Pois é, já aconteceu a muitos! Compra-se uns travões de disco, montam-se e as bichas ficam muito grandes! E agora? é preciso, cortar, depois sangrar, como é que vou fazer isso?
Apesar de parecer complicado, é uma operação bastante simples. E atenção, NÃO É PRECISO SANGRAR depois de cortado (se o serviço for bem feito )
Vou tentar explicar e ilustrar com o corte de um Formula Oro Puro a servir de exemplo. Neste travão é preciso um Kit para reduzir o tamanho da bicha uma vez que está sertida na manete e não enroscada como na maioria dos travões. Nos travões com rosca não é preciso nada de especial, ou apenas um anilha cónica para apertar a bicha na manete.
Estas são as peças necessárias:
Primeiro é preciso desapertar junto à manete a bicha.
Depois fixa-se na manete o novo terminal (nalguns travões não é preciso, reaproveita-se o que lá está).
A seguir determina-se onde se vai cortar...
...e corta-se! Lamento mas não tenho foto desta parte . usem um xisato que corte bem.
É preciso manter o tubo na vertical para não sair o óleo. Também é muito importante não apertar a manete nesta altura, senão sai o óleo todo que lá está!
Monta-se o novo terminal roscado e a anilha cónica que fica na extremidade do tubo. Lamento mas estas fotos não ficaram muito bem...
Depois é preciso introduzir na bicha o terminal. Esta parte custa um pouco, é preciso fazer força até que fique completamente encostado à bicha.
Agora é só introduzir no terminal da manete, bem até ao fundo...
... e depois apertar!
Para finalizar um pouco de álcool isopropílico para remover os pequenos resíduos de óleo, e limpa-se com um pano limpo.
Et voilà!!
Antes:
Depois:
Apesar de parecer complicado, é uma operação bastante simples. E atenção, NÃO É PRECISO SANGRAR depois de cortado (se o serviço for bem feito )
Vou tentar explicar e ilustrar com o corte de um Formula Oro Puro a servir de exemplo. Neste travão é preciso um Kit para reduzir o tamanho da bicha uma vez que está sertida na manete e não enroscada como na maioria dos travões. Nos travões com rosca não é preciso nada de especial, ou apenas um anilha cónica para apertar a bicha na manete.
Estas são as peças necessárias:
Primeiro é preciso desapertar junto à manete a bicha.
Depois fixa-se na manete o novo terminal (nalguns travões não é preciso, reaproveita-se o que lá está).
A seguir determina-se onde se vai cortar...
...e corta-se! Lamento mas não tenho foto desta parte . usem um xisato que corte bem.
É preciso manter o tubo na vertical para não sair o óleo. Também é muito importante não apertar a manete nesta altura, senão sai o óleo todo que lá está!
Monta-se o novo terminal roscado e a anilha cónica que fica na extremidade do tubo. Lamento mas estas fotos não ficaram muito bem...
Depois é preciso introduzir na bicha o terminal. Esta parte custa um pouco, é preciso fazer força até que fique completamente encostado à bicha.
Agora é só introduzir no terminal da manete, bem até ao fundo...
... e depois apertar!
Para finalizar um pouco de álcool isopropílico para remover os pequenos resíduos de óleo, e limpa-se com um pano limpo.
Et voilà!!
Antes:
Depois: