Cannondale Prophet 600 Lefty

colemauro

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Boas pessoal,

Finalmente consegui a minha Lefty... É irma gémea da lefty da do meu primo ppt_prophet embora tenha estejam de momento muito diferentes ao nível de equipamento.. a minha fora pneus e eixo pedaleiro está stock e com um peso de 14.5Kg.. Mais 2 Kgs que a do ppt_prophet.

Equipamento:

Cannondale Prophet 600 Preta
Tamanho M
Desviador traseiro SRAM X7, o da frente não descortinei
Eixo pedaleiro RACE FACE XC
Rodas SNIPER FR PRO
Pneus IRC Freedom Cross 2.6x2.25
Pedais de encaixe Shimano.

Planos para já trocar pneus por 2.0 tubless e depois talvez tirar algum peso.













Ainda não tive oportunidade de a testar..conto faze-lo amanhã..

Boas curvas 8)
 
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colemauro

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Gostava de começar a tirar peso à bike.

Estou a pensar começar pela transmissão (cassete, corrente) ou rodas que sugerem?

Abc
 

joao.f

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boas.
Tenta por as fotos maiores para o pessoal conseguir ver melhor a maquina ;)
A nível de pneus vi que anda á procura de uns pneus 2.0 tubless. hoje estou a montar atrás um continental race king 2.0 UST (tubless) Se precisar depois posso dar o fedback dele.

Acho que para tirar peso o melhor nao e começar pela transmissão mas sim apenas quando ta gasta. Nao consigo ver bem a bicla mas acho sempre que os melhores sitios para começar é espigão, guiador e avanço.


abraço e cumprimentos
 

colemauro

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Boas colegas,

Aqui vai uma foto melhorzita da menina.

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Então é assim, desde que a comprei levou pneus 2.0 + Kit tubless, e troquei os discos de 200mm por outros de 180mm, iguais aos que vêm na roda traseira.

Como a minha transmissão era pesadota e já estava bem gasta, já mandei vir Cassete SRAM PG980 e corrente também da SRAM.

O passo seguinte seria trocar minha pedaleira RACE FACE EVOLVE XC e estava a pensar na Shimano XT, acontece que hoje fiz uma pesquisa e a diferença de peso (se a fiz bem) ronda as 100 gr, pelo que já estou a pensar se valerá a pena o investimento, visto que minha pedaleira ainda está boa.

Foi no decurso desta pesquisa que me apercebi que as 9v (como a minha) vão morrer e que agora está tudo a ir para as 10v. Infelizmente tinha já mandado vir a cassete e corrente, mas como também precisaria trocar desviadores e manetes, que se dane, aguenta mais uns anos

Sendo assim resta-me as rodas, guiador e o conjunto espigão + selim, meu espigão é um standard e meu selim como podem ver é grandito.

De momento tenho 150€ para gastar.

Que sugerem? Penso que meu espigão é de 27,2mm.

Obrigado pela vossa ajuda camaradas.
 

matz

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Espigão KCNC e um Selim Selle Italia, tipo um SLR. Já tiravas uns 200-300grs por esse valor.
 

colemauro

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Tens algum em particular da Selle Italia que recomendes? Tem tantos modelos..

Creio que por 50€ já se pode comprar algo de jeito não?

Se puderes indicar modelos em particular para o espigão e selim já posso começar a vascular.

Abc
 

matz

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Para o espigão, o KCNC Ti Lite Pro como o meu (160grs - 80€). Com o restante, tenta arranjar o melhor (e mais leve) selle italia. Eu tenho um SL (235grs), mas há o SLR e a versão de carbono que são mais leves (e caros). Tens de ver o peso do que tens e comparar pesos e preços. Outra opção que poderá tirar muito peso (na minha tirou quase 100grs), são uns apertos de rodas de titânio/alumínio (kcnc, aerozine, etc).
 

STIG_73

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Eu acho que estar a investir em artigos de cosmética não compensa, a não ser pelo aspecto estético, porque não irás notar qualquer diferença no andamento.
Com isto quero dizer que os principais componentes de uma bicicleta são o quadro, a suspensão e as rodas, componentes esses onde, de facto, se nota diferenças, tudo o resto é cosmética.
Em relação ao selim, é sempre um conselho difícil de dar porque o que é bom para mim pode não o ser para ti. Eu, pessoalmente, dou-me bem com Selle Italia mas cada c* é um c*
 

matz

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STIG_73: Ele pediu opiniões para tirar peso com o orçamento disponível e foi isso que fiz. Não se tratar de uma alteração meramente cosmética, tira-se peso, muito ou pouco dependerá sempre do orçamento disponível. Pelo mesmo preço também poderia trocar guiador e avanço, mas pelas fotos o espigão e o selim devem ser pesados, daí ter dado a sugestão que dei.

Para mim alterações cosméticas é trocar uns punhos vermelhos por uns pretos, e isso sim, não altera em nada o comportamento da bike. Agora se tirarmos um peso considerável, isso já altera e como tal não pode ser só visto como cosmético (apesar de também o ser obviamente).

É lógico que para tirar peso a sério teria de ser no quadro, rodas ou suspensão, mas dado o orçamento disponível (150€), só o vai conseguir fazer nos periféricos e de forma mais ligeira, como é óbvio :)
 

red46

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Boas.

O KCNC Ti Pro Lite não tem recuo como o espigão que ele tem agora. Será que não vai notar diferença na postura?

Cumprimentos
 

STIG_73

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Companheiro matz eu apenas opinei com base na minha experiência, sim porque em tempos idos também eu investi em artigos de cosmética e não foi por isso que melhorei o meu rendimento, nem me valorizaram mais a bike na quando a vendi, mas isto é apenas a minha opinião e, como tal, vale o que vale.
 

matz

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Stig, mas se ele quer tirar peso e só tem aquele orçamento, não estou a ver o que poderá fazer mais.
 

Baba

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Realmente os apertos das rodas dão para tirar umas gramitas, eu tirei mais de 100gr, se bem que no meu caso optei pelos de aperto com chave em vez dos de aperto rápido. Nos punhos se optar por uns kcnc ou os specialized de espuma também se conseguem tirar umas gramas muito jeitosas (no meu caso foram 120 ou qq coisa assim) e a meu ver ganhando conforto. Selim tens o essax (180gr), que ao que consta tem um formato semelhante ao slr.
Abraço
 

PedroTenreiro

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Neste caso, estou com Vítor.
Já tens uma lefty que não deve ser pesada. Tens, no entanto, umas rodas que devem pesar mais de 2 kg.
A esses 150€, juntava mais alguns e trocava para algo tipo mavic crosstrail.
Vê no mercado de usados que por vezes aparecem negócios muito bons.
Só depois disso é que pensava em KCNC e afins.
 

STIG_73

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Stig, mas se ele quer tirar peso e só tem aquele orçamento, não estou a ver o que poderá fazer mais.

Companheiro é como diz o amigo Pedro, juntar mais alguns €€ aos 150 que já tem e investir numas rodas mais leves, aí sim irá notar diferenças no andamento.

Atenção que eu estou a processar meu discurso em função do aspecto dinâmico da bicicleta, agora se o que se pretende é dar umas voltas very soft sem qualquer tipo de preocupações com rendimento, performance, etc, então de facto esta montagem tem muito onde tirar peso, mas trata-se de peso fixo que não influencia muito a dinâmica do conjunto.
Sendo muito fácil gastar os ditos 150€ para tirar no máximo 300g à bike... então eu pergunto: será que vale a pena?
 

colemauro

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Antes demais obrigado a todos pelas respostas.

O objetivo aqui é tirar peso à bicicleta, e aumentar o rendimento da mesma. Como disseram e bem algumas alterações tiram apenas peso ao conjunto, outras como as rodas terão influência ao nível do andamento. Se puder aliar beneficio a alguma estética tanto melhor, que não está nos meus planos vender a minha bicicleta, chega perfeitamente apenas quero melhorar o que for possível.

Sim as rodas são dos pontos de melhoria mais evidentes.. tenho andado atento ao mercado de rodas usadas, mas o que tem surgido é de 24 raios.. que para uma Lefty não é aconselhado de todo.

A questão é.. isto é para se ir fazendo aos poucos, mas na expetativa (se não surgirem imprevistos) de fazer uma revisão grande à bicicleta que permita baixar o peso e a qualidade do rolar dela.

Vejo potencial onde já falaram:

Selim
Espigão
Aperto Selim
Aperto Rodas
Rodas
Cubos??
Volante
Pedaleira
Cassete (já tratado)

Fora isso não vejo mais nada de relevante e mesmo assim já tenho muita coisa a ver.

As Crosstrail são rodas lindas e leves, mas não casam bem com as Lefty, dois amigos compraram-nas novas e tiverem que vender, uma questão de rigidez creio.

A pedaleira por exemplo, tem sido muito dificil encontrar Shimano XT em 9v, agora é tudo 10v. Pelo que li representa uma poupança de apenas 100gr para a Race Face que tenho, pergunto-me se terá beneficios mais visiveis ao nível dos rolamentos.
Meus pratos sobretudo o do meio já apresenta desgaste, pelo que não vale a pena comprar novo se é para trocar. No que toca a usados o que tenho visto, os pratos já apresentam desgaste acentuado.

Quero fazer isto se possível mas sem entrar em loucuras e como já disse para se ir fazendo.

Cmpts
 
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STIG_73

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Posso emitir opinião sobre as trail. pois fui utilizador de umas.
As minhas eram o modelo de 2011 que acusaram 1720g o par, não sendo propriamente um exemplo de leveza, são contudo bastante resistentes, nunca notei falta de rigidez, levaram muita pancada pois a minha zona tem bastante pedra e nunca empenaram nem parti nenhum raio. Para alem de tudo isto são tubeless, o que evita conversões e outras artimanhas.
Sei que a manutenção é um pouco cara, apesar de não ter gasto um cêntimo com as minhas, sorte...
Utilizei-as cerca de 18 meses e terão feito à volta de 2000 kms.

Na minha modesta opinião e sem querer estar a interferir com a tua contabilidade (compreenda-se), eu tentava juntar mais algum e ia para as SLR, já se encontram bons negócios em segunda mão destas rodas porque há muito pessoal a passar para 27,5 e 29, é uma questão de oportunidade.

Claro que uns blings coloridos ficam sempre bem e, admito, gosto de ver, mas há que ser pragmático, só valorizam a bike para o seu dono e, quiçá, para algum amigo do alheio que fique deslumbrado com o colorido.
 
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