Cirurgia: Quisto Pilonidal ou Quisto Dermóide (Cisto)

ricard0

New Member
Boas,

Tive alta hoje de manhã, a operação correu muito bem. Fiquei com uma abertura com um tamanho considerável, o médico decidiu fechar uma parte com pontos e deixar a restante parte aberta, segundo ele facilitará a recuperação. Agora tenho apenas de fazer penso de 2 em 2 dias, e posso fazê-lo em casa, para mim é um grande alivio pois não me dava nada jeito ir ao centro de saúde todos os dias fazer penso, até porque me custa um pouco a andar. O meu maior receio agora é que rebente algum ponto ou abra mais o buraco na parte que ficou aberta, mas vou ficar em repouso durante 1 semana.

Na 5ª feira dia 13 volto ao hospital para o médico analisar novamente e provavelmente para tirar os pontos. Quando tirar os pontos já posso ter uma vida normal, mas voltar a andar de bike só lá para o fim de Setembro segundo o médico.

Quanto a dores, nem me posso queixar. Na operação deram-me apenas anestesia epidural, tinha algum receio em sentir alguma coisa, mas não, não senti nada, e até me deixei dormir durante a operação. lol Durante a noite tive algumas dores, mas nada de mais.. e hoje de manhã fiz outro penso e também não doeu nada, agora ando a tomar antibiótico e analgésico sempre que tiver dores.

Tive a falar com o médico, e as probabilidades do quisto re-aparecer são grandes, mas também temos que ter alguns cuidados, não estar muito tempo sentado, se tivermos de estar sentados muito tempo, ao menos temos que adoptar uma posição correcta, e depois é sempre recomendável fazer uma depilação a laser se for possível.

A quem tem este problema recomendo a serem operados o mais rápido possível, até porque já como dito em cima isto pode alastrar e o caso pode ficar muito feio.

Cumprimentos.
 
M

Martinha

Guest
Olá :)

Apareceu-me também, um quisto, por volta do passado mês de Outubro, sentia dor, de longe a longe, e um talinho que parecia aumentar.
Fui operada no passado dia 4 de Agosto, no bloco operatório diziam que era muito pequeno e coisas do género.
Fecharam a ferida, e na primeira semana, correu tudo bem, o pior foi quando num curativo me disseram que estava infeccionado, e receitaram um anti-biótico.... Durante a noite drenou muita porcaria, nunca tinha visto nada assim ;o os curativos seguintes foram difíceis, pois tiveram a ' espremer ' aquele pus todo, e mandaram-me para o hospital, para ser vista por um medico. Lá, tirara-me um ponto, e foram umas dores terríveis, quando espremeram, e puseram com seringas la para dentro soro e agua oxigenada.
No dia seguinte, voltei ao centro de saúde, para novo curativo, e não é que a enfermeira que me viu ficou parva ao ver?!
A ferida por dentro estava toda 'podre' isto estava tão, mas tão feio, que até a pele na superfície já estava a apodrecer, ela tratou logo de mim, para ficar bem, tirou os pontos todos, limpou aquilo tudo la dentro e assim, e agora, estou a recuperar bem, agora vai ganhar carne de dentro para fora e estou com a ferida aberta. Sempre tive medo que o meu caso fosse assim, mas hoje, preferia que me tivessem deixado assim a feria aberta logo desde o inicio. Parece que sempre que nestes casos fecham as feridas, acontece sempre isto de infeccionar. :x

Ainda tenho um 'bom buraco' para encher, e cicatrizar, mas tenho de ter fé que vai ser rapido e vai correr tudo bem. :)
 

BTTeco

New Member
Boas,

Ora bem aqui fica o meu testemuinho :

Tinha um desgarçado desses ditos cujos, na zona do coxis, chamado "rabo do macaco".
Doía-me especialmente quando me esticava no sofá e ficava a fazer força naquela zona.
Umas vezes aquilo secava, mas muitas vezes deitava pus, agua de sangue,crescia, encolhia, etc. Felizmente nunca infectou ao ponto de ficar muito grande, enorme, mas tenho colegas no trabalho que já tiveram uma cena daquelas que ficou do tamanho de uma ameixa. Imaginem, no sito onde é..

Nessas situações e como está infectado, a solução para remediar é lacetar, e sem anestesia porque não pega, como aqui já foi dito.

Portanto o ano passado em no inicio de Fevereiro fui operado (depois de um ano em lista de espera) :mrsock:

Felizmente aquilo estava controlado, e portanto esperei tranquiilamente, e fiz as Maratonas todas que queria fazer ,pois a pedalar não incomodava.

Bom depois da operação a parte mais dificil foi passados 3 a 4 dias, e até perfazer 10, que foi quando me tiraram os pontos.

Aí foi um alivio brutal. Tudo correu bem e duas semanas depois estava a viajar de avião (7:30 de voo) e cerca de dois meses depois fiz o G100 e passadas duas semanas o SRP 160.

Case close : Quisto dermoide : Yepiee Caye mother fuc...er..........

Portanto acho que o segredo é um cirugião que saiba o que faz...como em tudo na vida..acho..

Melhoras a todos,
 
K

Kayaman

Guest
pogalera descobri esse forum ae de bike curto ap caralho tenho a minha e tals ..... amanha vou fazer a mesma cirurgia to cabrero pa caralho na recuperaçao pq os medicos ja falaro para min q vai ficar aberto ... ai como q é ?? sai sangue toda hora vc nao pode sentar nao da de andar direito como é abraçoo
 

evoralion

New Member
Ora bem pessoal ja passou quase um mês e meio da operação e isto a primeira vista esta 100% só que tinha uma consulta pòs-operatoria dia 11 de agosto mas para variar ( estava a ver que estava a correr bem demais )mudaram me a consulta para 20 de julho e não me avisaram :evil:..... Moral da história ,agora estou a espera para saber quando posso voltar a andar .
Entretanto cicatrizou tudo bem fiz uma semana de algarve ,foi uma maravilha para sarar o resto da sutura ,já não preciso fazer mais pensos :D .agora só falta mesmo a luz verde para voltar a andar .
Esta semana já comecei a fazer umas corridas para ir ganhando algum pulmão ,parecia que não fazia nada á meses .... tantas dores de pernas !!!! Só não quero voltar a andar sem consentimento da médica não vá o diabo tece-las assim apesar de custar fico a espera de nova consulta e isto sempre vai melhorando ainda mais ... quem já esperou mês e meio pode esperar mais uns dias ... ou semanas sei lá :shock: .
Em relação ao que tenho lido ,a minha sutura foi fechada mas tirando a loca que abriu até correu bastante bem ( atendendo que o quisto que me tiraram era do tamanho de uma bola de ping-pong) mas lá está cada caso é um caso ,Quando corre bem dizemos que é um bom método quando corre mal acha-mos que deviam ter logo deixado a sarar no método aberto... O que conta é que no fim corra tudo bem.
As melhoras para o pessoal em recuperação
 

ricard0

New Member
Boas,

Hoje, duas semanas depois de ter sido operado fui tirar os pontos que faltavam, o médico diz que está tudo bem e que mais 3 a 4 semanas e fico a 100%. Por agora já posso ter uma vida completamente normal e fazer algum desporto (correr, etc.) mas ainda não posso andar de bike. Quanto a dores, mesmo depois da operação não as tive, e tenho-me mantido sem elas, ainda bem. Agora, daqui a 1 mês tenho outra consulta para o médico ver o estado disto, e depois fico pronto para outra. lol

E hoje recebi também a fotografia do próprio quisto (do que foi removido).
 

Tekinhas

New Member
Boa tarde!
Estou a ver que por aqui é so homens a sofrer do mesmo problema que eu!
Bem, hj dei o meu consentimento para ser operada em dezembro a um quisto que me rebentou em junho!nunca tinha tido dores tao fortes!e que sitio mais estupido para aparecer!fui suturada na altura, ia morrendo ao sentir a picadela da anestesia!pior quando a medica disse que me ia espetar 2º vez!No fim de vir do hospital fui ver fotos na net do quisto e fiquei enjoada mais valia estar quieta :)!Nunca mais tive problemas desde junho, da mesma forma rapida que apareceu, desapareceu!|o penso so o fiz duas xs porque istou cicatrizou bem mas quando la fui no dia a seguir à medica ter-me feito a incisão espetaram-me novamente uma agulha para desinfetar com agua oxigenada e betadine! Ardia como tudo!Se alguem me puder ilucidar sobre um aspecto agradecia: por acaso fica-se internado quando se é submetido a uma cirurgia destas?e que tipo de anestesia se leva?esqueci-me de perguntar ao médico lol

As melhoras para quem ainda esta doente
 

evoralion

New Member
olá tekinhas ,no meu caso tive de entrar numa quinta feira de tarde porque marcaram-me a operação em cima do joelho e depois de ter os exames feitos faltava-me a consulta com o anestesista
Assim fui operado na sexta de manhã com anestesia epídural e no sabado á hora de almoço já estava em casa :)
Até correu tudo bem ,enquanto estive no hospital nunca me doeu nada e mesmo o pós-operatório não foi mau ....
Não receis que corre tudo bem
Tekinhas boa sorte e que corra tudo bem pro resto do pessoal que esteja a recuperar melhoras :lol:
 

rmpm

New Member
Boas
Este fim de semana calhou-me a mim, fui ao médico esta manhã, e vai disto, quisto dermóide. Toca de receitar um antibiotico, e uma pomada...pra rebentar.
Conclusão,vai ter de sair a faca. Como o sistema de saude funciona, mas com lista de espera (nem fui saber quanto tempo demora), fui logo marcar uma consulta no privado com um medico cirurgião (sexta), não faço a minima ideia de quanto fica, mas como tenho o seguro de saude, deve ficar a um preço mais simpático.
Bem malta, quem fez no privado quanto pagou? Quanto tempo fica de "molho"? Será que daqui a um mês dá para montar a bike?
Obrigado, e rápidas melhoras...
 

DiAvL0

New Member
Eu no privado já fiz 2 cirurgias, primeiro ao quisto, ao fechar criou uma fístula, nova cirurgia... EU paguei cerca de 200€ em cada cirurgia com o meu sistema de saúde, eu lá pelas consultas no cirurgião pago 2€, e as cirurgias paguei 10% ou 20% do total... Se não estou em erro. EU fiz a primeira cirurgia a 14 de Abril, a segunda a 12 de Junho e ainda estou de cama... claro que tenho liberdade para fazer muitas coisas, mas quanto menos forçar esta zona melhor, evitar estar sentado principalmente. Ah e drenei o quisto a 28 de Março, desde aí que estou de baixa e de cama... São 5 meses de cama, perde-se quilos de massa muscular, desanima-se, etc... Ainda me espera mais um mês disto na melhor das hipóteses...
Bem, eu depois de fechar isto acho que vou ficar 1 semana sem exercício físico, ao final dum mês devo começar a jogar à bola e talvez monte a bike...

Tudo depende da cicatrização, se é fechada ou aberta, a minha fechada criou a fístula, aberta está a demorar muito porque isto esteve umas semanas estagnadas, sem se saber porque, agora parece que voltou a desenvolver.
 

Tekinhas

New Member
Bom dia,ligaram-me ontem a perguntar se queria fazer a cirurgia na segunda, quando eu ja tinha pensado que seria em Dezembro, mas nao alterei a altura!So nao sei o dia!Pensava que me iam fazer exames antes da cirurgia mas afinal fazem-nos no proprio dia!Como isto é uma coisa minuscula mais pequeno que um dedo mindinho de um bebe pode ser que seja rapido e nao muito doloroso!Pior mesmo foi quando rebetou, aí estava enorme e ia morrendo com tantas dores quando me espetaram a anestesia!Nao sou medricas :) mas nunca me tinha doido nada assim daquela maneira tao intensa! Espero ir para casa porque ficar sem telemovel durante uns dias nao e para mim!Sim, porque doentes internado nao o podem usar!
Boa sorte para vós
 

DiAvL0

New Member
Lol. Essa do telemóvel, eu como foi no privado eu podia usar, e tinha sempre o quarto cheio de amigos na galhofa, lol...
Mas há um pormenor aquilo que tu sentes não é o quisto, mas sim a "inflamação", pois o meu quisto ía desde o coxis ao ânus, e a minha última inflamação foi por cima do coxis, parecia uma azeitona por cima do coxis, mas o quisto estava mais para baixo... Eu também pensava que isso era o quisto... Ou então eu sou um caso raro, mas por alguma coisa ouves aí testemunhos de pessoal a dizer que o quisto era do tamanho duma bola de ping pong, etc... Eu tive varias inflamações e era tipo caroços de azeitona, mas a minha última é que era do tamanho duma azeitona... Mas fui bem aberto, por baixo do sítio que eu pensava que era...
 

Tuga*pT

New Member
ricard0, podias postar aqui a foto que te enviaram? sff.

Bem, eu fiz as análises + raio X na semana passada no HSFX, e dia 14 deste mês tenho consulta marcada com a médica. Creio que lá para o fim do mês sou operado...

Já aqui contei o meu episódio... assim muito rápidamente, volto a relembrar. Há 4 anos que sentia um caroço no início do rabo, muito pequeno. Por vezes inflamava, e se dava uma pancada lá, aí pronto, ficava inflamado umas 2 semanas.

Em Junho isto cresceu como nunca me tinha crescido. Ficou do tamanho duma bola de matraquilhos. Doía como nunca. Não me podia sentar. Decidi, então, ir pela primeira vez ao médico. Até fui de urgência para o HSFX, as 22h. À 1h30 da manha +/- entro na sala de pequena cirurgia, e uma médica + uma enfermeira espetam duas vezes a anestesia local (doeu imenso imenso imenso) e depois fizeram um corte de 2 cm (senti grandes dores mesmo com a anestesia). Não estava inflamado mas sim infeccionado. Drenaram aquilo e deixaram um dreno la dentro, ou seja, não coseram. Uma semana e pouco a fazer pensos diários no centro de saúde, sem me puder sentar, etc.

Isto lá fechou e tal. Fui para férias, e passei 1 hora dentro de uma piscina numas termas... No dia a seguir senti que isto estava a abrir. Passada uma semana chegou mesmo a abrir um buraquinho e saiu porcaria...

Agora tou à espera da consulta para evr o que a médica diz.

Boa sorte a todos e as melhoras.
 

ATMUS

New Member
boas...
Desde quero agradecer a todos pk este forum serve para os futuros azarados a serem operados saberem com o que contar...
eu fui operado dia 8 de janeiro de 2008 a privado e paguei 150€ anastesia local...
Agora tem m dado uma dor bastante forte mesmo no coxis e nao bati em lado nenhum... fui agora de manha a uma clinica de um amigo e ele viu m e disse que lhe parecia um fistula mas que tinha de fazer exames para ver....
pois bem.
eu tenho um seguro da medis ja tou a ver que tenho de ser operado outra x e gostava de saber a quem foi operado no privado. quanto pagou e quanto tempo la esteve...
gostava de sabes tudo....
se teve de pagar tudo e dpois devolveram ou se foi o seguro que pagou logo...
desejar desde ja a melhoras a toda a gente.
e confessar que tirando o facto de ter de tar sp deitado de barriga para baixo ou de pe nao foi uma esperaçao mt dificil...
abraços.
 

Tekinhas

New Member
Depois de ler tantas coisas mas que vos aconteceram antes a apos a operação, fico com muito receio de tambem fazer!Isto é uma coisa minima mas tenho medo que me deixem com um andar novo :p e que esteja muito tempo em recuperação!so eu sei o que sofri nos dias seguintes a isto me ter rebentado!felizmente desde que fui para a urgencia, isto em junho, nunca mais tive dores!Boa sorte para todos vos!
 

ATMUS

New Member
mas não tenhas receio....
eu antes de ser operado criei um forte imagem negativa. pensei que ia ser muito mau....
e quando passei por elas vi que não era bem assim.
tirando o facto de comer 15 dias de pé e de só me conseguir sentar na sanita.
foi uma operação fácil...
 

Tuga*pT

New Member
Se for por ferida aberta estamos totalmente recuperados em quanto tempo? 2 meses? Já se pode sentar normalmente a partir de que altura?

Cumps e as melhoras.
 

DiAvL0

New Member
Bem, amanhã faz 3 meses que fui operado, e ainda está aberto... Mas posso dizer que tinha uma cratera ou um buracão como as enfermeiras diziam, e sempre me sentei na sanita e à mesa para comer, as dores são psicológicas de certa forma, nós só de sabermos que temos algo aberto em nós, e o acto de sentar estica a pele, já pensamos que vai doer, mas atenção é sentar com cuidado, conduzir só ao 13º dia é que consegui conduzir... o penso custa, ainda pra mais o cortezito, lol, era do coxis ao ânus, e de profundidade até ao recto, e ao 15º dia a enfermeira lembrou-se de enfiar uma compressa lá pra dentro e ESFREGAR (eu ouvia a fricção da compressa na carne, para além das dores, claro), posso-vos dizer que em segundos fiquei com as constas todas suadas... Mas tudo se faz... é um dia de cada vez, e cada caso é um caso... o meu está a demorar muito tempo, de certo que a maior parte das pessoas ficasse pelos 2 meses...

O que custa é tar deitado o dia todo, porque fazer o penso, são 2 minutos de dor, e depois passa, agora a cama, são 23horas e uns minutos... eu era capaz de fazer vários pensos num dia... e acreditem que a mim deve ter doído/doí mais do que muita gente, pois farta-se de largar sangue, e onde há sangue, há vasos sanguíneos, e onde há vasos sanguíneos há dor... as enfermeiras ao fim de 2 semanas admiravam-se de largar tanto sangue, ainda hoje me disseram no penso, "está muito sangrante, mas tem bom aspecto..."

Enfim, já ando nisto há mais de 5 meses... 15 dias para drenar, 2 meses na primeira operação, e agora 3 meses da segunda operação, tem sido assim a minha vida desde 28 de Março, todos os dias no posto médico... Há coisas bem piores...
 

guefoot

New Member
Bem pessoal,acabo de me registar. :)
eu também tenho esse quisto,e nao é nada agradável. :\
tenho-o sensivelmente desde abril,mas nunca infectou nem nunca tive grandes dores.
pois é,fui ao médico,que me disse logo o que isto era e que mandou uma carta para consulta de cirurgia para o hospital (pedro hispano) .
fui a 2 consultas até agora,e na respectiva ultima o medico cirurgiao disse que me iria ligar a dizer o dia da operaçao,ligou-me á cerca de 2 semanas,dizendo que era no dia 14 de setembro,(amanha). xD
confesso que estou nervoso,porque nunca fui operado nem sei qual é a sensação,tenho medo que doa. :S
ao fim ao cabo isto nao é grande coisa,até porque nao é mesmo uma cirurgia "grave",é uma cirurgia de ambulatório.
ultimamente tenho tentado "apalpar" para tentar perceber a dimensão do quisto,e ao meu ver,é mais ou menos do tamanho de uma uva.
e como se nao bastasse,as aulas começam na quarta ,e eu nao vou estar bom a tempo,o medico disse que dependendo da profundidade disto eu iria ser cozido ou,se ou quisto estivesse fundo eu iria ficar com o tal buraco.
só espero que corra tudo bem,e que seja mesmo cozido. :D
a operaçao esta marcada para amanha ás 9.30h e como é uma cirurgia de ambulatorio,venho no mesmo dia para casa,no inicio da tarde.
de facto,por incrivel que pareça,uma das coisas que mais me vai custar é ter de ir de jejum,nao poder comer a partir da meia noite desse mesmo dia.
ou seja,durante a noite nao posso assaltar o frigorifico como sempre faço. :O
estou com os nervos em franja,nao sei mesmo o que esperar da operaçao.
espero voltar rapidamente a montar-me na minha bike.



cumprimentos,amanha virei aqui dar noticias e contar-vos como foi. :)
 
Top