29er Carbono made in China

Alvarop

New Member
Boas,

Começo por introduzir um pouco o tema, começando por dizer que já ando de bicicleta desde muito novo, passando do cicloturismo ao ciclismo (estrada), mas com o passar dos anos deixei a modalidade e o uso continuado da bicicleta. Mais recentemente e por necessidade de melhorar a condição física, peguei num quadro de BTT e montei uma bicicleta que dá para dar umas voltas, mas não muito mais que isso pois é muito pesada…

Gostaria de mudar para uma roda 29, e principalmente para um quadro mais leve mas com um orçamento baixo, o que me leva a pensar comprar um quadro de carbono made in China.

Já muito se tem escrito sobre estes quadros (bem, mal, assim assim... cada um tem a sua opinião), mas gostaria de saber junto de alguém que por experiencia própria tenha adquirido um destes quadros:
Fornecedor,
Preço,
Qual o transportador que usam,
Custos de desalfandegamento,
Impostos,
Etc…

Desde já agradeço toda a ajuda que possam dar, que certamente não será apenas para mim.




Cump.
Alvarop
 

Alvarop

New Member
Boas,

Desde já agradeço a resposta, mas já conheço e li esse tópico (algumas vezes).
A maioria das experiencias aí relatadas é com pessoal dos EUA, logo não dá para perceber como funciona por terras Lusas… as leis são diferentes e como somos um País produtor de bicicletas existem leis anti dumping que faz com que acresçam taxas em cima dos direitos e das taxas que já existem.

Pessoal que já importou da China, que se acuse e partilhe a experiencia.




Cump,
Alvarop
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Não comprei nenhum quadro desses, mas tenho seguido esse tópico enorme do MTBR. O material que já comprei da china era de pequeno valor e dimensões e não parou na alfândega.

Sobre o desalfandegamento, o que li não era sobre peças de bicicleta mas também se aplica.
Caso fique retido na alfandega (muito provável para uma encomenda do tamanho de um quadro), pagas o IVA e mais algumas pequenas taxas alfandegárias e despesas administrativas. Pelo que dizem acaba por ser de cerca de 1/3 do valor da encomenda (os portes também contam para o valor da encomenda). E também que o melhor é ir pessoalmente à alfândega com a factura para resolver a situação.
Se a encomenda vier por transportadora privada (DHL, FedEx, UPS, ...) vai ficar de certeza (100%) retido na alfândega e além do IVA vais pagar taxas alfandegárias muito mais elevadas, e só tens 5 dias para resolver a situação ou a encomenda volta para trás.

Isso do dumping pelo que percebi é quando quem vende faz preços mais baratos para exportação do que para vender no seu próprio território, por isso não deve haver problema.

Isto da alfândega é daquelas coisas difíceis de perceber. Eu se comprar algo NOVO fora da UE tenho todo o gosto em pagar o IVA ou respectivo imposto do país, como o faria se comprasse em Portugal ou noutro país Europeu, agora taxas e demoras de alfândega, quando já pagamos o transporte, não há explicação que me convença.
 

pirilampo

Member
Também ando a algum tempo a seguir o tópico do MTBR..A minha experiência em compras na china e"arredores" é idêntica á do "Ficaçador"...pequenas compras...Fico aguardar qualquer informação válida.
 

Alvarop

New Member
Boas,

Para ser sincero, preferia não ter que pagar o IVA, mas não tenho qualquer problema em aceitar o pagamento deste se tiver mesmo que ser...
O que não é justificável são as despesas exageradas das transportadoras expresso para desalfandegar a mercadoria.

Entretanto já contactei um despachante para me informar quais as taxas e direitos a pagar na Alfandega pela importação deste tipo de mercadoria.
O próximo passo é contactar com alguns dos fabricantes e saber qual a empresa que usam para fazer o transporte. Para mim só CTT é aceitável, pelo facto de terem uma tabela de preços razoável para desalfandegar ou (no caso de querermos) permitirem que seja feita por nós directamente na Alfandega.

Mas caso haja relatos de experiências pessoais de outros membros, gostava de saber como foi!



Cump,
Alvarop
 

FMCurto

Active Member
Não fui explicito no meu primeiro post : o que pagas em taxas e impostos sobre produtos vindos da China podem chegar aos 200% do valor de compra sobretudo em componentes para bicicleta,é uma diretiva da união europeia e não exclusivamente portuguesa.

Segundo pareçe está tabelado em 48,5% a taxa aduaneira mas depois tens ainda de pagar um sem número de pequenas taxas e sobre tudo isso ainda o IVA.Facilmente acabas por pagar o dobro do que estavas a pensar.
 

Alvarop

New Member
Sim, é claro que a lei em Portugal é a transcrição das directivas Europeias, mas cada País pode fixar a percentagem aplicável.
Mas a julgar pela ausência de informação, provávelmente terá razão quanto ao valor final a pagar ou então ainda ninguém comprou destes quadros na China.
Eu ainda aguardo pela informação do despachante para saber ao certo quais as imposições aduaneiras (depois informo).
 

Nuno Félix

Super Moderador
Aí há uns tempos (+/- 1 ano e meio) comprei um quadro de estrada em alumínio e carbono, vindo da China.

O que paguei na Alfândega foi o correspondente a cerca de 30 a 35% do valor declarado na fatura.

Assim, há que contar no mínimo com esse valor.

Também já comprei um quadro de BTT (um GT Avalanche) vindo do Oriente e o processamento foi o mesmo.

Aliás, em todas as compras que fiz no Oriente (e foram muitas, já!), aquelas que foram sujeitas a controlo alfandegário levaram com um acréscimo de despesa na ordem percentual referida, mais coisa menos coisa... Essa dos 200% desconheço em absoluto...
 

nlconcept

New Member
.

Aproveitando que já andava aqui pelo fórum e tropecei neste post, aproveito para explicar o que se passa comigo e com a alfandega.
Comprei uma forqueta em carbono no ebay e fiquei a aguardar que fosse entregue na morada por mim sugerida. Passadas umas semanas, recebo uma cartinha da alfandega para lá ir.
Primeiro foi um stress pois queriam uma factura comercial e o recibo paypal não era aceite. Como comprei a um particular, a coisa complicou-se mas acho que está no bom caminho para conseguir desalfandegar...
O problema é que só em taxas vou pagar mais do que o que paguei pela forqueta... No fim de tudo, com o dinheiro que vou gastar em taxas, poderia ter comprado cá uma forqueta nova...

Se calhar tive azar e não engraçaram com a caixa. Mas acho que vou hipotecar as próximas compras "made in china"....
 

FiCaçador

Elos Rápidos
nlconcept, isso aconteceu com que transportadora?

Isso dos 200% é exagero de certeza. Há alguns espanhóis do foromtb que já compraram quadros destes e pagaram o normal das alfândegas, assim como pessoal de estrada que manda vir quadros, rodas, ... E nunca li ou ouvi nada que chagasse sequer perto desses 200%.

Na tabela de taxas das importações via internet, não há qualquer referência a peças de ciclismo, e o valor mais alto é de 14% para os rádios automóveis.
Mais informações nas perguntas mais frequentes sobre importações via internet.

Se a encomenda for via transportadora estatal, não deve haver razão para ser mais que o tal 1/3 do valor total.
Se o produto não tiver logotipos de outras marcas e o preço declarado for o mesmo que é praticado no país de origem, então penso que não há razão para serem aplicadas medidas anti contrafacção nem antidumping.

RTC, isso já vai depender da definição de cada um para "pouco mais". Se eu comprar um quadro com portes incluídos por $400, serão cerca de 300€. Mais o tal 1/3 da alfândega são 100€, fica no total por 400€. Dificilmente conseguimos um preço parecido por um produto parecido tendo de pagar a intermediários.
 

danielsilva

New Member
Se for o comum CTT apenas pagas as taxas aduaneiras e claro o IVA, apesar de não ser certo por regra geral o extra a pagar ronda os 30% do valor total da factura.
Agora se vir por transportadora privada ( FedEx, TNT, DHL, UPS, etc ) as taxas sobem a pico e sim, podem chegar aos 200% se o valor da encomenda for baixo. Maior parte das transportadoras privadas têm uma taxa fixa de apresentação à alfândega ( 50€ ) independentemente do valor da encomenda, fora as restantes taxas e podes ver que os valores a pagar podem ser bem maiores que o valor da encomenda em si.
O melhor é que se tu pedires explicitamente para a transportadora não desalfandegar a encomenda vais pagar na mesma outra taxa para eles libertarem o material do armazem deles onde a encomenda está à espera de desalfandegamento.

Por isso se encomendarem lá de fora façam questão de não enviarem por DHL, UPS, FedEx etc
 

nlconcept

New Member
Ficaçador, não posso precisar qual a transportadora pois ainda não recebi a encomenda, mas já sei à partida que irei pagar mais de 100% só em taxas...
Ainda hoje li num site qualquer um PDF da DGAIEC a falar nas taxas sobre as bicicletas e componentes... Na alfandega disseram-me que extra comunitário, tudo o que são peças de bicicletas paga taxa por causa de uma lei anti-dumping que foi criada em 2010. Há algumas excepções, por exemplo cubos de rodas, mas rodas completas, forquetas, quadros, desviadores, paga taxa... Penso que se vier do sstates, já não paga sobre esta lei...

Assim que tiver a encomenda na mão, vejo qual a empresa distribuidora...
 

Alvarop

New Member
Boas,

FiCaçador, na http://www.forumbtt.net/member.php?11309-FiCaçadortabela de taxas das importações via internet, as bicicletas, garfos e suas partes estão incluídas na categoria de brinquedos (9503######), pois já falei com um despachante oficial que me deu o código pautal completo e confirmou que a taxa é de 4,7%, porém ficou de me informar se tem mais taxas, por ser um artigo protegido por medidas antidumpting.

Neste momento pelo que fui informado esta é a formula a usar:
Preço do produto + preço do transporte = valor CIF da mercadoria
Valor CIF da mercadoria x 4,7% = Y
Y x IVA = valor final a pagar

Existem ainda despesas administrativas Alfandega, CTT ou Transportadora expresso, e nestas ultimas (DHL, UPS, etc...) é que é preciso ter muito cuidado, pois facilmente se cobram de 100,00 € pelo trabalho de "apresentar" a mercadoria á alfandega.

Quando tiver mais informação aviso.
 

jppina

Member
Atenção que essa fórmula não está certa! as 2 primeiras estão bem, mas depois não!

O Y é depois somado ao valor da mercadoria para se apurar o iva.

Depois de apurado o iva paga-se: o iva + Y + taxas de apresentação à alfandega

O resto está certo, os honorários dos despachantes variam muito.

Estou sem tempo mas no fim de semana prometo relatar a minha experiência recente!
 

Alvarop

New Member
Provavelmente não me expliquei da melhor forma, mas o que quero dizer é que primeiro usa-se a formula para determinar qual o valor de incidência (valor CIF: produto + transporte), depois aplica-se sobre esse valor a taxa (relativa aos direitos) de 4,7% e sobre o valor CIF + direitos ainda recai o IVA á taxa actual de 23%.

Mas quando poder arranje uns minutinhos para partilhar como foi (fornecedor, preço, etc, etc, etc...).
 

nlconcept

New Member
Da minha, irei aguardar com atenção os vossos posts para ver se há maneira de baixar o valor das taxas. Mas aquilo são taxas sobre taxas e é sempre a roubar...
Não faz sentido nenhum cobrar iva sobre um valor já taxado e pior que isso, pagar iva sobre o valor de transporte...

Mas vou esperar para ver as vossas contas....
 

Alvarop

New Member
Boas,

RiCosta:
Se a compra é feita na Alemaha ou em outro País comunitário e sendo uma compra de um particular para uso privado a factura do fornecedor já inclui o IVA que pagas como se comprares cá. No caso de ser uma empresa a efectuar a compra para revender o valor da factura do fornecedor vem sem o IVA, e este será pago pelos clientes da empresa e esta depois pagará ao Estado quando apresentar a declaração do IVA.

nlconcept:
Maneira de baixar os valores das taxas... não há. Ou não passa pela alfandega (que pode acontecer mais facilmente se vier pelos CTT), ou se parar que é o mais provável pagas aquilo que está estabelecido pelas leis.
O que estou a tentar fazer é saber ao certo como fazer o cálculo e não ser surpreendido de forma desagradável.
Mas já fez alguma compra?

Já agora o numero do código pautal das bicicletas, garfos e suas partes é 87149110. e confirma-se a taxa de 4,70% de direitos, mas ainda não tenho mais informações.
 
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