Comprimento de mangueira de travões para FSR XC Pro 2010

Relativamente à caixa de direcção a mesma é montada com ferramente própria e a melhor solução é ser montada numa loja/oficina de bicicletas.

5eb0352d51f8335cad4612698a010b616a7fddbf_430x390.jpg



Relativamente às mangueiras dos travões eu sugiro verificar o comprimento na montagem, isto porque estando compridos no quadro antigo não significa que que o sejam também neste quadro. Caso sejam mesmo compridas, sugiro que sejam cortadas por quem percebe do assunto.

PS: Convém que indiques o tamanho do quadro para o caso de não haver enganos nas medidas, mas eu pessoalmente optaria por montar no quadro e ver como fica..
 
Boas,

Olhando para os quadros e tamanho dos tubos, quase que afirmo que o tamanho vai servir e digo isto pela geometria dos quadros (HT vs FS) e pelo trajecto que os mesmos percorrem, mas lá está, é como dizes, só testando, no entanto se houvesse alguém que me conseguisse dar as medidas que tem já eu tinha uma ideia mais concreta do que tenho em mão. Já agora, ambos os quadros são 17

Em relação à caixa de direcção, na net existem diversos vídeos que explicam como fazer tal como este.

[video=youtube;9CuO3dTPWfg]https://www.youtube.com/watch?v=9CuO3dTPWfg[/video]

Alguém já tentou este método que possa dar o seu feedback

Um abraço
 
Até parece engraçado, mas eu continuo a achar que é melhor fazer isto numa loja, a não ser que já tenhas todo o material necessário para a bricologe...
Para a mudança de uma cx de direcção de um quadro para o outro paguei 10€, penso que não vale o risco de a coisa correr mal...
 

malagueta

Member
boas,

eu troquei a caixa mais ou menos como mostra no video e se gostas de bricolage não é nada do outro mundo, se não gostas ou não tens mm jeitinho pra coisa por 10 euros pões no mecânico, porque também vais ter que gastar algum na compra de algum equipamento :), eu fiz pq é gosto dessas macacadas.

Só encontrei dificuldade em manter o copo paralelo ao quadro, no inicio estava a fazer com os dois ao mesmo tempo mas depois fiz primeiro o debaixo e em seguida o de cima e foi bastante mais fácil. Se quiseres posso por umas fotos da aventura!
 

TeZz

New Member
bom pelo o que percebo o dilema do OP não é a caixa de direcção mas o encurtar dos cabos dos travões.. a caixa de direcção é facílimo de mudar, ao nível de baixar o selim um pouco mais demorado.. o encurtar os cabos hidráulicos já tem que se lhe diga, porque se não ficam bem sangrados os travões ficam péssimos, logo aconselho-te a deixares o encurtamento dos cabos nas mãos de alguém que saiba o que faz
 

miguelcarromeu

Active Member
Cortar os cabos de travão é um "doce". Aquilo é plástico simples, portanto, qualquer alicate faz um corte perfeito.

O problema é o sangramento. Não é que seja complicado, mas, como o TeZz disse, é um procedimento delicado. Eu tenho o kit da Shimano e sou eu que costumo sangrar os meus. Mas não acertei logo à primeira.
 
Sfajardo, ajuda na configuração do amortecedor :) Tks

Já tomei a decisão de a levar ao mecânico para colocar a caixa de direcção. Não deverá ser nenhuma fortuna e assim não há como errar. Em relação aos cabos de travão, vou montar a bike toda sem a caixa e tentar perceber se o tamanho será suficiente ou não, e dependendo da medida mando cortar e sangrar. Pelo que tenho lido é mais fácil sangrar os Shimano que os Avid que tenho, mas a coisa há-de-se compor.
 
tinric, o meu prob é arranjar a rosca. Já procurei na ferragem que anda pela garagem e não encontro nada que sirva. Que usas-te aqui?
 

tinric

Super Moderador
Vais ao brico, aki, ou afins... 1€ ou pouco mais compras um metro de varão roscado... umas anilhas, umas portas e tá a andar de mota... quer dizer... de bike :D
 
Bom,

Como uma desgraça nunca vem só ...

Já tenho a bike quase toda montada e de facto o travão de trás terá que levar uma mangueira nova uma vez que com a que tem fica mto esticado, quase impossibilitanto o livre movimento do guiador. Esta é a parte menos má.

A parte terrível veio depois. Com a caixa de direcção colocada, fui colocar a suspensão e só então reparo que o tubo é muito curto. Para se ter uma ideia, com apenas uma anilha, o topo do tubo fica ao mesmo nivel do 1º parafuso do avanço. Tou mesmo lixado com isto.

Sendo assim e sem comprar uma suspensão que opções tenho? Preciso mesmo de umas luzes porque já me tou a passar com isto.

Um abraço e boas pedaladas
 
eu no meu ando so com uma anilha de 5mm e fica mesmo a conta para o 2º parafuso
experimenta pode ser que te safes senão dependo da suspensão fala com o homem que o miguelcarrromeu disse
 
Obg a todos.

A suspensão é uma Rock Shock Recon de 2011. Entretanto já estive a fazer umas procuras no forum e já encontrei pessoal a falar de uns extensores BBB para se resolver esta situação. A minha questão é se realmente é seguro ou se será preferível soldar um pedaço de tubo (no caso de soldar tenho quem me faça este trabalho). Já agora além destes extensores BBB, existem outros de outras marcas para poder ver?
 
Last edited:
Top