29er Bicicletas com roda 29 vantagens / desvantagens

tiagojfvarela

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boas, mh montada é uma flash 29er, antes tinha uma rize 26, as diferenças sao muitas mesmo , ao ponto de perguntar o porque de uma total de 13kg, quando uma rigida de 9kg tem o mesmo conforto, depois de muitos km e alguns meses fui me apercebendo que estava a ficar lento nos singles, experimentei uma 26 e ...nada a ver, super rapida. Como de fisica nao percebo muito, mas como bttista pensei, roda maior , maior inercia, mais torçao, mais pesadas... Conclusao, envesti numas rodas Progress XC de apenas 1480g par, tirei "apenas" 700g nas rodas e fiquei com uma rigidez sem igual e um rolar, como tambem acelaraçao. So agora tenho uma bike rapida e brincalhona como uma 26. O mercado das 29 esta a crescer, ja ha boas rodas, bom material, como tudo , se a carteira permitir tem-se sempre grandes makinas.
boas pedaladas, bons trilhos e sempre a fundo
 

Mepim

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Boas pessoal das 26, 29, 27.5 e até dos triciclos!!

Sigo este "fenómeno" das 29er já à algum tempo e como tenho como opinião que para falarmos sobre alguma coisa temos de experimentar e não guiarmo-nos por aquilo que lemos aqui ou ali já experimentei uma 29er de eleição tal como considero a minha 26 de eleição.

Tenho uma Scalpel Carbon 3 de 2011 roda 26 e experimentei a Scalpel Carbon 2 29er de 2013, a experiência que fiz foi tentar perceber nos mesmo sítios por onde ando as diferenças da 26 para a 29 e tirar as minhas próprias ilações o resumo para quem ainda não viu pode verificar aqui.

Depois de muito pensar e analisar a conclusão a que chego é que para ter algo em 29 equivalente ao que tenho hoje em 26 terei de gastar aproximadamente 2.500€, ora se eu pegar nesses 2.500€ e investir na Scalpel 26 numas rodas de topo, num pedaleiro de topo e nuns travões tb de topo será que não fico com uma bike bem mais leve que a 29 que poderia comprar, bem mais reactiva, bem mais rápida e bem mais confortável?!?

A resposta provavelmente será um claro sim!!

O que quero dizer com isto é que para quem está a entrar agora neste mundo das bikes não tenho qualquer duvida que deveria optar por roda 29 por todas as vantagens/desvantagens que esta tem, para quem tem uma 26 e está a pensar em trocar por algo melhor idem, agora quem tem uma 26 de que gosta e que já tem uma qualidade elevada acho que é mais racional investir nessa mesma bike do que trocar por 29 perdendo dinheiro na venda da 26 altamente desvalorizadas pelo fenómeno 29.
 

agirão

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É interessante como se diz tanta coisa, como se teoriza o que deve ser observado na prática! O cuidado que se deve ter nas afirmações que se fazem, não deixa de ser preocupante, pois cada opinião pode transmitir a noção de certeza com as influências negativas que causa. A expectativa que sen gora ou a que se cria, advém do que se diz!
Quem pode afirmar tão levianamente que as 29'r custam a subir, ou fazem custar a subir, acaso queiramos ser preciosistas ,a linguística?! disparate enorme! Grave, pois está-se a afirmar algo que não é verdade!
Como sei...?! fácil...! Muitos quilómetros com 26, com 27,5 e com 29! Provas de 24 Horas repartidas entre estes três diâmetros de roda, invertendo sempre o ciclo de utilização. umas vezes começo com um, outras com outra e assim ciclicamente. É redondamente mentira que custe mais a subir! Custa menos a subir, se querem que seja exacto! Sei bem do que falo, por como já afirmei, ter feito milhares de quilómetros com todas! Um mero exemplo, em 20 dias, fiz 2 ooo quilómetros com uma 29'r, passando pelas subidas bem íngremes de Montezinho (nesse dia fiz 195 quilómetros), pela Serra da Estrela, pelo Alentejo e...uma maravilha!
Já me dei ao cuidado de levar ao extremo (ao meu...) os três tipos de bike, em ambientes que conheço e, a 29 é mais efectiva, a 27,5 é mais nervosa e a 26 faz o que se lhe pede e pode dar. Pois, a 27,5 é a mais nervosa! mas, sem dúvidas!
Em provas de 24 Horas, o melhor tempo/volta é sempre pertença da 29! Em circuitos variados! Já nos demos ao luxo de marcar (cronometrar) espaços a subir, a descer, a rolar e técnicos com as três! A 29 faz sempre melhor!
Há anos, para uma revista, fiz a mesma coisa, comparando uma bike e uma mota Honda XR 250. Mera curiosidade!
Portanto, tirem da cabeça outras ideias! A 29 é o futuro!
Ah...não tenho nenhuma para vender, nem algo a defender! Apenas, e só, passar a minha experiência com estas coisas!
 

nelolopes

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boas,

se as rodas mais pequenas ( 26) são assim tão ageís, e nervosas por ser mais pequenas, porque não diminuir para 24"??

nelolopes
 

nelolopes

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boas,
lá está mais uma razão... eu nem disse que as 29er eram melhores, apenas quero dizer que vai haver sempre quem prefira umas a outras, nem todos temos os mesmo gostos e ainda bem se não bastava haver apenas uma marca de cada produto.... no entanto a muita gente aqui a postar sem se quer ter exprementado as 29er.

na minha opnião desde que comprei a 29 e (continuo a ter uma 26) nunca mais andei na 26... pra mim sinto-me melhor na 29 em todos os apectos, mas não duvido que exista muita gente com sentimento contrario.

nelolopes
 

korreya

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CANSADO...se calhar era boa ideia...pôr o guiador mais largo na 26 : ) ...antigamente fazia 10/15 kms na 26 e ficava 3 dias com o rabo dorido...agora faço 80/90 kms na 29 e no dia seguinte estou que não me dói nada.Tenho 1,94 mts de altura e a minha 29er é uma rockhoper de 800€...nada de topo.Andar de bike para mim agora é um prazer...antes nem por isso.Que ninguém fique ofendido por eu dizer que prefiro a 29er e 26 nunca mais!A minha opinião baseia-se em factos vividos e não em leitura de tópicos/críticas/leis da física e comparativos.E desde já peço desculpa ás inúmeras 26 que andam por aí à tanto tempo e que custam muitas vezes uns milhares de euros pelo facto de ficaram para trás da minha baratinha 29er que anda nisto à tão pouco tempo.(Chega a dar pena como elas fazem beicinho ao verem a 29er a subir certas encostas enquanto elas seguem apeadas)... : ) 29er RULES! : )
 

FiCaçador

Elos Rápidos
agirão, dizes que nas provas de 24h fazes os melhores tempos na 29er, o que eu acredito e faz todo o sentido, mas já agora faço outra pergunta:
Será que o desgaste provocado pela volta mais rápida na 29er é igual ao desgaste provocado pela volta mais rápida na 26?
Provavelmente no final da volta dá a sensação que sim, mas será que é mesmo isso que se passa? Ao fim de 20 voltas em cada uma, o desgaste dessas 20 voltas numa e noutra seriam iguais? Duvido muito... Especialmente se o acumulado do percurso for elevado.


Isto para dizer o seguinte: Parem de insistir que um tamanho é absolutamente melhor que o outro!
Digam antes "no meu caso, o tamanho X é melhor que o Y"
E por "caso", considero uma grande quantidade de variáveis que dependem do utilizador: Tipo de terreno, relevo do terreno, tipo de trilhos, duração das voltas, tipo de pedalada, se pedala a um ritmo constante ou altera o ritmo frequentemente, se é para competir ou para se divertir, etc...
E não, a altura do ciclista não é uma dessas variáveis. Quanto muito o peso mas mesmo isso é discutível.

Eu não tenho nenhuma 29er, mas não tenho qualquer dúvida que para a utilização que faço da bicicleta em BTT (voltas domingueiras e maratonas), em qualquer tipo de terreno em Portugal embora muitas vezes com pedra, e tendo eu um ritmo bastante constante) a 29er seria a melhor escolha.

No entanto, se for fazer uma prova de 24h a solo (e já fiz), com um acumulado por volta considerável, trilhos técnicos, terreno liso, caminho bem arranjado e conhecendo o percurso melhor do que a minha casa ao fim de algum tempo, vou levar a 26 de certeza.
Porquê? Porque considero que a necessidade de andar a ritmo moderado gastando o mínimo possível de energia (baixa inércia) se sobrepõe ás vantagens da 29er (conforto, tracção, rolar, transpor obstáculos, ...)
 

zedaspedras

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Acho que no meio de todas as diferentes opiniões o que se pode concluir é que há que pensar bem na utilização que se quer fazer da bike antes de gastar o guito. ESSA é que é a máxima importante.
Eu sou da figueira da foz e há uns tempos só tinha bike de downhill e tive € para comprar outra e decidi comprar uma rígida. Montei uma TREK 8000 e adoro a minha bicicleta e as voltas que dou nela, mas há um senão O terreno na figueira está a ficar cada vez mais duro e por vezes eu arrependo-me de não ter comprado uma suspensão total nessa altura em que tinha €. O que me parece aqui é que estamos perante mais uma guerra do estilo das que havia há 20 anos quando surgiram as 1ªs suspensões e havia quem as defendesse e quem dizia jamais mas que aos poucos e poucos lá se tornou obrigatório. Mais tarde surgiu uma guerra que ainda hoje dura que é rígidas vs suspensões totais e o que se verificou é que as facções são exactamente as mesmas, e parece-me que o pessoal que está com as 29" é o pessoal que não quer dar o braço a torcer às suspensões totais mas quer um bocado daquele conforto, aliados a alguns que nunca experimentaram outra coisa e aos que ligam demais ao que dizem as revistas e ainda pessoas mal informadas pelos vendedores das lojas. Conheço um caso de um vendedor meu amigo que fala maravilhosamente das 29", vende à delas à barda e tem 2 bikes de 26".
Eu continuo sempre na onda de que uma btt normalíssima 26" de suspensão total é a melhor experiência que se pode ter neste desporto, pq tem as vantagens a nivel de peso das rodas e para passar por cima das coisas tem-se as suspensões.
Para o pessoal que já comparou tudo e alguma coisa 26 com 29 com 27,5 eu acho que esses comparativos são sempre muito subjectivos pq as bikes têm de ser comparadas nos mesmos circuitos, pelos mesmos riders, nos mesmos momentos de forma e de preferência que elas tenham todas equipamento da mesma gama de preços.
 

tuareg

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Para além das inúmeras vantagens apresentadas, partilho aqui mais uma que se reveste de um prazer único, rolar na praia ...

Costumo andar com alguma frequência na minha Van Nicholas Zion 29er na praia, e com maré baixa é sempre a rolar ...

Hoje voltei a rolar com 26 e a diferença é bastante ... tendo um colega agarrado na minha e rolado com ela ...

Ficam aqui algumas fotos de um dia de Dezembro com uma temperatura única num lugar impar :)

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O próximo passeio já está marcado para dia 16 de Dezembro com a Baixa-Mar a 0.62 .

Quem quiser aparecer de 29er é apitar :)
 
W

wildwind

Guest
Primeiramente gostava de cumprimentar a todos, visto que sou novo por cá, e este é o meu primeiro post.
Este tema é-me particularmente grato porque acabo de comprar uma Specialzed Expert 29" e tenho agora as primeiras impressões desta por comparação com a minha antiga roda 26", que ainda tenho.
A 29", é na minha experiencia e utilização, melhor, muito melhor, melhor em tudo, que a minha roda 26".
Penso que para muitos aqui, trata-se de defender o que se tem, mas essa discussão não nos leva a lado nenhum. Eu tenho as duas, e não tenho duvidas de qual gosto mais e com qual tenho mais conforto e performance, a roda 29".
Estou convicto que no futuro todos terão a roda 29", uns primeiro outros depois, dependendo do feitio de cada um, mas á maneira que forem experimentando e não teorizando, vão mudando.
E penso que não é sério pensar que as marcas estavam a mudar conceitos só por motivos comerciais, afinal uma bicicleta vendida é uma bicicleta, dinheiro em caixa seja roda 26", ou roda 29"
 

Medroso#78

Active Member
Boas caros camaradas do pedal :)


...Pois é malta, fiz hoje o verdadeiro teste à 29er que comprei na semana passadoa (AMEI). ;)

...Após quase um ano em pesquisa para decidir qual a 29er "ideal" a comprar, com os naturais receios da utilização do prato duplo (a minha 26 é uma FS de 2007, prato triplo, e k7 de 9 velocidades), geomatrias, HT vs FS, etc... etc... enfim, muito receio de fazer uma má escolha. Lá optei por uma FS (epic). Estou totalmente satisfeito em todos os aspectos. Sei qu e estão a pensar: ah e tal, isso é o "tesão do mijo" lol tudo bem, chamem-lhe o quiserem, não me importo. ;)

...Não posso esquecer que a 29er com (10,?!?!kg) pesa menos que a minha stump fsr carbon 26 (toda original, e com camaras de gel), uns simbolicos (+/-) 3kg (pode estar aqui o motivo da minha satisfação).

Pois então, após poucas horas dormidas, por volta das 8:30, lá arranquei de casa receoso, mas para meu espanto, muito rápidamente meti a mudança no prato grande (24x38), e fui "estudando" a bike, e digo-vos, é sempre no prato 38, e controlar atrás, foi sempre a botar lume, parece uma mota lol.... (forçadamente já não pedalava à duas semanas) bem que pensei que iria ser um empeno daqueles, 29er vou levar coça, (até estive para ir sózinho para não passar vergonhas, confesso LOL), mas correu muito bem (fiz cerca de 45km "no meu quintal", boas subidas e singles), uma tipo pedala, ela embala mesmo, mesmo a subir, impressionante!!!! ;)

Ps: Por mim podem até alterar o título deste tópico para "vantagens das 29er". Pois não encontrei contras!!! Aliás, perdoem-me, encontrei um ponto negativo (o preço), pois gostaria de ter duas, uma para pedalar "todos os dias", e uma outra sempre afinadinha, só para ir "à missa"!!! Tenho pena, muita pena mesmo de não a ter comprado há já mais tempo. ;)


...Muitas e "bouas" pedaladas, com ou sem rodas GRANDES. ;)
 
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Nosoul

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Parabéns pela compra amigo Medroso.
Não sei se se recorda de mim, mas também eu andei com bastantes dúvidas. Esteve mesmo para vir uma scalpel, mas vem uma Epic Expert 2013 para mim :)! Experimentei 29 e so vi pontos a favor. Tem apenas uma limitação no meu ponto de vista, fazer curvas fechadas. De resto é tudo superior à 26.
 

fox77

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tb me rendi ás 29....que diferença mas como diz o nosoul...curvas apertadas é melhor tirar o pé do pedal...só para as eventualidades:rotfl:
 

JoaoBXC

New Member
Então para descer o que é que aconcelham nas 29er?? QUem diz descer diz mesmo atirar de cabeça! ehheeh! Acho que só me falta ter a certeza nisso, FS ou HT..

Cumps,
Jonas
 
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