Berg Vertex 6.0

Angelyzer

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Boas.

Deixo uma fotografia da menina com a qual me vou inciar no mundo das bicicletas :)

Trata-se de uma Berg Vertex 6.0 9er. Comprei-a há uns dias e ainda só tive tempo de fazer 10km em cidade mas, para já, estou satisfeito, eheh.
Acho a suspensão muito confortável.

Pra já, estou a pensar comprar um selim novo porque este não é confortável.
Vou também comprar um volante novo que não seja tão largo e que seja recto, e eventualmente um avanço. Acho que os que vêm de origem não favorecem nada esteticamente..

Cumps.

 

nexxx003

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Parabéns pela compra está muito catita :D
Quanto ao volante porque não cortar?? assim da para ter uma ideia
 

Angelyzer

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Lol, pois, não perco nada. Se não gostar, compro um que goste :)

Quanto ao avanço, sabem dizer-me se existe algum inconveniente em trocar por um com menos inclinação e menos comprimento? O meu tem cerca de 110mm de comprimento. Vi um com 6graus de inclinação e com 80mm numa loja online e pareceu-me bem.
 

RicardoCupra

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Angelyzer

Não me leves a mal, mas para quem está a comecar, estás a pensar trocar demasiadas coisas sem saber bem para que lado ir, pelo menos é o que deixa a entender. Porque não fazes mais uns kms com ela assim e começas a estudar o que mudar de uma forma mais consistente e fundamentada.

Da mesma forma acho que essa bike é uma boa compra, tem material bom e tem um look que gosto muito...

Quando puderes deixa aqui a lista de material da Berg.

E bemvindo :p
 

Angelyzer

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Obrigado pelas boas vindas, Ricardo :)

Possivelmente terás toda a razão. Eu apenas estou a ter em conta o aspecto da bicicleta e não a funcionalidade. E sim, provavelmente vou fazer mais uns km e depois logo se vê.
De qualquer maneira, o banco será mesmo trocado porque este não é nada confortável :D

Quanto à lista de material, fica aqui o que sei e o que não sei, lol:

- Quadro, volante, selim, etc.., da Berg
- Suspensão Rock Shox Recon Silver Solo Air
- Desviador da frente, roda pedaleira e manípulos das mudanças SRAM X5
- Desviador traseiro SRAM X7
- Travões Disco Hidráulicos Avid Elixir 1
- Rodas Shimano MT55
- Pneus Continental X-King 2.2
- Pedais de encaixe da Wellgo
- Cassete e Corrente, não sei quais são..
 
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carlosrola

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Muitos parabéns pela compra espero que consigas desfrutar bastante dela e que dê bastantes alegrias, se não gostas muito da estetica do avanço experimenta inverte-lo não gastas dinheiro e dá um ar mais desportivo a bike alem disso dá sempre para voltar a deixa-lo como vinha ;)
 

RicardoCupra

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Tens aqui a lista técnica da tua berg

http://www.bergcycles.com/product/mountain/xc/vertex-60-9er

O teu quadro é um 18' ? pela foto parece, se fizeres o que o carlosrola disse és capaz de ficar com um aspeto mais racing no geral da bicicleta, até se passares 1 anilha de baixo para o topo do avanço deverá melhorar a posição de condução, isto partindo do principio que tens o espigão na foto afinado para ti.

No entanto, nem sempre a estética vai corresponder ao que nos faz melhor às costas e aos ombros, aconselho-te a dares umas voltas mais longas, mesmo até para veres se esse selim é assim tao mau (ja usei um igual, e nem foi dos que menos gostei, aqui o importante tambem é a qualidade dos calções que usas), e depois tirares as tuas conclusões no que diz respeito a postura e à relação entre o avanço, o selim e o guiador ;)

Gosto muito dessa berg, não fosse eu dono de uma mais pequena 26er mas com o mesmo nome ;)
 

Angelyzer

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Obrigado, carlosrola.
Inverter o avanço parece-me uma boa ideia :)

E haverá problema em trocar por um avanço mais curto (60 ou 80mm) ?

Ricardo, o quadro é de 20". Tenho 1.80m e to o que me aconselharam. E realmente falta comprar uns calções pra ver se melhora consideravelmente o conforto.

Eu tb gosto bastante do aspecto geral da bicicleta. Mas tenho uma duvida em relação a uma folga na roda da frente.
Se travar o suficiente para a roda não se mexer, ela mexe na mesma. Tem cerca de 1cm de folga. Não tem a ver com a caixa de direcção nem suspensão. Parece ter a ver com o cubo da roda ou ate mesmo o disco. Será normal? Estará mal apertado?
 

RicardoCupra

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Mesmo sem folga na caixa, é normal sentir alguma cedencia quando se trava por causa do próprio pneu, isto digo eu pelo menos do que vejo na minha vertex.

Mas podes tentar ver se a folga é mesmo da caixa, se a suspensão se mover em relação ao quadro, ou se a folga está no disco ou mesmo na fixação do travão à suspensão.

Mas é só a minha opinião, espera por outras...

Em relação aos calções, é mais que necessário, os selins de btt, salvo raras exceções, são pouco confortáveis quando não usados com uns calções.
 

Angelyzer

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Pelo que estive a ver, o problema poderá ser mesmo do aperto do cubo ou algo parecido.

Se pousar a bicicleta num suporte (as duas rodas suspensas no ar), travar com o travão da frente e tentar mexer no pneu da frante para trás e para a frente, a caixa não mexe. A suspensão e o disco também não mexem um milímetro que seja. O que mexe é mesmo a roda toda, incluindo o cubo. Deve ser mesmo um mau aperto do cubo ou então é uma característica destes cubos. Tem uma folga de cerca de 1cm.

Será que isto se resolve ou é uma característica deste cubos da shimano? O cubo da roda de trás não tem este tipo de problema mas também não deve ser o mesmo modelo porque é mais fino.

Fica aqui um pormenor do cubo:

c.jpg
[/URL]
 

carlosrola

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Leva a roda a loja onde compraste assim se for aperto eles dão um jeito na hora e se for problema de cubo é melhor ires já pois assim tens a garantia que cobre e se levares muito tempo ainda te podem dizer que é causado pelo desgaste
 

RicardoCupra

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Se essas rodas forem Centerlock pode ser o disco com alguma folga, o aperto do centerlock pode estar mal apertado, mas é aconselhável que vás à SZ onde compraste para ver essa situação.

É aconselhável tambem que após uns 100kms efetuados lá passes para te darem uma afinação e reaperto geral na bicicleta, pede isso porque é um serviço que eles têm de prestar.

;)
 

Angelyzer

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Obrigado, pessoal :)

Sim, Ricardo, o problema parece ser mesmo esse. Os "dentes" do disco encaixam nos dentes do cubo e existe uma folga. Depois existe um aperto (
uma espécie de anilha) que terá de ser mais apertado pra não se sentir esta folga.

Eles também me disseram que faziam uma revisão dentro dos primeiros 3 meses.

Ja fiz 60km e ate agora estou muito satisfeito com a compra :)
 

RicardoCupra

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É algo normal os centerlock precisarem de um reaperto.

Só para teres uma ideia, na segunda volta que dei com a minha Berg depois de a montar há duas semanas, tive de parar pois estava com a pinça da frente quase toda desapertada... é normal ter de reapertar e usar até Locktite para os parafusos mais sensíveis à vibração, bem como dar um ajuste na transmissão pois os cabos têm tendência a ceder um pouco com o uso inicial.

É bem que faças mais uns km's e vás deixando aqui uma análise como deve ser, cheia de fotos, pontos fortes e pontos fracos ;)

abraços
 

Angelyzer

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Pois, vou ter de ir estando atento a parafusos que se possam desapertar e afins..

Eu depois tiro mais umas fotos e vou fazendo análise em condições à bicicleta :)
 
M

macfia

Guest
Angelyzer se não se importar vá colocando análises à bicicleta, uma vez que pretendo iniciar-me no BTT e estou tentado a comprar uma Berg Vertex 6.0 mas gostava de saber a opinião de outras pessoas sobre esta bicicleta.
 

Angelyzer

New Member
Boas.

Ja fiz mais de 100km com a bicicleta e até agora estou muito satisfeito com ela.
Acho-a muito confortável, provavelmente graças aos pneus e à suspensão a ar. É possível que a suspensão precise de um pouco mais de ar porque só de estar montado nela vão-se logo 3 ou 4cm de curso, lol. Mas ao menos assim é confortável.

Também me parece muito robusta, não há barulhos esquesitos e parece estar tudo bem apertado. A travar é boa o suficiente e só gostava que o travão da frente começasse a travar mais cedo porque quando travo mesmo a fundo, a menete bate-me nos dedos que seguram o punho (isto deve poder afinar-se).

Fiz um passeio de 40km na semana passada e dei por mim a subir trilhos bastante inclinados de pedra solta com bastante facilidade. O único problema é mesmo o banco ser tão desconfortável, lol.

Não tenho grande termo de comparação com outras bicicletas porque já não andava de bicicleta há muitos anos, por isso, esta análise baseia-se apenas na experiência que tenho tido com esta bicicleta durante o último mês e não para dizer se é melhor ou pior que outras bicicletas.
Pouco percebo de bicicletas (se bem que já vou percebendo umas coisas) e essa foi uma das razões que me levou a comprar na SportZone. É perto de minha casa e eles têm sido muito prestáveis e garantem uma boa assistência. Aconselho!

De qualquer maneira, se eu percebesse do assunto e não precisasse de assistência, certamente conseguiria arranjar um melhor negócio numa loja nacional especializada em bicicletas ou até mesmo numa loja estrangeira.

As únicas alterações que pondero fazer são:
-trocar o avanço por um bem mais pequeno (branco de preferência)
-trocar o volante por um mais estreito e recto (branco também)
-trocar o banco por um bem mais confortável (possivelmente de Gel, se for consideravelmente mais confortável).

Seguem mais algumas fotografias..







Cumprimentos.
 
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Angelyzer

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Já agora, se alguém me puder aconselhar uma loja onde eu possa comprar um avanço mais pequeno (branco), um volante recto mais estreito (branco), agradeço :)
A zona do avanço que aperta à caixa de direção tem medida universal ou varia de bicicleta pra bicicleta?

Em relação ao banco, acham que os Selle Italia em Gel compensam o investimento ou nem por isso. Têm-me dito que custam quase 100€.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Esse guiador está a uma altura que até assusta!
Consegues subir com isso assim?

Antes de trocares peças, devias experimentar a inverter o avanço e até mesmo passar uma ou duas anilhas para cima do avanço.

A medida do avanço tem de corresponder à do tubo da suspensão, que nessa zona é de 1 1/8 de polegada, quase todos os avanços têm esta medida.
As medidas com que tens que te preocupar são o diâmetro da zona de aperto do guiador (24,5 ou 31,8 mm), o comprimento e o ângulo de inclinação.
 
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