Censo de componentes leves danificados.

tinric

Super Moderador
Nem sei se já tinhamos falado acerca disso. Mas quanto a mim é muito simples o que se passou aí...

Algumas SID's tinha a fama (e algumas o proveito também :) ) de empenar as pernas...

Ou seja... vai torcendo um bocadinho nada e aos poucos até que se vão partindo ligamentos das ligas do aluminio...

Um dia com uma travagem, impacto ou afins mais potente... foi a gota de agua tendo isso provavelmente ter vindo a ceder ao longo do tempo...

E o resto já tu sabes... ao limpar, ao desmontar ou qualquer outra coisa... o "fio" que faltava partir... cedeu..

Esqueci de te perguntar se dava para ver se na parte partida dava para ver diferentes tons no aluminio... a saber se já andava uma parte partida ou rachada ou foi mesmo tudo de uma vez.
 

qmark

New Member
Não consegui distinguir os tons no alumínio de que falas mas acredito que se tenha rachado a pouco e pouco. Os primeiros sintomas começaram uns 200km antes ainda no festivalbike, com um ligeiro roçar do pneu na suspensão em sprint. Na última volta acabou por piorar até ao limite do intolerável até que cedeu.

Arranjar outras pernas é uma possibilidade mas dificilmente será uma boa solução custo/beneficio.
 

commendatore

New Member
pois... não têm nada a ver uns materiais com os outros... As ligas de aluminio ainda aguentam alguma (muito pouca) torção e tracção. Qd estão para partir... não deformam nem empenam, partem logo e pronto. O aço cromomolibnénio é que era porreiro. Pesado como um tanque, mas com a resistência de um tanque, ou não fossem as nossas esmaltinas e orbitas de miudos feitas nele. Aguentam tudo e mais alguma coisa. POrrada de meia noite e siga pa bingo.
 

Huggoo

Member
la isso e verdade, ferro é que era, quando era puto tive uma Esmaltina bmx daquelas com um amortecedor enorme ao meio, levava porrada, eu matava em grandes espalhos com ela e a única coisa que eventualmente acabava por partir eram as manetes de travão, que curiosamente era a única coisa que era de alumínio, ate os aros eram em aço!
 

Mgomes74

Member
Julgo estar com o mesmo problema que o qmark ?? e antes que aquilo parta, sabem me dizer onde compro umas pernas para uma SiD WW ...

Obrigado
 

JoaoPeixe

New Member
Raios: Sapim race 1.8/2.0
Rodas: ZTR Alpine
Peso do "atleta": 65kg
Foto:


As rodas têm 10 meses de uso, cerca de 4800km, do meio do nada os raios começaram a partir.
Em 3 voltas de btt partiram-se 3 raios, verifiquei a tensão dos raios e estava tudo normal.
Numa loja aqui da minha zona dizem que é muito estranho isto acontecer, uma vez que os raios está todos com a mesma tensão!
Já decidi trocar os raios todos vamos ver no que dá!!!
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Possivelmente, esses raios já chegaram ao fim da sua vida útil:

Se a tua roda tem 2,00m de perímetro, por cada Kmt faz 500 rotações.

Se têm 4.800 kmts x 500 rotações = 2.400.000 rotações

sapimracefatigue1.jpg


Parece-me que já viveram duas vidas e meia...

Um abraço

ny12xx
 

essence_s

New Member
Parece-me um pouco absurdo, os raios com uma vida util tão pequena.
Parece-me mais um teste de fadiga e n o tempo de vida dos raios.
Menos de 5000 kms, isso ainda está na "rodagem"...!
 
Ny12xx o problema não é comigo mas agradeço à mesma a tua ajuda aqui no fórum... Gosto da forma como ajudas e esclareces a malta. E já agora obrigado pela dica dos parafusos dos R1.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
O ciclo de fadiga com certeza é feito em condições bastante exageradas, o numero de ciclos do teste de fadiga não corresponde ao numero de ciclos em utilização real, serve para comparar os modelos.

Já agora, onde é que foram compradas as rodas? Já li relatos idênticos aqui no fórum à pouco tempo.
 

jginja

New Member
Tópico interessante.
Creio que nunca parti nada... nem leve, nem pesado.
Minto! Fiquei uma vez com o crank esquerdo pendurado no sapato. Partiu junto ao eixo. Era uma pequena fisssura que acabou por ceder.
Se bem me lembro a marca era Midleburn.
 

Carnivore

New Member
Ora o meu testemunho com material leve....que entregou a alma ao criador.

A primeira foto refere-se a um pedal exustar PM25ti. Não considero que tenha sido uma falha do material, dado que se partiram por ter embatido com ele numa pedra (tinham 3 anos de uso frequente). Ainda assim, acho que se fossem shimano arraçados de tanque ainda lá estavam.

p4pb9287217.jpg





Já a segunda foto é relativa a uma grade new ultimate de 12grm. Partiu quando a estava a usar na bike estrada num empedrado em S Pedro de Moel. Ia com uma garrafa de 500ml por isso não é desculpa. (dinheiro mal gasto) Durou pouco mais de 5 meses.


p4pb9287213.jpg
 

essence_s

New Member
ny12xx como disse o ficaçador e bem, o teste de fadiga n tem nada a ver com o tempo de vida util, é apenas e só um teste exaustivo e indicativo da marca.Continuo a dizer, 5000 kms para uns raios ou mesmo umas rodas..é a rodagem!
Esta grade newultimate era bastante bonita e pelos vistos fragil.
 

JoaoPeixe

New Member
essence_s exactamente, eu tive umas crossmax de v-brake que duraram cerca de 8 anos e levaram muita "porrada" e 0 empenos ou raios partidos, alias só as troquei por estas ZTR porque não dava para disco, senão ainda andava com elas!!Se o problema continuar após substituição de todos os raios os "meninos alemães" vão ter que me ouvir!!!
 
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