Como colocar um carreto de 9 dentes numa cassete convencional?

TLouro

Member
Boas,

Com o evoluir das transmissões para 1x??, coloca-se a questão da amplitude de desmultiplicação das cassetes. E se já há kits para aumentar os carretos maiores, quase nada encontro sobre diminuir os carretos menores, isto é, substituir o carreto de 11 dentes por um de 10 ou de 9.

Sendo certo que há algumas limitações físicas à diminuição do n.º de dentes, esta via parece-me fazer todo o sentido, até do ponto de vista da diminuição do peso.

Posto isto, verifico que a shimano tem uma cassete com um carreto de 9 dentes da série capreo, donde me surgiu a ideia de substituir o carreto de 11 dentes da minha cassete por esse carreto de 9 dentes. Alguém sabe se é possível? O que é preciso para fazer essa alteração? Há outras soluções para colocar um carreto de 9 dentes numa cassete convencional?

Fica, assim, aberta a discussão sobre como diminuir os carretos mais pequenos!
 

Jepas

Super Moderador
Pela imagem abaixo, será preciso trocar pelo menos o cepo:

capreo-deore-hub.jpg


Como se pode ver a diferença entre os cepos é notória. 11 dentes é mesmo o mínimo possível nos cepos "convencionais" se assim não fosse a SRAM não teria criado os cepos xD para baixar até aos 10 dentes.
 

SeteGu

Active Member
Já li algures aqui no fórum que a Sram terá testado a hipótese dos 9 dentes mas que não a considerou viável.

Quanto menos dentes o carreto tiver menos "fluída" é a transmissão de potência.
 

edununo

Well-Known Member
É verdade. O cepo convencional não permite menos de 11 dentes.
A SRAM no desenvolvimento do XX1 testou cassetes com carreto de 9 dentes mas não gostaram do resultado.

XX1 Cassette: Why a 9 tooth cog failed

Following the development of the derailleur, the next step in the development of XX1 was figuring out an acceptable gear range. Early 10-speed prototypes had a 9-36 tooth range. Testing proved that a 9 tooth cog was too small to be pedalled comfortably. Such a small cog caused a shuddering sensation when pedalled under load. This is due to a phenomenon known as the “polygon effect,” which results from variations in speed as the chain transitions from one cog to the next.

“The smaller you get, the bigger the polygon effect,” said Henrik Braedt, a design engineer who worked on the development of the XX1 cassette. This effect exponentially decreases relative to the number of teeth on a cog. The addition of one tooth, along with carful machining of the tooth profile mitigated the polygon effect.

in http://www.bikeradar.com/mtb/gear/article/sram-xx1-component-development-and-details-35654/
 

TLouro

Member
Edununo, de facto já conhecia essa informação (julgo que proveniente dum interessante post teu noutro tópico).

Compreendo que a SRAM, numa transmissão de topo, não admitisse um feeling menos bom no seu funcionamento e, por isso, tenha abandonado a ideia do carreto de 9 dentes.

Por outro lado, se a Shimano já tem uma cassete com carreto de 9 dentes, é porque a coisa não há de ser completamente inviável.

Dado que "como quem não tem dinheiro, não tem vícios", pessoalmente aceitaria o incómodo de um funcionamento menos fluido se com isso obtivesse uma transmissão 1x9 ou 1x10 de baixo custo com uma amplitude de desmultiplicação interessante.

Será que dá para substituir o cepo por um cepo capreo, e dessa forma montar o famoso carreto de 9 dentes?
 
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