29er Cannondale Flash Carbon 29er

ruialexis

Elos Rápidos
JPontes,

o Oh Meu Deus foi certamente uns dos maiores testes que se pode fazer a qualquer bike (e a qualquer homem) seja ela a Flash ou outra qualquer, mas no caso desta Flash 29" passou com elevada distinção!

160 Km, 4000m D+ e cerca de 11h a pedalar numa HT, com muita e muita e muita, mas mesmo muita pedra foi impressionante. A p$%& da Cannondale Flash 29" não se queixou de nada, nem um furozito, nem uma corrente a saltar, enfim nada que me obrigasse a parar (e a descansar) e tanto que eu pensei nisso ;)

Mas vamos por partes:
O conforto confirmou o que já esperava mas ainda com algum receio numa prova desta duração. Depois de tantas horas as costas ficaram simplesmente impecáveis, apenas uma ligeira moinha que também me acontece na Epic ou em qualquer outra bike que pedale mais de 5/6 horas seguidas e tendo em conta a natureza do percurso foi muito melhor do que alguma pensei que fosse possível fazer numa HT.

A descer, qualquer descida tinha um nível de dificuldade muito elevado e aqui a vantagem da Flash 29" é simplemente abismal! O meu companheiro de guerra tem uma Scalpel e em condições normais desce sempre melhor que eu, porque tem um nível técnico muito mais evoluido. Nesta prova foi impressionante a diferença, a Lefty faz uma leitura do terreno perfeita e passa literalmente por cima de tudo com uma velocidade assustadora, chegámos à conclusão que ele tinha que descer à frente sobre pena de no caso contrário não poder passar pelos mesmos sitios que eu passava...claro que esta é uma vantagem evidente de todas as 29ers, já bem discutida!

A rolar, haja pernas que aquelas rodas ( e cubos) querem é gás e mais gás. No final mais uma vez sem um empeno, sem uma mossa...enfim nada ;)

A subir, depende...volto a afirmar, subidas muito técnicas a Flash não tem vantagem face à Epic. É sempre preciso mais cadência, e talvez mais força em algumas (poucas) situações. Nas subidas longas sem grande dificuldade técnica que foram poucas, aqui creio que o mesmo atleta consegue subir mais rápido numa 29" do que numa 26".

Foi de facto um enorme teste, um enorme desafio...mas que deu um gozo enooooorme ;)

RA
 

RTC

Super Moderador
E isso é que interessa! :D
11h a pedalar sem problema nenhum não é para todos. Nem as pernas furaste? :p
 

ruialexis

Elos Rápidos
RTC,

acho que as pernas furámos todos, mas é nestes desafios que a malta testa os limites!
Tu sabes bem do que estou a falar ;)
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Amigo Rui, tambem já tive o prazer de experimentar uma 29er Flash mas de alum., é algo diferente, mais no conforto e no peso mas, gostei de curtir uns trilhos no Oeste, junto a falésias, com pedras soltas e porta-se bem melhor que a minha Flash 26, mas 26 é 26

Fazer o OH Meu Deus, é dose, deve ter sido á maneira...

Agora, já que és possuidor de Cannondale e tens um amigo da marca, tens de ir ao Encontro Cannondale (oficial) dia 10 Junho, serás bem vindo amigo!!
 

ruialexis

Elos Rápidos
Gun_Hugo_Dale,

as 26" HT inclusive a Flash nunca me convenceram essencialmente pelo desconforto, na 29" Carbon acredita que a diferença é abismal!
No Raid XO e agora no OMD passamos pelar Ericeira e Foz do Lizandro, trilhos que deves conhecer bem e a máquina portou-se à maneira ;)

Em relação ao encontro Cannondale, já tinha conhecimento...vou falar com alguns amigos que também tem "côxas" para ver se reunimos um quórum interessante!

1 Abraço,
RA
 

dand25

Active Member
Esta é aminha bike de eleição na minha cor de eleição, se algum dia me sair o eurotintelhoes é numa maquina destas que irei investir.
 

ruialexis

Elos Rápidos
Mais um enorme teste à Flash: Serpa 160

Esta prova pode dizer-se que é o habitat natural das 29er, muitos estradões, subidas e descidas longas...enfim sempre a fundo :)
Fui com um amigo que não passou muito bem, mas o pouco tempo que andei "rápido"deu para chegar mais uma vez à conclusão que a Flash é uma maquina fantástica, super rápida, super maneável, super confortável...enfim super tudo e mais qualquer coisa :D

Pela primeira vez para além da minha e da mota do Gamito vi outras duas Flash's...já eramos 4 dentro de 600 bikes!!

Mas também foi em Serpa que testei material novo (sim, eu sei que é estupido ir para uma prova testar material), mas arrisquei e correu tudo muito bem ;)

Upgrade's:
- Cranckset SRAM XX 39/26
- Desviador frente SRAM XX direct mount
- Espigão Selim Cannondale SAVE

Com este material, a Flash ficou com 9,500 Kg certos!

As fotos para a posteridade...

Cranckset SRAM XX e Desviador frente SRAM XX
photo1604121036591.jpg


Espigao Selim SAVE
photo1604121036592.jpg


photo1604121036593.jpg


A máquina completa
photo1604121036594.jpg


Força nos crancks!
RA
 

Medroso#78

Active Member
Boas camarada do pedal :)

...Curioso porque ainda hoje de manhãzinha, (estando eu ainda no quentinho) lembrei me deste tópico (mais própriamente na bike lol) pois já á uns dias que esperava o relato acima descrito (rescaldo do serpa 160 neste "flecha"). Mais uma bela experiencia, mais um ponto a favor desta maquina!!! ;)

Vá dando novidades.... estou a gostar!!

ps: esse espigão de selim não me parece "normal". Quando possível diga algo sobre o mesmo (não me parece ter o tubo "circular") pelo menos a meio. Ou será efeito da foto?! :s
 
Last edited:

HaTrED

Member
Não, é mesmo assim p/a permitir absorção de impactos. :wink:

Na primeira foto está algo no tubo do espigão, mesmo acima do desviador, que faz c/ que pareça que o dito está rachado...
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

amigo Rui, isso é que é falar, mas olha que eu tenho a Flash HT 26, e não troco pela Flash 29er, posso é ficar com 2 eheh

Trata lá então de convidar os teus amigos "coxos" e venham até Leiria/Porto de Mós, aproveita e podes ver no facebook o evento, fico-te agradecido!!

Abraço e boas voltas amigo
 

ruialexis

Elos Rápidos
Medroso#78,

como diz o HaTrED não é efeito da foto, mas sim mais uma das "invenções" da Cannondale.
O espigão de selim SAVE permite uma absorção de impactos maior porque precisamente a parte mais estreita flecte o suficiente para permitir mais conforto. Aliás a tecnologia SAVE é a mesma utilizada nas escoras da Flash 26" e 29" na Synapse e Supersix EVO de estrada entre outras.

Na prática, em Serpa deu para ver a diferença! Apesar da bike já ser bastante confortável, este espigão permite que possa estar mais tempo sentado no selim, nomeadamente naquelas zonas mais irregulares onde na maioria das HT vamos sendo massacrados ;)

Para os "weight weenies" este não é o espigão mais desejado porque apesar de ser em carbono, a zona de encaixe com o selim é pesada. O espigão completo 27.2/400mm pesa 229g!

Gun_Hugo_Dale,
já vi no Facebook, estamos a avaliar a disponibilidade do pessoal...mas eu conto marcar presença ;)

RA
 

Medroso#78

Active Member
Boas amigos do pedal :)

Muito obrigado a todos pela explicação (estamos sempre a aprender). "Modernices" que desconhecia (ainda bem que as há)!!!! :D
 

ruialexis

Elos Rápidos
Gun_Hugo_Dale,

podia mas não era a mesma coisa ;)
Não sou de todo um maníaco do peso e no caso do espigão o conforto é muuuuito mais importante para as muitas horas que já passei e espero passar em cima da Flash!

RA
 

hugo_frade

New Member
Boas,
Antes de mais, parabéns pela excelente bike e apresentação que aqui fizeste. Dá gosto ler os teus relatos, ainda mais quando esta bike é "uma daquelas" que me tira o sono...
Queria saber um pouco mais no capítulo das rodas... No site e nos catálogos diz que os aros são os "EQ25" mas nas fotos, tal como na tua, vem com os Inferno25. Como também já vi imagens com as Equalizer25 (EQ25?), fico na dúvida. Será que é a mesma coisa? Será que é daquelas diferenças EUA vs Europa?
Agora que tens usado as ZTR, achas que é um update importante, ou as inferno25 são suficientes?

Continuação de bons upgrades e pedaladas ;)
 

ruialexis

Elos Rápidos
Viva Hugo,

tens razão nas imagens do catálogo surgem as Inferno 25 e na descrição as EQ25 que nem surgem no catálogo da Sun Riglé... Por isso não sei se serão as mesmas rodas, mas creio que sim porque situações deste género já aconteceram outras vezes na Cannondale.
Ainda hoje vi uma Flash 3 Carbon 29" igual à minha em stock numa loja e as rodas eram exactamente as mesmas.

Em termos de upgrade, acho que será dos mais importantes. Essencialmente porque o cubo traseiro das Inferno 25 não é brilhante (a rolar) e o conjunto pesa cerca de 2Kg! Agora devo dizer-te que são rodas rigidas e muito resistentes, por isso mantive as minhas com o kit tubless montado para que possa usar como 2º par de rodas em qualquer situação.

As ZTR falamos de outro campeonato, os cubos DT 240s são formidáveis a rolar...impressionante mesmo! E o conjunto (ZTR Crest/DT 240s/Sapim CX Ray/DT Swiss Pro) ficou a pesar 1450g.

Ontem na GRANDE Maratona de Estremoz (para mim a melhor de sempre), o primeiro azar...pneu RR traseiro rasgado ao Km 7 e eu que andava tão entusiasmado e surpreendido com os pneus :fpalm::mad::mad:

Depois o fd$#$%&$&% do pneu fez mais 80Km com a camara de ar sem se queixar....grande galo!!

Ps: hoje vi em stock a Flash 3 Carbon 29" e também a 2!

RA
 

flaviosantos

New Member
Sim Senhor , com os upgrades , quase que me convence.... eheheh

Agora a serio , troca so a medida dos pneus (ate pode ser RR) mas essa bike nao merece esses tractores... (nem o rider) lolol

Abc
 

hugo_frade

New Member
Entendo que seja o melhor sítio para começar a melhorar, ainda para mais numa 29er que tem inevitavelmente maior momento de inércia a prejudicar as acelerações... Reduzir 0,5kg nas rodas é muito bom!!!
Mas fico contente por saber que as de origem não comprometem e têm boa resistência... Nunca terão um rolar de um DT240s (óbvio), mas segundo a descrição, o cubo de trás é um sram x9 que deverá dar para os "primeiros gastos"... Digo eu...

Uma outra questão que tenho é sobre o comportamento da traseira da bike... Em ralação à frente deverá ser dificil comparar com a epic pois tens uma roda maior e uma suspensão com um comportamento totalmente diferente... Mas na traseira sempre me fez confusão as escoras ultra finas das flash's... Há outras marcas com escoras finas em altura, mas largas (efeito achatado) para permitir flexão vertical mantendo a rigidez lateral, mas nas flash's são praticamente redondas, certo? Aquilo parece pouco robusto, principalmente na ligação ao drop out... Sentes isso em andamento? A traseira é firme e precisa?

Desculpa tanta pergunta, mas a curiosidade é muita e quanto mais olho para esta bike maior é a vontade de ter uma... :p

Em relação ao teu RR, é preciso azar... Mas o importante é que não te comprometeu por completo a prova...
 

HaTrED

Member
As escoras devem ser semelhantes às da Flash 26", ou seja, são ligeiramente achatadas a meio, redondas na zona da roda e ovais perto da ponte de união. Aquilo de facto mete confusão por serem finas quando comparadas c/ outras bikes mas à data não tenho qualquer razão de queixa.
 

ruialexis

Elos Rápidos
Viva Flávio,
Espero que estejas bem! De facto a Flash não é uma Epic, mas tem outras "mariquices" ;) Os pneus não parecem de tractor, mas sim de retro-escavadora!! Já têm 1100Km e vão ficar até ao dia do juizo final :)

hugo_frade,
as rodas de origem (cubo X9 incluido) chegam e sobram para a maioria de nós...mas a malta quer sempre mais qualquer coisa!!
Em relação ás escoras, se puderes experimenta...na Cannondale a Flash 26" e 29" e a Supersix, na Scott a Scale e a CR1. Acredita que rigidez e firmeza não é problema nestas bikes. Quando puderes dá uma vista de olhos aqui: http://www.cannondale.com/prt/innovation/Save_Technology/

RA
 
Top Bottom