Bike de BTT Rígida ou Dupla Suspensão??

bako_76

New Member
Boas. Pretendo iniciar-me no BTT e tinha em mente iniciar numa Specialized Hardrock, algo do género..
No entanto aconselharam-me a comprar logo uma de dupla suspensão! Que ao fim de poucos meses iria estar farto de uma rígida...

Preciso de opinião de alguém experiente que possa ajudar, pff.

Orçamento disponível 600 a 1000€

Vi os componentes da Rockrider 9.1, só que é roda 26. É entrave?
Será mais vantajoso investir numa roda 29? Tenho 1.66m.

Obrigado e aguardo ajuda!!
 

edununo

Well-Known Member
Boas.
Comecei nas rigidas, passei para uma de suspensão total e voltei às rigidas. Não me adaptei às FS. Há casos precisamente ao contrário. Depende do que queres fazer, por onde vais andar etc... Eu como gosto de subir prefiro as rígidas.

Eu não iria para 29. Ou compras uma boa máquina roda 26 em 2ª mão ou então, a ser nova, uma 650b.
 

jb72

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boa tarde. concordo plenamente com o que o edununo te aconselhou. de 600 a 1000 euros compras uma muito boa bike 26 usada em carbono ja que é muito mais comoda que o aluminio. ou então uma 27.5 ja que para a tua altura acho ser o mais indicado.
 

bako_76

New Member
boas! mt obrigado pela vossa ajuda!
a questão é q eu realmente irei subir um bocado em alcatrão no dia a dia, pq irei utilizá-la tb para casa/trabalho.
e quando questionei o meu amigo sobre o facto de ser FS ele tb me disse que tb se tranca a suspensão de trás e pronto, ficou a dúvida instalada em mim... lol
 
Para rolar o melhor mesmo é uma HT. Mais tarde se quiseres aventurar-te mais compras uma FS, mas mantens a rígida.

Acho até que com esse orçamento compras uma boa bike HT e ainda te sobram aí uns 400€, guardas e juntas para uma FS, que por 800€ também compras uma boa FS. Isto nos usados. claro.

No meu caso é o que irei fazer, mantenho a HT e mais tarde compro uma FS.
 

bako_76

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Hardskin mt obrigado! Se já estava super inclinado para a Rockrider 9.1, acabaste de me convencer por completo!!
Só uma questão, sabes se a suspensão traseira também tem bloqueio?
Obrigado ;)
 

PedroTenreiro

Active Member
E porque não uma bike 26 mas que dê para adaptar rodas 650b? Para isso tens de ter em atenção se o quadro atrás tem espaço suficiente. Ex: bh ultimate, stumpjumper carbono, merida flx, on one whippet, etc. Arranjas em 2ª mão, (relativamente) baratas e com melhor equipamento que essa 9.1.
Entre FS e HT... Ambas têm vantagens e desvantagens.
 

bako_76

New Member
PedroTenreiro estou mais inclinado para uma FS pelos conselhos das pessoas com que vou andar, que acabam por já ter alguma experiência no assunto (tal como tu).
No grupo todo, só um tem uma HT e "passa a vida" a rasgar pneu traseiro precisamente por nas descidas/pedras não ter suspensão..
Talvez má utilização da parte dele, acredito!
 
Olá Bako_76

Se já tens um grupo com que vais andar, segue os conselhos deles... mesmo que sejam bué da mauuuss!!!
:p

Afinal, são os teus companheiros de estrada! E por falar em estrada, eu acho que baralhaste um pouco a malta com essa história do alcatrão. Se queres uma bike que faça boa descidas e dê para safar no alcatrão, bloqueias a suspensão traseira e ficas com uma pseudo-HT.

Mas para boas descidas, uma FS, sem dúvida. HT é para quem gosta de subir.

E sobre a 29. Com a tua altura, tenho as minhas dúvidas, mas acho que não. Agora, se puderes ir para uma 27,5', sem dúvida que sais a ganhar, principalmente para rolar, mas também em caminhos de pedras, que a roda é maior que a 26. o efeito não é tão pronunciado como uma 29, mas ainda assim ganhas qualquer coisa.

Mais. Se vais começar a usar a bike para ir para o trabalho, vais agradecer o tamanho extra das rodas!

Trilhos muito técnicos, vais muito bem com uma 26.

Força com isso! O que é importante é curtir!
boas pedaladas!
 

bako_76

New Member
Thanks Rui =)

Preciosa ajuda!! Ando a ver as Scott Genius, Rockrider 9.1, algo do género!
A ver se me safo bem na escolha dela! Quando as vejo vou logo ao Bike Radar ver as reviews e as estrelas delas!! ahahah
 

edununo

Well-Known Member
Para mim, uma FS tem de ser uma coisa mesmo muito boa. Por 600 a 1000 euros infelizmente não se compram.
Desta forma e para estes orçamentos aconselho sempre uma HT.
 

zlameira

New Member
Tenho 1,67 m tenho uma Scott scale 935, e digo-vos que a descer em single tracks técnicos e um mimo, e é uma HT. Dores de costas ainda nem senti-las comparado com uma GT pantera que tinha em alumínio roda 26, a subir também não tenho problemas e só ter pernas.
 

passarotrovao

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boas aqui vai a minha resposta.
Se nao andas no mato ou nao tens uma estrada onde andas aos saltos nao interresa um fs visto que e como andar num acordeao. Se andas pela cidade com bastante alcatrao entao uma rigida sem duvida uns pneus de 1,5´´ ou 1,75´´. se andas por sitios onde haja trepidaçao uma hardtrail visto a suspensao dianteira absorver as irregularidades da estrada. quanto as rodas :
a 26 da-te mais agilidade e aceleraçao o que é bompara o trafego da cidade e como disse pneu de cidade nao vale a pena os de monte se o maximo que vais encontrar sao os paralelos. a 29 acho que nao interresa visto que a vantagem acho eu e poderes passar melhor os buracos. quanto a velocidade talvez visto que se tens maior metros por pedalada tambem tens maior peso. e como na cidade e mais para andar com cuidado visto haver muito trafego nao tou a ver tirares vantagem da velocidade de ponta. Uma coisa ecencial que te esqueceste foi a transmissao. eu ca ia para um 11-32 com um 42 a frente.
 

tiagofernandex

New Member
A minha opinião é: se queres/pensas fazer maratonas, corridas, cada segundo importa ou whatever, compra uma rígida, caso contrário, compra uma suspensão total. Por 1000e já arranjas bikes usadas bastante boas e que chegam mais que bem para dar umas voltinhas! ;)
 

bako_76

New Member
mt obrigado a todos pela ajuda!
acima de tudo quero é divertir-me no meio do mato!! sentir o cheirinho da natureza enquanto estou a curtir nos trilhos!! :D
 
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