Campeonato Nacional XCO 2012 - 14 e 15 de Julho - Rio de Mouro

Status
Not open for further replies.

RaCCeR

New Member
Em relação ás parecenças com o regional de Sintra que houve em Maio eu posso dar uma opine..

As subidas longas que haviam em 2009, 2010 e 2011 foram feitos mais cotevelos de sobe e desce para ligar ás mesmas... e é o que me pareceu em Maio quando lá corri, tem mais sobe e desce... Alguns dos topos abertos era sempre para morder o avanço! :) Essas sim é que estavam top :D de resto nada de mais técnico.. agora se tá diferente não sei! ;)

cumps
 

Nozes

Active Member
Devido a uns imprevistos não vou poder ir esta tarde espreitar o percurso da prova,fico então também à espera do relato de quem lá dê um salto.
 

VascoDamásio

New Member
Sou um pouco suspeito a falar sobre o circuito, pois é quase o meu quintal, é onde faço os meus treinos de BTT praticamente todos, mas tenho de dizer que me surpreenderam mesmo assim.
Primeiro que tudo CIRCUITO BRUTAL, muito tecnico, duro, descidas espectaculares como sempre, de realçar que a zonas tanto em subida como em descida e tal como já foi dito antes, muito apertadas, não e nada facil fazer fluir a bicicleta em algumas zonas acreitem que é mesmo muito apertado, os ombros bateram muitas vezes nas árvores.
Mas na minha opinião dos melhores circuitos que já fiz em 12 anos de competição, melhor que este acho que só o antigo circuito de Santa Maria da Feira, quem la correu sabe do que falo.
Em relação a rodas 26 e 29 e 27,5 e essas coisas todas, eu andei lá com uma 26 pneus 1.95 muito gastos, não cai, as descidas não as fiz muito rápido mas também não me senti assim tão inseguro dado o estado dos pneus, mas quem tenha bikes de tamanho maior e com guiadores mais largos, vai ter alguma dificuldade.
Acho que dá para terem uma noção do que é aquilo.
Agora quem disser que o circuito não é de cross, acho que deve repensar melhor a modalidade em que compete, pois é um circuito puro e duro de cross, há e que treinar e ter unhinhas para agarrar a bike.
Tenho pena de não correr, mas o meu nível de forma está muito mau, mesmo assim deu para fazer 1 volta completa em 30min, por isso qualquer atleta que treine e se tenha preparado para a prova, vai conseguir médias melhores que a minha como é normal.
Um conselho que deixo aqui, é que se puderem aproveitem para treinar muito no circuito, pois tem de se conhecer bem para não se perder tempo com os pormenores.
Abraços bons treinos e boa prova a todos, que eu irei estar lá a torcer por vocês.
 

vidrinhos_team

New Member
Secalhar vão mais atletas ao podium de roda 29 do que 26 tirando os cadetes e praticamente todas as atletas feneninas que andam de 26...à partida todos têm hipotse e não é pelo tamanho da roda que vão já ser metidos de parte, essa conversa do tamanho da roda já enjoa, cada 1 anda com o que quizer, para o ano quem não tiver 11 velocidades atras também já não ganha corridas porque vai ter de trocar as mudanças à frente e vai perder tempo, deve ser a próxima discusão que vão inventar no próximo ano...quanto ao circuito vou andar por lá amanhã demanhã e dar 6 ou 7 voltas para o estudar bem, depois dou a minha opinião.
 

VascoDamásio

New Member
Quando falo em bikes maiores e guiadores mais largos, não falo de rodas 29 ou seja do que for, falo do tamanho da bike, porque vais ver que há sítios onde a bike passa mal, quanto mais a bike com alguem em cima e amanhã vais ver, por ti próprio.
Cada um anda com o que quer e com a roda que quer, apenas me referi ao tamanho da bike e não das rodas, acho que fui claro, só que agora como o assunto e sempre as rodas, levam logo a conversa para esse lado.
 

vidrinhos_team

New Member
PixaFria nem foi ao teu post que me referi directamente...se reparares alguem aqui diz que com roda29 nahh, eu tenho roda 29 mas tenho guiador de 600mm como o de uma roda 26, o circuito é tecnico para todos, pode-se perder 5 ou 10 segundos nessas zonas mais apertadas mas depois ganha-se na reta da meta a rolar e em subidas mais largas isso é relativo, haja força, a diferença não se vai fazer num troço de 200 metros no circuito mas sim em todo o percurso pela dureza que dizem ter, porque secalhar dos 10 atletas mais rápidos em pista de sub-23, elites e veteranos A certamente que 6 ou 7 vão ser de roda 29 e vão haver alguns que vão ser campeões nacionais a correr de roda 29...apenas fiz esse reparo, não foi para alimentar qualquer qualquer tipo de ataque...
 

VascoDamásio

New Member
Claro que sim, não são os troços que vão decidir, mas sim todo o percurso e lá BEEEEEEEMMMM DURO é ele...lol
Mas vais gostar Davide, é daqueles "do antigamente", mas com o toque contemporâneo.
 
Last edited:

HernaniSilva

New Member
Posso dizer que levei uma 26 e uma 29 lá hoje, a 29 só saiu do carro por descargo de consciência e o resultado não foi bom em termos de tempo perdido nas referidas zonas muito apertadas e impróprias para guiadores largos, de notar que a 29 é a minha bike de treino e corrida e a 26 foi a primeira vez que andei nela pois é emprestada!!
Agora quem não acredita, que lá vá de 29 e faça melhor! Não duvido que o pessoal da frente não tenha tanta dificuldade mas que se dariam melhor com 26, isso é certo... Aquele percurso em certas zonas parece ter sido desenhado para as 26 sobresairem ás 29!!
 

liane V Sousa

New Member
Eu disse isso porque estive a fazer o percurso a pé, e depois tivemos a falar com o rodrigo gomes que deixou lá a tinta do guiador numa arvore, foi com esse sentido que disse isso, peço desculpa se me fiz entender mal! Mas quando lá fores verás por ti mesmo! Mas as indicações que tivemos hoje no local é que vão abrir em alguns espaços, por quem lá foi sabe que um guiador de bike 26 passa à rasquinha o de 29 bate nos travões
 
Last edited:

VascoDamásio

New Member
Sim há zonas mesmo muito apertadas, eu fiquei com uns belos arranhões nos braços por causa da pancadas que dava nas árvores para não tocar com o guiador.
Ha uma curva numa das subidas em que a bike bateu de frente no tronco, fiquei a olhar para aquilo a pensar numa forma de conseguir dobrar-me todo para lá passar, mas depois há também uma pequena árvore ao lado que não deixa, e como esta muitas mais, se vão alargar um pouco acho que fazem bem, pois o objectivo é tornar técnico e não intransponível para muitos, ou mesmo para a maioria.
Mas continuo a dizer, o circuito e brutal para quem vai ter o prazer de competir e para mim que vou lá preparar a próxima época :D
 

vidrinhos_team

New Member
Bom circuito, com muita subida, duro, 100% ciclável, não é preciso inventar o que já está inventado para se ter 1 circuito duro de cross e aplicar toda a potencia no terreno, tempo da volta que cornometrei cerca de 21:40m sem ir a top por isso à partida vão ser 5 voltas para os elites onde os das frente hadem fazer uma média final de 20 minutos por volta totalizando 1h40m para o 1º...ahh e roda 29 não tem qualquer problema naquele circuito, onde é lenta a 26 também não faz grande diferença e vai buscar vantagem em outras zonas mais rápidas do percurso. Um circuito feito ao nível dos melhores que já corri e digno para atribuir os titulos nacionais.

Domingo que ganhem os melhores e mais em forma, é o circuito ideal para isso, e só quem estiver em grande forma e seja realmente um atleta de xco vai conseguir ganhar nos respectivos escalões sem porem em risco quedas ou por não conseguirem fazer saltos...porque não existem naquele circuito para o espetáculo estar assegurado.
 

RTC

Super Moderador
Obrigado pelas dicas!

Só mais duas questões: mas isso tem alguma parte rolante que dê para baixar o pulso? :D
E o piso é solto ou compacto? É que actualmente tenho a bike com uns pneus com pouco rasto e não me apetece trocar...lol!

Bons treinos e até domingo!
 

SU SINTRENSE

New Member
Piso
Tem vários tipos de piso zonas com terra em pó, zonas com piso duro, raízes, macio, solto, pinhal, etc etc etc
pneus como de costume para aqui frente direcional atrás qualquer coisa sem rasto com rasto porque há locais em que nada agarra e sempre se poupa umas gramas de peso, unhas e pernas é que é preciso.
 

vidrinhos_team

New Member
Para roda 29 que tem mais tracção basta não levares mta pressão atraz para agarrar bem, tenho 2 geax mezcall semi-slicks o de traz é novo e não me falhou em lado nenhum, só é preciso ter 1 pouco de cuidado lá numa descida porque já tem regos e tem 1 ou 2 curvas fechadas com árvores de resto faz-se tudo na boa, e tem lá 1 topo em curva depois da ponte de madeira que é uma sorte ás vezes faz-se outras nem por isso por ser em curva e com muita inclinação...pelo que vi hoje as subidas não devem patinar muito desde que a pedalada vá certa...eu como subo quase tudo sempre sentado sempre tem mais tracção.
 

Narciso Magalhães

Active Member
quanto ao publico ...podemos fazer um pouco por isso se cada "forista" passar a palavra junto dos amigos que andam e dos que nao andam para levarem os filhos e filhas e os amigos dos filhos e pq nao os pais dos amigos dos filhos os sogros os pais ... e se cada um que for levar mais duas pessoas era muita gente mesmo ... eu estou a passar a palavra e digo para o pessoal dar o beneficio da duvida e concerteza que vao gostar de ver

Concordo totalmente, dar visibilidade à modalidade ! ;)
 

caf_btt

New Member
Eu vou lá ver e levo um ou os dois filhos.
Confesso que nem sabia que havia provas aqui tão perto - sou da linha de Sintra.

Foi o RTC quem me "alertou"
 
Last edited:
Status
Not open for further replies.
Top