Conta kms "estraga" sinal GPS (do telefone)?

FMCurto

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Não encontrei o tópico mas lembro-me de ler aqui no forum algures que um conta kilómetros poder influenciar o sinal GPS.

Acontece que no fds anterior começei a usar o telefone/GPS no avanço encostado ao conta-km no guiador e reparei que por vezes o sinal GPS ficava meio "faralhado" mas voltava mais ao menos ao normal quando o tirava, na altura pensei que podia tb ser de estar na altura numa zona remota com fraco sinal de telefone (aGPS podia estar a baralhar as coisas) ou das vibrações da bicicleta, tb estava parado quando o tirava e voltava ao normal mas fiquei na duvida.

Será do fio que liga ao sensor?Ou do próprio conta-km?Se for do fio um sem fios resolveria o problema?
 

Duke86

Member
Boas

Teoricamente não deveria fazer interferência porque funcionam a frequências diferentes mas se o sinal do conta km for muito forte e o do satélite estiver um pouco mais fraco (porque por exemplo estas a passar por baixo de uma árvore ou estás no meio de uns prédios) pode "baralhar" um pouco o GPS.

Se meteres o GPS no bolso da camisola nas costas já não deve haver problema porque ai o sinal do conta km ai já não deve chegar.

Boas Pedaladas!
 

FMCurto

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Pois, acho que é mesmo por ai : sinal fraco de GPS, mas por vezes dava jeito ter o telemóvel/GPS à vista para não ter de andar sempre a parar para consultar o caminho, será que um conta-kilómetros sem fio terá menos propensão para influenciar o sinal GPS?
 

costta

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eu cá para mim os satelites andavam marados este fim de semana.
obtive valores totalmente dispares do km sem fios
 

Jorge Gomes

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Coincidência ou não, eu este domingo também obtive erros enormes no GPS. O track gravado ficou um disparate autêntico, nunca me tinha acontecido nada assim.
 

xmeiro

Member
Se o teu conta quilometros é com fio mudares para um sem fio, que necessáriamente implica emissão de sinal de rádio pelo sensor só poderá piorar.
O sinal de gps usado pelos receptores para fazer a localização é sempre extremamente fraco e mudanças de posição do terminal receptor podem influenciar sobremaneira a performance (por exemplo se a traseira do receptor estiver próxima ou encostada a algo metálico o sinal é afectado).
É experimentares mais vezes, talvez em diversas posições no guiador, e ver no que dá - e lembra-te que o sistema gps também tem dias maus.
 

FMCurto

Active Member
Então é capaz se ser do metal do avanço ou guiador, o meu suporte é improvisado: é um daqueles usados no braço que vai agarrado ao avanço,mas como tem tendência para resvalar para a esquerda fica amparado pelo conta quilómetros :)
A verdade é que no braço o GPS comporta-se como esperado,um ou outro erro ocasional mas nada de demais, preso no avanço é que dá demasiados erros.
Quer no braço ou no avanço o telefone não vai em contacto com o metal, por baixo do telefone leva a bateria extra, assim:

20130527164327.jpg

20130527164257.jpg


De qualquer maneira vou tentar isolar com um bocado de PVC na base.
 

xmeiro

Member
Isto de ondas de rádio tem muito que se lhe diga - como não se trata de isolar electricidade duvido que simplesmente isolar com pvc tenha algum resultado prático benéfico.

Tenta descobrir pelas caracteristicas do teu telemovel onde ele tem o receptor gps e tenta que essa zona esteja afastada de interferencias fisicas, o que pode incluir afastares a bateria auxiliar dessa zona do telemovel.

Boa sorte com isso e boas pedaladas.
 

Xuixo

New Member
Boas.

Será que não tem nada a ver com o protocolo "ANT+"?
Os telemoveis da sony são dos poucos que suportam esse protocolo que é tb o mais utilizado pelos conta-kilometros nomeadamente para os sensores de cadencia e de pulsações.
 

FMCurto

Active Member
@ Xuixo
Tenho a certeza que não tem nada a ver com o ANT+ que o velocimetro é dos mais básicos da Decathlon, depois de analizar as várias respostas chego à conclusão que ou é da proximidade do metal do avanço e guiador, ou é de ir mais "deitado" já que depois das dicas do user xmeiro verifiquei que ele apanha melhor os satélites "de pé" (que é a posição em ele vai quando vai no braço) ou então é mesmo interferência do velocímetro.Li aqui algures (mas não consigo localizar o post) de alguem que terá resolvido um problema similar isolando o fio do velocímetro com papel de aluminio, mas julgo que esse post era sobre interferências do fio do velocímetro com o medidor de batimentos cardíacos mas não me lembro ao certo.

Vou tentar o papel de aluminio ou arranjar um wireless emprestado só para tirar as teimas.


@ pedro-cascalho
A aplicação que uso é o Trekbuddy,a mais popular no entanto será o Oruxmaps, ambas funcionam com mapas pre-descarregados e construidos pelo utlizador no seu computador e dão para seguir e gravar tracks, prefiro a primeira por uma série de razões que não quero enumerar aqui por ser um bocado off-topic.Tens mais dicas na parte de GPS do forum.Se precisares de mais ajuda manda PM.
 
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