Btt MAGAZINE com Tiago Ferreira - Programa de Maio já online

obrigatório

New Member
loool parte em vantagem pk?? la vens tu com essa conversa... xplica la a tua teoria?? é que falarem os amigos dos amigos e os conhecidos dos amigos e o que se aumenta aquilo que os amigos dos amigos dizem.... mas pronto se para ti o tiago ja parte em vantagem é porque parte... se calhar ha outros que estam igual ou melhor que ele e nao têm o mesmo resultado... nao será pelo treino que ele tambem faz? mas pronto tabem....
 

Rodrigo Gomes

New Member
Senhor "Obrigatório" secalhar o Pedro quis referir que tendo o Tiago mais tempo poderá treinar melhor, e é claro que é o treino que conta, mas se tiver mais tempo e menos cansaço é lógico que o treino funciona melhor :wink:
Eu também sou estudante, mas o ano passado nas féries estive cerca de 10 dias a trabalhar na apanha de pêra, e percebi bem a dficuldade que é uma pessoa chegar ao fim de um dia de trabalho e ter de ir treinar, depois dormir e no outro dia ter de levantar cedo para voltar a trabalhar!

Daí talvez o Tiago tenha apenas a vantagem de ser for "profiissional" ou estudante poder descansar melhor e ter mais tempo para treinar (não é que a vida de estudante/atleta seja fácil, mas é melhor que a de um trabalhador de tipo 8horas p dia)

Parabéns Tiago, grande época estás a fazer :wink:

E parabéns BTT Magazine !
 

Pedro_xpto

New Member
obrigatório said:
loool parte em vantagem porque?? la vens tu com essa conversa... xplica la a tua teoria?? é que falarem os amigos dos amigos e os conhecidos dos amigos e o que se aumenta aquilo que os amigos dos amigos dizem.... mas pronto se para ti o tiago ja parte em vantagem é porque parte... se calhar ha outros que estam igual ou melhor que ele e nao têm o mesmo resultado... nao será pelo treino que ele tambem faz? mas pronto tabem....

Caro Obrigatório,

Não sei se viste bem mas eu respondi tendo em conta o que outro colega do forum disse, "Segundo o que me disseram, o BTT é mesmo a profissão dele. Foi um amigo dele que me disse..."



....se ele não fizer mais nada, julgo que só não entendes porque não queres , que está em vantagem em relação aos outros atletas... Se achas que não então diz me:

Achas que uma pessoa que trabalha 8 horas por dia consegue treinar de igual forma?
Achas que consegue tirar partido de igual modo?
Achas que a maneira de recuperar é igual?

Não vale a pena estar a mencionar mais aspectos...

...se para ti é mesma coisa então explica-me porque é que os ciclistas profissionais de estrada não têm uma segunda actividade? os ordenados não são assim nada por ai alem, já que uma pessoa que não faz mais nada na vida não está em vantagem tinham uma segunda actividade para ganhar mais uns trocos...e só treinavam quando chegassem do trabalho ou antes de ir para o trabalho....

Não querendo levantar polémicas fico por aqui, mas experimenta trabalhar e treinar e só treinar e depois vez a diferença....


Parabéns ao Tiago quer sejas "profissional" ou não és um grande atleta!
 

Tunesign

New Member
Pedro-Xpto dizes que o Tiago parte em vantagem, mas nem imaginas quantos atletas também só estudam ou andam as custas dos pais não fazendo mais nada se não BTT, são muitos! E no entanto não conseguem os resultados que o Tiago consegue, e quando ele corre em espanha, se calhar até há muitos profissionais que ficaram atrás do Tiago...por isso não é por aí ! Força Tiago
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Só para esclarecer ao pessoal o que é o dia ideal de treino em termos de procura de alto rendimento, e no fundo o que os grandes atletas internacionais fazem.

- Descanso nocturno de pelo menos 9 horas com ideal perto das 10 horas. Deitar máximo 23h, acordar mínimo 8 horas, melhor 9 horas.
- Pequeno almoço farto por volta das 9 horas, seguido de 2 horas de relax sem fazer nada, ou a preparar a bici o outra coisa para não ir treinar a fazer a digestão.
- Treino de 2 a 3 horas a começar por volta das 10.30h / 11h, que acaba às 14h
- Almoço por volta das 14.30h / 15 h
- Sesta que deverá ter exactamente o mesmo tempo que o treino ou pouco menos, para que o treino encaixe bem e o atleta além de progredir recupere para o dia seguinte, das 15h até às 18h. Esta sesta é considerada "treino", faz parte do plano e é fundamental a quem vise o alto rendimento.
- 18h treino de limpeza e descompressão de 1 hora em ritmo baixo.
- 19h massagem de limpeza e preparação para uma boa noite de sono e uma boa recuperação para o dia seguinte que será identicamente exigente.
- 20h jantar
- das 20h às 23h está, tal como num trabalhador dos correios ou da clínica dentária, a única altura de convivio com amigos e familiares do dia inteiro, pois como vimos, todo o dia foi dedicado à profissão de ciclista, como o carteiro fez.


A partir do esquema acima, tudo o que seja feito para retirar quer carga, quer descanso para sobrecompensar essa carga, já começa a ser compromisso, e quanto mais compromisso fôr feito, menor será o rendimento que o atleta poderá ou virá a atinjir, no que se mesmo com bastantes compromissos este atinge um bom plano, com um esquema profissional de vida dedicada, o mesmo atleta atinjirira um plano muito mais elevado.

Os atletas da Selecção Nacional, vivem ansiosos há espera de um prometido por esta junta federativa, projecto federativo que visa o profissionalismo destes, única e exclusiva maneira de atinjirem o sucesso desportivo, e em Portugal única maneira de haver profissionais, pois se não é a Federação, ninguém, nenhuma equipa mais tem capacidade para atinjir este plano.

Enquanto Portugal não tiver atletas profissionais, não poderá esperar resultados brilhantes excepto nas categorias mais jovens, e mesmo aí o actual campeão do mundo de júniores peter sagan era um profissional da sua selecção o ano passado, o que lhe permitia viver exclusivamente para o ciclismo, fazendo o programa acima, o que efectivamente lhe deu uma ultra vantagem sobre muitos dos outros atletas, vantagem que será a tempo díluida, assim os outros a temo venham a ter as mesmíssimas condições que irão ter com certeza. O profissionalismo é a única forma de atinjires sucesso em algo, e mais ainda em desporto, e ainda mais num desporto excessivamente exigente em termos físicos e mentais como o é o XCO.

Também acho que um atleta que seja profissional tem efectivamente vantagens sobre os outros, mas se o é, é porque conseguíu com esforço e resultados ainda como amador essas condições, tal como em relação aos adversários cruzou primeiro a meta.



Agora... profissionalismo é também um atleta fazer esta vida dedicada e RECEBER por esse trabalho, e que eu sáiba, à excepção de algumas equipas de aventureiros e sonhadores que prometem muito e no final nunca cumprem com ninguém, não há equipas profissionais em Portugal, não há atletas profissionais em Portugal.



O que o Tiago faz, mesmo que usando todo o dia para ser um campeão, é o que TODOS podem fazer se assim quiserem, mas não lhe chamem profissionalismo, pois qualquer um pode largar o emprego ou escola e fazer, não profissionalismo, mas sim SACRIFÍCIO, que ter o bolso vazio ou andar a contar tostões (não sei se é o caso do Tiago, mas pode ser o caso de qualquer um que sem ordenado se dedique a fundo a isto).
Por isso, chamem sacrifício a qualquer atividade exclusivamente dedicada a um desporto ou trabalho, sem remuneração.

Ao Tiago digo: espero que o sacrifício valha a pena e fico a torcer por tí, pela tua aposta e pela tua valentia.

A todos os que se consideram em desvantagem digo: larguem os empregos, as escolas, e tudo mais e venham dedicar-se ao BTT em exclusivo, e depois com a carteira vazia e lutando sózinhos, venham ao ForumBtt ler os comentários sobre o vosso excelente "PROFISSIONALISMO", que não mais será que o sacrifício que nenhum dos que apontam o dedo do profissionalismo ao Tiago, quer fazer.


No Mundo, a única hipótese de se atinjir um grande plano no desporto é a via do profissionalismo. Em Portugal, a única hipótese de no BTT se atinjir um grande plano é o sacrificio a solo na tentativa de ser alguém, de conseguir algum resultado que as equipas profissionais internacionais vejam e venham buscar esse atlta, pois as equipas de BTT nacionais são demasiado amadoras e sem chefias com capacidade de evolução com capacidade para montar algo mais que um carro de transporte e uma barraca com sombra que por vezes nem isso, ao contrário das muitas equipas portuguesas profissionais de estrada, com gente empreendedora, capaz, com energia e força para lutarem por patrocínios que lhes permitem ter as melhores condições e que de uma forma profissional, vão permitindo estas equipas e esta gente efectivamente capaz, termos atletas aqui e alí de altíssimo nível internacional nesta selectiva vertente da estrada.


Enquanto não houver profissionalismo, o Tiaguito, o Ricardo, o Leão, o David, o Mário, e todos os desta nova geração, apenas andarão iludidos pelos mesmo tipos que iludiram o Vegeta, o Varetas, o Nélio, o Marco Sousa, o Marco Meira, e tantos outros, se calhar com tanto ou mais potencial que estes, e que quando chegaram a homenzinhos tiveram que se fazer à vida. Estes novos, já estão inseridos num novo ciclo de mentiras e sonhos dados pelos mesmos tipos que desde 1996 vão ganhado algum à custa de fazer sonhar estes rapazes que sempre vão desistindo, para serem substituídos por novos rapazes que com o seus sonhos, vão alimentando uma serie de antigas caras deste Btt que de alguma forma à custa destes rapazes capazes, vão esses sim enchendo os bolsos e tendo notoriedade entre eles , até que alguém sério e capaz agarre num grupo destes e realmente faça algo pelo BTT, faça algo por atletas como o Tiago... até lá, garanto-te: ou tens um papá valente e amigo que esteja "contigo até à morte", e algum espírito de sacrificio para andares teso, ou a tempo vai-te acontecer o mesmo que a todos os brutais atletas que já cá passaram, que depois de bem sugados no que de melhor tinham por todos os que estão ligados ao Btt, foram depois abandonados... a estes desta nova geração, acontecerá o mesmo, se não fôr a Federação a ir para a frente com o Porjecto que tem de profissionalizar a Selecção Nacional... não haja ilusões.


espero ter ajudado a uma discussão válida e com o maior sentido, que se gerou por causa da vida, que de profissional nada tem do Tiaguito,
cumprimentos a todos,
paulo marinheiro


ps. o profissionalismo em Espanha permite ao Ivan de la Pena vir ao Turcifal de AUDI A5 3.0 v6... isto é profissionalismo... assim vale a pena ser profissional!
 

rpvaughan

New Member
tenho o orgulho e a honra de ser conhecido e (talvez) amigo do tiago.
é uma honra vê-lo correr, ver a simbiose entre ele e o avião que é aquela bike.
faça o que faça, muito ou pouco, vai sempre estar na linha da frente e só espero que um dia esteja ao lado dele quando ele vencer uma competição intercontinental.

mas a melhor qualidade dele não ser profissional, é ser HUMANO e AMIGO. com ele tenho já umas boas recordações para contar...

PARABÉNS TIAGO, CONTINUA ASSIM!
 
Top Bottom