Bike leve sem carbono...possivel??

bob76

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Podes ve-la no top 15, é a Seven Denali, também tenho um tópico no cantinho do peso com fotos dela.
 

mtavares

Member
Olá BHBIKER

As rodas XT pesam cerca de 1700 kg e custam cerca de 400€, comparado por exemplo com umas mavic crossmax st, pesam o mesmo e custam menos uns 200€ ou com umas fulcrum que custam o mesmo mas pesan cerca de 1900 kg.
estou muito satisfeito com elas, já vêm em tubless, e como utilizo pneus normais com liquido selante, poupo um bocado de peso.

presumo que deves ter uma BH, tive uma expert durante 3 anos e muitos kms feitos. O objectivo deste post é mesmo esse, conseguir ter uma bike agil sem ter de recorrer a preços exorbitantes.

abraço
 

fitty77

New Member
mtavares said:
Olá BHBIKER

As rodas XT pesam cerca de 1700 kg e custam cerca de 400€, comparado por exemplo com umas mavic crossmax st, pesam o mesmo e custam menos uns 200€ ou com umas fulcrum que custam o mesmo mas pesan cerca de 1900 kg.
estou muito satisfeito com elas, já vêm em tubless, e como utilizo pneus normais com liquido selante, poupo um bocado de peso.

presumo que deves ter uma BH, tive uma expert durante 3 anos e muitos kms feitos. O objectivo deste post é mesmo esse, conseguir ter uma bike agil sem ter de recorrer a preços exorbitantes.

abraço

Não leves a mal o comentário, mas não sei onde andas a comprar as coisas (que é o mesmo que dizer, ainda não descobriste as lojas online)... As XT arranjas na boa abaixo de 300, com 600 (o preço que referes para as Mavic ST), comprei as minhas SLR (modelo de 2008, no final do ano passado) e sobrou dinheiro, e as Fulcrum... bem, diz lá a que modelo te referes (presumo que às RM3... mas penso serem mais leves que isso).

Em relação ao peso das bikes.... Bem, penso que deve acompanhar a qualidade do ciclista, porque senão, mais não passa de um hobbie. Partilho da ideia de que o principal é haver pernas e unhas. A bike, bem, tem que se merecer. Vejo muitas bikes extremamente leves, mas que, ou desconfio da fiabilidade, ou desconfio das pernas de quem a monta que faz com que a bike e todo o dinheiro investido seja mal empregado. Não pretendo com isto generalizar, de forma alguma (por favor não me batam :p ) mas por vezes discussões acerca dos pesos e tal... bem, é quase tipo conversa de café. E acreditem que contra mim falo, que muitas vezes acabamos por nos envolver de tal forma, que nos esquecemos do que é importante. Resultado: gastar dinheiro numa base mensal, como se fosse quase uma renda, para sustentar um mito... E sinceramente, as minhas pernas não merecem o material que tenho, pois há muito onde poderia evoluir sem gastar dinheiro (técnica, força, resistência, etc, etc, etc) e com uma bike mais fraca que fazia a mesma coisa... Mas como queremos todos andar na vanguarda.... Aqui vai disto.

Estou impressionado, este foi um momento de lucidez da minha parte.... Ou então não :mrgreen:

Cump's
 

nogueira.nuno

Active Member
EU pelos vistos tenho é que começar a comprar XT novamente porque o XT é que tem fiablidade e não parte ou tem desgaste porque é só a unica coisa que penso quando oiço pessoas a falar sobre isso e neste topico ouvi muita vez.
Sem duvida o kit pernas e unhas é que conta e o resto acho so ser uma desculpa de algo ou das pessoas, acho.
A minha é leve ou muito leve como queiram pensar mas quem me conhece e não tenho problemas nisso em mostrar ou andar com alguem sabe que tento ser razoavel e sincero, eu também já usei XT durante muitos anos e não tem comparação, o XTR é muito melhor em tudo, fiablidade, duração e peso, mais caro, sim muita diferença, o carbono?? uma opcão ou escolha, está provado que em alguns casos existe maior rigidez e por isso é que se usa e não por moda ou preço ou por a tal fiablidade, acho que alem das pernas e unhas esqueci-me de dizer que a manutenção é que vale e conta para a tal fiablidade, além de saber andar, não a direito ou em alcatrão, isso que vai reduzir a fiablidade se não se fizer ou souber.
EU não quero dizer com isto que o que é caro é bom ou dar desculpas sempre do mesmo mas o caro é pelos material que por vezes são caros por si proprio como o Titanio ou o carbono dependente da sua construção até chegar a componente ou quadro e o leve acaba por ser um facto de material usado.
O Caro em alguns componentes tem que se pagar tal como por vezes ou de certo se paga para ter um Mercedes, é bom não é?? Mas é caro, fiablidade, sim como tudo e eu disse, depende da manutenção e como se anda com ele.
Mais um exemplo e por isso que fico doido quando se fala acho por vezes sem se saber ou ter experiencia, trabalho em aviação e nos helicopteros de hoje não se ve mais nada senão carbonos até por vezes misturados com Kevlar e o titanio, preços?? Sim, muito altos!!, Fiablidade?? Acho que em helicopteros de 30 milhoes de dolares se não houvesse fiablidade não se usava os tais componentes da moda ou dos ricos como quase aqui disseram, a partir daí pensem o que quizerem e esta é a razão principal porque falo e tento explicar a quem tem medo ou outras razões de falar mal por vezes dos carbonos ou caros ou leves por exemplo.
 

fitty77

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nogueira.nuno, penso que o que falaste foi para me abrires os olhos... :mrgreen: . Contudo, a tua bike não é leve, nem mesmo muito leve. É sim, extremamente leve, e no local próprio já teci o elogio que ela e tu merecem, pois é um trabalho que para mim é de referência e não é só em Portugal.

Não é por usar carbono ou outro material qualquer que uma bike é ou deixa de ser fiável. Cada material tem as suas especificidades, os seus prós e contras. Contudo, continuo a achar que o material para as bikes é extremamente caro. Há peças que não se compreende o seu preço, e a diferença faz-se pagar, mas a diferença de prestações é muito pouca. Ora, lembro-me por exemplo de um desporto, onde isso acontece, onde as prestações são levadas ao extremo, com materiais "exóticos", com peças que vivem no limiar da sua resistência, estudadas para aguentarem um tempo de vida util e nada mais do que isso, onde se gastam milhões, que é a formula 1. Fazendo a análise da mesma forma, vejo por vezes bikes de pessoas que andam em competição, que têm peças muitas vezes inferiores a bikes que são de pessoas que não fazem competição. Ou seja, é a mesma coisa de meteres um formula 1, nas mãos de um normal condutor. É por aí que eu acho que a bike deve ser merecida. Mas também não há mal nenhum em se ter um Formula 1, se se tem orçamento para tal (já utilizá-lo é outra questão... e uma bike não há problema nenhum nisso.)

Por outro lado, se se tem orçamento para isso, acho que sim, que se devem ter os componentes que ambicionamos. Eu posso desconfiar da sua resistencia ou não, mas o que é que isso interessa para a pessoa que tem esse componente. O que interessa é que ela seja feliz com o que tem, e eu ser feliz com o que tenho. Mas claro que também acho que, muitas vezes procuramos evoluir com o material, sem previamente evoluirmos com as pernas, e compreendo que talvez discordes, mas isso é uma verdade incontornável. Muito se deve ao marketing, ou a avaliações demasiado entusiastas, mas enfim, todos somos levados a gastar dinheiro em material, sendo esse material exagerado para a nossa condição fisica (e acredita que eu também sou assim). Claro que o material ajuda, mas em que proporção? Sim, porque eu nas maratonas vejo Berg's e Rockrider's a ficarem nos lugares da frente (não desfazendo nas marcas) com peças que estão longe de ser topos de gama, e vejo bikes de €€€€€€ a ficarem para trás na primeira subida que apanham..... Mas não é mal nenhum que isso aconteça. Mas tem que ser referido.... Porque se não o fizermos, não estamos a ser realistas, e essas pessoas também devem estar de parabéns, não pela bike que têm, mas sim pelas pernas e unhas que possuem. Acho justo que assim seja.

Mas não pretendo com isto generalizar em nada. Há bikes leves, que estão bem entregues, e há bikes leves que.... também estão bem empregues. Umas porque o rider precisa dela para a sua condição numa prova, e outras porque são autênticas obras de arte, onde é possivel ver um projecto que reuniu peças de vanguarda da engenheria. E depois há as pessoas que unem os dois mundos, andam com uma obra de arte, porque precisam dela para uma prova..... Ou não.... Enfim, e todos eles têm o seu valor.

Cumprimentos
 

nogueira.nuno

Active Member
Boas Fitty77, nao falei para Ti, longe disso nem para ninguem directamente.
Concordo com tudo o que disseste, pernas e unhas e o resto e pormenor e falo nao por ter o que tenho mas por nao concordar com o que certas pessoas dizem, e como ja disse eu proprio ja tive os XT's ou nao nasci num berco de carbono ou titanio como se possa pensar.
Apenas tentei explicar e dar alguns exemplos para poderem perceber ou nao o meu ponto de vista e a razao de falar e discordar da por vezes desculpa de algumas pessoas para a tal fiablidade, e sim, eu nao disse que ela nao existe, mas existe em tudo e nao no leve ou caro apenas.
 
Na minha opinião essa scott já está com um peso bastante bom! Mas para quem considera leve, apenas abaixo de 10000/9000gr, continuo a achar bastante facil obter estes pesos e inferiores não recorrendo ao carbono, a minha por exemplo ficou em 1300€ e com 10300gr (sem qualquer carbono, ok tem nos espaçadores, mas com uns de aluminio ficava com mais 10/15gr!) com mais 1000€ e sem recorrer ao carbono facilmente iria para esses pesos considerados baixos! Mas também basta pegarem num orçamento de 3000€ e construam uma bike sem recorrer a carbono, certamente vão obter facilmente algo abaxo dos 9000gr!
 

Doctor

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Para se conseguir uma HT abaixo dos 10Kg sem carbonos não é assim tão difícil. E a questão dos €€ também é bastante relativa!!

Eu tenho a minha quase abaixo dos 9Kg e apenas tenho carbono na coroa da SID e no cubo da frente das SLR. E digamos que estes carbonos são "quase" irrelevantes no que toca ao peso. Se tivesse a SID team em vez da WC, teria mais 100grs e o carbono da frente na SLR, "talvez" seja mais por uma questão estética.

Relativamente à minha antiga Podium, posso dizer-vos que gastei 250€!!

No que concerne à questão dos €€, passa muito por uma questão de negócio, e oportunidades para o mesmo!

Aqui neste mesmo fórum, na secção dos classificados conseguem-se negócios muito muito bons, e depois basta ter paciência para procurar e comprar ao melhor preço.

Isto é apenas uma mera sugestão!

A questão do que é leve e pesado é extremamente relativa, tal como o motivo que leva cada um de nós a montar ou comprar a sua bicicleta!!

Felicidade é o que vos desejo, e se a conseguirem em cima ou através da Bike, tanto melhor!! :D
 

BHBIKER

New Member
mtavares said:
Olá BHBIKER

As rodas XT pesam cerca de 1700 kg e custam cerca de 400€, comparado por exemplo com umas mavic crossmax st, pesam o mesmo e custam menos uns 200€ ou com umas fulcrum que custam o mesmo mas pesan cerca de 1900 kg.
estou muito satisfeito com elas, já vêm em tubless, e como utilizo pneus normais com liquido selante, poupo um bocado de peso.

presumo que deves ter uma BH, tive uma expert durante 3 anos e muitos kms feitos. O objectivo deste post é mesmo esse, conseguir ter uma bike agil sem ter de recorrer a preços exorbitantes.

abraço
.
De facto sou proprietário de uma expert pro com 9000kms que de origem pouco mais tem que o quadro. As tuas rodas estão á venda online por 250 €, o que para mim resulta na melhor relação qualidade/preço/peso melhor do mercado. Como tenho umas rodas com cubos m475 e aros xm 117, penso que só com este upgrade vou emagreçer a bicha em 1 kilo, ou seja passará dos 11e qualquer coisa para os 10 e tal.
Obrigado pelo esclarecimento e boas pedaladas
 

BHBIKER

New Member
cmorais1 said:
Olá BHBIKER.

Por acaso sabes o peso desse quadro, o BH Expert???



Obrigado.
Em primeiro lugar desculpa só agora responder mas tenho andado ocupado. Sim sei, o peso do meu quadro pesado por mim no tamanho 51(tenho 1.94m) pesa 1,7kg.
Boas pedaladas
 

Vitorzip

Member
É muito fácil conseguir uma bike com 8 quilos sem um unico componente de carbono. Já o era á 10 anos atrás.
É uma questão de conhecimento e capacidade financeira.
 

Caruma biker

New Member
acho que vou ter que refutar o senhor Vitorzip... :mrgreen:

a Bike de exposição da kcnc sem um unico componente de carbono... vá tinha o selim, mas tembem não é por ai
pesava abaixo dos 8kg.

mas lá esta é uma bike de exposição, embora eu tenha dado um pequeno giro com ela... e não foi no mato.

P.S.: é melhor não me esticar muito senão o Mestre Vitorzip ainda me vem demonstrar o contrario e eu fico sem argumentos :D :D
 

Vitorzip

Member
Portanto, concordas comigo, é possivel... :wink:

A da Kcnc é apenas um pequeno exemplo, visto que a intenção era promover uma marca, e não bater um recorde de peso. Se fosse algo para ser muito leve, sem carbono, consegues até apontar para os 7.5kg.
 

Vitorzip

Member
E não querendo bater muito no ceginho, já á 16 anos se podia fazer algo assim, por isso deixo aqui um "teaser".

Se juntarem uma suspensão da época, com mais 400g que esta forqueta, ficam com cerca de 7.5kg.

Tudo evoluiu, hoje é possivel fazer melhor.


19931r208.jpg
 

Caruma biker

New Member
eu não disse que ele ainda cá vinha mostrar o seu valor :D

lá está tudo é possivel, haja tempo e dinheiro.

no caso da KCNC, sendo a intenção promover a marca, todos os produtos aplicados, são passiveis de usar e abusar, tendo em conta que uns podem ter mais ou menos fiabilidade/durabilidade, por exemplo a cassete. por isso não é uma bike tão descabida quanto isso.

quanto a essa Kona, tem muito bom aspecto, mesmo para uma senhora com 16 anos.
e sim com a evolução de hoje pode se chegar mais longe, quem sabe daqui a meia duzia de anos, não estamos a descutir bikes sub-7, sem carbono??? nunca se sabe.
 

Vitorzip

Member
Estamos de acordo... :D :D

(não, não vim cá mostrar o meu valor...)

Não precisas de meia dúzia de anos, neste preciso momento, já consegues montar uma sub-7 sem recorrer ao carbono.
 

Caruma biker

New Member
ahhhh foi apanhado outra vez na curva :D :D :D

Off Topic
quando digo que veio mostrar o seu valor, disse com o maior respeito, não me leve a mal. e sim concordo consigo.
 
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