Associação de jovens daTôr Ghost Boy Club, pretende levar a efeito a partir do dia 6 a 13 de Junho um desafio de atravessar Portugal de Norte a Sul, pela Nacional 2 a nossa Route 66.
Breve história desta mítica estrada,
EN2
em 1870 iniciou-se a construção da Estrada Real 128 que ligaria Faro a Castro Verde, atravessando a Serra do Caldeirão.
à época o meio de transporte mais rápido, seguro e económico para quem ia ou vinha ao Algarve era o barco, havendo mesmo carreiras regulares de vapores entre Lisboa e várias cidades algarvias. e havia também um projecto de 1861 de ligar por ferrovia Faro a Beja... seriam excelentes alternativas ao Vapor, que em dias de mau tempo era tudo menos regular.
as obras contudo foram atrasadas por dificuldades orçamentais e burocráticas, tendo a ER128 sido concluída depois de 1911, já em plena República. com inclinações suaves e muitas curvas, o seu traçado foi pensado não para os veículos automóveis que circularam nela aquando da sua conclusão, mas sim para as carroças de tracção animal existentes aquando do seu planeamento inicial.
na Segunda República seria agregada a várias outras estradas existentes pelo país, criando a Estrada Nacional 2, ligando Chaves a Faro, com mais de 700kms de extensão, tornando-se assim na mais longa estrada de Portugal.
É com esta estrada que devia ser considerada Património Nacional, que vamos levar a efeito esta nossa aventura.
Ao final de cada dia, iremos aqui contar as estórias de cada etapa, esperemos que o empeno o permita :mrgreen:
Breve história desta mítica estrada,
EN2
em 1870 iniciou-se a construção da Estrada Real 128 que ligaria Faro a Castro Verde, atravessando a Serra do Caldeirão.
à época o meio de transporte mais rápido, seguro e económico para quem ia ou vinha ao Algarve era o barco, havendo mesmo carreiras regulares de vapores entre Lisboa e várias cidades algarvias. e havia também um projecto de 1861 de ligar por ferrovia Faro a Beja... seriam excelentes alternativas ao Vapor, que em dias de mau tempo era tudo menos regular.
as obras contudo foram atrasadas por dificuldades orçamentais e burocráticas, tendo a ER128 sido concluída depois de 1911, já em plena República. com inclinações suaves e muitas curvas, o seu traçado foi pensado não para os veículos automóveis que circularam nela aquando da sua conclusão, mas sim para as carroças de tracção animal existentes aquando do seu planeamento inicial.
na Segunda República seria agregada a várias outras estradas existentes pelo país, criando a Estrada Nacional 2, ligando Chaves a Faro, com mais de 700kms de extensão, tornando-se assim na mais longa estrada de Portugal.
É com esta estrada que devia ser considerada Património Nacional, que vamos levar a efeito esta nossa aventura.
Ao final de cada dia, iremos aqui contar as estórias de cada etapa, esperemos que o empeno o permita :mrgreen: