Bike leve sem carbono...possivel??

mtavares

Member
Boas

Será possivel ter uma bike muito leve sem recorrer ao carbono??,

começo por apresentar a minha:

Scott scale 40
Rodas XT
Fox F 32 rlc
transmissão XT
Rytchey WCS
Pneus maxxis normais a servir de tubless (com liquido anti-furos)
pedais XT

peso 10600 kg (pesada com bomba de ar, conta km, como está na foto)

Mostrem as vossas.

20171129.jpg


49920022.jpg


com lama no final de um treino

36705879.jpg
 

David Raquel

Active Member
Ok...tira-lhe 150gr do conta km e da bomba, da 10.450kg para uma rigida com pneus de kevlar convertidos a tubeless.......achas leve? :roll:
 

mtavares

Member
David

Não acho a minha bike leve, mas se reparares não tem qualquer componente de topo, coloquei este tópico porque apenas queria conhecer bikes leves sem terem gasto balurdios , apenas isso.

Tu apenas criticas-te, nada acrescentas-te....
 

David Raquel

Active Member
Mas has-de compreender que não há milgares, para teres uma bike leve tens que fazer um investimento considerável.

O teu conceito de leve é que pode ser diferente do teu.. o que é para ti uma bike leve? Para mim uma rigida para ser leve tem que ter um peso abaixo dos 9kg (e mesmo assim já se ve aos montes rigidas de 9kg) e uma suspensão total nunca acima dos 10kg!
 
Boas
Amigo joli-10 gostava de ver esse bike. Existem fotos dela aqui
no Forum? Ou o teste? E já agora gostava de saber quais os
componentes que utilizaste para atingir esse peso? pois tambem
tenho uma rigida de aluminio aqui em casa e tava a pensar em
emagrece-la até <10Kg.
Cumps
 

mtavares

Member
Boas
Amigo joli-10 gostava de ver esse bike. Existem fotos dela aqui
no Forum? Ou o teste? E já agora gostava de saber quais os
componentes que utilizaste para atingir esse peso? pois tambem
tenho uma rigida de aluminio aqui em casa e tava a pensar em
emagrece-la até <10Kg.
Cumps


tens razão Jorge
tambem estou curioso de como se consegue uma bike de 9 kg se ter nada em carbono....
 

Un4s33n

New Member
Grande mtavares, como é?

Para mim, a tua bicicleta está impecável e leve - a minha tem quase mais 1300 gramas eh eh eh!
Claro que se chega a um nível a que cada grama se paga a peso de ouro (ou mais caro ainda), e quer no alumínio, quer no carbono é isso que muitos betetistas como o mtavares e eu evitamos, prefiro investir em provas e treinos que em luxos.

Não acredito que encontrem muitas bicicletas de alumínio abaixo dos 10kg e se elas aparecerem, sejamos sensatos, não é normal terem 0 componentes de carbono e ainda mais o conjunto ficar abaixo do orçamento para esta bela máquina do mtavares. Esteticamente está um espetáculo!

Saúde e força para ultrapassar os betetistas que montam máquinas de 4000, 5000, 6000, 7000, 8000 € é o que é preciso e não essas máquinas!

Se algum dia tiver a minha abaixo dos 10,5kg também coloco aqui imagens, entretanto é puxar por ela + 2kg pelos 2 bidons + 500 gramas pelo GPS e conta km + ferramenta quando levo, etc...

Mtavares, temos que ir dar umas voltas... quanto mais andas mais gastas o pneu, quanto mais gastas o pneu, mais leve ficas eh eh eh!

Vou acompanhar o tópico para me inspirar (possíveis alterações à minha bicicleta e mais uma vez, nunca luxos) :lol:
 

bob76

New Member
Epá tens razão tem por lá um pouco de carbono e os espaçadores de direcção também são de carbono, afinal descobri mais outra coisa o cubo da frente das SLR também é carbono :mrgreen:
 

Un4s33n

New Member
Bela máquina Jepas e com uns pormenores bastante interessantes:

:arrow: As rodas ac/ztr olympic/dt rev não custam o mesmo que as XT...

:arrow: Existe carbono

:D Fita Isoladora nas Escoras?! Brutal!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

:cry: Cassete Estrada? A mim ninguém me tira os pratos com mais de 27 dentes eh eh eh! Há que fazer todas as subidas sem por o pezinho no chão!!!

:arrow: xtr e x0 não são bem comparáveis a XT

Mas que é leve, upa upa!
 

Jepas

Super Moderador
Obrigado pelos elogios, mas eu avisei, tem carbono no guiador e no selim, mas como existem opções mais baratas e pouco mais pesadas digamos que baixando o preço em 50 ou 100 euros também só aumentava 100g nesse peso brutal.

A bike não é minha, é de um grande amigo meu (Punk) e brevemente o peso vai descer.

Como este tópico é mais "peso" que "fotos", vai ser transferido para um local onde o peso é rei e senhor: o "Cantinho do peso".

No tempo das cassetes de 7V o carreto maior tinha somente 28 dentes e de lá para cá não consta que nenhuma subida tenha ficado mais inclinada. Note-se ainda que o prato pequeno na pedaleira é de 20 dentes, dando uma relação de transmissão mais favorável.

Os XTR's e os X0 presentes foram mais baratos que algumas peças XT de certeza basta saber procurar.

Jepas
 

i_mendes

New Member
Isso do peso é relativo. Quando uns dizem que uma bike leve (rígida) deve ser abaixo dos 10Kg, para outros pode não ser assim. Á uns anos (poucos) era impensável pesos desses nas bikes. Ninguém tem razão. E é claro que se alguém tem bikes entre os 8 e os 9 Kg, gastou imenso dinheiro, comprometendo alguns aspectos, principalmente a fiabilidade e se calhar a segurança, só tendo mesmo único objectivo o peso. Quase que entram em concorrência para ver quem tem a bike mais leve, esquecendo-se do principal: andar de bicicleta. Para muitos é um hobby andar a baixar o peso da bike, outros preferem andar com ela, quer ela pese 8 ou 12 kg. Se realmente só contasse o peso da bike... mas não, felizmente contam mais as pernas do ciclista. Mas, cada um faz o que lhe apetece, e isso ninguém pode contestar, mas penso que o espírito do BTT não é bem esse...

Para mim, uma bike que pese até 12kg está óptima. A bike tem de ter a estrutura suficiente para aguentar o peso que lhe vai em cima.
 

BHBIKER

New Member
Boas MTAVARES. Acho pertinente o teu post pois nem todos os que têm objectivos de baixar o peso á bike, nadam em dinheiro para dar por exemplo 6000€ por uma bike. Como penso em baixar o peso á minha e o principal local onde o posso fazer é nas rodas(uma vez que tudo o resto já se encontra em limites aceitáveis na relação peso/fiabilidade para um rider de 90 kgs), gostaria de saber se pesaste as rodas antes de lhes montares os pneus. Tás satisfeito com elas? Quanto valeram? Acho que são uma óptima escolha tendo em conta o peso anunciado vs preço. De facto existem outras opções no mercado(ainda este mês a BikeMagazine fez um comparativo) mas custam quase todas o dobro e só para tirar 150grs.
Boas pedaladas.
 
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