Comprimento raios

Boas malta.


Estou aqui bloqueado numa dúvida e gostaria de obter a vossa ajuda. Estou a montar umas rodas 27.5 com aros BOR 366 27.5er.

O cubo da frente é um Circus Monkey para Lefty


O de trás será um Shimano Deore Disc.

Qual o comprimentos dos raios que devo utilizar nesta montagem?


Obrigado.
 

Jepas

Super Moderador
Frente

ERD - 567mm
Raios - 32
Cruzamento - 3x
Cubo - Circus Monkey para Lefty

Left spoke length: 274.6mm

Right spoke length: 275.5mm


Trás

ERD - 567mm
Raios - 32
Cruzamento - 3x
Cubo - Shimano Deore 525 IS

Left spoke length: 275.3mm

Right spoke length: 274.1mm
 
Marca dos aros: BOR XMD366 / 27.5 / 32 raios

Marca do cubo da frente: Circus Monkey HWD Lefty / 32 raios / discos de 6 furos

Marca do cubo de trás: Shimano Deore Disc FH-M525A 10 V / 32 raios / discos de 6 furos

Mais uma vez muito obrigado Jepas!
 
Last edited:

Jepas

Super Moderador
Resposta actualizada com os valores obtidos para o cubo Deore 525A.

Todos os calculadores de raios usam a mesma fórmula de cálculo, contudo as diferentes medidas obtidas de ERD, diâmetro e distância das falanges do cubo podem variar ligeiramente. Estas pequenas variações são pouco significativas no cálculo do valor final, uma vez que os raios são vendidos em medidas certas e não decimais.
O valor final deve ser arredondado à medida mais próxima sendo sempre possível acrescentar até 1mm ou encurtar até 1mm no comprimento do raio.
 
Dúvida esclarecida! Mais uma vez muito obrigado pela ajuda! São users como tu que fazem crescer o fórum BTT... Qualquer seja a dúvida respondes sempre de forma bem elaborada e muito esclarecedora...
 

essence_s

New Member
Boas, aproveitando o tópico, pretendo montar uma roda traseira com cubo kong e aro ztr podium mmx.
Qual será o tamanho dos raios indicado?
 
Boas Jepas comprei os raios da medida que apresentaste e mandei arraiar tudo a 3 cross... Acontece que segundo o mecânico os raios são compridos e não permitem o devido aperto. Eu continuo a achar que as medidas que apresentaste estão correctas mas não vejo onde possa estar o problema. Qual a tua opinão? É que mesmo que não dêem fico sem saber qual a medida certa para se trocarem.


Edit: Não acredito que os raios tenham sido trocados (os da direita na esquerda, vice versa).
 

Jepas

Super Moderador
Pois bem, esta é a vantagem de mandar fazer logo as rodas na oficina. Os mecânicos normalmente começam com uma medida (seja ela calculada ou estimada) e começam a enraiar. Normalmente ao fim de poucos raios conseguem saber se a medida é a correcta ou não. Uma vez que o mecânico se queixa que são compridos, pode-se sempre tentar a medida abaixo (que normalmente são 2mm mais curtos). É uma questão de perguntar ao mecânico, certamente ele terá lá algum raio (de outra marca e/ou modelo) na medida abaixo para testar.

Foram usadas cabeças com que tamanho? 12mm, 14mm ou 16mm? Não resolve se usar cabeças mais curtas?
 
Eu compreendo e reconheço que esses calculos não são nada fáceis... Mas agora resta-me trocar o material. Comprei cabeças de 14mm... Não sei se resolve com umas mais curtas mas preferia resolver o problema na origem... Achas que deva tirar 2mm em cada medida de raio?
 

Jepas

Super Moderador
As contas foram feitas com os dados que indiquei no post. Presumo que qualquer calculador de raios (DTSwiss, SpokeCalc) dê sempre o mesmo resultado, pois a fórmula é complexa e costuma ser sempre a mesma. Contudo pode haver variações, medidas mal tomadas, etc. Sugiro que o mecânico use raios mais curtos só para ver se 2mm abaixo bastam. Outra hipótese é mesmo usar cabeças de 12mm em vez de 14mm.

Só o mecânico pode verificar se raios com 2mm a menos lhe dão a tensão desejada.
 
Entretanto aprendi a trabalhar com o Wheel building e obtive os mesmos valores que tu. Grande treta essa gajos... Qual a desvantagem das cabeças mais curtas? Se é que tem.
 

Jepas

Super Moderador
Desvantagem: menos rosca a aguentar a carga e menos contacto com a chave de raios em aros com paredes mais "grossas".
Vantagem no teu caso: permite usar raios "mais compridos" e até é mais leve.

Fico descansado por saber que chegaste aos meus valores, convém sempre confirmar para ter a certeza antes de os encomendar.
Há hipótese de trocar de mecânico (uma vez que já somos 2 a chegar aos mesmos valores de raios)?
 
Mesmo que não chegasse podias ficar descansado à mesma porque ajudaste-me e tenho a certeza que fizeste o melhor para ajudar.

O mecânico é um amigo meu dono de uma loja e ficava me mal ir a outro lado... Mas achas que pode vir do enraiamento? Ele diz que o raios estão a crusar em 3. A vir daqui onde poderá estar o erro?
 

Jepas

Super Moderador
Ambos fizemos as contas. Eu calculei com cruzamento a 3x. Pode haver uma variação no ERD do aro face ao anunciado. Se não tiveres hipótese de trocar de raios, tenta cabeças mais curtas, pois as cabeças são muito mais económicas de comprar que raios novos. De qualquer forma eu testava primeiro com raios mais curtos para ter a certeza.

Só uma questão: se os raios fossem comprados e montados na loja, como é que ele fazia?

Duvido que a loja tenha, mas existe uma ferramenta para abrir roscas em raios, com isso pode-se sempre tornar a rosca maior e resolve-se esse problema. O mais certo é essa loja nem ter conhecimento disso.
 
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