Cannondale Flash HM Carbon 2012

Boas.


Venho apresentar o meu projecto da minha Cannondale Flash HM Carbon de 2012. Depois de um longo tempo de espera acabou por chegar na sexta-feira passada... O objectivo passa por tirar peso à bike mas sem comprometer a fiabilidade nem o conforto.

Aqui vão algumas fotos:























Componentes:

Quadro: Cannondale Flash Carbon Hi-Mod
Suspensão: Lefty Speed Carbon XLR
Rodas: DT Swiss XCR 1.5
Chavetas: DT Swiss XCR 1.5
Pneu frente: Schwalbe Racing Ralph PaceStar 2.1
Pneu trás: Schwalbe Racing Ralph PaceStar 2.1
Travões: Avid Elixir 9
Disco frente: Avid 160mm
Disco trás: Avid 140mm
Manípulos: Shimano XT
Desviador frente: Sram X0
Desviador trás: Shimano XTR M985
Caixa de direcção: Cannondale HeadShok Si
Avanço: Cannondale OPI ajustável 31.8 / -5º
Guiador: FSA SL-K recto
Bar-ends: KCNC BE1
Punhos: KCNC
Espigão de selim: Flash Carbon Save
Aperto espigão de selim: Cannondale
Selim: Fi'zi:k Tundra2 K:ium
Crencos: Rotor 3D+
Prato pequeno: TA Specialites Zelito
Prato grande: TA specialites Zephyr
Cassete: Sram PG-1070, 11-36
Corrente: KMC X10SL
Pedais: Shimano PD-M520
Suportes bidão: B'twin e um dos Chineses
Bichas: Normais
Cabos: Normais


Cumprimentos.
 
O primeiro upgrad está na pedaleira. Troquei a Sram S2210 de Carbono que vinha de origem na bicicleta pela Rotor 3D+ com pratos TA Specialites.











Meti uns pedais Shimano PD-M520, 2 grades de bidão e os avanços da KCNC que estavam na minha antiga bicicleta.











DSC00276.jpg



Ainda não tenho fotos da bike na balança mas assim que puder tiro.

Brevemente vai haver mais novidades leves na Flash... ;) Depois dou também alguns feedbacks do material...
 
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syndicaterider

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Boas, se tiver com 9,2kg, é facil baixar para o sub9! Basta trocares os pedais e a cassete! É claro que terás que gastar bastante guito, pois a partir deste nível o peso começa a ter um preço......muuuuiiiiito elevado!!!!
 

landsix6

Member
Boas Nelson...

Tens uma das minhas bikes favoritas senão mesmo a favorita. Essa pedaleira Rotor tira-me do sério :)...foi um upgrade mto bem conseguido.

Qto ao resto eu ñ lhe mudava mto mais. Substituia essas rodas por umas SLR de 2012 (os cubos brancos ficavam a matar nessa bike) e substituia também o selim por um Speedneedle e a ias ver k a bike ficava toda racing e super agressiva.

Qto ao resto á medida k se fosse avariando toca de mudar.

Mais um projecto a seguir com atenção.

Cumps
 

landsix6

Member
boas novamente...

tbm mudava os pedais para uns Crankbrothers TI...super leves (190g o par ;))

haja €€€€€€

cumps
 
Last edited:
Boas Landsix6.

Tenho dois upgrades para fazer já a curto prazo e inclusive até já os comprei... Acabaste de acertar num deles. O Tune Speedneedle.


DSC00274.jpg



Tem a fama de ser confortável para o peso que tem, por isso decidi experimentá-lo. Ainda não o montei porque este selim não é compatível com o espigão Save que vem de origem... Para que a montagem seja possível vou ter de substituir a cabeça do espigão por uma que tenha a abertura para os carris do selim mais larga... A Use, que é o fabricante deste espigão, tem essa peça e para trocar é plug and play...

Quanto às rodas penso não tirar muito peso com as SLR. As minhas DT Swiss pesam mais ou menos 1500g e parecem ser muito fiáveis. Por isso de momento não pondero investir noutras rodas. Nos pedais de facto ainda tirava umas boas gramas. Já experimentei pedais Cranckbrothes e sinceramente não gostei. Parece que o pé não fica tão fixo como nos pedais SPD. Por isso aceito outra sugestão para uns pedais leves mas com sistema SPD. ;)
 
Bem, após 70km em cima da burra penso já conseguir dar alguns feedbacks do material.

Vou começar pela Lefty. Fiquei surpreendido com o excelente funcionamento desta suspensão. Venho de uma Manitou R7 MRD (excelente suspensão diga-se de passagem) e notei que a Lefty faz uma leitura muito melhor do terreno... Consegue absorver muito bem as irregularidades fazendo com que os braços não se cansem tanto. Neste capítulo penso que a Lefty seja de outro campeonato. Para mim a única desvantagem da Lefty é que a puxar em pé na bicicleta a suspensão bombeia um pouco mais que as outras. Mas o funcionamento dela supera largamente esta desvantagem.

Outro componente que me surpreendeu pela positiva foi o desviador de trás Shimano XTR M985. Tem uma alavanca que depois de accionada faz com que o desviador fique estático e não mexa mesmo em terrenos muito acidentados. Com isso deixei de ouvir a corrente a bater em andamento... Esta vantagem aliada a um funcionamento muito preciso e eficaz fez me pensar duas vezes em relação a um possível upgrad no desviador Sram XX... Neste momento estou mais inclinado em manter o XTR e abdicar das 30g que iria tirar com o XX. Agora resta saber qual a fiabilidade deste sistema...

De resto estou satisfeito com a bike no geral. Tem um conforto impressionante, pelo menos em relação à minha antiga bike de alumínio. Para terminar destaco o pneu RacingRalph na roda de trás... Muito boa tracção, nunca tinha experimentado e gostei bastante.
 

essence_s

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Não haja duvida que a bike é muito bonita.
Só n gosto dos vermelhos que colocaste na bike, pois deverias ter mantido a decoração no verde/branco/preto.
 

Conguito

New Member
Boas antes de mais parabéns pela maquina está muito porreira, quanto a tirar peso a ela julgo que se a pensar racionalmente(gastar pouco €) não tens muito por onde ir, de qualquer das maneira penso que os pedais será uma boa opção caso optes por uns XTR, os CB não te aconselho, ganham folgas com o tempo o que pode provocar dissabores pois os pés saltam com mais facilidade. Nas rodas tambem não mechia, os travões podes tirar algum peso considerável. As rodas não sei se ja efectuaste a conversão para tubeless mas tiravas mas boas gramas caso mantenhas esses pneus, no entanto reparei que és de Castelo Branco e não te aconselho a andar com qualquer pneu convertido nesta zona. Onde poderias tirar algum peso seria nos manípulos mas para isso julgo que o mais racional seria esperar que saíssem os rotativos de 10v e então ai fazia a mudança do xtr para um X0 ou xx.

Cumprimentos e boas pedaladas.
 
Boas Conguito.

Obrigado. :) As rodas ainda estão com câmaras de ar. Não sei se o RacingRalph tem tendência a furar com facilidade se convertido a tubless... Quando puder faço a experiência. Se correr mal volto a meter câmaras de ar. Já andei com um Kenda SB8 120TPI convertido atrás e furos 0. Nos pedais vou ponderar os XTR. ;) Quanto aos manípulos vai ser para meter uns rotativos de 10V e já ouvi dizer que o racio destes rotativos é compatível com o desviador Shimano XTR de 10V.

Essence's antes de obrigado. ;) Concordo contigo mas os únicos vermelhos que pus foram os avanços e porque transitaram do minha última bike... Não vejo necessidade de os trocar por enquanto apenas pela cor, até porque são excelentes avanços. Quando comprar outros compro noutra cor. O parafuso vermelho da pedaleira já vinha assim de origem mas se conseguir arranjar um em preto troco.
 

Vieira Optimos

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Boas Nelson desde já parabéns pela montada muito bonita.

Realmente podes tirar imenso peso a tua Flash passa no meu tópico podes tirar algumas ideias.
 

Hetfield

New Member
Muito fixe a bike. Parabéns. :)

Relativamente a duas questões abordadas... Primeiro os pedais, se gostas do sistema SPD e queres reduzir peso, tens além dos óbvios XTR, os Exustar e os X-Pedo. Eu tenho estes últimos na versão de eixo em titânio, pesam pouco mais de 200g o par, funcionamento impecável e com a manutenção adequada também não comprometem em termos de fiabilidade.

Quanto aos Racing Ralph, se são os tubeless ready são facílimos de converter. Já os Rocket Ron, esquece... No que respeita a furos é mais uma questão de sorte. Já usei dois atrás. O primeiro andou lá meses sem problemas, o segundo levou um corte ao fim de 3 semanas e foi para o lixo. Nunca tem a resistência de uns tubeless UST, mas também não são muito maus nesse campo. Isto para um pneu tão leve claro.
 

ricabike

Member
LOLAO

tem muitos extras e é pesada pa caraças

vendo bem deve ser um Ford ( USA) gama media, mas que tem alguns modelos de gama alta como qualquer marca de Bikes

Sendo assim a Specialized = Dodge, a Bianchi = Ferrari, Canyon= VW

LOLL

Desculpem mas para mim é mais uma marca de bike, pois se a colocarmos em competiçao elas nao ganham sozinhas, sim o ciclista é que faz a diferença e os componentes.

É a minha humilde opiniao :)
 

landsix6

Member
boas Nelson...

relativamente ao selim penso k ñ te vais arrepender...é mto confortavél. tenho um há coisa de 15 dias e estou maravilhado com ele. o meu é o Alcantara relativamente mais leve k o de pele (87g contra 101g).

qto aos pedais dá uma vista de olhos nos EXUSTAR PM28Ti...penso k seja o k andas á procura.

relativamente ás rodas se estás bem servido em termos de rodas propriamente ditas e peso acho k ñ vale a pena mudar.

espero ter ajudado.

bom ano.

cumps
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Porque não trocar logo de espigão por um mais leve? Um ax-lightness, MCFK, Smud...
Nas rodas concordo em manter as dt, a trocar só por algo mais leve, tune com ZTR podium MMX por exemplo. Já os apertos das rodas, há muito mais leves.
Os travões parecem-me o elemento mais fraco da bike e onde também se pode tirar algum peso.
De resto, pedais, conversão a tubeless, mais um porta-bidão dos chineses.
 
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