Como combater o Colesterol

andrextr

Active Member
Realmente tive eu a gastar o meu latim para virem dizer que é explicações brasileiras :evil: :evil: :evil: 8)

Mas sim, explicações brasileiras é preciso ter cuidado com elas....

Força no colesterol ! :wink:
 

Pipps

New Member
Em situações normais, é relativamente simples controlar o colesterol, bastando para isso algum rigor e acima de tudo saber ingerir os alimentos na sua proporção correcta.. Quanto ao facto do desporto ser útil para controlar o colesterol, é-o, uma vez que aumenta a produção de Colesterol HDL - vulgo 'bom colesterol', que ajuda a controlar o colesterol LDL - vulgo 'mau colesterol'..
 

JoãoM

New Member
Muito útil este tópico,... para mim!
Obrigado André pelas explicações! Continua a gastar o "teu Latim" dessa forma que a maior parte dos companheiros, eu incluído, valorizamos e agradecemos!!
Ando de bike, mais assiduamente, há pouco tempo (menos de um ano) e tendo vindo a notar que, uma qualquer subida, me punha de "bofes de fora", fui ao médico e verifico que tenho o colesterol muito alto (cerca de 290).
Para além da dieta que já estou a fazer (por enquanto apenas isto!), continuo a andar de bike, no entanto, quando chego às 170/180bpm páro e descanso, com algum receio que isto dê para o torto!!
Enfim,... vou ao passeio da FexpoMalveira, fazer os 28km,... bem lentamente para chegar ao fim! Vamos ver...
Abraço e boas pedaladas,
JoãoM
 

reyals

New Member
Eu tinha 235 de colesterol. Em 2 meses tomando cápsulas de oleo de salmão, evitando os fritos e gorduras baixei para 169.
 

Didi

New Member
Boas Reyals,


Já agora que cápsulas são essas e onde as compras? Numa farmácia? Ou numa loja de produtos naturais?

Cumprimentos
 

Bikerboy17

New Member
eu acho que antes de se tomar qualquer coisa deve-se consultar um medico,
o melhor para o colesterol é-nao comer fritos,tentar nao comer ovos,as carnes devem ser cozidas ou grelhadas,as gorduras as manteigas sao perigosas...
para fazer bem - frutos secos,verduras de todas as qualidades..e depois meus amigos muitas pedaladas fazer muitos kilometros a pé e de bike...
....abraços
quanto mais natural conseguirmos livrar os nossos problemas melhor,evitar sempre que possamos os comprimidos...
 

banjix

New Member
Tal como já foi dito (ver o primeiro post do dimanche), se uma pessoa tem o tal problema genético (e ao que parece hereditário) que faz subir os níveis de colesterol, não há dieta e exercício físico que, por si só, faça baixar esses níveis. Nesses casos, a par com uma dieta equilibrada e algum excercício físico, é necessário recorrer a medicação para controlar os níveis de colesterol. É claro que, para isso, é absolutamente aconselhável uma ida ao médico. Só ele é que pode avaliar a situação e só ele sabe o que devemos fazer.
 

kronnuz

New Member
Tópico HIPER útil!!
Boas informações (principalmente fornecidas pelo andrextr - sem pretender desvalorizar as dos demais users)!!

Quanto aos "métodos naturais" abordados, fala-se de vários...cápsulas de óleo de salmão, cápsulas de alho...sinceramente, tudo o que tiver excipientes penso que seja de evitar sem consultar um médico.
Agora, também já ouvi dizer muito bem, por exemplo, de infusão de beringela. É natural, não contém qualquer tipo de excipiente ou outro produto químico...apenas beringela mergulhada em água, tipo chá...não custa experimentar...e conheço quem já tenha tido muitos e bons resultados.

Temos de ter atenção pessoal.
É importante o exercício físico, sim. Mas comedidamente!!

Como já foi dito, e bem, o LDL elevado pode levar à formação de placas ateroscleróticas (e não aRteroscleróticas - pequena correcção ;) *) nas paredes dos vasos sanguíneos. Isto na sua forma mais simples, porque este é um processo muito mais complexo do que a "mera" acumulação de LDL nas paredes nos vasos (envolve também macrófagos, fibras de colagénio...etc. O organismo humano é fantástico não é?? :mrgreen:).

Logo, (e isto é mais para quem já tem o colesterol elevado há algum/bastante tempo e cujo consequente risco de ter já alguma formação de pequenas placas é maior), um maior fluxo sanguíneo associado ao aumento dos batimentos cardíacos, resultante de situações de maior esforço (aquelas alturas em que já vamos a deitar os bofes pela boca, 'tão a ver??), pode aumentar a probabilidade de que essas placas se soltem, entrando em circulação. Ao atingir um vaso de menor calibre, pode instalar-se, dando origem a uma obstrução parcial ou mesmo total do mesmo...com consequências nefastas, obviamente (trombose é um exemplo).

É óbvio que esta é uma situação extrema e não pretendo assustar ninguém ao escrever estas linhas, mas convém sempre alertar porque às vezes excedemo-nos e vamos um pouco mais além do que o que podemos dar, temos a tendência de pensar que o exercício só está a dar resultado quando estamos em sofrimento e quando dói, etc, etc...por isso, cuidado com os esforços!!
O melhor é sempre o equilíbrio entre uma boa dieta e uma boa actividade física.

Bem, boas pedaladas e continuem a partilhar informação!!
E mais uma vez, atenção aos esforços!!
Cheers!


* - A Arteriosclerose é o processo de endurecimento das artérias, que pode ter na sua base, de entre outras causas, a aterosclerose.
 

Cabete

New Member
Olá pessoal

Isto do colesterol e subretudo quando se trata de um factor genético é realmente um problema,
pois já foi dito e muito bem que o exercicio fisico por si só não chega, ajuda e evita outro tipo de doenças mas não é suficiente.
Tenho 42 anos e pratico BTT e estrada há já alguns anos, no entanto há cerca de oito anos aquando de um controlo de rotina
foi-me detectado o nivel de colesterol total elevado, (foi uma fase em que estive mais parado com o exercicio fisico e pensei que fosse por isso) fiz então medicação e comecei a treinar com mais regularidade e os niveis voltaram ao normal, depois passei a fazer analises
uma vez por ano mas apesar do exercicio e uma alimentação cuidada, os niveis voltaram a subir.

Houve uma altura em que fiz uma dieta mais rigorosa, com muito chá verde, (pois ouvi dizer que era bom para isso) e baixou para niveis aceitáveis tipo 205-210, infelizmente não durou muito tempo e então continuo com os mesmos cuidados alimentares, exercicio fisico e com o chá verde porque são coisas que me dão prazer, e quando é necessário recorro a medicação.
Segundo o meu médico trata-se de uma falha genética e hereditária, eu costumo dizer que se trata de um defeito de fabrico, mas como já passou o prazo de garantia não posso pedir indemnização aos meus pais. Estou a brincar, eles são super simpáticos e infelizmente a minha mãe tem o mesmo problema, apesar de sempre ter tido uma alimentação muito saudável. Como disse o dimanche, quando o problema é genético temos de carregar com a nossa cruz e sobretudo ir controlando a situação.


Boas pedaladas
 
Top