Hoje foi dia de testes e só tenho a dizer que estou espantado.
Primeira coisa que se nota: Silêncio. A ausência de ruído por parte da corrente a saltar é qualquer coisa. Estou convencido que a protecção da escora é desnecessária, embora não a vá tirar.
Segunda coisa: Os rotativos são algo de muito especial. Inicialmente é estranho mas ao fim de 5kms já parecia que os usava à séculos. Falta ainda afinar um pouco o pulso pois às vezes quero mudar apenas uma e troco logo 2 ou 3.
Terceira coisa: Suavidade, ou falta dela quando comparado com os shifters XTR que usava. São bem menos suaves, com um ruído característico entre cada troca, contudo é um ruído bem mecanizado e com um funcionamento irrepreensível. Nota-se claramente que é um grupo muito bem oleado e de uma precisão incrível. Gostei bastante.
Quarta coisa: Com o prato 32 é um pouco curto (roda 26" claro) em estrada ou estradão mas por outro lado as relações mais leves ficam muito bem. Eu tinha como mais leve até agora 22/32. Agora tenho 32/42 e esta relação é mais pesada que 22/32 mas fica a meio entre esta e a segunda mais leve que é 22/28. Subi alguns corta fogos bem íngremes e não notei grandes diferenças. Dá para subir perfeitamente.
Quarta coisa: O escalonamento da cassete. É impecável. Ao olhar para a distribuição (10-12-14-16-18-21-24-28-32-36-42), dá ideia que a partir do carreto 24, os saltos são muito grandes. Tal não se verifica. O facto do prato ser de 32d (e quanto maior menos se notam os saltos) faz com que os saltos sejam bastante progressivos e equilibrados. Não senti uma única vez aquela sensação de ir numa velocidade muito leve e mudar para a seguinte e já ser muito pesada.
Desta forma estou bastante satisfeito. Tão compenetrado na transmissão que só ao fim de 10kms é que reparei ter a suspensão bloqueada. Sentia a bike algo saltitona mas nem reparei no X-lock.
Fotos tirei uma ou duas mas como já estava meio escuro não ficaram grande coisa.