Compra FS -sistema suspensão

EZrider

Member
Boas,

Tenho uma duvida, é que estou comprador de uma bicicleta de suspensão total, em principio usada, e pretendo uma bicicleta ultra confortavel, pois tive um problema com a vista (principio descolamento retina), e obviamente o BTT mais agressivo acabou logo, como os saltitos, descer escadas, etc, até porque tenho uma rigida.... Agora apenas estradões, alguns trilhos, sem obstaculos e ciclovias e por aí.
Sendo assim, qual o sistema de melhor conforto me traz? Eu creio que será um sistema tipo o da Giant, ou da Specialized Pitch com o amortecedor na vertical, e que as que tem o amortecedor mais na horizontal tipo a Cannondale Rize, serão um pouco menos confortaveis. A roda será a 26" pois é o que se encontra mais acessivel, usado.
O meu entendimento é o correto?
Obg.
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

Se vais para os usados podes optar pelas giant, specialized XC ou epic, ou seja, algo entre os 100mm de curso(frente e trás) porque para o tipo de percursos que vais fazer não vale a pena ter mais.
 

EZrider

Member
eu tenho 100mm a frente, e ando com bastante sag, para não sentir mesmo os pequenos ressaltos. E quero continuar e se possivel melhorar, nesta que fica para mim e dou a que tenho ao miudo.
Por isso, aponto para 120mm ou 140mm, bem sei que é bike a mais, num uso "normal", mas a ideia é andar mesmo com SAG que permita passar pelo empedrado por exemplo, e quase parecer liso.
Mas entao aponto para quadros com amortecedor mais na vertical, certo?

Por outro lado, e já faz algum tempo que não avaliava o mercado, arranjam-se negocios impensaveis ha algum tempo atras... anda tudo maluco com a roda 27,5 ou 29 ou que?
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Por outro lado uma 29 HT, é muito mais confortável que um 26''.... e absorve melhor as irregularidades do terreno. E a suspensão faz toda a diferença, bem como a qualidade do quadro... por exemplo uma REBA, não tem nada a haver com uma lefty.... é abismal. Bem sei que não estou a falar de uma solução económica... mas deverias experimentar uma 29''. Nas FS.. A Cannondale Scaplel está um luxo ;)
 

Joseelias

Well-Known Member
Embora não seja especialista no tema, não me parece que haja qualquer diferença no funcionamento no que toca à posição do amortecedor. Nesse aspecto o que irá contar é o tipo de suspensão, número de articulações, desmultiplicação do movimento, tipo de amortecedor (mola ou ar) e afins. Por exemplo um sistema de quatro pontos de rotação será mais sensível e progressivo que um com apenas um ponto de rotação.

Mas tens aqui um vídeo de um colega aqui do Forumbtt que fala um bocado do tema em temros técnicos, e se o contactares penso que é capaz de te dar uma resposta mais abalizada sobre o tema. No vídeo ele responde ao pessoal, pelo que se explicares a tua situação é bem capaz de te ajudar.


Para minimizares o problema das vibrações e impactos não descures os pneus. Penso até que poderão funcionar melhor nas vibrações e pequenos impactos que a suspensão. Um pneu de bom volume, com uma pressão relativamente baixa e eventualmente de gama mais alta (carcaça mais flexível que os mais baratos) farão sem dúvida uma boa diferença.

Eventualmente até poderão alargar-te as possibilidade de escolha de bicicleta para cursos mais pequenos.
 

JETSTREAK

Member
Boa tarde
Passei de uma rígida para uma giant trance roda 26 faz mais ou menos um ano e estou bastante satisfeito em relação
ao comportamento do sistema maestro e do amortecedor fox rp23. A passagem para a suspensão total reduziu em muito as pancadas na roda traseira.
Também não sou especialista nos vários sistemas de amortecimento, mas penso que a diferença estará mais na qualidade e correcta afinação do
amortecedor que propriamente no sistema.
Concordo no entanto com o Joseelias no que diz respeito ás pequena irregularidades do terreno ganhas mais com o investimento num bom conjunto de pneus
com pressões mais baixas que propriamente no amortecedor.
Cumprimentos
 

fabio viana

Well-Known Member
Por outro lado uma 29 HT, é muito mais confortável que um 26''.... e absorve melhor as irregularidades do terreno. E a suspensão faz toda a diferença, bem como a qualidade do quadro... por exemplo uma REBA, não tem nada a haver com uma lefty.... é abismal. Bem sei que não estou a falar de uma solução económica... mas deverias experimentar uma 29''. Nas FS.. A Cannondale Scaplel está um luxo ;)

Depende, se for uma Reba Dual Air, afinada para ter uma boa sensibilidade inicial, ficas com uma suspensão espectacular, mas como nunca experimentei uma lefty não posso dizer nada :p

Em relação ao conforto a andar em terreno irregular, antes de avançares para a compra da FS, compra uns pneus largos e em conjunto com uma boa suspensão já tens uma bicicleta bem mais confortável, por exemplo eu ando com uma reba + crossmark 2.25 e a bicicleta ficou mesmo muito confortável, sem comprometer quase nada a rolar em asfalto.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
A minha REBA é uma SOLOAIR.... é um bocado pau.... Quando veio da revisão veio melhor do que de origem... mas não se compara com a lefty
 

EZrider

Member
Bem o video é brutal, eu até tenho o canal do andrextr subscrito e passou-me completamente.

A questão é que temos de adquirir outra bicicleta, e tento perceber qual a melhor opção, ou dar uma nova ao rapaz e manter a minha, ou comprar uma FS para mim, ficando a atual para ele, que já é bem fixolas para começar.
Os ultimos pneus que usei quando andava em força no btt, eram uns nobby nic 2.10 com camaras de dh, e conseguia de facto um conforto razoavel.

Pode ser por aí, voltar a usar pneus de medidas grandes numa 29er semirigida que é mais acessivel nova e ate usadas, e o espigão cane creek thudbuster que já tenho algum tempo, só tenho de encontrar um quadro 29 com espigão de diametro 31,6 que é a medida do cane creek.
Ou então experimentar uma FS 26", nem que depois conjugue com pneus com balão maior. já vi que o sistema não será assim tão importante, mas mais a afinação, e pneus com balão.
Thanks!
 

Joseelias

Well-Known Member
Epá, estive mesmo para sugerir a possível compra de um espigão de selim com amortecedor da Cane Creek! :)

Mas como o pessoal não conhece e torce um bocado o nariz a estas soluções, não disse nada. Nunca usei da Cane Creek (tenho da Rock Shox mas agora não uso) mas a criticas são muito positivas, nomeadamente de pessoal com hérnias discais e afins. Também li muito bem sobre os da Suntour que são mais baratos e vendem-se online.

Pneus 2.1 parece-me pouco para o que pretendes. Se o quadro der, usar uns pneus um pouco maiores pode ser uma boa ideia. As câmaras de ar de DH é que podem "enrijar" os pneus pela espessura. Neste caso quererás alguma flexibilidade e capacidade de adaptação do pneu e uma câmara de ar normal pode funcionar melhor. O sistema tubeless então será ainda melhor, mas implica alguma mecânica e despesas.
 

EZrider

Member
Pois eu tive de adquirir um assim que passei a marca dos 40kms por volta :S . A cada pedrita que pisava era uma ferroada nas costas, jesus. Mais do que recomendado, o unico senão é o peso, mas que se lixe isso, quando é a saude que está em causa.
 

fabio viana

Well-Known Member
Pois eu tive de adquirir um assim que passei a marca dos 40kms por volta :S . A cada pedrita que pisava era uma ferroada nas costas, jesus. Mais do que recomendado, o unico senão é o peso, mas que se lixe isso, quando é a saude que está em causa.

O nosso conforto deve estar primeiro do que o peso :)

Em relação ao espigão com amortecedor, eu apenas sou contra aquele baratos que se vendem por ai.. que em vez de ajudarem como é o caso do cane creek ainda faz pior..

A minha REBA é uma SOLOAIR.... é um bocado pau.... Quando veio da revisão veio melhor do que de origem... mas não se compara com a lefty

Pois como a tua é a soloair, é normal ser um pouco mais "dura".. é impossível conseguir uma afinação mesmo ao nosso gosto :) mas mesmo assim pessoalmente gosto muito do look da lefty, e se pudesse trocava, já que toda a gente fala bem dela é algo que eu gostava de experimentar :rolleyes:
 

davidream

Active Member
EZrider Como os colegas foram referindo,há várias situações que influênciam directamente o conforto final da bike,desde pneus,a afinação das supensões,qualidade do Selim,ser quadro carbono ou outro,um bom Fit á bike, enfim n's situações mediante a necessidade de cada um.
No entanto há algo que me ficou do primeiro post neste tópico que é o problema que referiu ter:eek: Já conferiu com um médico ou especialista sobre se um desporto outdoor como o Btt (lama,pólens,risco de levar com pedritas ou mato nos olhos e etc) se é aconselhado ou até possivel no seu caso?
Sem querer estar a ser do contra,o olhos/visão são obviamente fundamentais! tanto quanto são também frágeis :oops: não seria melhor antes de avançar para compras e afins confirmar com quem de direito que a prática de Btt não o coloca em risco?

OBS: Penso que o facto de ter mais "curso" na suspensão á frente não vai influênciar o conforto da bike,o importante é ter a suspensão bem afinada e com a manutenção em dia,e obviamente escolher uma gama média,média-alta. Aí sim a diferença é notória e vale os € extra.
Cumps
 

EZrider

Member
Viva David,
Não é nada do contra, até é bom que se fale nisso, porque vejo muitos colegas do pedal em zonas bem agressivas, com óculos com graduação de fundo de garrafa, e penso (agora que sei...), "eh pá será que aquele tipo sabe o risco que corre?". Partilho a minha experiência, sou ambliope, da vista direita tenho grande miopia, nem com lentes grossissimas la vai. O que acontece nestes casos, é que a retina está esticada e frágil. Basta uma pancada com a cabeça para haver descolamento. E não é tão raro assim. A mim, depois de um acidente com uma pedra na vista boa (nada a ver com Btt), houve um acelerar de descolamento do vitreo em ambos os olhos, como não parei de andar, porque não da dor, nem se nota ( que é natural com a idade todos acabamos por ter, mas gradualmente) , só que neste caso foi rápido, e bastou descer umas escadas, uns saltos, e a retina veio atrás em alguns pontos, e tive de fazer laser para evitar descolamento total.

Se reparares, eu refiro que assim que soube (edit: naturalmente quando consultei um médico da especialidade) parei logo, e isto já foi há cerca de 3 anos. Só de pensar que na ultima volta "a sério" que fiz, em 2013, desci uma escadaria com toros de madeira...Foi muito forte ter de parar. Tive de me agarrar a outro hobby rapidamente, senão dava em maluco.

Mas pronto, agora só faço estradões, ciclovias, e alcatrão,e sempre em ritmo de passeio, sinto os ressaltos, mas com o espigão e o sag na frente bem alto, consigo um bom compromisso, longe vão os tempos em que fazia expo-sta apolonia a quase 30kms/h e a conversar... agora e tudo muito mais calmo e sem stress. Aprecio a paisagem e as míudas de leggings. lol.

Posto isto, se não der os meus passeios numa bike de btt, vou andar de que? Pasteleira? Népia. :)
Ainda no outro dia fui a família fazer a ecopista de Évora, e a proxima vai ser a de Viseu, e é assim :)
 
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davidream

Active Member
bOAS!
Claro,o importante sempre é a nossa saúde ;) mas amando este nosso desporto...ás vezes "obrigamos" um pouco mais o corpo :D
De qualquer das formas os colegas já deram uma boa base de informação para começar a ver,aparecendo opções de bikes é ir partilhando que a malta dará sempre o seu input.Sempre ajuda a decidir ;)

Abraço e se possivel muitas pedaladas!:p
 

andrextr

Active Member
Boas. Sim, não podemos inferir sobre o conforto da bike olhando para a posição do amortecedor. Quanto mais curso tiver mais confortavel será (mas mais pastelona será também). Um amortecedor de ar com lata EVOL ou Debonair ajuda (a mola será sempre melhor mas mais pesada). As pequenas trepidações e vibrações dificilmente serão eliminadas, aqui um pneu com mais volume e menor pressão poderá ajudar (fica mais pastelona).
 

Hardskin

Well-Known Member
... As pequenas trepidações e vibrações dificilmente serão eliminadas, aqui um pneu com mais volume e menor pressão poderá ajudar (fica mais pastelona).


Aparentemente, já há uma solução para o efeito e não só. MR WOLF é o milagreiro.
 
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