Boas mmfasp,
Presumo que falamos do caminho indicado em branco.
CAMINHO PORTO-CELANOVA
Porto, por Águas Santas e Ermesinde, até Santo Tirso [mosteiro de S. Bento, fundado por S. Frutuoso ou S.Martinho de Dume]. De seguida até Guimarães [terra de mosteiros onde repousavam os peregrinos]. Depois Braga [com o Bom Jesus, Sameiro, Falperra, três locais de peregrinação], cidade que disputou com Santiago a preponderância religiosa. De Braga para S. Frutuoso de Montélios, Prado, Vila Verde e Ponte de Lima [a ponte foi construída na Idade Média, sobre a primitiva estrutura romana e era ponto de passagem obrigatória dos peregrinos]. Depois para Ponte da Barca [com o nome a relembrar a velha barca de passagem de peregrinos] para Arcos de Valdevez. Daqui para Monção/Salvaterra e/ou pela Geira Romana, com saída na Portela do Homem e entrada na Ameijoeira por Melgaço e A Cañiza.
Em alternativa, seguia-se o trajeto do rio Lima, até ao Castelo do Lindoso, por Vila Nova de Muía. Depois Ermelo, Madalena (fronteira) e, já em Espanha, Lobios, Entrimo, Santa Comba de Bande, Celanova e S.Rosendo [aqui se fixou a família do Santo; aqui levantou o Mosteiro de S. Salvador em princípios do século X, de que resta apenas a Capela de S. Miguel, o bem conhecido Mosteiro de S. Rosendo de traça barroca! Aqui pernoitou D. Filipa de Lencastre, como, aliás outros reis de Portugal nas suas viagens de e para Santiago). Finalmente, por Ourense até Santiago.
Realmente em pesquisas efetuadas na net apenas encontrei um track desenhado no Wikiloc mas a seguir a estrada (presumo que tenha sido efetuado por alguém em bicla de estrada).
Por que não delinear um track a partir do Google Earth com base em diversos tracks de outros users portugueses e depois a partir de Espanha delinear um track ao sabor da inspiração do momento. Pessoalmente não acho que se passar ao lado do trajeto original seja motivo de “desclassificação”
Boa sorte nessa aventura e por cá ficarei a aguardar o relato digno de registo.
Alexandre Pereira