Bikes Dobráveis

maria joão

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Para uma distância demasiado grande para se fazer a pé (+/- 1 h) e demasiado curta para o carro (10 min) que nem chega a aquecer, decidi comprar uma B'Fold na decathlon por uma quantia bastante inferior às de outras marcas. É tão pequena que cabe no elevador sem a mínima dificuldade. No trabalho fica a um cantinho do armazém. Em casa fica à porta do lado de dentro. As mudanças são a força das pernas, mas para fazer distâncias sem grandes inclinações é óptima. Tem uma condução bastante confortável e veio cheia de acessórios (luzes e reflectores, tranca anti-roubo, saco, campaínha e travão de disco traseiro). E sempre representa ao fim do dia 45 minutos de exercício físico. Alguém por aí tem uma dobrável ?
 

Boinga

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Eu tenho uma Dahon Boardwalk e adoro-a. Em ocasiões onde normalmente não andaria ou levaria a bicicleta, a minha Dahon permite fazer tudo de maneira diferente, que uma bicicleta tradicional não permitiria. É gira de conduzir e os meus amigos adoram quando faço a demonstração de abrir/ fechar em 15 segundos.

Agora vêem-se muitas cópias das Dahon a baixo preço, é preciso ter cuidado com a fraca qualidade. Ver www.dahon.com .

Hugo
 

gonber

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Esta semana na Visão vinham umas bikes desse género da Bronptom importada pela Corrente Paralela.
O único senão é mesmo o preço que varia entre os 700 e os 2000€.

Alguém tem experiências com este tipo de bicicletas? Qual a distância máxima que recomendam?
É que este coisa de rodinhas pequenas não sei se me convence!

Confesso que estava tentado a comprar uma para ir para a faculdade mas gostava de ouvir a voz dos experientes...

Abraço,
Gonber
 

MIGUELNA

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Também tenho 2!

Cabem dentro do carro, têm 8 velocidades Shimano, travões Promax, quadro em alumínio e muitos acessórios (cesto sobre a roda traseira e elástico para prender objectos, campainha, bastantes reflectores, luz traseira a pilhas, ...).

A da minha mulher já está "quitada". Comprei-lhe um conta km Cateye :D

Brevemente vamos fazer a transição para o BTT mas ainda não decidimos se as vamos vender porque gostamos muito delas.
 

Boinga

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Quanto à distância máxima, há muitas pessoas que fazem touring com alforges e tudo em bicicletas dobráveis! Está respondido? :wink:

Geralmente recomendam-se as roda 16 para quem quiser máxima portabilidade, e roda 20 para quem quiser rolar mais. A minha Dahon roda 20 é quase uma bicicleta normal a andar. As Brompton são excelentes a dobrar mas são caras.

Mais info em http://www.atob.org.uk/ , especialmente no "Folders buyers guide".

Boinga
 

maria joão

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A minha b'fold faz cerca de 7 km / dia, de Miraflores para a Cruz-Quebrada, via Algés/Dafundo e vice-versa; é claro que as rodas de 12" não dão para grandes voos, nem para subiir lancis de passeios, mas também só custou € 150 e vinha com uma carrada de acessórios. Quando dobrada, fica do tamanho de um saco de golfe pequeno. Lógico que não substitui uma btt standard ; é mais uma alternativa para quem faz trajectos urbanos sem grandes declives (não tem mudanças) e pisos regulares. Só o facto de dispensar o carro, ou em alternativa de apanhar 2 transportes públicos, já só por si vale a pena um "brinquedo" destes. E depois não é preciso ir po-la à garagem nem fazer uma ginastica dos diabos a trazê-la pela escada; vem de elevador, entra em casa e fica a um cantinho.
 

anabananasplit

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Olá,

Eu tenho uma Mobiky: roda 12'', sistema de 2 correntes que desmultiplica a força (para não pedalar que nem uma maluca), 3 mudanças de cubo, travão de disco à frente, selim com suspensão, campainha, luzes e reflectores (dos quais só uso os traseiros, os da frente, de origem, não dão muito jeito e ainda não substituí por nada), pára-lamas, apoio de descanso 3 posições, saco de protecção. Não traz nenhuma "tranca anti-roubo" como a B'fold mas também não precisa porque mantenho-a sempre perto de mim. É quase toda de alumínio por isso não há o problema da ferrugem. Abre e fecha nuns 2 segundos, para dobrar e desdobrar totalmente leva cerca de 15-20 s.

Uso-a geralmente em conjugação com o carro (tipo, estaciono mais longe onde houver lugar e depois pedalo até ao destino) e com o comboio e Metro (fixe porque as dobráveis pequenas contam como bagagem de mão e por isso não têm restrição de horário nem pagam bilhete). :) Ainda não instalei um computadorzito para controlar a quilometragem, até porque a ideia é usar a bike só para pequenos trajectos urbanos, mas já fiz voltas inteiras ao Parque das Nações, à ciclovia de Cascais, no Domingo pedalei desde Santos até ao topo do Parque Eduardo VII pela Baixa, e voltei... Dá para as solicitações. :) Para as voltas maiores ou perto de casa uso uma B'twin 7 (híbrida). Um frente-a-frente dá isto:

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A grande agora está toda equipada para ser um verdadeiro meio de transporte (só falta arranjar luzes!):

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Elas não competem entre elas, têm aplicações muito diferentes. :wink:

A característica que me fez render-me totalmente a esta bike da Mobiky foi o facto de ela rolar ao meu lado fechada, pelo que não a tenho que carregar, o que é um bónus importante para alguém com escoliose. :wink: Isto além de ser gira com'ó caraças e abrir e fechar num piscar de olhos. Mas reconheço que sou biased, ou a paixão não tivesse sido tão arrebatadora que me fez criar uma empresa só para trazer a bike para terras lusas. :p Uma consequência imprevista de ter passado a andar sempre de dobrável para um lado e para o outro é que me aliviou imenso as pernas porque ando menos sobre elas (sentada no selim o peso sobre as pernas é muito menor), sofro muito menos do habitual martírio das "pernas pesadas" (coisas de gaja :p).

É uma moda que parece que está a chegar a Portugal (felizmente!). Já há uma série de marcas representadas ou pelo menos vendidas cá (Dahon, Mobiky, Brompton, Monty, Oyama, B'twin com a sua B'fold, ...). Já há alguma base de partida para o público escolher a que melhor se adequa à utilização que quer dar à bicicleta, ao orçamento disponível e ao nível de qualidade que procura.
 

Daniel

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Alguém tem ideia de como se comportam as dobráveis da BH, modelos Ibiza BP50/60/70? Qualidade das mesmas, etc. :wink:
 

maria joão

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Realmente a Mobiky não tem nada a ver com a minha b'fold, nem em preço nem em tecnologia.
Já a conhecia da internet; aliás só depois de ter comprado a minha é que começei a procurar este tipo de bicicleta na net e fiquei muito surpreendida com a abundância de marcas e modelos. Em Inglaterra e na América a oferta é enorme, para não dizer excessiva. De qualquer modo para quem quer aliar o conceito de miniatura, qualidade e "dobrabilidade" a Mobiky e a Frog são sem dúvida dos melhores modelos. Para a Frog, ver : http://www.r-m.de/index/catalog
 
Amigos venho retirar este topico debaixo da terra :mrgreen: para colocar aqui umas questões sobre este tipo de bike e sua utilização.

Já ando doente de ver Bikes destas. Estou mesmo em depressão ....

A minha pergunta é o seguinte

Alguem mora em Almada e vem de Bike dobrável para Lisboa, no barco ou comboio, nas horas de Ponta.

Já comprei uma B´Fold da Decathon e passei nos barcos de passageiros 2 vezes sem problema. a bike não vinha escondida.

À 3ª vez apareceu o fiscal e disse que não podia passar porque era um bicicleta. A bicicleta estava dobrada.
Eu disse-lhe que este tipo de bicicletas era para isso mesmo. Para andar em transportes publico.

Ele disse que só não se visse que não era uma Bike.
Boa disse eu, não tinha trazido o saco.
Disse-lhe tambem que a bike era mais pequena que um carro de bebe. Ele disse que não podia ser.

Foi logo ao apoio do cliente e pedi para falar com a Admistração. Lá me passaram a uma pessoa que me disse que era regra não transportar qualquer bike nas horas de ponta.
Desde que estivesse escondida não fazial mal, porque não se sabia o que era. Só para rir disse-lhe eu .. enfim.

Como é uma seca chegar ao Barco, tirar o saco de transporte da B´Fold e meter a bike lá dentro (dá mesmo trabalho, porque não é nada pratico), depois sair do barco e retirar a bike de lá dentro, sinceramente acho que não vale a pena tanto trabalho.

Resultado, foi devolver a Bike.

Já foi ver bikes debraveis roda 20 e acho enormes para colocar em sacos para trazer no barco. Roda 14 ou 16 são as melhores.

Ando louco por arranjar uma alternativa.

Outra situação que pensei, foi apanhar o Ferry, apesar dos horarios serem um estupidez. Só existem barcos de hora a hora.
Assim já poderia vir numa Bike normal.

Estou mesmo numa depressão. Até tenho medo que possa meter uma corda no pescoço se não resolver esta situação. :mrgreen:

Algum de vocês tem alguma experiência de passar o Tejo de Almada para Lisboa ou vice-versa?
Quais as Bikes que recomendam e qual o melhor sistema.

Um baril quer melhorar o ambiente, mas não nos deixam :evil:

Thanks
 

ASG

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Hello,

Vou falar do caso de um colega meu de trabalho q usa diáriamente uma folder nas suas deslocações diárias, mas não usa o barco, usa o metro...

No caso dele, os fiscais vieram embirrar primeiro, mas dps renderam-se às evidências, a bike dele fechada fica com um troley e não ocupa espaço nenhum...

No entanto, foi um investimento à séria...

www.brompton.co.uk

Para mim, os senhores da Transtejo são um bocadinho vistas curtas, uma bicicleta só é proibida pq ocupa mto espaço, uma bicicleta dobrada é como um outro pacote qq, pelo que não deveria reger por essa regra... e q tal levares um lençol? É mais fácil de tapar... :wink:
 
ASG said:
... e q tal levares um lençol? É mais fácil de tapar... :wink:

Gostei dessa do lençol :mrgreen: Tás a ver tirar o lençol e enrolar a bike :mrgreen: Ia logo direitinho para o Julio de Matos ...

Realmente existem umas ficam mais fechadas que outras. Mas roda 20 ficam sempre enormes e pessadas. É essa a minha impressão.

Tenta então lá saber como ele faz. Era importante saber a sua experiência.

Existe por ai mais opiniões/experiências ... :wink:
 

ASG

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Eu sei q o lençol é uma ideia tolinha... mas "amor com amor se paga"... se eles não querem ver, não vejam... lol

Levavas uma bike fantasma.... :wink:
 

golfo

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isto e uma questão mm de mentalidade porque aqui onde estou fora do pais claro se forem folding bikes podem ser levadas em qq altura do dia e não se paga as outras só foram de horas de ponta e pagam axo completamente ridículo no ano em que estamos fazerem destas coisas em pt só pa terem uma ideia tudo bem que não era uma folding bike mas uma btt com alforges atras do barreiro para lx nao me queriam deixar entrar pk a bicicleta era muito grande era o ultimo barco da noite e tinha que ir pa casa em almada, conclusao da historia depois de quase implorar ao gajo que estava a prancha veio um homem la de cima e mandou me entrar!!!
nao faço ideia quem fosse mas acho que era o cmdt da barcoita.
acho que o que falta mesmo e eles verem que as realidades estao a mudar e que hoje em dia quanto mais nao seja pela questao ambiental temos que andar cada vez mais de bicicleta sabendo que nao e so esse o motivo pelo qual o fazemos!
 
Hoje, estive meia hora ao telefone com uma responsavel da Transtejo a explicar a situação .....

Blá, blá blá blá e ela respondeu, ..... pois _evil

Assim sendo, lá terão que levar com uma cartinha a pedir que alterem a situação.

Pelo menos as bikes debraveis poderiam ir no comboio e barcos à hora de ponta sem problema sem serem tapadas.

Já percebi que ninguem da margem sul vem de Bike em horas de ponta.

A verdade é que é bem dificil.

Um boa imformação que tive é que em Janeiro 2009 (deveria ser neste mês de Agosto) o Ferry vai passar de novo Cacilhas - Cais Sobre. Neste momento é Cacilhas - Belem.

Qualquer tipo de bike, nesse barco, pode vir à vontade sem pagar nada. O barco é de 20 em 20 minutos.

Vamos lá ver .....

Mais experiencias, alguem tem?
 

ASG

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Jorge,
lembrei-me de uma coisa, fala com o Paulo Guerra dos Santos do blog 100dias de bicicleta em Lisboa, esse meu colega já falou com ele e diz q ele é muito acessível, já agora pode ser que algum dos testemunhos que estão no blog possam ajudar, eu não li todos, mas já ouvi falar de alguém que custa vir de dobrável pela CP na Linha de Cascais sem problemas....

Uma vez que o Paulo está a fazer uma tese de mestrado sobre a mobilidade e a deslocação de bicicleta na cidade de Lisboa, de certeza que ele vai querer saber da tua experiência e pode até quem sabe, ajudar a fazer pressão.... :wink:

Não custa nada tentar!!!

Força nisso....
 

phire

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Tiveste azar, pois já por várias vezes vi gente de bikes normais até e ninguém implicou com eles, isto nos barcos (ou então estes tiveram sorte :mrgreen:). No comboio da Fertagus é perfeitamente possível transportar a bike, a informação relativa a isto está no site deles.
 
Obrigado pelas respostas

Vou tentar falar com o Paulo. Visito o site dele regularmente.

Realmente é acessivel vir com as Bikes nos transportes publicos, mas fora das horas de ponta.

Infelismente só na travessia Cacilhas - Cais Sobre é que não se pode trazer a Bike, nas horas de ponta.
Em todas as outras ligações de barco, pode-se trazer a bike nas horas de ponta, sendo o seu numero controlado pelo fiscal existente.

Na fertagus, nas horas de ponta não se pode trazer as bikes de qualquer tipo.
 

phire

New Member
Pois, reparei agora nesse detalhe. É uma questão de mentalidade, eu uso o comboio da Fertagus todos os dias e é raro o dia em que não vejo alguém com mochilas ou malas enormes. Não ocupam o mesmo espaço que uma bike normal de roda 26'', mas ocupam o mesmo (se não mais) que uma dobrável...

A ideia da ASG não deixa de fazer algum sentido, porque não adaptar um saco ou algo parecido que tape a bicicleta...
 
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