BTT Bike - Hador

SeteGu

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Espero mesmo não ter de substituir o desviador mas se tiver de ser... :roll: será por algo deste género:



Na Berg também tinha um Tourney +/- do género destes e funcionava bastante bem.

Esqueci-me de referir lá atrás que também teve de levar bichas novas (1€).
 

fabio viana

Well-Known Member
acho que fazes bem em meter um desviador shimano tourney atrás, eu tive um na minha bike de btt, e fez cerca de 2500km e desafinou poucas vezes
 

SeteGu

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Após andar um tempo sem percalços mas cada vez com menos poder de travagem à frente (penso que devido aos calços) numa volta junto há ria começo a sentir a direção cada vez mais presa até que prendeu de vez. :shock: :roll:

Eu tinha noção que a caixa de direção já não estava muito boa (com folga e por vezes a "chocalhar" na buracada) mas... nunca pensei que em apenas 2 minutos ficasse assim. De vez em quando apertava-a um pouco visto que começava a folgar mas de um momento para o outro passou-se. :confused:

Agora se tentar virar a roda (já sem o guiador visto que este ficou "solto", ou seja, sem dar direção há roda) aquilo faz um barulho metálico que até arrepia a espinha. Desmontei tudo menos o mais importante (a parte da caixa de direção) que está tão apertada que não consigo fazer mais nada... daqui a uns dias vou leva-la a uma loja (quando reabrir) na esperança de que consigam resolver o problema e saibam melhor que eu o que fazer...

Já andei com várias bicicletas com a caixa de direção em mau estado (e até bastante tempo) mas nunca me tinha acontecido uma coisa destas... :roll:
Já estava a pensar arranjar esferas novas/aranha, etc.. agora terá mesmo de ser.
 

SeteGu

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Ainda não... os diluvios e o pouco tempo que tenho passado em Santarém ditaram a paragem da Coluer durante uns meses. Como só mudo quando o Larsen se gastar... e no inverno é quando o Larsen chateia mais... ontem não se portou mal.
 

SeteGu

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A bicicleta continua igual. Ainda tem o mesmo desviador. Está em bastante mau estado:

O quadro (em aço) tem várias marcas e parece que os ares de Aveiro (litoral) não lhe fizeram muito bem, as rodas estão muito empenadas, o desviador traseiro com a trepidação muda de mudança sozinho, os manípulos rotativos Shimano estão soltos (ao desmontar a bicicleta, para um trabalho da universidade, perdi os parafusos que os fixam e não os consegui arranjar à parte em lado nenhum) e o pneu de trás recentemente começou a rasgar-se sozinho devido à idade que deve ter.

Por minha vontade estava quieto e ia juntando dinheiro para investir primeiro numa de Enduro/All Mountain mas a verdade é que esta me faz bastante falta em Aveiro (casa-universidade e para algumas voltas) bem como em Santarém como meio de transporte (agora que já a posso transportar no IC para Aveiro/Santarém sempre que quiser).
Acabo por usar demasiadamente a Coluer como meio de transporte em Santarém desgastando (entre outras coisas) os pneus desnecessariamente.

Podem pensar que não vale a pena investir numa bicicleta assim mas acho que com pouco dinheiro consigo fazer dela uma espécie de híbrida e pô-la a rolar como deve ser.

Muito recentemente andei com uma de estrada e não gostei da posição demasiado agressiva, pneus duros (4,5 Bar) e pouca aderência com areia (na estrada).

Uma híbrida é mais confortável quer pela posição mais confortável em si quer pela menor pressão dos pneus (2 Bar). A aderência/segurança também é superior e permite uma liberdade muito maior: podemos ir a qualquer lugar dentro ou fora de estrada.

Alterações em mente:
Pneus
Frente: Schwalbe Big Aple 2.15
Pneu misto que rola muito bem e é confortável.

Trás: Smart Sam 2.1
Pneu de BTT que dura muito, rola bastante bem e relativamente leve.

Transmissão
Da Coluer: Pedaleira Alivio 9v + Cassete Alivio 9v 11-32T + corrente Deore 9v. Em breve a Coluer levará SLX/XT.

Novo: Desviador traseiro + shifters 9v (material 9v o mais barato possível, de preferência usado)

Rodas
2 rodas 26 baratas (talvez usadas, ainda não sei quais) em que a traseira dê para cassete (a que lá está atualmente é para roda livre).

Quadro:
Mais lá para a frente poderei procurar um outro quadro.

Assim fica com pneus mistos (para BTT e estrada) rolantes e confortáveis (importante num quadro hardtail de forqueta rígida), transmissão 9v (mais adequada para estrada) e rodas em condições.
A ver se para o verão consigo ter a bicicleta "pronta".

O que acham? Opiniões/sugestões?
 
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SeteGu

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Está dificl de encontrar o Big Apple na medida que quero. Se não conseguir irei comprar primeiro o Smart Sam.

Desisti da ideia de lhe meter 9v. Ainda iria gastar uns € para tal.
Mas vai ter de levar desviador novo em breve... terá mesmo de ser. Sempre irei optar por um Shimano Tourney. Já será bem melhor do que o chinoca que lá está cheio de folga.
 

SeteGu

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Mais uma volta! Desta vez fez 50kms:



Quanto a novidades... para substituir o chinoca cheio de folga que lá anda vai levar um Shimano Altus! Sempre é melhor que o Tourney e só custa mais... 1€.

É igual a este:


Máquina :cool:
 

Nep

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Setegu,

Aproveito o teu tópico porque também tenho uma Hador em casa parada e queria meter aquilo a andar ao fim de semana. So que da minha só se aproveita mesmo as rodas a correr bem e não sei durante quanto tempo. Queria ver se conseguia meter aquilo em condições para o meu velho poder andar... É isso ou começar um novo projeto com material usado a ver o que consigo inventar.

Mantiveste-te os V-brake? ou deu para mudar para uns travões de disco?
 

SeteGu

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Boas Nep.

Mantive os v-brake e estou satisfeito com o sistema. Não tenho razão de queixa no que toca ao poder de travagem, por exemplo. Meti foi uns calços novos e maiores (estava a precisar). Limpar as pistas de travagem (nas rodas) com álcool também pode ajudar.
Para mudar para discos era uma carga de trabalho... nem sei se seria possível. Atrás não é... já na frente tinha de se mudar a roda, e arranjar uma foqueta/suspensão compatível e com os apoios... o que não deve ser muito fácil.

A bicicleta veio-me parar ás mão sem andar e foi fácil metê-la a rolar. Há material barato e de qualidade para estas bicicletas... mesmo novo.
O que não está em condições?

--//--

Entretanto já tem o desviador novo:

11€

Que diferença que faz... acreditem. Muito melhor.
 

demolisher

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Eu comprei esta bicicleta por 35 euros a um amigo, pensei 35 euros é dada, feitas as contas com os problemas que foram surgindo já vai nos 130 euros, o barato sai caro. Tu tens sorte de perceberes de mecânica que poupas muito dinheiro, desde a última vez que vi na factura 17 euros, em que apenas 2 euros eram pela peça e 15 euros pela mão de obra de meia hora.... Agora está com um problema que ela vira mal, parece que o guiador está preso. Não volto a gastar mais dinheiro, já decidi e no Verão compro um nova que esta apesar de não ter ferrugem no quadro já está cheia de ferrugem noutros lados.

E foi esta bicicleta que me despertou o gosto pela modalidade, a intenção foi compra-la pra poupar senhas ao ir pra praia. Agora já não consigo viver sem andar de bicicleta!!


upload a gif
 

Nep

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Setegu,

Este fim de semana irei à terra e poderei ver com melhor atenção o estado da Hador. Mas desviador traseiro, manipulos das mudanças e travões não tem salvação. Terei de recorrer ao mercado de usados a ver se encontro algo a bom preço
 

SeteGu

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Antes de mais parece-me claramente que levaste a bicicleta ao sitio errado... 15€ de mão-de-obra por 30 min? :eek:

A minha também estava assim... o desviador mantive até dar definitivamente o berro... as manetes foram 3,5€ cada uma. Qual é o problema dos travões?
Pode também ser uma questão de afinação. ;)
 

Nep

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Os travões, é as pastilhas, não os travões em si. Precisa de uma afinação, mas as pastilhas já deram o que tinham a dar (7/8 anos paradas e a degradarem-se)
 

SeteGu

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Os calços se já estiverem "no ferro" convém trocar. Se ainda não dá para deixar andar... não ficará é a travar a 100%. De qualquer das formas há calços baratos (+/- 5€). Há uns que são um pouco maiores que os mais vulgares... esses costumam ter um pode de travagem superior.

Quanto à afinar procura informação aqui no fórum e no youtube. É daquelas coisas que dá perfeitamente para fazer em casa por qualquer pessoa. Se tiveres duvidas podes coloca-las, por exemplo naquele tópico que mostrei, que o pessoal ajuda.
A parte da transmissão é que pode ser mais complicada porque, por vezes, é preciso ter ferramentas próprias.
 

demolisher

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Vi agora, que foi 45 minutos, de qualquer das maneiras é caro não é? Eles também podem aldrabar o tempo que eu não sei, aquilo era só mudar o eixo da roda traseira. Ainda reclamei com o gajo como era possível demorar 45m, mas ele nem quis saber... foi da maneira que não voltei a por lá os pés. Eu ainda não tenho muita experiência nesta área, tinha ideia que os preços eram todos à volta disto. Ao menos agora a bicicleta que vou comprar têm mão de obra gratuita para sempre, já não me preocupo mais
 

SeteGu

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Pneu novo para trás:
Michelin Country Mud

Foi uma questão de oportunidade... apesar de os ideais (para mim) serem os Schwalbe que tinha referido não estava muito fácil de os arranjar e ultimamente a Hador até tem servido para algumas voltas grandes de BTT (50/70 kms)... acabou por vir este... que apesar do que referi foi uma boa "prenda".

Para além do mais, na Coluer o próximo pneu para trás, provavelmente será um Michelin wild grip ́r e como nunca tinha tido contacto com a marca (no que ao BTT diz respeito) decidi arriscar.
Pode não fazer muito sentido um pneu para lama agora que o verão se aproxima mas é leve (teoricamente pesa 590g), barato e os pneus deste tipo costumam também ser bons em piso solto.

Vem na medida 2.0 (com 47 de ETRTO), ou seja, uma medida real de 1.85):



Permite andar com pressões relativamente baixas (2 BAR):


E é bi-direcional:




Rasto:






Da pequena volta que dei achei que rola bastante bem para o tipo de rasto que tem. Também me pareceu confortável... mais que o anterior mesmo usando a mesma pressão.
Por enquanto não posso dizer muito mais.
 
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SeteGu

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Esta imagem marca o fim da Hador (conhecida como Felizberta para os amigos).

A bicicleta em breve precisaria de trocar as rodas (para além de estarem feitas num 8 começaram as duas recentemente a ganhar folga) e a queda do pedal (sim... partiu-se recentemente após muitos quilómetros) implicaria a troca de pedaleira (a rosca está moída e já não aceita mais nenhum pedal) e a troca de pedaleira poderia implicar (eventualmente) a troca da corrente e da roda livre.

Ainda me disseram para soldar um pedal novo à pedaleira... mas será que vale a pena? Julgo que não... em menos de nada iria precisar de rodas novas e ia ficar com um pedal novo agarrado a uma pedaleira velha...

Não vale a pena investir mais dinheiro... irei vender o que se aproveitar para "amortizar" o investimento noutra usada mas em muito melhor estado... que aliás já a tenho.
O material novo será reaproveitado ou vendido.

Esta bicicleta acompanhou-me quase todos os dias pela cidade de Aveiro para ir para a universidade, compras, praia, zona industrial e até para fazer BTT... tendo, como auge, atingindo os 70 kms maioritariamente fora de estrada num único dia.

A queda do pedal marca o seu fim...
 
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