Como pintar/recuperar um quadro?

pratoni

Active Member
Boas a todos!

Como referi no tópico http://www.forumbtt.net/index.php?topic=7981.0 estou a recuperar a minha velhinha sirla aos poucos.

Ontem estava a desmontar mais alguns componentes e reparei que ela está com mais ferrugem do que estava à espera... :cry: :cry:

Derivado disto e de ter visto o post do xpectro no tópico http://www.forumbtt.net/index.php?topic=2148.0 comecei a pensar que para ficar como quero talvez valha a pena pintá-la... :ideia: :ideia: :ideia:

Mas aqui é que ocorrem outras questões :-K :-K :-K, como não sou grande pró em mecanica:

(estive a pesquisar aqui no forum mas ou as questões não se aplicavam por completo ou eram abordadas de forma muito leve/genérica suscintando ainda mais dúvidas do que certezas, espero que ao longo do post percebam o que quis dizer com isso...)

1º - estou com receio de desmontar tudo e depois não conseguir montar/afinar as coisas como deve ser e, neste projecto, não queria estar a depender muito de outras pessoas, quero fazer tudo ou quase tudo sozinho(nem que seja só para aprender como se faz :wink:)...

2º - Não sei ainda como desmontar certas componentes tipo a pedaleira e a zona da direcção/garfo/avanço... (a bike tem direcção de rosca e um avanço que vem da testa até ao guiador)

3º - não sei qual o melhor processo de a pintar nem sei que materiais preciso...

Dado que a bicicleta é em aço e tem alguma ferrugem presumo que vou ter que retirar a pintura que lá está e deva pintá-la de raiz, certo?

Qual a melhor forma de tirar a pintura? Lixá-la ou usar algum produto tipo decapante?

Depois de limpinha convém passar uma camada de um produto para a proteger da ferrugem, certo? Que produto é que se aplica entao? E como?

Finalmente, pinta-se a bike. Como? Pincel/Trincha? Spray? Compressor? Qual o melhor método? Penso que o compressor seja o melhor, certo?

E a tinta, deve haver algum cuidado a escolher a tinta? E onde se compra a tinta? Há lojas especializadas ou qualquer loja de tintas serve?

E depois de pintar convém passar mais alguma camada tipo verniz ou isso, ou não vale a pena? E se sim, como se aplica o verniz?

Desculpem lá o testamento com a carrada de perguntas e dúvidas(algumas acredito que muito burras :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:) mas é o que dá um maçarico meter-se nisso e querer desenrascar-se sozinho...

Ou melhor, expliquem-me como se eu fosse muito burro... (se tiverem paciência para tal, claro :wink:) :mrgreen: :mrgreen:
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

1º Desmontar consegues sempre, com mais ou menos jeito. Quanto à montagem/afinação tens sempre aqui o fórum ou a net para esclareceres dúvidas.

2º Vais precisar de ferramentas específicas, mais concretamente: uma saca cranks, uma chave de eixo e um extractor de caixa de direcção.

Saca Cranks:
d003.jpg


Chave de eixo:
D_325%20SETSR5.jpg


Extractor de caixa de direcção:
D_325%20SETHS5.jpg


(há quem retire as caixas com uma chave de fendas martelando com cuidado a toda a volta, o processo é igual para caixas HeadSet e de rosca)

Prença para caixa de direção:
headset_tool.jpg

(Precisas para voltar a montar a caixa, mas é tão caro que precisas mesmo de levar a uma loja para a montar)

Quanto à pintura, eu lixava, mas o decapante é capaz de ser mais rápido. Quanto à pintura, é falar com quem saiba. Alguma dúvida mecânica podes perguntar.

Jepas
 

cesarazul

New Member
Depois de retirares tudos o que esta a mais, como o jepas explicou.

Em relação a pintura sem duvida que lixada fica melhor, começa com uma lixa mais grossa pa tirar a tinta e depois utilizas "lixa de água" vai fazer com que o quadro fique bem lisinho e polido.
Agora a pintura, se fosse eu ia ter com quem sabe, um pintor de automaveis ou até aquelas pessoas que recuperam motas e vespas antigas, esles mostram um leque de tintas sem fim, tu escolhes e sempre tens um trabalho de um pro, e se ficar com defeito podes sempre reclamar, é que pintar em casa nunca fica muito bem, tens de escolher bem a tinta, fazer bem as misturas e depois tens a questão da regulação do compressor pa não ficares com uma pintura granulada... é melhor ser um pro a fazer. vais gastar €€€ na mesma em tintas por isso, não sei quanto fica mas tb não deve ser muito caro!
Ah, já me esquecia não de esqueças de tapar o buraco do eixo, coluna de direcção e espigão do selim, pode ser com jornal amarrotado.
 

Alf

Active Member
eu estava aqui a fazer o mesmo e não me apetece muito tirar a caixa e o eixo... se ficarem bem isoladinhos para a pintura não é preciso tirá-los certo??? :?: :?:

Eu tenho compressor e o material todo, vou pintá-lo em casa. se não ficar muito bem paciência mas quero ser eu a fazê-lo
 

Alf

Active Member
:s :s :s mas eu já li em muitos sítios que é difícil... eu também só quero tirar a forqueta. É preciso tirar a caixa toda??
 

cesarazul

New Member
É pá, desculpem lá, mas mexer numa bike é das coisas mais simples de fazer, tirar um eixo e umas caixas...
É só ter as chaves!!! mais simples não existe... e depois o trabalho fica mais perfeito.
Eu por exemplo costumo sempre antes e no fim do inverno tirar o eixo limpa-lo, lublifica-lo e tudo mais e as caixas a mesma coisa, tiro os rolamentos e limpo aquilo tudo, não custa nada; tirar o eixo é como desapertar e apertar um parafuso, ainda por cima agóra é só monoblocos, mais facil é impossivel... e eu tenho um eixos daqueles ocos, o mais dificil foi arranjar uns extensores para a chave saca cranks!

É melhor irar, é a minha opinião, aproveita-se e limpa-se tudo bem limpinho

Abraço
 

meiabola

Member
Boas,

Se queres que a pintura de dure. decapa o quadro com decapante de tinta (Robiallac é bom) e segue o indicado a seguir. A unica diferença é que o quadro que refiro é de aluminio, mas o sistema é o mesmo.

meiabola said:
Se te ajeitares a pintar ou tiveres um amigo que pinte podes fazer da seguinte forma:

. Lixas o quadro com lixa 180 ( apenas para arranhar )
. Aplicas um primário de 2 componentes ( Shopprimer 2C da CIN por exemplo) + ou - 15 €
. Pintas a bicla da cor que queres.

Para personalizares é até onde a tua imaginação for:

. Compras papel de fotografia autocolante ( 5€ 15 folhas em qualquer supermercado )
. Imprimes logotipos, nome personalizado, fotos etc.. na impressora
. Colas na bicla
. No final dás uma camada de verniz por cima dos autocolantes e já está. Os autocolantes resistem perfeitamente ao verniz.

O mais importante é o primário. Tem de ser de 2 componentes uma vez que o aluminio é um material não ferroso.

Se não tiveres condições vai a uma oficina auto e com "jeitinho" uma delas faz-te pelo menos o favor de dar o verniz..

Podes sempre verificar o tópico AQUI

Abraço
 

sniper_pt

New Member
Bom, apesar de ter apenas 1 anito, o meu quadro está cheio de riscos. Quedas, descuidos, enfim... Além disso o verniz das escoras tá a sar o berro. Gostava de o pintar e trocar talvez a cor. Não que eu n goste desta, mas como dizem as mulheres "suja-se muito".
O único problema sao os autocolantes, esses gostava de os por iguais...

alguém tem ideias?
agradecia
 

kochab

New Member
Existem marcas que "oferecem" kit's de autocolantes para substituir os antigos ou com defeito, fala com a loja onde compraste ou mesmo com o representante em Portugal, em ultimo caso contacta directamente a marca, acho que uma vez li algures que se pintares a bike perdes a garantia, portanto convém tb confirmares esta questão.
Procura no ebay que por vezes há lá kit's de autocolantes.
Outra hipotese é numa empresa de publicidade, fazerem-te uns autocolantes identicos... mas é capaz de ficar caro.
O que fica talvez mais em conta ou mais facil é arranjares alguem que te pinte a bike, por exemplo uma oficina de pintura automovel, e arranjares alguem que decore por exemplo capacetes de motas, ou pinte com aqueles mini-compressores para te personalizar a bike, depois aplicas o tal verniz para proteger a coisa.
 

odracirpascal

New Member
Olá pessoal encontrei um artigo que fala de como pintar o quadro gostava que opinasem sobre o texto se está minimamente correcto para eu o aplicar se nao.

Obrigado




"Aí vão algumas dicas, que eu acredito, que ajudem numa boa pintura da sua bicicleta. Antes de mais nada você deve preparar o quadro para receber a tinta. Você tem duas opções pra remover a tinta velha: jatear ou lixar.

Se o quadro for de ferro ou alguma liga com ferro (cromo-molibidênio por exemplo), você pode mandar jatear. Para encontrar este serviço, vá até alguma metalúrgica ou fábrica que trabalhe com metais, se eles não fizerem provavelmente vão saber indicar. O jateamento é feito com micro esferas de vidro (areia fina), ou granalha. Vai sair uns 5 a 10 reais. Mas atenção, se o quadro for de alumínio, você deverá lixar e nunca jatear, pois o jato pode causar micro trincas no quadro.

No caso do alumínio, então, use lixas d'água seguindo a seguinte seqüência: 220 / 360 / 400 / 600 / 800 e 1200 (toda lixa vem com uma numeração na parte de trás).

Com as lixas 220 e 360 e 400, lixe o quadro por completo inclusive nos cantinhos e por cima da solda. Não pode ficar nada, nem tinta nem o fundo da pintura anterior.

Com as outras você dá um "tapinha" são lixas de acabamento a 1200 por exemplo parece um papel ao toque dos dedos mas deixa a superfície perfeita pra receber a pintura.

Pra lixar, sempre mergulhe a lixa num baldinho d'água, toda vez que ela começar a secar.
Ao toque dos dedos você percebe onde não lixou.

A pintura você pode fazer, ou mandar no funileiro. Se optar por mandar pintar, entregue a peça preparada para um funileiro, explicando que é só pintar, e negocia o preço, pois o que dá trabalho é preparar a peça. Para ficar bom deve-se pintar e envernizar. Se for colocar adesivos, cole-os e depois envernize.

Se você mesmo for pintar, deve-se primeiro aplicar o fundo (tinta epóxi, ou ainda primer, aquelas de cor cinza ou cor da pele respectivamente) para então poder pintar na cor desejada.

O melhor é arrumar um compressor com revólver de pintura, mas se não conseguir, compre uma lata de spray na cor preferida. Arrume também um pouco de nafta líquida (desengordurante).

Com o quadro preparado lave-o com água a detergente e enxugue bem, depois pendure a peça (de modo que o suporte não atrapalhe a pintura da peça), embeba um pedaço de algodão em nafta e espalhe no quadro, marcando os locais para não se perder e deixar de passar em algum lugar, pois ela evapora muito rápido, a nafta serve pra eliminar qualquer resíduo de gordura da própria pele (que se ficar no quadro, vai fazer a tinta descascar rapidinho).

Preparada a peça para receber a tinta, coloque-a pendurada num local que não pegue poeira nem vento, nem caia insetos em cima.

Se não tem prática com pintura, pegue uma peça qualquer e dê uma treinada primeiro nos jatos e na distância. O correto é aplicar jatos intermitentes, ou seja, você não segura o gatilho direto apertado, você vai borrifando a tinta em jatos separados, o que evita da tinta escorrer.

Primeiro dê a camada de fundo. Depois, verifique na lata as instruções de secagem, normalmente 24 horas.

Depois de seco o fundo, agite a lata de tinta durante uns 4 ou 5 minutos, ou misture bem a tinta com a água raz se for usar compressor e revólver (seguindo instruções sobre a proporção certa conforme informa o fabricante).

A uma distância de 15 a 25 cm da peça aplique primeiro uns toques de tinta, você não começa pintando tudo de uma vez, só "suja" o quadro de tinta, para fazer a base, entendeu? Jogue só umas borrifadas em toda a peça, espere uns 5 a 8 minutos e então aplique o que vai ser a camada da pintura mesmo. Aplique o mais uniformemente que puder, mantendo a distância do spray sempre igual, em "demãos cruzadas" ou seja: primeiro você pinta a peça sempre em diagonal para esquerda e depois para direita (ou vice versa).

Acabando de pintar, deixe descansar de um dia para o outro. Repita a operação aplicando mais uma camada de tinta, não se esqueça de "quebrar o brilho" com lixa 1200, senão descasca tudo.

Se for aplicar verniz em lata ou usando revólver antes de começar a aplicar, você deve lixar a pintura que fez com a lixa 1200, para tirar o brilho da peça, senão o verniz também descasca.

A peça deverá estar completamente opaca para receber o verniz. Então aplique, também em demãos cruzadas de verniz (conforme explicado acima) e deixe de novo de um dia para o outro para poder montar a bicicleta.
"
 

Stc

New Member
Restauração de uma bicicleta antiga (de senhora)

Boa noite a todos os membros que estão a ler o tópico, e desde já agradeço àqueles que estão a ler este meu tópico (que é o meu primeiro), e que me possam ajudar.


Então é assim:

Eu à uns dias estiva arrumar o sótão aqui de casa e estavam lá 2 bicicletas.... tirei-as do sótão para uma pequena análise e resolve só restaurar uma (por agora).
Pus mãos ao trabalho e desmontei-a toda em peças, incluindo tirei a forqueta do quadro...

Comecei a lixar, mas aquilo à mão nunca mais saía dali, então peguei no berbequim e pus-lhe uma lixa própria para berbequins e lá lixei aquilo, ontem fui às compras para a bicicleta. Comprei:

1 pistola de pintar eléctrica
1 lata de primario
1 lata de tinta branca
1 garrafa de diluente sintético para diluir as tintas para poder usar na pistola de pintura

mas para meu descontentamento aquilo não teve o efeito que queria, pensei que com a pistola de pintar aquilo iria ficar melhor pintado e com uma camada fina e certa de tinta, mas aquilo ficou muito grosso a camada, tinta escorrida, etc... resumindo um falhanço total... ;(

depois não estava com paciência para lixar o quadro todo outra vez, e pensei, Internet is my friend, fiz umas pesquisas e encontrei este fórum e à primeira vista agradou-me bastante, resolvi registar-me estive a ver uns tópicos e admito que fiquei a saber mais coisas :twisted: .

mas voltando ao assunto...

Eu queria que me dissessem como trabalhar na bicicleta, e trabalhar na bicicleta quero dizer, que tipo de material/produtos devo utilizar para lixar, para pintar, etc

estive a explorar o fórum para ver se encontrava alguma coisa que me pudesse ajudar e encontrei um, mas me esclareceu na parte de lixar e pintura

Agradeço mais uma vez àqueles que me ajudem neste processo de restauro


Abraço a todos
 

indy

Member
Stc, anexei o teu tópico a este já existente pois parece-me que aborda as mesmas questões.
Existem ainda mais alguns tópicos sobre o tema pintura/restauro, por exemplo:
:arrow: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,28698.0.html
:arrow: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,26454.0.html
:arrow: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,5071.0.html
:arrow: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,40115.0.html
:arrow: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,2025.0.html

Tens de pesquisar melhor... :wink:
 

Marin Eide

New Member
Boas, não sei se é o lugar correcto, mas deixo aqui o meu post, estou a montar uma bicicleta para "gastar" o material que tenho lá para casa encostado e ainda não decidi se a pinto (tenho oportunidade de a lacar á borla) em preto matte, ou se apenas aplico verniz quando acabar de decapar o quadro... ainda só está meio quadro limpo, mas o resto não tarda em ficar pronto...
deixo aqui uma foto que ilustra como está a ficar e gostaria de saber as vossas opiniões sobre a minha questão!
imag0045y.jpg
 
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