numa posição um pouco mais flectida que pode fazer a diferença. Quanto à FS não sei se te vai ajudar muito nesse aspecto só por esse facto. Até porque na situação que descreves, o normal é fazê-lo com o rabo fora do selim, seja FS ou HT. Um espigão telescópico ai sim poderá ajudar na melhor posição em descida de forma a que não tenhas dores.
Resta saber se o fazes com as pernas flectidas ou se vais com elas esticadas e sob tensão, pois há quem o faça. Pode estar aí a causa.
Quanto aos cleats, diz quem usa que 1mm na posição do mesmo pode fazer uma grande diferença. Para quem como eu anda com os pés soltos não há cá pentelhices dessas. :p
 

solrac163

Member
Boas. Vais notar uma grande diferença a nivel de conforto. Para descer nem se compara. Agoraba situação dos joelhos tb sou da opinião que não vai fazer nada.
 

zdjota

Member
talvez possas trabalhar melhor os joelhos fazendo os exercicios de agachamento com e sem peso , high kicks de varios angulos e verificar a posicao do selim, por vezes basta 2 mm pra fazer grande diferenca
verifica o comprimento dos cranks se e o mais adequado para a tua pedalada, se fazes um movimento mais "forcado" na rotacao por teres cranks muito compridos faz doer as articulacoes, e os joelhos sao uma delas
demasiado curtos tambem faz doer os joelhos pois ha um certo "momento" da pedalada que te fica descompensado e ate te podes cansar mais rapidamente

depois vai dando feedback :)
 

SeteGu

Active Member
Não falava da pressão da mola. Por exemplo: se os pés não estiverem para a frente e paralelos facilmente se ganha dor nos joelhos... basta estarem um pouco de lado.

O ideal talvez fosse um bike-fit para perceber se está tudo ok... e falar com algum médico para perceber se esse problema poderá condicionar ou não as voltas de bike.

De qualquer forma para terrenos muito irregulares uma FS ajuda sempre.
 

dahon

Member
No que diz respeito ao comprimento dos cranks(175mm) e altura do selim penso que não seja daí pois a perna nunca fica esticada, mas vou experimentar baixar um pouco mais. Quanto à posição dos cleats como disse anteriormente tenho as molas na posição mais soft por isso o pé tem alguma liberdade de movimento.

A forma como desço é sempre com as pernas flectidas e com o rabo atrás do selim como manda a lei, se fosse com as pernas esticadas ai é que os joelhos iam à vida.

Quanto ao bike-fit é interessante mas a partida já sei que a coisa não está muito famosa pois eu tenho 1.89m de altura e sendo o tamanho do quadro 19(era maçarico quando comprei a bike) tive de por um avanço de 120mm para corrigir a postura, mas penso que não afecte os joelhos talvez mais as costas .

Do que estou a ver das respostas, é pouco provável que a dor no joelhos venha da "porrada"(absorção dos impactos) das descidas(recheadas de pedra)?
 

solrac163

Member
Se trocares para FS , pior não ficas...como disse a nivel de conforto vai ser sempre melhor. Sentes muito menos "porrada" do que com a tua HT. Isso é certo! Agora se te vai resolver o problema?! duvido, mas se a intenção é mesmo trocar, não vejo porque não. Na minha opinião a FS para as voltas de lazer é do melhor. Para quem gosta de descer e nunca experimentou, vai adorar a troca!
Em relação à bike que estás a pensar comprar, é mt fixe! tenho uma igual que comprei recentemente e estou a adorar. Só que é 27.5 e com suspensoes foX. mas essa tb tem suspensoes mt boas, e pelo preço...
 

Nozes

Active Member
Uma FS,e em especial uma FS 29",é muito mais confortável que a tua bike actual. Mas os joelhos não são onde se nota mais esse conforto acrescido,na minha opinião.

Como já foi referido aqui,há que ter muita atenção à altura do selim e à posição das travessas (cleats,para quem não é de cá) nos sapatos. Em geral,se o selim estiver muito alto vai-te doer a parte de trás dos joelhos,e se estiver baixo dói-te a parte da frente.
No meu caso,faço btt há mais de 25 anos e nunca tive problemas nos joelhos (aparte uma fractura do planalto da tíbia há 15 meses),mas sempre tive muito cuidado com a altura do selim,além de pedalar sempre mais em rotação que em esforço.

Mas o meu conselho principal é informares-te sobre as consequências que a tal doença que referiste possam ter deixado.

Boas pedaladas.
 

Joseelias

Well-Known Member
Experimenta calcular a altura do selim no site abaixo. Comigo a medida dada funciona na perfeição.

http://www.ebicycles.com/bicycle-tools/saddle-height/mountain-bike

Também concordo com o ajuste dos cleats. Há ainda a questão do modelo de pedais que usas. Alguns permitem maior ângulo de movimento do pé que outros, e isso tem muita influência no conforto e no prevenir de lesões.

A técnica de pedalada também tem ifluência. Se pedalares em força, e mesmo com aquele movimento a "bombar" cada vez que se aplica força é natural que os joelhos sofram mais. Um cadência mais elevada e mais leve, e com um movimento mais suave e "redondo" em que as pernas desenham círculos com a mesma velocidade em toda a volta, não só é mais eficaz em termos de rendimento mas mais complacente com os joelhos.
 

dahon

Member
No site para calcular a altura do selim vi uma imagem interessante de um parâmetro da postura que eu não considerava.


Devido ao tamanho do quadro e ao recuo que tinha no selim o meu joelho nesta posição ficava muito recuado em relação ao pedal. Já cheguei o selim para a frente para corrigir e também reduzi um pouco a altura. Vamos ver amanhã na volta matinal se noto as diferenças.
Só tenho receio que ao ter puxado o selim mais para a frente, me venha a afectar as costas.
 

Joseelias

Well-Known Member
Essa referência do joelho sobre o eixo do pedal abreviado normalmente como KOPS (Knee Over Pedal Spindle), pelo que tenho lido, não é uma lei. Foi algo que se tornou uma referência com base no ajuste ideal da bicicleta definido por um ciclista de estrada famoso dos anos 70/80 de quem não me recordo agora o nome.

O que essa medida tem de útil é criar uma referência base de ajuste sobre a qual se pode depois afinar a bicicleta evitando grandes exageros.

A ideia inicial era aumentar o rendimento, mas acho que isso já foi rebatido há muito. Penso mesmo que nas bicicletas de estrada se joga com variações desse ajuste consoante se está a fazer etapas de estrada ou contra-relógio. Posso estar a cometer uma gaffe, mas tenho ideia de que se o joelho estiver um pouco mais para trás do eixo isso vai ajudar na resistência ao proporcionar uma cadência mais elevada com menos força em cada pedalada. E se o joelho estiver mais à frente, com o ciclista sentado mais próximo do eixo isso vai aumentar a potência mas reduz a resistência. Daí que nos contra-relógios as bicicletas sejam autorizadas a ter o espigão/selim colocado mais sobre o eixo pedaleiro.

Se fores tomar esse ajuste com referência tem atenção que não se mede da frente da rótula, mas sim daquele alto no topo da tíbia, logo abaixo e ligeiramente atrás da rótula.
 

dahon

Member
Primeiro suspeito, altura do selim, ilibado. Experimentei algumas variações de altura e posição e não senti grandes diferenças.
Contudo consegui identificar melhor a dor, está localizada principalmente na parte exterior do joelho direito (lado direito do joelho direito).
Mais ou menos na área assinalada:


Sendo que no joelho esquerdo não tenho dores. Portanto neste momento o principal suspeito é a posição do cleat ou travessa do pé direito.
 

Joseelias

Well-Known Member
Há pouco tempo atrás li este artigo sobre o ajuste do selim e mais para baixo tem um despiste de sintomas dolorosos no joelho.

http://www.cyclingweekly.co.uk/fitn...t-25379?utm_source=Facebook&utm_medium=Social

O que é dito sobre as dores na zona exterior do joelho é o seguinte:

Problem: pain at the outside of the knee.
Solution: adjust saddle height up or down to achieve 150-degree knee extension with the pedal at its lowest point. Also adjust cleat position inwards.

Ou seja, diz para ajustar o selim de forma a ficar-se com 150º na extensão da perna quando a alavanca da pedaleira estiver para baixo, e ajustar o cleat/travessa mais para dentro.

Também li num site de ajustes que se se apontar os joelhos para fora quando sobem na pedalada o cleat deve de ser movido para dentro para o pé se afastar do centro. Se os joelhos ao subirem ficarem mais próximos do quadro o cleat deve de ser movido para fora para aproximar os pés do centro.

Acho que é uma questão de ires experimentando. Para falar verdade às vezes também sinto uma dor do lado de fora do joelho e penso que os meus joelhos ficam mais para o centro do quadro. Se calhar ainda hei-de experimentar mover os cleats para fora para ver o resultado.
 

dahon

Member
Sendo a dor só no joelho direito posso descartar a altura do selim? Ou é possível a altura errada do selim afectar um joelho e o outro não?
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

esse tipo de desconforto, terá naturalmente a ver com algum mau ajuste.... e sim, a altura do selim, pode provocar dor num joelho, e no outro não (tinha precisamente o mesmo stress, localizado no mesmo sítio), mais quando pedalava na fininha (estrada). Após vários stress, mais em voltas maiores, com acumulado acentuado. Farto disto, resolvi fazer um bike fit (bem dita a hora). Baixei, e recuei o selim, para já, stress OFF. Ainda não testei em voltas longas/DURAS (fui aconselhado a pedalar, para já, soft, até habituar o corpo à nova posição). Fiquei com uma pedalada mais "redonda"..... pedalava muito "na vertical". Depois, para ajudar à festa, tenho a parte muscular da perna direita ligeiramente mais frágil. Pode também ser o teu caso.
 

Medroso#78

Active Member
Edit: a dor por vezes era tão forte (após a volta) que até para vestir as calças (quando flectia a perna) me doía.... flectia com dor, ao alongar, voltava a doer.. gelo, ao fim de 2 dias, já estava novo (não sei se será o teu caso?). A subir degraus, era a mesma coisa..... sem passar umas 48h, cuidado, era horrível!!!
 

Joseelias

Well-Known Member
Eu não sou ortopedista nem fisioterapeuta, mas do que sei ninguém tem um lado do corpo exactamente igual ao outro. Seja no comprimento dos membros, ou na musculatura. E aí, a altura do selim, se estiver numa posição que aumente o stress no corpo irá começar a dar sinal na parte que for mais fraca. Por isso, penso que a altura do selim pode afectar apenas um dos membros.

Tenta reparar se por acaso na tua pedalada não colocas o pé de forma diferente quando fazes força ou outra diferença qualquer. Pode ser um tique que tenhas e nem te apercebas. Há algum tempo atrás reparei que andava a fazer isso, pondo o calcanhar direito um pouco mais para fora que o esquerdo. Acabei por corrigir isso ao ajustar o cleat para me forçar a pedalar com o pé na posição correcta. Era um tique que desenvolvi sem dar conta e que a longo prazo poderia não trazer bons resultados. Se calhar até comecei a pedalar assim por causa de um mau ajuste do cleat...
 
Top