nogueira.nuno, penso que o que falaste foi para me abrires os olhos... :mrgreen: . Contudo, a tua bike não é leve, nem mesmo muito leve. É sim, extremamente leve, e no local próprio já teci o elogio que ela e tu merecem, pois é um trabalho que para mim é de referência e não é só em Portugal.
Não é por usar carbono ou outro material qualquer que uma bike é ou deixa de ser fiável. Cada material tem as suas especificidades, os seus prós e contras. Contudo, continuo a achar que o material para as bikes é extremamente caro. Há peças que não se compreende o seu preço, e a diferença faz-se pagar, mas a diferença de prestações é muito pouca. Ora, lembro-me por exemplo de um desporto, onde isso acontece, onde as prestações são levadas ao extremo, com materiais "exóticos", com peças que vivem no limiar da sua resistência, estudadas para aguentarem um tempo de vida util e nada mais do que isso, onde se gastam milhões, que é a formula 1. Fazendo a análise da mesma forma, vejo por vezes bikes de pessoas que andam em competição, que têm peças muitas vezes inferiores a bikes que são de pessoas que não fazem competição. Ou seja, é a mesma coisa de meteres um formula 1, nas mãos de um normal condutor. É por aí que eu acho que a bike deve ser merecida. Mas também não há mal nenhum em se ter um Formula 1, se se tem orçamento para tal (já utilizá-lo é outra questão... e uma bike não há problema nenhum nisso.)
Por outro lado, se se tem orçamento para isso, acho que sim, que se devem ter os componentes que ambicionamos. Eu posso desconfiar da sua resistencia ou não, mas o que é que isso interessa para a pessoa que tem esse componente. O que interessa é que ela seja feliz com o que tem, e eu ser feliz com o que tenho. Mas claro que também acho que, muitas vezes procuramos evoluir com o material, sem previamente evoluirmos com as pernas, e compreendo que talvez discordes, mas isso é uma verdade incontornável. Muito se deve ao marketing, ou a avaliações demasiado entusiastas, mas enfim, todos somos levados a gastar dinheiro em material, sendo esse material exagerado para a nossa condição fisica (e acredita que eu também sou assim). Claro que o material ajuda, mas em que proporção? Sim, porque eu nas maratonas vejo Berg's e Rockrider's a ficarem nos lugares da frente (não desfazendo nas marcas) com peças que estão longe de ser topos de gama, e vejo bikes de €€€€€€ a ficarem para trás na primeira subida que apanham..... Mas não é mal nenhum que isso aconteça. Mas tem que ser referido.... Porque se não o fizermos, não estamos a ser realistas, e essas pessoas também devem estar de parabéns, não pela bike que têm, mas sim pelas pernas e unhas que possuem. Acho justo que assim seja.
Mas não pretendo com isto generalizar em nada. Há bikes leves, que estão bem entregues, e há bikes leves que.... também estão bem empregues. Umas porque o rider precisa dela para a sua condição numa prova, e outras porque são autênticas obras de arte, onde é possivel ver um projecto que reuniu peças de vanguarda da engenheria. E depois há as pessoas que unem os dois mundos, andam com uma obra de arte, porque precisam dela para uma prova..... Ou não.... Enfim, e todos eles têm o seu valor.
Cumprimentos