Caminho Português de Santiago

pmoliveira

New Member
Caros amigos se tiverem oportunidade façam o Caminho Português de Santiago; é simplesmente espectacular (foi o meu passeio deste F.S.).
Se tiver oportunidade repetirei novamente este ano.
Do Porto a Santiago em 3 dias; Porto - Ponte de lima - Redondela - Santiago.
Passamos por trilhos imperdiveis, por isso vale a pena repetir.
Aqui fica a minha sugestão para todos os colegas do forum.
Um abraço e bons trilhos.
 

fox

New Member
Obrigado pelo conselho...

Mas não dá pra enriquecer o relato com mais texto ou talvez algumas fotos?

;)
 

pmoliveira

New Member
claro que sim estou á espera das fotos e depois apresento aqui no forum um relato mais rico.
um abraço e bons trilhos.
 

silvioferraz

New Member
Adorava fazer o Caminho de Santiago, mas infelizmente, por causa de ser um passeio longo...só nas férias. Se o Oliveira lá para Agosto, pensar em repetir, agradecia que nos dissesse alguma coisa.

Força nessas pernas :D
 

boseman

New Member
Não são necessários tracks para gps, o caminho está muito bem marcado (em portugal com setas amarelas, em espanha com as famosas conchas). Eu tive oportunidade de fazer o mesmo passeio no fds de 25 de Abril, e digo-vos, simplesmente fabuloso. Mas melhor k o portugues é o frances, é muito duro, mas a paisagem é fabulosa. Só alerto para um facto, é necessário estarem bem preparados para fazer os caminhos de santiago, mesmo o portugues é muito duro, nomeadamente depois de ponte de lima. Tem lá uma parte k são cerca de 2 horas sempre em "alomba bike" e sempre a subir....
Eu vou repetir o feito em outubro, com mais 5 amigos.
Não se esqueçam de pedir o passaporte de peregrino, carimbem em todos os locais k passem, qts mais carimbos melhor, e chegados a santiago de compostela, vão buscar o vosso diploma...

Bons passeios

bose"nomad"man
 

valium

New Member
Boas !!
pretendo fazer esse passeio, de portugal a lisboa, a minha dúvida é onde arranjo o passaporte de peregrino ??
E o caminho do porto até ponte de lima, tem quantos kms em alcatrão ??

Obrigado e cumprimentos
 

pepebapty

New Member
Boseman:

Fizeste o FrancÊs ou o Português nesse fim de semana?
Pergunto pois eu fiz com mais 4 amigos Astorga-Santiago nesse fim de semana ( 22 a 25 Abril ) e andava lá um grupo de pessoal da Póvoa do Lanhoso que encontrávamos de vez em quando e nos albergues à noite. :ideia:.. De facto o Francês tem umas partes muito duras :twisted: ( A subida ao Cebreiro - Eu fiz 80% da subida pela opção bicicletas mas depois voltei atrás e fiz toda a subida pela opção peregrinos a pé, foi de loucos, extrema dureza! :grrr: ). A subida à Cruz de ferro achei relativamente fácil 8). A subida ao alto do poio é que é impossivel em cima da bike :oops:! Que grande empeno! :oops:

Vou colocar um post sobre a nossa aventura :oops:

Boas pedaladas
 

PedroPadinha

New Member
boas! vou fazer esse mesmo passeio dia 6 de agosto, tenho algumas perguntas :

"Não se esqueçam de pedir o passaporte de peregrino, carimbem em todos os locais k passem, qts mais carimbos melhor, e chegados a santiago de compostela, vão buscar o vosso diploma..."

podes explicar isso melhor? carimbos ?
como fizeste o transporte ate ao porto, e de santiago ate casa?
quanto dinheiro gastaram em media por pessoa só durante os dias do passeio?
dormiram sempre em albergues? existe a possibilidade d estarem lotados e ficarem apiados?

agradecia que me respondesses a tudo
obrigado e cumprimentos ;)
 

KILLAS

New Member
Olá Pessoal ..

Como já disse noutros tópicos sobre o mesmo tema, cada vez me sinto mais entusiasmado em fazer os caminhos de Santiago. Para já os portugueses.

Com Um grupo de amigos da zona de coimbra, estamos a ponderar começar a programar um passeio desses.

Segundo consegui apura, mesmo a partir daque de Coimbra, estarão já marcados, ou pelo menos partes consideráveis.

As perguntas que colocaram acima, são as mesmas que gostaria de ver respondidase ainda:
- Como se faz a marcação dos albergues? que outras alternativas existem para drmir? è absolutamente necessário alguém de carro q faça apoio logístico ou teremos de levar nós tudo o que precisarmos? Onde se recolhem os carimbos de q falaste?

Antecipadamente agradeço aos q puderem contribuir para a programação do passeio.

Boas pedaladas
 

boseman

New Member
Boas a todos,

Antes de mais peço desculpa por só estar a responder agora, mas estive ausente.

Vamos por partes:
pepebapty, eu qd fiz foi o portugues, mas estou a pensar seriamente em fazer o frances.

kalash, o passaporte pode ser pedido na oficina do peregrino, e os carimbos são colocados em todos os locais por onde vais passando. Eu sou do Porto, logo não tive de fazer transporte, de Santiago para cá, alugamos uma camioneta. Optamos por ficar em hoteis, tudo somado, hoteis, alimentação, passaportes, aluguer da camioneta, gastamos em média cerca de 250 Euros.
Pode ser visto como muito dinheiro, mas é um esforço k se faz.

Qualquer coisa em k possa ser útil, podem contactar-me por mp ou por messenger.

Abraços e boas pedaladas

bose"nomad"man
 

PedroPadinha

New Member
boas, obrigado pela resposta, eu em principio quero ficar nos albergues, faz mais o meu genero, ams tenho que saber se existe sempre espaço para as pessoas se existe a possibilidade de la chegar e sermos barrados porque esta lotado ou algo do genero...também n tenho problema de dormir no meio da rua num saco de cama, desde que a bike esteja presa a mim :D

eu vou-te mais logo adicionar no msn, pois é mais simples comunicar e preciso de saber pormenorzitos, obriagdo e cumprimentos ;)
 

KILLAS

New Member
Boseman,

Desculpa insistir mas não entendi: Para colocarmos os carimbos dos locais por onde vamos passando, temos de ter já o passaporte; Ora, onde é que ele se arranja em Portugal? Onde fica a tal "oficina do Peregrino"?

Qto aos albergues ou hotèis - Marcaste antecipadamente consoante a etapa que programaste?

Antecipadamente agradeço

Boas pedaladas
 
Z

zeluz

Guest
Podes pedir o passaporte através da paróquia da tua área de residência ou em alternativa basta uma folha em branco onde te coloquem os carimbos.
Nos albergues basta aparecer, embora os peregrinos a pé tenham prioridade. Com carro de apoio não há acesso ao albergues.
Nos hotéis depende da época e da disponibilidade de camas.
 

PedroPadinha

New Member
É isso que vou fazer nos proximos dias na paroquia da zona.

Já agora adquiiram algum livro ou manual sobre os caminhos de santiago ? ouvi falarem muito bem do editado pelo clube de amigos de santiago de compostela, que tinha o caminho (por braga ou barcelos) a kilometragem, dicas uteis, sitios bonitos para ver proximos mas áparte do trajecto, etc

era so para saber se valia a pena basicamente :wink:
 

fura-sempre

New Member
Podes ver muitas fotos sobre o passeio dos Fura-Trilhos Lisboa-Santiago de Compostela em http://www.supersonicosbtt.com/galeria/thumbnails.php?album=11 que te podem dar uma boa ideia do que vais encontrar nessa tua aventura, estas são só 11 e poucas fotos das 4000 tiradas ao longo desta aventura. Relembro que este ano vamos repetir o evento entre 30 de Setembro e 8 de Outubro com toda a logística montada de refeições, dormidas, Transporte de bagagem e retorno em autocarro para que quem pedala possa só pensar em se divertir e desfrutar desta magnifica aventura. Muitos dos que foram no ano passado já estão em lista de pré inscrição para este ano tal o sucesso atingido.

Aventura a não perder 700Km de BTT com a chegada à catedral de Santiago de Compostela
 
Top