Centros de btt o que acham

lekichas

Member
CENTRO DE BTT O QUE ACHAM:

estou a pensar em ir ao centro de BTT em Alcanena gostaria de saber as vossas opiniões sobre estes centros que estão a nascer em Portugal.
 

SeteGu

Active Member
Apenas pedalei no de Vouzela, Viseu (só me apercebendo no fim).

Não sabia que já havia em Alcanena, Santarém.

O que posso dizer, no caso de Vouzela, pelo menos, é que os trilhos mais fáceis são mesmo bastante fáceis (o que é positivo). Quanto aos mais complicados... passei ao lado deles.
 

tilui

Member
Posso estar enganado mas acho que um dos percursos do Centro Btt de Alcanena faz ligaçao com o centro Btt da Pia do Urso..ou pelo menos estava previsto isso acontecer
 

jnoiva

Member
Toda a informação sobre Centros de BTT aqui: http://centrosdebtt.pt/index.php?r=centrobtt

Tem todas as informações bem descritas!

O Centros de BTT são uma excelente iniciativa. O primeiro a ser lançado foi o da Pia do Urso com muito sucesso. Tem marcações para todos os níveis de andamento e dificuldade. O de Alcanena dois mais fáceis e 2 bastante exigentes para o ciclista normal.

O grande desafio destes percursos fisicamente marcados é conseguir assegurar as marcações no terreno. Existe muito vandalismo e as marcações tendem a desaparecer rapidamente. Na marcação inicial fica tudo muito bonito mas depois "normalmente" não existe por parte dos promotores capacidade terem uma equipa de manutenção regular. Mesmo que tenham parcerias com grupos e associações locais esta realidade está longe de ser contornada.

Outro facto que me surpreende é fazer centros de BTT limitados por concelhos uma vez que os trilhos se ligam todos entre si. Deveria e provavelmente haverá no futuro concertação entre municípios contíguos de forma a poder oferecer um conjunto mais alargado de opções e também racionalizar meios. A zona da Serra de Aire e Candeeiros é exemplo disso. Tem imensa oferta e possibilidades de percursos que na maior parte dos casos passam por 3 ou 4 concelhos e na verdade os percursos oferecidos pelos dois centros de BTT não se tocam!

Na minha opinião o futuro passará por centros de BTT como estruturas de apoio a percursos bem marcados por GPS e bem documentados com ligação entre centros. O centros de BTT ganharão assim outra importância e utilidade porque servirão mais ciclistas.

Boas pedaladas!
 

gcaetano

Member
Estive recentemente com um grupo de amigos no Centro de BTT da Pia do Urso e, aparte das marcações no terreno, as condições são francamente boas! O que me parece fundamental é o GPSr, para garantir que nos locais em que faltam placas, não existem enganos. De resto, impecável!
 
E o que é feito de Centro de BTT da Ferraria de S.João? Eu nunca consegui completar o percurso maior devido á falta de setas, mesmo na primeira vez pouco depois da inauguração.
 

Hardskin

Well-Known Member
O centro de Ferraria de S. João ainda lá estava a quando da minha última passagem por lá... :)
Quanto aos percursos, não creio que seja feito alguma manutenção dos mesmos e o mais certo é continuar a faltar sinalética de orientação nos percursos.
Pessoalmente não é a minha onda fazer percursos estabelecidos e marcados e como tal nunca fiz algum.
Para os utilizadores de GPS penso estarem os tracks disponíveis no site dos centros BTT.
 

mack1

Active Member
Numa breve pesquisa descobri que o Marco de Canaveses já tem um centro de BTT pré-homolgado o que quer dizer que estará pronto em quase pronto e queria dar lá um saltinho só que há um problema, não há moradas, localizações ou informações, liguei para o posto de turismo da cidade e ninguém atende, nas brochuras do turismo, está um ponto 50 no mapa que indica centro de BTT, mas no mapa não está o ponto 50 em lado nenhum, enfim, 0 de informação.

Alguém sabe alguma coisa acerca destes percursos/trilhos ou em que ponto se encontra este centro?

Desde já obrigado e desculpem o desenterranço.
 

rgouveia

Member
Existe tb o centro de BTT de Penacova. Com percursos para todos gostos... a divulgação é que me parece não ser a melhor (pode ser só impressão minha)!

O user SeteGu tem diversos percursos já efectuados no gpsies.
 

Daemon

Active Member
mack1 o Centro de BTT do Marco de Canaveses, pelo que me disseram ainda recentemente, está ainda por terminar.
No entanto os trilhos já estão supostamente marcados (nunca conferi mas já as indicações), mas penso que eles (os "responsaveis") devem estar a aguardar que o centro fique pronto para rever a limpeza dos trilhos, pois julgo que grande parte do que não é estrada/estradão já está em muito mau estado.
 

mack1

Active Member
@Daemon, obrigado. Sabes onde fica a localização exacta? Sabes se é igual aos restantes centros em que os diversos percursos têm inicio e fim no mesmo sítio?
 
Top