comprimento do espigao no quadro?

JordanBH

New Member
boas, a minha duvida e qual a medida/comprimento que deveremos inserir o espigao no quadro, isto porque? porque tenho um espigao de 350mm e esta saido 1 cm daquela marca limite, e tenho medo de arriscar.

aguardo resposta

cumps
 

Batas

New Member
Normalmente o mínimo ronda os 8cm... Eu uso sempre mais que 9cm... Com 10cm sinto-me bem. Factor Caganço :mrgreen:

Quanta distância vai desde a marca limite até à extremidade inferior?
 

pipelock

New Member
Boa Tarde
Eu descobri o perigo de usar o espigão muito acima do limite,porque o tubo que aperta o espigão partiu mesmo acima da solda do quadro.
Já agora alguém sabe poderá ser soldado (quadro é de aluminio) ou outra solução, porque tenho uma bike encostada por causa desse problema.
Cumprimentos
MP
 

nelsonasp

New Member
Saudações

Esse limite varia de acordo com o espigão, o material, a espessura, etc... outra coisa a ter em conta é o facto do fim do espigão não ficam acima da parte de baixo do tubo horizontal do quadro... em principio se tudo isto estiver nos conformes não há azar... caso contario pode haver problemas, podemos partir o quadro e mandar um tralho digno de registo...

Abraço
 

Un4s33n

New Member
Isso depende do espigão, como foi dito, mais pelo material e sua espessura do que propriamente pelo comprimento que deve ser inserido no quadro...

Se o teu espigão está fora do limite, o mais aconselhado é comprares outro, sob pena de estragares o que tens ou poderes, efectivamente danificar o quadro...
 

Amaranthus

New Member
Olá.

Pelo que sei não se deve ultrapassar o limite por duas razões.

1ª - O espigão pode entortar e partir (já aconteceu comigo);

2ª - Talvez a mais importante. Ao ter o espigão muito subido temos o problema de a extremidade do espigão que está inserido no quadro poder provocar pressão nas soldas do quadro numa zona onde por si só já está sobre muito stress o que pode levar a que o quadro parta ou rache por aí.
Por isso aconselha-se que se deve deixar o espigão inserido o mais possível para baixo dessas soldas do tipo pelo menos uns bons 3 a 5 cm.

Uma dica que deixo é que tirem o espigão para fora e vejam qual é o comprimento do espigão que fica para baixo das soldas do quadro e já agora ponha um bocadinho de massa para espigão de aço/alumínio e vaselina em espigão de carbono para não riscarem o espigão. Já agora tenham cuidado quando apertarem o espigão, não apertem de mais apenas o suficiente.
 

Batas

New Member
Vai tudo de encontro aos 9-10cm que eu tinha referido. Praticamente em todos os quadros de btt as soldas das escoras superiores com o tubo superior encontram-se entre 7-9cm do topo do tubo...

Se reparem é praticamente a medida standard dos casquilhos.
 

JordanBH

New Member
a marca encontra-se no 9cm e eu so inseri 8cm, ainda fica abaixo das soldas do tubo horizontal uns 2 cm, sera seguro?
o espigao e um Ritchey pro de 350mm

cumps
 

Batas

New Member
Ninguém te vai dar certezas absolutas... Estás à procura duma resposta que não vai gerar consenso... Se é como dizes... Talvez o tubo seja o elo mais fraco.
 

Amaranthus

New Member
Olá.

como foi dito não haverá resposta consensual. Também tudo depende do quadro. Uns têm as soldas mais em baixo outros mais a cima.
2 cm não é mau. Compara o espigão que tens agora com o que tinhas antes ou vai a uma loja ou oficina de bicicletas que te informaram melhor.
Como disse antes o problema está quando a extremidade do espigão fica na zona das soldas pois ao roçar/bater nas soldas pode provocar fissuras no quadro, mas se está a 2 cm para baixo já tens uma margem de manobra.
 

José Martins

Administrator
JordanBH said:
a marca encontra-se no 9cm e eu so inseri 8cm, ainda fica abaixo das soldas do tubo horizontal uns 2 cm, sera seguro?
o espigao e um Ritchey pro de 350mm

cumps

Eu utilizei até há bem pouco tempo um Ritchey Comp. Tinha 400mm de comprimento e apesar de eu ser alto, ainda sobrava.
Recentemente, foi substituido por um Ritchey WCS, este apenas comm 350mm. No entanto, qualquer um deles tem a escala e as referidas marcas, para controlar a parte do espigão que fica dentro do tubo do quadro.
Desde que não ultrapasses esse limite, não deverá haver problema.
 
F

fuel100

Guest
Comprei um Easton EC 90 ZERO em carbono com 40cm em diâmetro 30,4 ou qualquer coisa parecida (KTM Score carbone) .
Possui uma régua onde vem definida uma marca mínima : 8,5 cm do limite inferior. Portanto, segundo a Easton, para este caso, é esta dimensão de espigão que temos de deixar para dentro do quadro com garantia de segurança.
Ainda não o cortei mas, para ter alguma margem de manobra, estou a pensar deixar 10cm para dentro do quadro.
 

José Martins

Administrator
Batas said:
:wtf:

Foi referido EXACTAMENTE que a marca do tubo fica 1cm FORA do quadro...

Exacto, deu para perceber. Daí a minha "chamada de atenção" para o facto de que, pelo menos teóricamente, se não ultrapassar esse limite, não deve haver problema.
Como neste caso a marca está um centimetro fora do quadro, ou seja, está já ultrapassada, há que corrigir essa situação, para evitar que possa acontecer qualquer coisa como já foi feito o alerta aqui:

Josant said:
Teóricamente se a marca está lá a marcar o limite.........e se já estás a ultrapassa-lo. O risco já pode ser uma realidade.
 

Amaranthus

New Member
Olá

Isto é tudo uma questão de Física. :ideia:

Se pensares na pressão que o quadro está sujeito na área (A) de contacto entre o quadro e o espigão, temos que tu quando sentado no selim exerces uma força (F) com o teu peso. Então a pressão que o teu quadro está sujeito será P=F/A ou seja quanto menor a área de contacto maior será a pressão que o teu quadro terá por cm quadrado. O mesmo já não acontece se a área for maior. 8)

Sendo assim o melhor mesmo a fazer é colocar o espigão de acordo com as regras e respeitar o limite. Assim não terás problemas. :wink:

Um cm na altura do espigão não terá muito efeito no teu rendimento, por isso não vale a pena arriscar, para depois não chorar. :cry:
 
Top